Menu
Brasil / Listas

Para Onde Viajar no Brasil em Março: 7 Destinos

Atualizado em: 8 de fevereiro de 2021

Março pode ser um ótimo mês para tirar férias, porque é baixa temporada na maioria dos destinos. No interior, as chuvas continuam fortes, mas há alguns lugares no litoral que valem a pena para viajar no Brasil em março.

Apenas recomendamos evitar a época do Carnaval e da Páscoa, caso aconteçam em março. Esses feriadões costumam ser bem cheio em qualquer cidade turística de Norte a Sul.

Nossa lista 7 destinos para viajar no Brasil em março foca em locais com clima adequado para turistar e que estejam na baixa temporada (mais econômicos).

7 Destinos para Viajar no Brasil em Março

Região dos Lagos

Praia do Peró em Cabo Frio. Fonte: Flickr por Mtur
Praia do Peró em Cabo Frio. Fonte: Flickr por Mtur

A Região dos Lagos no Rio de Janeiro é uma das melhores no litoral brasileiro para viajar em março, porque chove bem menos por lá do que na capital fluminense, litoral do Sul e de São Paulo, por exemplo.

As principais cidades são Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, muito perto uma da outra e totalmente possíveis de serem visitadas na mesma viagem.

Cada cidade tem seus diferenciais, sendo Cabo Frio a maior delas, com hospedagens econômicas e comércio variado. Em Cabo Frio, as praias possuem maior extensão.

Já Arraial do Cabo conta com pelo menos três praias exuberantes, que todos os viajantes colocam na lista das preferidas da vida. São as praias do Forno, Farol e as prainhas do Atalaia. A cor da água é super clara, ainda mais na época que chove pouco.

Armação de Búzios é a mais famosa e possui diversos tipos de praias na sua península, desde as mais urbanas até pequenas enseadas tranquilas. Quem se hospedar em Búzios quer também curtir a noite.

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Arraial do Cabo nas melhores praias!

Sergipe

Aracaju Fonte: Flickr por Mtur
Fonte: Flickr por Mtur

Sergipe é um estado pequeno em extensão territorial, porém é um gigante em variedade de atrações turísticas.

Em março, as chuvas são medianas, bem mais fracas do que as que ocorrem no mesmo período no litoral do Sul e de São Paulo, por exemplo.

As atrações do estado vão desde as praias de Aracaju e sua culinária regional até a foz do Rio São Francisco.

Além disso, Sergipe tem em São Cristóvão um ótimo passeio histórico de um dia saindo da capital.

Ela foi a primeira capital do estado e é uma das cidades mais antigas do Brasil, com o centro histórico como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O principal destaque é a Praça São Francisco, onde estão casonas coloniais, igrejas e antigos palácios da administração. Não faltam também quitutes e artesanatos típicos.

No sul do estado, a Praia do Saco e suas areias brancas também devem estar no roteiro, assim como a foz do Rio São Francisco, na divisa com Alagoas.

Confira também nossas sugestões sobre onde ficar em Aracaju nas melhores praias.

Litoral Catarinense

Para Onde Viajar no Brasil em Março
Praia do Matadeiro, uma praia preservada em plena capital catarinense

Santa Catarina tem o litoral mais bonito do Sul do Brasil. Mesmo sendo um estado pequeno em território, não faltam penínsulas, enseadas e vilas de pescadores com praias exuberantes.

Para aproveitar as praias de Santa Catarina é essencial viajar nos meses quentes, que vão de novembro até meados de abril (no máximo).

Março é um ótimo mês para passar as férias em Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas e Garopaba porque os preços das hospedagens caem, assim como a lotação das praias.

Dá para aproveitar muito mais as praias mais famosas, porque não ficam lotadas.

Quem gosta de estrutura perfeita, Balneário Camboriú deve estar no roteiro e ainda rende um passeio ao Beto Carrero World e até ao Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau, um dos maiores do Brasil.

Já Florianópolis tem sua área insular bem grande, com bairros diversos. É possível curtir à noite na Lagoa da Conceição e fazer trilhas para praias desertas, como para a Praia da Lagoinha do Leste.

Para famílias com crianças, Bombinhas é uma excelente opção, porque praias com águas calmas não faltam e estão muito próximas umas das outras.

Garopaba é a cidade perfeita para quem gosta de surfar, ama cidades praieiras menores e procura por várias praias com natureza preservadas, desde dunas enormes até praias desertas!

Leia também nosso artigo especial com sugestões de roteiros de viagem por Santa Catarina!

Espírito Santo

Para Onde Viajar no Brasil em Março
Guarapari. Fonte: Tripadvisor

O estado do Espírito Santo é uma ótima oportunidade para fugir da rota turística tradicional.

Em março, Vitória e Vila Velha tem chuvas medianas, mas o principal destino de praia (que é Guarapari) tem clima ótimo, por isso onde viajar no Brasil em março deve incluir o Espírito Santo.

Assim como Santa Catarina e Sergipe, o estado é pequeno em extensão territorial, o que permite fazer um roteiro de viagem bem completo.

É claro que Vitória e Vila Velha devem estar no roteiro. Na capital, o destaque fica por conta das praias bem urbanizadas e dos bons restaurantes, como na Praia de Camburi, com orla estruturada, e a região da Praia do Canto, excelente para passar o final da tarde e a noite nos restaurantes.

Já Vila Velha é conhecida pelo Convento Nossa Senhora da Penha, com ótima vistas, além de ser um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, datando de meados do século XVI.

No Morro do Moreno, é possível ter vistas ainda mais estonteantes em direção à Vitória e ainda fazer uma boa caminhada.

Mas Vila Velha também tem boas praias, com destaque para a Praia da Costa, é uma das melhores praias urbanas do Brasil, contando com várias áreas para a prática de esportes e quiosques.

É claro que as férias no Espírito Santo devem incluir Guarapari, que tem desde praias grandes, como a Praia do Morro, até pequenas enseadas com águas claras, como a Praia dos Padres e as Três Praias.

Não podemos deixar de mencionar um dos cartões-postais do estado, o Parque Estadual de Pedra Azul, tendo trilhas e atividades radicais.

Veja onde se hospedar em Guarapari nas hospedagens que mais valem a pena!

Alagoas

São Miguel do Milagres. Fonte: Wikimedia

Alagoas é um dos estados mais procurados para passar as férias de verão. Quando março chega, o fluxo de turistas diminui bastante, mas as boas condições climáticas continuam.

Março pode ser uma boa oportunidade para visitar os pontos turísticos de Alagoas mais concorridos e que lotam no começo do ano.

A partir de Maceió você poderá visitar praias com belos tons de verde e azul, com destaque para Ipioca e Barra de São Miguel, além da famosa Praia do Francês.

O ideal é estender o passeio além da capital alagoana, hospedando-se em Maragogi por alguns dias para aproveitar bem as piscinas naturais ou em São Miguel dos Milagres, ideal para quem busca sossego máximo e pousadas pé na areia.

Saiba também onde ficar em Maceió nas melhores praias!

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu Fonte: Flickr por Mtur
Fonte: Flickr por Mtur

Fazer turismo em Foz do Iguaçu em março pode ser uma boa ideal caso você tenha a intenção de pegar as Cataratas com muita água e a cidade mais tranquila em termos de turistas.

As Cataratas do Iguaçu estarão com bastante água nesse período, porque já se passaram vários meses chuvosos, que encheram inclusive Itaipu.

As condições climáticas exigem disposição, já que esse período é quente, mas você poderá curtir as Cataratas do lado brasileiro e argentino na sua exuberância máxima.

Aliás, a dica aqui é fazer um passeio bem completo, tanto pelo lado brasileiro quanto argentino, já que as atrações da região são essas. Não há muito que fazer nas cidades ao redor.

Veja também nossas dicas sobre onde ficar em Foz do Iguaçu bem localizado!

Gramado e Serra Gaúcha

Para Onde Viajar no Brasil em Março
Detalhes do passeio ao Parque Estadual do Caracol em Canela

A Serra Gaúcha tem atrações para o ano todo, mas o mês de março é mais interessante por ser baixa temporada e ainda ser época da colheita da uva (que vai de janeiro até março).

É verdade que em março pode chover um pouco mais do que a média, porém há benefícios em termos de hospedagens mais em conta, oferta de pacotes nas vinícolas para participar da vindima (colher e pisar uvas, além de almoços típicos) e paisagens super verdes.

Para quem deseja fazer enoturismo, março é excelente, podendo aproveitar também as vinícolas de Garibaldi, a cidade mais importante na produção brasileira de espumantes.  

É claro que as atrações em Gramado e Canela estarão disponíveis e sempre há algo novo por lá.

Para quem é mais aventureiro e gosta de trilhas, as férias na Serra Gaúcha combinam com a cidade de Cambará do Sul, onde estão cânions exuberantes bem na divisa com Santa Catarina.

Leia nossos artigos sobre o que fazer em Gramado e Canela e dicas dos hotéis em Gramado que valem o dinheiro pago!

Esperamos que as sugestões de destinos para viajar no Brasil em março sejam úteis para planejar suas férias! Saiba também onde viajar no Brasil em janeiro!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.