Menu
Brasil / Comidas e bebidas / Listas

10 Melhores Comidas Típicas da Região Norte do Brasil

Atualizado em: 4 de janeiro de 2022

Na Região Norte do Brasil os sabores destacam a origem indígena do nosso país. Dessa origem vem os traços únicos da culinária brasileira, com ingredientes, temperos e pratos típicos. Portanto, as comidas típicas da Região Norte são ricas em história, cultura e sabores!

Os 10 mais deliciosos pratos da culinária da Região Norte mostrados neste artigo evidenciam a riqueza da culinária brasileira e nortista, com foco na mandioca e nos peixes dos rios da Amazônia.

Conhecer as comidas típicas das diferentes regiões do Brasil é um grande aprendizado para quem gosta de cozinhar e, sem dúvida, falar sobre a comida brasileira passa por conhecer a culinária do Norte.

Comidas Típicas da Região Norte do Brasil

  1. Pato no tucupi;
  2. Caldeirada;
  3. Pirarucu à casaca;
  4. Mujica de peixe;
  5. Tacacá;
  6. Caruru paraense;
  7. Gurijuba;
  8. Maniçoba;
  9. Costela de tambaqui;
  10. Açaí.

Pato no tucupi

Fonte: Flickr

O pato no tucupi é um dos maiores símbolos culinários do Norte do Brasil.

O tucupi, jambu (erva levemente anestesiante) e a chicória são os ingredientes que trazem sabor ao pato, ave pouco explorada em outras partes do país, porém muito apreciada no Norte.

Servido com arroz e farinha de mandioca, o pato no tucupi é um prato imperdível entre as comidas típicas da Região Norte e requer muito conhecimento para fazê-lo, devido aos ingredientes regionais e ao cozimento do pato.

Veja também nossa indicação de livro básico de culinária brasileira!

Caldeirada

Tucunaré. Fonte: Flickr

Caldeirada é um termo geral para cozidos à base de peixes, porém super reforçados em energia e temperos, elementos que fazem parte da aromática culinária amazônica.

Há tantas opções de peixes no Norte do Brasil que a caldeirada pode ser feita com vários deles, sendo a caldeirada de tucunaré muito apreciada em vários estados.

O tucunaré é cozido com vários temperos, como cheiro verde, pimentões, pimenta de cheiro, além de alho e cebola. Como acompanhamentos, os mais comuns são ovos cozidos, batatas, arroz e farinha uarini, que lembra ovas de peixe.

Apostando em um peixe da sua região, também dá para fazer a caldeirada em casa, mesmo para quem não mora no Norte. O importante é se inspirar e caprichar nos temperos, usando peixes frescos da época!

Pirarucu à casaca

Fonte: Flickr

Também conhecido como pirarucu de casaca, esse prato típico é feito com pirarucu salgado “vestido” com farofa e banana frita.

O pirarucu é um peixe gigantesco e muito utilizado nos pratos típicos do Norte do Brasil, sendo o pirarucu à casaca a receita mais famosa e um das mais saborosas com esse peixe.

Uma curiosidade é que na culinária do Norte, o pirarucu é normalmente vendido salgado, como o bacalhau.

Contudo, o pirarucu vendido no Centro-Sul do Brasil é fresco e encontrado em restaurantes requintados e caros.

Mujica de peixe

Comidas típicas da Região Norte do Brasil: mujica
Temperos aromáticos não podem faltar na mujica de peixe. Fonte: G1

A mujica de peixe é um delicioso caldo (sopa) de peixe desfiado, acompanhado de pimentas aromáticas e outros temperos.

A farinha de mandioca é acrescentada ao caldo para dar cremosidade e mais energia.

O interessante é que por ser feita como peixe desfiado, a mujica de peixe é uma receita perfeita para aproveitar o que sobrou do almoço, sendo fácil de preparar.

Porém, os temperos são fundamentais para trazer um sabor mais complexo a essa simples preparação, uma verdadeira comfort food brasileiríssima.

Tacacá

10 Melhores Comidas Típicas da Região Norte do Brasil
Fonte: Wikimedia

O camarão traz sabores incríveis ao tacacá, um caldo temperado famoso no Norte do Brasil.

O tucupi, o jambu e outras ervas criam a mistura perfeita para os camarões, sendo um prato bastante consumido no Pará.

Sem dúvida, quem visita o Pará obrigatoriamente prova o tacacá, além de outras delícias mostradas ao longo deste artigo.

Caruru paraense

Fonte: Flickr

O caruru paraense também traz para as comidas típicas da Região Norte os sabores do camarão, muito vendido na forma de camarão seco.

O quiabo, temperos e o camarão formam o simples e saboroso caruru paraense, que tem no arroz um ótimo acompanhamento.

Normalmente, o caruru paraense é engrossado com farinha de mandioca, diferenciando-o do caruru baiano.

Gurijuba

Fonte: Flickr

A gurijuba é um dos peixes mais apreciados no estado do Amapá.

Muito consumida em ensopados ou até frita, a gurijuba é também encontrada em outros estados do Norte, como no Pará.

Por ser um peixe super regional, não perca a chance de provar a gurijuba quando tiver a oportunidade nas suas férias no Norte.

Maniçoba

10 Melhores Comidas Típicas da Região Norte do Brasil
Fonte: Wikimedia

A maniçoba pode ser considerada a feijoada da Região Norte, sendo um dos pratos típicos do Norte mais conhecidos e peculiares.

As folhas da mandioca brava são cozidas por dias até serem misturadas com carne de porco e carne de boi, como em uma feijoada, além de temperos.

Cada casa tem sua própria maniçoba, que vale muito a pena ser experimentada.

Costela de tambaqui

10 Melhores Comidas Típicas da Região Norte do Brasil
Fonte: Flickr

O tambaqui é um peixe muito consumido no Norte do Brasil. Mas há uma parte do tambaqui ainda mais valorizada, a costela.

Pode parecer estranho falar em costela de peixe, mas a costela de tambaqui é imperdível.

A costela de tambaqui é um prato que costuma ser servido com um delicioso molho de pimenta, que eleva os sabores do peixe.

Açaí

10 Melhores Comidas Típicas da Região Norte do Brasil
Fonte: Wikimedia

Entre a grande variedade de frutas do Norte do Brasil, como cupuaçu, tucumã, taperebá e outras, o açaí reina quase absoluto, por ser absurdamente delicioso e agradar quase todos os paladares.

No Norte, o açaí é consumido com acompanhamentos como peixes e tapioca em flocos.

O açúcar, xarope de guaraná e banana acompanhando o açaí são mais comuns em outras regiões do país.

De qualquer forma, vale a pena comer o açaí como os nortistas, afinal, essa é a maneira mais tradicional.

Vídeo sobre as Comidas Típicas da Região Norte do Brasil

No vídeo acima, você pode conferir uma reportagem bem bacana sobre os pratos típicos e a culinária do Norte do Brasil.

Vale destacar que essa região tem um patrimônio culinário único e inigualável, que todos os brasileiros deveriam ter a oportunidade de experimentar e vivenciar. Afinal, culinária tem tudo a ver com cultura e viagens.

Confira também os pontos turísticos de Manaus e onde ficar em Manaus nos hotéis que valem a pena!

Quais outras comidas típicas da Região Norte você recomenda? Deixe seu comentário!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

5 Comentários

  • Alberson Ferreira
    15 de agosto de 2017 às 10:38 pm

    essa comida é maximo de comer ar que deliçia

    Responder
    • Jade
      16 de agosto de 2017 às 10:08 am

      Concordo com você! A comida do Norte é demais! Um patrimônio.

      Responder
  • patricia
    28 de agosto de 2018 às 10:58 am

    eu adoro açai

    Responder
    • Jade
      28 de agosto de 2018 às 11:22 am

      O açaí é uma delícia mesmo! Eu também adoro!

      Responder
  • Joelma
    15 de outubro de 2021 às 4:07 pm

    AMO açaí
    Muito bom

    Responder

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido.