Menu
América do Sul / Comidas e bebidas

As frutas da Colômbia que você deve provar

Atualizado em: 29 de julho de 2020

Os colombianos se orgulham de muitas coisas em seu país, como a variedade de paisagens, a enorme biodiversidade e também as frutas. Mesmo nos centros urbanos, como em Bogotá, há lojas focadas em frutas e verduras e a variedade surpreende os turistas. Por isso, há muitas frutas da Colômbia que você deve provar durante sua viagem à Colômbia.

Inclusive, as frutas são tão populares e com bons preços que há até vendedores de rua que vendem frutas prontas para consumir, como um lanchinho. Nas grandes cidades colombianas também é fácil encontrar frutas nos mercados centrais.

Neste post vamos fazer um guia de frutas da Colômbia, sendo que a maioria delas nós provamos na nossa viagem pelo país.

Depois, leia também nosso artigo especial sobre as Comidas Típicas da Colômbia!

As frutas da Colômbia que você deve provar

As frutas da Colômbia que você deve provar
Fontes: Wikimedia e Flickr

Sem dúvida, nossa fruta preferida é a granadilla, um maracujá doce sem nada de ácido. É surpreende ver uma fruta tão semelhante ao maracujá (apenas menor e mais alaranjada) ter um sabor tão doce e sutil.

A granadilla é ideal para o café da manhã, sendo facilmente encontrada e tem ótimos preços.

Uma fruta que também cai muito bem no desayuno é a pitahaya. Na Colômbia, a pitahaya é pequena, tem a casca amarela e sabor levemente doce.

A pitahaya é originária das Américas e é uma fruta típica e fácil de encontrar também no México. Ela é o fruto de um tipo de cacto.

Uma das frutas mais tradicionais da Colômbia é o lulo. Sabendo disso, eu comprei alguns lulos e fui prová-los. Só que o lulo é muito ácido e os colombianos o utilizam para fazer suco. Felizmente, também provei o suco de lulo e, esse sim, é delicioso.

As frutas da Colômbia que você deve provar
Fontes: Wikimedia e Flickr

Aliás, suco de fruta é praticamente uma bebida nacional, tamanha a variedade de frutas que o país possui. A monumental guanábana (graviola) é muito consumida como suco.

A guanábana tem um sabor difícil de descrever e é amplamente encontrada na América Latina. É melhor optar pelo suco, para não precisar comprar a fruta inteira.

Outro suco delicioso e que apaixona quem gosta dos sabores mais ácidos é o suco de tamarindo. Apesar de não ser originário das Américas, o tamarindo encontrou aqui um clima excelente. A acidez do tamarindo é uma delícia.

Outra fruta de fora é o mangostino ou mangostin. Essa fruta não é tão popular assim, mas é fácil de encontrar na Colômbia. Ela não chega a ser barata, mas é mais em conta do que no Brasil. É melhor consumir o mangostino in natura.

Uma fruta brasileira que você terá a sorte de experimentar na Colômbia é a feijoa ou guayabo del Brasil. A feijoa é originária dos planaltos do sul do Brasil, além de partes do Paraguai, Argentina e Uruguai.

As frutas da Colômbia que você deve provar
Fontes: Wikimedia e Flickr

Aliás, o nome feijoa é uma homenagem ao naturalista luso-brasileiro João da Silva Feijó. Lembrando muito a goiaba, a feijoa pode ser degustada in natura, mas também é bem versátil na cozinha.

Além da Colômbia, outro país que ama a feijoa é a Nova Zelândia. Inclusive, os neozelandeses que moram na Austrália vivem reclamando da dificuldade de encontrar a feijoa, que para eles é uma fruta da infância, encontrada nos jardins das casas.

Uma fruta que chamará sua atenção e talvez te deixe em dúvida se é uma fruta mesmo é o tomate de árbol, conhecido como tamarillo em outros países. O tomate de árbol pode ser definido como uma fruta entre o kiwi e o tomate, ideal para fazer sucos.

O tomate de árbol é originário dos Andes, assim como a uchuva, que no Brasil conhecemos como physalis.

A aparência da uchuva é muito bonita, mas o sabor é bem sutil, meio sem graça. A questão é que na Colômbia, assim como no Peru, a uchuva é mais barata do que no Brasil.

As frutas da Colômbia que você deve provar
Fontes: Wikimedia e Flickr

Há outras frutas da Colômbia que vale a pena conhecer, como a curuba, que lembra um pepino por fora, mas por dentro é um maracujá.

Já o zapote tem casca bem marrom e rústica, mas a polpa é suculenta. O níspero é outra fruta com bastante polpa doce. O borojó é conhecido pelas propriedades afrodisíacas.

Na Colômbia também são encontradas muitas frutas que conhecemos bem, como bananos diversos, carambola, guayaba, mango, maracuyá, papaya, piña (abacaxi) e aguacate.

Diante do exemplo da Colômbia, sabemos que o Brasil tem um grande potencial para aumentar a variedade de frutas na mesa dos brasileiros.

Cada região do nosso país tem inúmeras frutas totalmente adaptadas ao clima, muito saborosas e nutritivas.

Nos últimos anos, algumas frutas regionais vêm se tornando mais comuns, como o açaí. As frutas do cerrado em preparações (como picolé) também são encontradas nos grandes centros urbanos.

Esperamos que este post tenha te ajudado a conhecer as deliciosas frutas da Colômbia! Veja também quais são os 15 principais pontos turísticos da Colômbia!

Boa viagem!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.