A África é um continente gigantesco e multicultural. Milhares de povos formam os mais de 50 países africanos, desde o Egito até a África do Sul, da Nigéria ao Quênia. Diante de tamanha diversidade cultural e natural, as comidas típicas da África são variadas, além de saborosas.
A seguir apresentamos os 10 melhores pratos típicos da culinária africana. É claro que esta lista é uma simplificação, porque cada país é rico em gastronomia e comidas diferentes e poderia render uma lista cada.
Top 10 Comidas Típicas da África
- Frango Piri-piri;
- Muamba de Galinha;
- B’stilla;
- Ful Medames;
- Nyama na irio;
- Biryanis;
- Bunny Chow;
- Nyama Choma;
- Venison;
- Cuscuz Marroquino.
Frango Piri-piri, Moçambique
Nosso irmão Moçambique é uma terra de sabores poderosos.
O frango piri-piri é um delicioso frango grelhado com pimenta piri-piri, utilizada também em Portugal, sendo da família das malaguetas, que inclusive usamos no Brasil e é fácil de encontrar por aqui.
Servido com matapa, um acompanhamento de folhas de mandioca, amendoim e leite de coco, o frango piri-piri é uma das comidas típicas da África mais interessantes e, que, provavelmente, conquistaria o coração dos brasileiros que gostam de comida picante.
Saiba que o frango piri-piri é um dos pratos mais famosos da rede de restaurantes internacional Nando’s.
Que tal fazer o frango piri-piri no seu próximo churrasco de domingo? Tenho certeza que será um sucesso.
Muamba de Galinha, Angola
Continuando o passeio pelo continente africano, devemos mencionar Angola.
A comida mais tradicional de Angola é a muamba de galinha, também apreciado nos países vizinhos, afinal, a boa comida não se limita às fronteiras nacionais.
Com um molho apimentado, óleo de dendê e sabor complexo, a muamba de galinha é servida com purê de diversos vegetais.
Como você pode ver na imagem, o quiabo faz parte desse ensopado poderoso e, como sabemos no Brasil, frango e quiabo funcionam bem juntos.
B’stilla ou Pastilla, Marrocos
O Marrocos tem uma culinária mundialmente famosa, que nós falamos em detalhes no artigo sobre as comidas típicas do Marrocos.
A culinária do norte da África é abundante em temperos, pratos delicados e técnicas de cozinha específicas e diferentes das ocidentais.
O prato b’stilla é uma dessas delicadas delícias, indispensável na mesa dos marroquinos durante diversas comemorações.
O prato b’stilla é uma torta de frango com massa leve, tipo massa folhada, chamada de massa filo, muito usada nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo.
O coentro e a canela são temperos utilizados na b’stilla, o que mostra a sofisticação das combinações dos pratos marroquinos.
Antigamente, essa torta era feita com um tipo de pombo bem jovem!
Ful Medames, Egito
Consumido desde a época dos faraós, o ful medames é um prato simples, nutritivo e cheio de sabor.
A combinação de feijões cozidos, temperos (como: cominho, pimentas e ervas aromáticas) e um bom azeite de oliva (que faz toda a diferença em qualquer comida e é abundante na região) já basta para conquistar o paladar.
Claramente, percebe-se a influência mediterrânea e da Ásia Menor no ful medames, que é consumido também no Líbano, Palestina e Arábia Saudita.
Já nos países do Chifre da África há pratos semelhantes, até porque cultura e gastronomia não seguem as rígidas e artificiais fronteiras nacionais e sempre houve relações econômicas e sociais dessa região com o Egito.
Nyama na irio, Quênia
Do país dos maiores vencedores de maratonas vem o nyama na irio, uma combinação perfeita para dar energia.
No Quênia, a combinação de purê de batata, milho e ervilha acompanhado de carne picante é imbatível no quesito comida nacional. Aliás, quem não gosta de um purê com carne ensopada?
O nyama na irio parece simples, mas a questão principal são os temperos e a habilidade de conseguir equilibrá-los no ensopado.
Biryanis, Zanzibar, Tanzânia
O Arquipélago de Zanzibar sofreu influência de diversos povos comerciantes, de indianos até árabes.
O biryanis é uma mistura de todas essas influências culturais e de ingredientes.
Uma carne super temperada com ervas, gengibre e até iogurte, é servida com um arroz poderoso, colorido com açafrão. Essa mistura incrível é o biryanis!
Vale dizer que na internet há várias receitas de biryanis e vale a pena tentar fazer em casa.
Bunny Chow, África do Sul
Um cozido de carnes ou vegetais, servido dentro de um pão, não tem como dar errado.
O bunny chow é um prato de influência indiana, mas que surgiu na África do Sul.
Muito energético, barato e fácil de fazer, é um prato que vale a pena tentar fazer em casa e, é claro, prová-lo durante suas férias na África do Sul.
Nyama Choma, Braaivleis e Mechoui
Nyama Choma, Braaivleis e Mechoui são churrascos/grelhados que estão entre as mais populares comidas típicas da África.
Acredita-se que o churrasco nasceu no continente africano (assim como a Humanidade é africana), utilizando originalmente diversos tipos de carne de caça.
Atualmente, no norte, sul, leste e oeste da África, o churrasco é bastante consumido, mesmo que possua diferentes nomes.
Sabe-se que os povos originários de vários continentes, inclusive das Américas, usavam técnicas que hoje chamamos de churrasco.
Venison, Namíbia
Apesar do venison ser também um prato sul-africano, é na Namíbia que ele ganha sua versão mais famosa.
Nesse belo país africano, o venison é feito com as mais diversas cortes desse animal (cervo).
Como a Namíbia foi colônia alemã, a cerveja como acompanhamento está sempre presente, assim como salsichas bem temperadas.
Perceba como a culinária da África é surpreendente!
Cuscuz Marroquino, Norte da África
Uma das comidas típicas da África mais difundidas em todo o mundo é o cuscuz marroquino.
Normalmente, preparado com carne de cordeiro, frango e legumes, o cuscuz marroquino é um prato delicioso.
É claro que os marroquinos têm a técnica correta para cozinhar no vapor o cuscuz e fazer as carnes e legumes bem temperados, como devem ser.
Mesmo quem nunca viajou ao Marrocos, pode provar o cuscuz marroquino em vários países, sendo um prato comum inclusive na França.
Fontes: CNN Travel e Mail & Guardian Africa
Gostou das comidas típicas da África? Então, leia também nosso artigo sobre a Culinária Marroquina!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
2 comentários
preciso fazer um trabalho de escola e gostaria de copiar a materia mas não consigo, afff
A informação está ai, não precisa copiar palavra por palavra, ainda mais que copiar tudo é plágio e pode te render um zero.