O Canadá é um país muito grande, o segundo maior país do mundo. De costa a costa, há sabores diferentes e as comidas típicas do Canadá dizem muito sobre a cultura e a história do país.
Além das comidas trazidas pelos imigrantes de várias países, há comidas típicas do Canadá que surgiram da mescla dos pratos estrangeiros com os hábitos alimentares dos Povos Nativos.
Assim, peixes incríveis, doces irresistíveis e produtos únicos formam a culinária do Canadá.
Confira as 9 deliciosas comidas típicas do Canadá e tente fazer alguma delas em casa!
9 Comidas Típicas do Canadá
Salmão
Os Povos Originários do Canadá sempre se alimentaram muito de salmão, um peixe abundante nas águas frias do país, seja na costa oeste ou leste.
A beleza da cor avermelhada do salmão faz com que até cru ele seja muito consumido.
Além disso, no churrasco de final de semana, o salmão grelhado é um dos destaques.
Aliás, o salmão é um ícone entre as opções de comida típica do Canadá, estando presente em vários pratos, até mesmo nos hambúrgueres ou em um bagel, como mostrado na imagem acima.
Em relação ao consumo de proteína animal, era muito comum o consumo de carne de caça, mas hoje há fazendas que fornecem diversos tipos de carne vermelha diferentes.
Não podemos deixar de citar o peameal bacon, muito usado em toda a gastronomia canadense.
O bacon canadense é feito do lombo do suíno e, por isso, tem menos gordura do que o bacon tradicional.
Poutine
A parte leste do Canadá tem forte influência francesa. Então, o poutine vem dessa herança cultural ainda presente no país.
O poutine nada mais é do que batata frita, que pode ser coberta com carne de porco ou outras carnes, porém o mais comum é estar generosamente bagunçada com muito queijo e um molho de carne bem saboroso.
Aliás, o poutine é um prato popular do Canadá que dá para fazer no Brasil. A dica é fazer a fritura da batata duas vezes, caprichar no queijo e usar um molho de carne bem caseiro.
Vale dizer que poutine é uma gíria para bagunça, então, capriche na bagunça!
Tortas
As tortas fazem parte das comidas típicas do Canadá que mesclam diferentes influências culturais, porque o recheio pode variar.
As tortas amanteigadas são um dos orgulhos dos canadenses, sendo as tortas de berries muito conhecidas, assim com as tortas de carne.
Na culinária inglesa, as pies também fazem muito sucesso e podem ter a massa mais pesada e amanteigada ou mais leve, como massa folhada.
Bannock
Uma das heranças culinárias do Canadá que mostra a riqueza cultural do país é o bannock.
Originalmente escocês, o bannock passou a ser preparado pelos Povos Originários do Canadá com a chegada dos primeiros europeus.
Esse pão, que mistura trigo e leite, é frito ou cozido em fogo aberto, como fazem os Povos Indígenas. Mas é claro que dá para fazer em casa e ainda usá-lo em sanduíches diversos.
Baguete de Montreal
As baguetes de Montreal são pertencentes à herança judaica no Canadá.
Realmente, essas baguetes arredondadas são semelhantes às presentes nos EUA, que têm muito sabor nos grãos que as cobrem.
No Brasil, quando falamos em baguetes sempre lembramos das francesas, mas as baguetes do Canadá são diferentes. A forma do pão já é diferente, além da técnica bem peculiar.
Antes de ir ao forte a lenha, as baguetes são cozidas em água com mel por pouco minutos. Aliás, o mel também adoça as baguetes de Montreal, uma das comidas tradicionais do Canadá.
Beavertails
Os beavertails se tornaram populares com a empresa BeaverTails Canada Inc., uma rede de fast-food com filiais em vários países, até em Dubai.
Como você já deve ter notado na imagem, os beavertails são um tipo de pão doce frito e depois coberto com delícias açucaradas, como chocolate e várias guloseimas.
No inverno canadense, os beavertails são mais do que bem-vindos para recarregar as energias.
Maple Syrup
O maple syrup é a comida típica do Canadá mais conhecida no exterior.
Pouco sabem que o maple syrup é feito da seiva bruta de árvores do gênero acer. Exatamente aquela árvore que está representada na bandeira do Canadá.
O maple syrup pode ser usado em panquecas doces, torradas, mingaus e outras infinidades de pratos.
Os Povos Indígenas foram os primeiros a usar essa delícia, inclusive com carnes.
No Brasil, o maple syrup é caríssimo, então, aproveite sua viagem ao Canadá para se esbaldar.
Nanaimo Bar
A nanaimo bar é uma sobremesa com chocolate crocante coberto por creme de baunilha e mais chocolate.
Assim, essa combinação faz a nanaimo bar ser uma das unanimidades quando se fala em comidas típicas do Canadá doces.
Além disso, esse é mais um prato típico do Canadá que vale muito a pena aprender a fazer em casa. Aposto que todo mundo vai gostar!
Bloody Caesar
O bloody caesar é o drinque mais autêntico e uma das principais bebidas típicas do Canadá, feito com uma mistura de vodka e clamato (suco de tomate), além de especiarias e outros molhos.
Essa combinação parece não funcionar, mas funciona! Tanto é que são consumidos mais de 350 milhões desse drink no país todos os anos.
Ficou com vontade de provar alguma das comidas típicas do Canadá? Comente! Para conhecer mais sobre o país, confira o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Vancouver!
Boa viagem, Viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
7 comentários
nossa so coisas de dá fome !! me deu agua na boca hummmmmmmm!!!!!!!!!!!
Só comida boa mesmo :D
hum!! delicia!!
gostaria de receber receitas de tortas e bolos .
Meus parabéns!!!!!
Ainda não fazemos receitas, mas quem sabe um dia :)
Sim pareçem todas deliciosas é pena não ter a receita se não já tinha feito tudo aquilo para provar.
Espero um dia poder botar no site as receitas estrangeiras que faço em casa. Seria muito legal fazer uma viagem gastronômica, ainda mais se tivesse um vídeo da receita também. A nanaimo bar parece irresistível :D
hum agua na boca