Comidas Típicas da Alemanha: O Melhor da Culinária Alemã

Descubra deliciosas comidas típicas da Alemanha!

A Alemanha é um destino de viagem muito procurado na Europa, principalmente Munique e Berlim. Quem visita o país também está interessado na culinária da Alemanha. Mas você sabe quais são as comidas típicas da Alemanha?

Essa pergunta é mais difícil de responder do que se imagina. Como a Alemanha é formada por antigos principados e reinos com costumes diferentes, cada região do país tem comidas típicas únicas.

Por isso, o post de hoje não vai esgotar o tema das comidas típicas da Alemanha, porque há muito que provar no país. Mas você pode conferir abaixo um pouquinho da culinária alemã!

 

Comidas típicas da Alemanha

  • Salsicha (Wurst)
  • Joelho de Porco (Eisbein)
  • Spätzle
  • Reibekuchen
  • Labskaus
  • Bolo Floresta Negra
  • Lebkuchen
  • Rote Grütze
  • Döner Kebab

 

Wurst

Comidas Típicas da Alemanha: Culinária Alemã!

Currywurst. Fonte: Roaming Hunger

Há uma infinidade de salsichas por toda a Alemanha, sendo acompanhadas de pão ou não, assim como cerveja. A salsicha é verdadeiramente uma das comidas típicas da Alemanha.

A Weisswurst é uma variedade branca de salsicha, feita de porco ou vitela. Se você achou a salsicha branca sem graça, o currywurst vai te surpreender. O currywurst é uma das salsichas mais populares em Berlim (e em toda a Alemanha), sendo uma salsicha servida com ketchup ou pasta de tomate com muito curry, potencializando o sabor grelhado do currywurst. Delícia!

Outra salsicha muito famosa é a frankfurter würstchen, típica de Frankfurt am Main, uma das mais importantes cidades da Alemanha. A frankfurter würstchen é uma salsicha de porco defumada e muito antiga. Já a Frankfurter Rindswurst é feita 100% com carne bovina.

Em cada cidade da Alemanha, há salsichas diferentes, típicas da região, que valem ser provadas.

Veja também nossa indicação de um excelente livro-guia sobre o melhor do turismo na Alemanha!

 

Joelho de Porco

Comidas Típicas da Alemanha: Culinária Alemã!

Fonte: Flickr

O joelho de porco com chucrute ou eisbein mit sauerkraut é um prato que pode até não ter uma boa aparência, mas é um dos mais tradicionais da culinária alemã. Em Berlim, o joelho de porco é ainda mais tradicional e sua carne macia é um atrativo até para os mais desconfiados.

 

Spätzle

Comidas Típicas da Alemanha: Culinária Alemã!

Fonte: Fine Food

Um prato muito consumido em diversas regiões da Alemanha, muitas vezes com nome diferente, é o spätzle. Traduzindo para o português, spätzle é um tipo de nhoque de batata, mas sem precisar fazer as bolinhas. As bolinhas são feitas por uma peneira, facilitando a vida do cozinheiro.

Normalmente, o spätzle é um acompanhamento para carnes diversas. Antigamente, eram usadas carnes de caça.

 

Reibekuchen

Comidas Típicas da Alemanha: Culinária Alemã!

Fonte: BBQ County

Na região de Colônia, uma panqueca de batata faz muito sucesso, é o reibekuchen, também popular em outras partes da Alemanha. Essas panquecas podem ser temperadas com cebolas e outras especiarias e, muitas vezes, são consumidas com purê de maçã.

 

Labskaus

Comidas Típicas da Alemanha: Culinária Alemã!

Fonte: Chef Koch

No norte do país, uma das comidas típicas da Alemanha mais famosas é o labskaus. Para um brasileiro não é fácil querer/tentar comer o labskaus, porque envolve carne bovina curada moída acompanhada de arenque, picles, beterraba e ovo frito.

Não dá para negar a influência do norte da Europa no labskaus, porque o arenque é muito consumido na Holanda também, por exemplo. Confira posts sobre a Holanda aqui!

 

Bolo Floresta Negra

Comidas Típicas da Alemanha: Culinária Alemã!

Fonte: Lecker

Muitos visitantes não se sentem atraídos pelas comidas salgadas alemãs, ricas em calorias das batatas e das carnes, mas ficam apaixonados pelos bolos e doces. O schwarzwälder kirschtorte ou Bolo Floresta Negra é um dos bolos alemães mais populares e famosos.

Com origem ainda não esclarecida, o Bolo Floresta Negra é uma tentação, pois combina massa de chocolate com recheio de creme (chantilly) e cerejas, além de um licor de cerejas típico da região da Floresta Negra. A decoração com raspas de chocolate também não pode faltar!

Vale ressaltar que há outras delícias doces na Alemanha, como marzipan, bolos de frutas secas, além do apfelstrudel, que é de origem austríaca.

 

Lebkuchen

Comidas Típicas da Alemanha: Culinária Alemã!

Fonte: The Clean Dish

O lebkuchen é um tipo de pão de mel muito antigo, típico de Nuremberg. Acredita-se que o lebkuchen é anterior ao século XV, inclusive há uma receita antiga guardada no Museu Nacional em Munique.

O lebkuchen tem como ingredientes mais marcantes o mel e as especiarias, como canela, gengibre, cravo e muitas outras. O lebkuchen é muito consumido no Natal, sendo o Mercado de Natal de Nuremberg um dos locais mais tradicionais para consumi-lo.

 

Rote Grütze

Comidas Típicas da Alemanha: Culinária Alemã!

Fonte: Fit For Fun

Como falar da culinária alemã e não mencionar as deliciosas frutas vermelhas. O rote grütze é a sobremesa que valoriza ao máximo essas delícias, como groselhas, mirtilo, morango, cerejas e outras delícias típicas de países frios.

Essas frutas vermelhas são servidas com creme de baunilha, sorvete ou chantilly. Impossível não querer provar o rote grütze!

 

Döner Kebab

Comidas Típicas da Alemanha: Culinária Alemã!

Fonte: Berlin Food Stories

Pode parecer estranho, mas o döner kebab se tornou um prato muito popular na culinária alemã. Com a histórica imigração turca para a Alemanha, o döner kebab se popularizou e se tornou uma opção às redes fast food.

No Brasil, o döner kebab é chamado de churrasco grego. Carne bovina, de cordeiro ou de aves podem ser usadas no döner kebab, sempre colocadas dentro de pão pita ou outros pães achatados. Cebola crua, alface e molho de iogurte não podem faltar!

Se você se interessou pelas delícias da Turquia, confira as mais populares comidas típicas da Turquia aqui!

 

Fonte: German Foods

 

Gostou das comidas típicas da Alemanha? Então, saiba muito mais sobre o país nos episódios do Papo Viagem Podcast sobre Munique e Colônia!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.