Menu
Brasil

Como é a Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina?

Atualizado em: 4 de novembro de 2020

O mês de outubro é um mês de festa em Santa Catarina. Entre tantas festas, a mais conhecida é a Oktoberfest de Blumenau, que atrai meio milhão de pessoas todos os anos para Blumenau.

A seguir vamos apresentar informações para você planejar sua viagem à Oktoberfest, mas saiba que há muito o que fazer em Blumenau.

Leia também nosso artigo especial e super completo sobre onde se hospedar em Blumenau em hospedagens que valem o dinheiro gasto!

História da Oktoberfest de Blumenau

Oktoberfest de Blumenau
Parque Vila Germânica

A história da Oktoberfest de Blumenau começa em meados da década de 1980. Inspirada na Oktoberfest de Munique, a Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984, ano de uma enchente na cidade. Os dinheiro arrecadado na festa ajudou os desabrigados.

Apesar desse lamentável ocorrido, o primeiro ano da Oktoberfest foi um sucesso. Aproximadamente 100 mil pessoas participaram da primeira edição e consumiram 100 mil litros de chope.

Nos anos seguintes, a Prefeitura de Blumenau melhorou o planejamento e a festa quadruplicou em público. Em 1986, a Oktoberfest de Blumenau bateria a incrível marca de 1 milhão de visitantes, o que é muito se comparado à população da cidade.

A realidade atual da Oktoberfest mudou bastante em relação aos primeiros anos. A organização melhorou muito com o Parque Vila Germânica.

A grande novidade nos últimos anos é o fechamento dos portões quando se alcança o limite estipulado pelo Corpo de Bombeiros, garantindo assim a segurança de todos.

Mais moderna e organizada, a Oktoberfest de Blumenau continua a ser sinônimo de boa música, excelente chope e muita alegria para todos os públicos.

Atrações da Oktoberfest de Blumenau

Pavilhão. Fonte: Flickr

A Oktoberfest não é apenas chope e festa, é também um encontro com o folclore, memória e tradição dos povos que colonizaram o Vale do Itajaí.

As referências à Alemanha estão por toda a parte, mas com muita brasilidade.

Os visitantes procuram a Oktoberfest para dançar ao som das bandas locais que cantam em alemão, assim como bandas alemãs.

Cada um dos quatro pavilhões possui bandas diferentes. Assim, caso a música não agrade em um pavilhão, basta caminhar até o próximo. É verdade que muitas músicas se repetem!

Apesar da maioria dos visitantes não entender as músicas em alemão, as canções são super animadas, ainda mais com um bom chope.

Construção no Parque Vila Germânica. Fonte: Flickr

Aliás, os chopes e as cervejas são destaques na Oktoberfest devido à qualidade.

Há no Vale do Itajaí muitas cervejarias artesanais, como Das Bier e Bierland, que vendem seus chopes nos pavilhões. Há diferentes tipos de chope, desde os mais leves até os sabores diferenciados, com produção limitada.

Na Oktoberfest, há atividades de interação com o público, como o concurso do chope em metro. Nessa competição, vence quem conseguir beber todo o caneco gigante de chope em menos tempo. Há competição de chope em metro para mulheres e homens, separadamente.

Depois de dançar e beber bastante, é preciso comer bem. Nós recomendamos que você se alimente antes da festa, porque os preços das comidas não são baratos na Vila Germânica. Há ótimos restaurantes em Blumenau com comida alemã.

Contudo, vale a pena provar alguns pratos alemães, como a batata recheada, o wurst (salsichão), X-alemão, marreco, joelho de porco, entre outros. Apesar da comida alemã não ser a mais bonita do mundo, ela é o combustível ideal para aguentar horas de festa.

Oktoberfest de Blumenau
Desfile na Rua XV de Novembro. Fonte: Flickr

Além das atrações dentro da Vila Germânica, há atrações gratuitas na cidade. Os desfiles na Rua XV de Novembro são destaques da Oktoberfest. Os desfiles são bem bonitos e super animados.

As bandas, clubes, escolas e diversos grupos da cidade desfilam. Os brinquedos inventados para o desfile são um show a parte, como a famosa centopeia. Os desfiles ocorrem na abertura, encerramento e todas as quartas e sábados, durante a Oktoberfest.

Algo que você pode fazer é conhecer a Vila Germânica fora do horário da festa, quando não há cobrança de ingresso. Há casinhas com estilo enxaimel na Vila Germânica, que abrigam lojas, assim como restaurantes.

Saiba que os visitantes que entram antes do horário da festa, podem ficar por lá e, assim, não pagar o ingresso. Só que tem que ter energia para aguentar chegar cedo e ficar até à noite, quando as melhores bandas se apresentam.

Informações práticas

A Oktoberfest de Blumenau costuma iniciar na primeira semana de outubro até a terceira semana. O valor do ingresso varia de acordo com o dia. A entrada é gratuita na abertura, encerramento e segundas-feiras.

Vale a pena comprar o ingresso antecipadamente pela internet no site oficial e veja se você tem direito à meia-entrada.

A dica que podemos dar é chegar cedo no sábado, o dia que mais visitantes chegam à cidade. No sábado, é comum que os visitantes esperem para entrar, devido a regra da lotação.

Há meia-entrada na Oktoberfest, válida para menores de idade, estudantes, portadores de necessidades especiais e visitantes com trajes típicos. Fique atento as regras do traje típico, que são até bem rigorosas.

Para mais informações, também ouça o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Blumenau e a Oktoberfest e leia o artigo sobre onde ficar em Blumenau!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.