As maravilhosas comidas típicas da Turquia!

Descubra o porquê das comidas típicas da Turquia terem conquistado o mundo!

As maravilhosas comidas típicas da Turquia!

A Turquia é um país na rota entre a Europa e a Ásia. Esse fato faz da culinária turca um exemplo de riqueza de sabores e aromas. Iogurte, azeite e especiarias regam as deliciosas carnes turcas, que fazem a cabeça dos brasileiros que descobriram as maravilhas do turismo na Turquia.

Nós, do Guia do Nômade Digital, ficamos um mês na Turquia sem enjoar da comida local, pois as carnes grelhadas eram muito superiores às europeias, sempre servidas com arroz e salada, como no Brasil.

Na Turquia, temos certeza de que você não enjoará da comida. Qualquer coisa, é só provar os doces turcos, que são muito doces, assim como os nossos. Então, vamos conhecer as maravilhosas comidas típicas da Turquia! Escute também o Episódio do Papo Viagem Podcast sobre Istambul para mais dicas.

 

Comidas típicas da Turquia

  • Café da manhã turco
  • Kebabs
  • Döner
  • Dürüm
  • Köfte
  • Ravioli turco
  • Balik-ekmek
  • Kumpir
  • Pizza pide
  • Doces turcos
  • Chá

 

Café da Manhã Turco

As maravilhosas comidas típicas da Turquia!

Fonte: Travel With a Mate

Em muitos hotéis e hostels, é servido o café da manhã turco. Fora de Istambul, nós provamos um dos melhores cafés da manhã que já comemos, acho que o dono da pensão era bem generoso.

O foco do café da manhã turco é o pão com azeite, queijos brancos e amarelos, azeitonas, tomates e pepino. O azeite do litoral turco é muito bom, só ele e um pãozinho já são maravilhosos. Tudo isso é sempre acompanhado de chá, principalmente, chá preto. O chá é a bebida oficial do país.

A Turquia tem no chá uma tradição que todos os turcos parecem compartilhar. Mesmo no calor do verão turco, os chás são servidos em hotéis e hostels. Normalmente, os turcos ficam chateados quando o viajante não se aceita o chá, então, aceite. Os chás mais consumidos são o chá preto e o chá de maçã, esse último é mais apreciado pelos turistas. O chá tradicional vem da costa do Mar Negro, porém vem perdendo espaço para os chás industrializados.

Veja também nossa indicação de um excelente livro-guia sobre o turismo na Turquia!

 

Kebabs e outros pratos salgados

As maravilhosas comidas típicas da Turquia!

Döner Kebab

Os kebabs dominam a culinária turca. Entendemos em Istambul que kebab é um termo geral, que engloba diversos tipos de carne grelhadas ou assadas, como espetinhos, almondegas (köfte) e o conhecidíssimo döner (carnes que cozinham lentamente em um espeto vertical). Os kebabs mais tradicionais são feitos de carne de cordeiro.

Na Turquia, há deliciosas opções de kebabs, muitas servidas com arroz, batata e salada, formando um prato feito para brasileiro nenhum botar defeito. Vegetais grelhados e cebola crua também podem fazer parte da guarnição.

Recomendamos o dürüm de frango, que é um wrap com frango assado como döner. Essa é uma opção leve de kebab, principalmente para quem é sensível a gordura. Não se esqueça dos peixes assados, principalmente nas cidades litorâneas.

As maravilhosas comidas típicas da Turquia!

Ravioli Turco

Algo que nunca tínhamos ouvido falar era o ravioli turco. A parte mais deliciosa é o seu molho de iogurte, que possui uns temperos que até hoje não consegui identificar, mas que fazem toda a diferença.

Em relação aos pratos populares, muitas vezes vendidos na rua, há o balik-ekmek, que nada mais é do que um sanduíche de peixe frito. Em muitos locais é possível comprar mariscos na rua, mas não recomendo, por que mariscos precisam de uma boa refrigeração para não estragar.

A Turquia tem até sua própria batata recheada, chamada de kumpir, que vai de tudo um pouco e substitui um almoço. Se você quer algo mais simples, um simples pão simit ou a pizza pide já quebram um galho e são muito gostosos, principalmente essa pizza.

O jornal The Guardian elaborou uma lista com os melhores restaurantes de kebabs em Istambul e você pode conferir aqui.

 

Delícias Turcas

As maravilhosas comidas típicas da Turquia!

Delícias turcas

As comidas típicas turcas não se resumem aos pratos salgados. As delícias turcas, chamadas de lokum, são doces turcos variados, muito apreciados por locais e turistas. Nós provamos primeiro na Bósnia, acompanhando uma xícara de café. As delícias turcas parecem uma bala de goma, só que mais gostosa e, normalmente, acompanham o café.

Vale a seguinte dica: compre a granel as delícias turcas em lojas de doces turcos. As delícias turcas industrializadas não são tão boas e não valem o preço. No Grande Bazar, todos os preços são inflacionados, então, não compre as delícias turcas lá, assim como temperos e outros ingredientes culinários.

Não deixe de provar as tâmaras e os damascos, que possuem boa qualidade quando compradas em casas especializadas. Também há o sorvete turco e a baklava, um doce com massa folhada e nozes.

 

Gostou das comidas típicas da Turquia? Então, curta o site e este post!

Boa Viagem, Viajante :)

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.