Menu
Ásia / Comidas e bebidas / Europa

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas

Atualizado em: 17 de junho de 2021

A Turquia é um país na rota entre a Europa e a Ásia. Esse fato faz da culinária turca um exemplo de riqueza de sabores e aromas. As comidas típicas da Turquia possuem diversas influências e costumam agradar muito os brasileiros.

Nós ficamos um mês na Turquia sem enjoar da comida local, porque as carnes grelhadas eram muito superiores às europeias, sempre servidas com arroz e vegetais, assim como no Brasil (sem feijão, é claro).

Neste artigo separamos pelo menos 19 comidas típicas da Turquia, além de outras dicas gastronômicas, como bebidas famosas e o farto café da manhã turco, que talvez seja a maior diferença entre as comidas turca e brasileira.

19 Comidas Típicas da Turquia

Café da Manhã Turco – Kahvalti

Fonte: Wikimedia

O café da manhã é uma refeição importante para os turcos, tendo vários tipos de comida. Em cada região do país é normal o café da manhã variar, mas sempre há um tipo de queijo, azeitonas, azeite, pão, geleia, mel e chá.

O brasileiro pode ficar surpreso com o prato de vegetais, especialmente pepino e tomate. A influência mediterrânea é inegável e torna o café da manhã turco bastante saudável.

Não podemos deixar de destacar que todos os dias (por um mês) nos foi oferecido chá preto e não café.

Mesmo no calor do verão, o chá é fundamental no dia a dia dos turcos. O copo onde se serve o chá é uma graça e uma boa lembrancinha para trazer.

É comum também ser oferecido um tipo de embutido com cara de mortadela, mas lembre-se de que não é embutido de porco, devido aos códigos de alimentação dos muçulmanos, que não comem carne suína.

Ovos também podem fazer parte do café da manhã turco, com destaque para o menemen, que são ovos mexidos cozidos no molho de tomate, pimentão e cebola.

Börek Turco

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Börek de queijo e espinafre. Fonte: Pixabay

Nem sempre os turcos têm tempo de tomar um café da manhã completo. Nas padarias é comum tomar chá com um bom pedaço de börek.

O börek é uma torta feita de massa filo (fina como um papel) e recheios diversos. Os recheios mais emblemáticos levam queijo branco, inclusive na versão com espinafre, mas há börek de carne e até de frango.

O börek pode ser moldado de várias formas, como uma espiral, uma torta comum ou até na versão individual. É uma delícia que vale a pena provar durante todo o dia!

Köfte Turco

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Fonte: Wikimedia

A culinária turca é rica em pratos com carne de boi e cordeiro. O köfte é um dos nossos pratos prediletos feitos de carne.

Os melhores köfte são feitos com metade de carne de boi e metade de carne de cordeiro e sempre são bem temperados com hortelã, salsinha, pimenta do reino, mix de especiarias para carne e cominho.

O köfte pode ser grelhado e servido com pão e vegetais grelhados, mas há outras receitas, como o köfte de Izmir, que lembra uma almôndega com molho de tomate e batatas cozidas.

Nas comidas típicas do Marrocos também há um tipo de köfte, assim como em vários países do Norte da África e do Oriente Médio.

Tipos de Kebab na Turquia

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Döner Kebab

Simplificando, Kebab é um termo geral para pratos grelhados, principalmente de carne de cordeiro, mas também carne de boi, frango e peixe. Nunca porco!

Quando se fala em kebab, a maioria dos brasileiros lembra do döner kebab, também chamado de churrasquinho grego no Brasil.

O döner kebab se popularizou mundo a fora como uma comida de rua e pela sua forma de assar no espeto vertical.

Na Turquia, vale a pena apostar em outros tipos de kebab, que são melhores do que o döner. A maioria deles pode ser servida no prato (porsiyon), em sanduíches com pão pita ou em forma de wrap (durum).

Um tipo de kebab super tradicional é o iskender kebab, nomeado em homenagem ao criador do espeto vertical.

No iskender kebab, a carne de cordeiro é assada no espeto vertical e servida no prato, sobre uma cama de pão, e depois é coberta de molho de tomate e manteiga, além de iogurte.

O shish kebab é sempre uma boa escolha, porque a carne vermelha é cortada em cubos e depois grelhada, como em um espetinho. O shish kebab pode ser servido com pão ou no prato com vegetais.

Já o cag kebab é um dos mais antigos, oriundo da fronteira com a Armênia. Por isso, no cag kebab utiliza-se exclusivamente carne de cordeiro, sempre bem temperada. O cag kebab é assado no espeto horizontal.

Outro tipo de kebab que vale a pena provar é o Adana kebab, feito com carne de cordeiro moída no espeto de churrasco. Como a Adana kebab é cheio de regras e técnicas (e pimenta), o melhor é prová-lo em um restaurante mais conceituado.

Como você pode perceber, entre as comidas típicas da Turquia há muitos tipos de kebab. Vale muito a pena aproveitar os kebabs que não são encontrados em outros países.

No nosso artigo sobre onde comer em Istambul, sugerimos vários restaurantes que servem kebabs de qualidade.

Kuzu Tandir

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Fonte: Wikimedia

O cordeiro é amplamente usado na culinária da Turquia, com destaque especial para o prato chamado de kuzu tandir.

A carne de cordeiro é marinada com ervas como alecrim e cozida lentamente, até as fibras da carne se desmancharem. Essa é uma das razões para o kuzu tandir ser uma das melhores comidas típicas da Turquia.

Musakka Turca

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Fonte: Wikimedia

A musakka também é um prato típico da Turquia, apesar da versão grega ser mais conhecida. O prato é bem simples e, por isso, dá fazer até no Brasil. Eu já fiz musakka várias vezes.

A questão é deixar equilibrada a quantidade de berinjelas em cubos com a camada de carne moída com molho de tomate.

Os turcos costumam usar pimentões no molho, mas o importante é caprichar nos temperos.

Manti

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Manti

Manti ou mantu é uma das comidas típicas da Turquia que costuma agradar os brasileiros, afinal, é um tipo de “ravióli” recheado com carne moída.

O diferencial do manti é ser coberto por molho de iogurte e alho, além de azeite aromatizado com pimenta e hortelã.

Várias comidas turcas são servidas com iogurte salgado. Vale a pena experimentar!

Lahmacun e Pide

Lahmacun e Pide
Pide. Fonte: Flickr

Lahmacun e pide são dois tipos de “pizzas” turcas. A pide é uma pizza bem recheada, inclusive com queijo, e possui o característico formato de barco.

Já a lahmacun é mais arredonda e tem a massa bem fina. A cobertura é uma mistura de carne, pimenta e especiarias, sendo uma comida de rua bastante consumida.

Quer fazer um lanche rápido e barato? Então, aposte na pide!

Dolmas

Dolmas se referem a uma ampla variedade de vegetais recheados, normalmente com arroz e carne.

As dolmas mais clássicas são feitas de folhas de uva, mas há também de pimentões, tomates, berinjela e outros vegetais. O importante é caprichar no tempero do recheio, que faz toda a diferença.

Baklali Enginar

Baklali Enginar é uma das comidas típicas da Turquia mais diferentes, exatamente por ser uma alcachofra recheada com feijão verde.

Mezze Turco

Mezze
Fonte: Wikimedia

Antes de ir para as sobremesas turcas, vale a pena falar sobre mezze, uma refeição tipicamente turca (e presente no mundo islâmico) onde a boa companhia é tão importante quanto a comida.

Mezze é uma “refeição” focada em compartilhar comida, ou seja, há vários pratos turcos que podem ser divididos, como vegetais grelhados, molhos, pastinhas e saladas diversas.

Normalmente, são servidos os pratos frios primeiro e só depois os pratos quentes, todos na versão mais reduzida, como se fossem entradas.

O mais interessante é provar essas entradas em um jantar com amigos. Para os turcos, as refeições vão além de alimentar, elas são importantes para a convivência.

Sobremesas e Doces Turcos

Delícias turcas
Delícias turcas

O doce turco mais famoso e fácil de encontrar é o lokum, também chamado de delícia turca ou manjar turco.

O lokum tem séculos de existência e hoje vai além do tradicional sabor de água de rosas, sendo que muitos possuem nozes e pistache.

O lokum é basicamente uma bala de goma feita de açúcar, amido, água de rosas ou outros aromatizantes. Na Turquia, é fácil encontrar lokum industrializado, que pode ser trazido como lembrança de viagem.

Elaborada durante o Império Otomano no palácio do sultão, Palácio Topkapi, a baklava é a sobremesa turca imperdível.

Finas camadas de massa filo guardam recheios de pistache, nozes ou avelãs, sendo cobertas por uma calda de açúcar aromatizada com limão.

Como a baklava é bem doce e requer uma boa massa filo, o ideal é prová-la em uma confeitaria de qualidade.

Há outros doces turcos menos conhecidos, como o simples e delicioso kayisi Tatlisi, que são damascos recheados com creme e amêndoas, e o bem equilibrado künefe, com queijo e pistache. Mais conhecido é helva, que tem cara de torrone, mas é feito de gergelim e calda de açúcar.

Bebidas Típicas da Turquia

Chá turco
Chá turco. Fonte: Flickr

Engana-se quem pensa que a Turquia não possui uma bebida alcoólica nacional. O raki é a bebida alcoólica típica da Turquia, tendo sabor de anis estrelado e sendo consumido durante o mezze.

O iogurte pode ser considerado uma bebida nacional, principalmente gelado e com sal, sendo chamado de ayran. O ayran costuma ser consumido no verão e para acompanhar pratos de kebab.

Çay é a palavra turca para chá. O chá preto é semelhante em qualquer lugar do mundo, mas na Turquia ele é sinal de hospitalidade. O copinho e pires para beber chá são charmosos e tornam a experiência ainda melhor.

O café turco é conhecido por sua técnica especial, que resulta em um café denso e poderoso, sendo consumido em momentos especiais.

Já a salep é uma bebida bem diferente, só encontrada no inverno. Ela é feita de amido de orquídeas e obrigatoriamente se usa canela.

Esperamos que as dicas de comidas típicas da Turquia te ajudem a ver a gastronomia turca como um ponto turístico. Confira também nossos artigos sobre Istambul, como o post com as dicas de Seguro Viagem à Turquia!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.