Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas

A Turquia é um país na rota entre a Europa e a Ásia. Esse fato faz da culinária turca um exemplo de riqueza de sabores e aromas. As comidas típicas da Turquia possuem diversas influências e costumam agradar os brasileiros.

Nós ficamos um mês na Turquia sem enjoar da comida local, porque as carnes grelhadas eram muito superiores às europeias, sempre servidas com arroz e salada, assim como no Brasil (sem feijão, é claro).

Neste artigo separamos pelo menos 19 comidas típicas da Turquia, além de outras dicas, como bebidas famosas e o farto café da manhã turco.


19 Comidas Típicas da Turquia


Café da Manhã Turco – Kahvalti

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Fonte: Travel With a Mate

O café da manhã é uma refeição importante para os turcos, tendo vários tipos de comida. Em cada região do país, é normal o café da manhã variar, mas sempre há um tipo de queijo, azeitonas, azeite, pão, geleia, mel e chá.

O brasileiro pode ficar surpreso com o prato de vegetais, especialmente pepino e tomate. A influência mediterrânea é inegável e torna o café da manhã turco bastante saudável.

Não podemos deixar de destacar que todos os dias (por um mês) nos foi oferecido chá preto e não café.

Mesmo no calor do verão, o chá é fundamental no dia a dia dos turcos. O copo onde se serve o chá é uma graça e uma boa lembrancinha de viagem.

É comum também ser oferecido um tipo de embutido com cara de mortadela, mas lembre-se de que não é embutido de porco, devido aos códigos de alimentação dos muçulmanos.

Ovos também podem fazer parte do café da manhã turco, com destaque para o menemen, que são ovos mexidos cozidos no molho de tomate, pimentão e cebola.

Veja também nossa indicação de um excelente livro-guia sobre o turismo na Turquia!


Börek

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Börek de queijo e espinafre. Fonte: Pixabay

Nem sempre os turcos têm tempo de tomar um café da manhã completo. Nas padarias é comum tomar chá com um bom pedaço de börek.

O börek é uma torta feita de massa filo (fina como um papel) e recheios diversos. Os recheios mais emblemáticos levam queijo branco, inclusive na versão com espinafre, mas há börek de carne e até de frango.

O börek pode ser moldado de várias formas, como uma espiral, uma torta comum ou até na versão individual.


Köfte Turco

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Fonte: Wikimedia

A culinária turca é rica em pratos com carne de boi e cordeiro. O köfte é um dos nossos pratos prediletos feitos de carne.

Os melhores köfte são feitos com metade de carne de boi e metade de carne de cordeiro e sempre são bem temperados com hortelã, salsinha, pimenta do reino, mix de especiarias para carne e cominho.

O köfte pode ser grelhado e servido com pão e vegetais grelhados, mas há outras receitas, como o köfte de Izmir, que lembra uma almôndega com molho de tomate e batatas cozidas.


Tipos de Kebab na Turquia

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Döner Kebab

Kebab é um termo geral para pratos grelhados, principalmente de carne de cordeiro, mas também carne de boi, frango e peixe.

Quando se fala em kebab, a maioria dos brasileiros lembra do döner kebab, também chamado de churrasquinho grego no Brasil.

O döner kebab se popularizou mundo a fora como uma comida de rua e pela sua forma de assar no espeto vertical.

Na Turquia, vale a pena apostar em outros tipos de kebab. A maioria deles pode ser servida no prato (porsiyon), em sanduíches com pão pita ou em forma de wrap (durum).

Um tipo de kebab super tradicional é o iskender kebab, nomeado em homenagem ao criador do espeto vertical.

No iskender kebab, a carne de cordeiro é assada no espeto vertical e servida no prato, sobre uma cama de pão, e depois é coberta de molho de tomate e manteiga, além de iogurte.

O shish kebab é sempre uma boa escolha, porque a carne vermelha é cortada em cubos e depois grelhada, como em um espetinho. O shish kebab pode ser servido com pão ou no prato com vegetais.

Já o cag kebab é um dos mais antigos, oriundo da fronteira com a Armênia. Por isso, no cag kebab utiliza-se exclusivamente carne de cordeiro, sempre bem temperada. O cag kebab é assado no espeto horizontal.

Outro tipo de kebab que vale a pena provar é o Adana kebab, feito com carne de cordeiro moída no espeto de churrasco. Como a Adana kebab é cheio de regras e técnicas (e pimenta), o melhor é prová-lo em um restaurante mais conceituado.

Como você pode perceber, entre as comidas típicas da Turquia há muitos tipos de kebab. Vale muito a pena aproveitar os kebabs que não são encontrados em outros países.


Kuzu Tandir

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Fonte: Wikimedia

O cordeiro é amplamente usado na culinária da Turquia, com destaque especial para o prato chamado de kuzu tandir.

A carne de cordeiro é marinada com ervas como alecrim e cozida lentamente, até as fibras da carne se desmancharem. Essa é uma das razões para o kuzu tandir ser uma das melhores comidas típicas da Turquia.


Musakka Turca

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Fonte: Wikimedia

A musakka também é um prato típico da Turquia, apesar da versão grega ser mais conhecida. O prato é bem simples e ainda hoje conseguimos reproduzir no Brasil.

A questão é deixar equilibrada a quantidade de berinjelas em cubos com a camada de carne moída com molho de tomate. Os turcos costumam usar pimentões no molho, mas o importante é caprichar nos temperos.


Manti

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Manti

Manti ou mantu é uma das comidas típicas da Turquia que costuma agradar os brasileiros, afinal, é um tipo de “ravióli” recheado com carne moída.

O diferencial do manti é ser coberto por molho de iogurte e alho, além de azeite aromatizado com pimenta e hortelã.


Lahmacun e Pide

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Pide. Fonte: Flickr

Lahmacun e pide são dois tipos de “pizzas” turcas. A pide é uma pizza bem recheada, inclusive com queijo, e possui o característico formato de barco.

Já a lahmacun é mais arredonda e tem a massa bem fina. A cobertura é uma mistura de carne, pimenta e especiarias, sendo uma comida de rua bastante consumida.


Dolmas

Dolmas se referem a uma ampla variedade de vegetais recheados, normalmente com arroz e carne.

As dolmas mais clássicas são feitas de folhas de uva, mas há também de pimentões, tomates, berinjela e outros vegetais. O importante é caprichar no tempero do recheio, que faz toda a diferença.


Baklali Enginar

Baklali Enginar é uma das comidas típicas da Turquia mais diferentes, exatamente por ser uma alcachofra recheada com feijão verde.


Mezze Turco

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Fonte: Wikimedia

Antes de ir para as sobremesas turcas, vale a pena falar sobre mezze, uma refeição tipicamente turca onde a boa companhia é tão importante quanto a comida.

Mezze é uma “refeição” focada em compartilhar comida, ou seja, há vários pratos turcos que podem ser divididos, como vegetais grelhados, molhos e saladas diversas.

Normalmente, são servidos os pratos frios primeiro e só depois os pratos quentes, todos na versão mais reduzida, como se fossem entradas.

O mais interessante é provar essas entradas em um jantar com amigos. Para os turcos, as refeições vão além de alimentar, elas são importantes para a convivência.


Sobremesas e Doces Turcos

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Delícias turcas

O doce turco mais famoso e fácil de encontrar é o lokum, também chamado de delícia turca ou manjar turco.

O lokum tem séculos de existência e hoje vai além do tradicional sabor de água de rosas, sendo que muitos possuem nozes e pistache.

O lokum é basicamente uma bala de goma feita de açúcar, amido, água de rosas ou outros aromatizantes. Na Turquia, é fácil encontrar lokum industrializado, que pode ser trazido como lembrança de viagem.

Elaborada durante o Império Otomano no palácio do sultão, Palácio Topkapi, a baklava é a sobremesa turca imperdível.

Finas camadas de massa filo guardam recheios de pistache, nozes ou avelãs, sendo cobertas por uma calda de açúcar aromatizada com limão.

Como a baklava é bem doce e requer uma boa massa filo, o ideal é prová-la em uma confeitaria de qualidade.

Há outros doces turcos menos conhecidos, como o simples e delicioso kayisi Tatlisi, que são damascos recheados com creme e amêndoas, e o bem equilibrado künefe, com queijo e pistache.


Bebidas Típicas da Turquia

Comidas Típicas da Turquia: 19 Comidas Turcas
Chá turco. Fonte: Flickr

Engana-se quem pensa que a Turquia não possui uma bebida alcoólica nacional. O raki é a bebida alcoólica típica da Turquia, tendo sabor de anis estrelado e sendo consumido durante o mezze.

O iogurte pode ser considerado uma bebida nacional, principalmente gelado e com sal, sendo chamado de ayran. O ayran costuma ser consumido no verão e para acompanhar pratos de kebab.

Çay é a palavra turca para chá. O chá preto é semelhante em qualquer lugar do mundo, mas na Turquia ele é sinal de hospitalidade. O copinho e pires para beber chá são charmosos e tornam a experiência ainda melhor.

O café turco é conhecido por sua técnica especial, que resulta em um café denso e poderoso, sendo consumido em momentos especiais.

Já a salep é uma bebida bem diferente, só encontrada no inverno. Ela é feita de amido de orquídeas e obrigatoriamente se usa canela.

Esperamos que as dicas de comidas típicas da Turquia te ajudem a ver a gastronomia turca como um ponto turístico. Confira também nossos artigos sobre Istambul!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.