Menu
América do Norte / Comidas e bebidas

Onde comer em Oaxaca e o que comer? 9 Restaurantes em Oaxaca

Atualizado em: 26 de março de 2020

O estado de Oaxaca conserva muito da cultura e gastronomia dos Povos Originários, por isso tem uma das melhores culinárias do México. Mas onde comer em Oaxaca?

Neste artigo, vamos apresentar vários pratos típicos específicos desse estado.

Se você quer conhecer as melhores comidas mexicanas no geral utilize o link anterior, mas aqui te mostraremos o que comer em Oaxaca, inclusive com sugestões de restaurantes.

Nós ficamos mais de uma semana em Oaxaca e comemos muito bem por lá, mesmo sem ter um orçamento elevado.

Vamos começar apresentando algumas das principais comidas típicas de Oaxaca.

Leia também nossos conteúdos especiais sobre onde ficar em Oaxaca e sobre o que fazer em Oaxaca!

Comidas Típicas de Oaxaca

tejate
Tejate. Fonte: Wikimedia

Quando se fala em Oaxaca, o que se costuma lembrar primeiro é do mezcal, afinal, há muitas mezcalerias de qualidade por toda a região.

O mezcal é um destilado de agave elaborado segundo uma cultura ancestral, mas que pode utilizar vários tipos de agave.

Já a tequila utiliza apenas o agave azul e só é produzida em poucos estados e entre eles não está Oaxaca.

Nós provamos mezcal com uma fatia de laranja e achamos ainda melhor do que tequila com limão.

Além do mezcal, há outras bebidas típicas de Oaxaca.

Como sabemos o pó do cacau é uma criação mesoamericana e tomar um chocolate quente faz parte do roteiro de viagem a Oaxaca.

Saiba que há o chocolate de água, afinal os Povos Originários não tinham vacas e leite, mas também há o chocolate mais conhecido, com leite.

Já o tejate é uma bebida pré-hispânica bem diferente e, por isso, uma verdadeira experiência gastronômica e cultural.

Ela é feita como cacau, milho e até flor do cacaueiro. Normalmente, é servida fria e é fácil encontrá-la pela cidade.

Em relação à comida típica, uma das mais conhecidas é a tlayuda.

Nesse prato, as tortilhas super crocantes podem ter até 40 cm de diâmetro, sendo recheadas com purê de feijão (frijoles refritos), quesillo, carne de sol ou recheios vegetarianos, como cogumelos e flor de calabaza (abóbora).

A tlayuda é uma refeição completa, por ser enorme. Além disso, está presente no cardápio de diversos restaurantes e também nos mercados mais populares, como no Mercado 20 de Noviembre.

Tlayuda
Tlayuda. Fonte: Wikimedia

Na tlayuda, o que quesillo ou queso de Oaxaca sempre está presente, sendo esse laticínio bastante famoso em todo o país como um produto oaxaqueño.

Acredita-se que esse queijo é o resultado das técnicas trazidas pelos padres dominicanos, sendo um queijo mais maleável, porém mais firme do que a mozzarella. Na imagem acima, dá para ver bem o quesillo.

Oaxaca também é conhecida pelos 7 moles, que são molhos feitos à base de chiles e diversas especiarias.

Há desde moles negros, amarillos, rojos, entre outros. Ao total fala-se de 7 moles, mas os oaxaqueños dizem que há muitos outros.

Os moles costumam ser saboreados com carnes e também nas memelas, que são tortillas pequenas, ovaladas e mais grossas do que as tortillas comuns. Normalmente, as memelas são cobertas também por salsas e feijão.

Outro prato tradicional é a sopa de guías, sendo feita principalmente com vegetais, como flor de calabaza e talos da mesma planta. Há também pequenas bolinhas feitas de farinha de milho.

Para os carnívoros, o tasajo deve ser uma prioridade. O tasajo é um tipo de cecina de carne de boi, ou seja, um tipo de carne salgada seca ao sol ou em um defumador.

Muito popular em Oaxaca, o tasajo por acompanhar a tlayuda, assim como ser o principal da refeição, junto com vegetais e molhos.

Para os turistas que querem provar algo bem diferente, os chapulines se destacam, já que são gafanhotos tostados, normalmente saboreados em tacos e tlayudas.

Os chapulines podem ser uma comida exótica para os turistas, mas que estão presentes em diversos estados do México.

Nós não provamos muitas sobremesas na cidade, mas se você encontrar o nicualote pode ser uma oportunidade para experimentar um doce bastante típico. O nicualote é um pudim de leite feito com farinha de milho.

Onde comer em Oaxaca? Melhores restaurantes em Oaxaca

Onde comer em Oaxaca e o que comer? 9 Restaurantes em Oaxaca
Restaurante Los Danzantes Oaxaca. Fonte: Tripadvisor

Nós fizemos uma seleção de bons restaurantes em Oaxaca para diversos bolsos, inclusive locais para almoçar, jantar e até para tomar um mezcal e conversar sem pressa.

  • Casa Taviche: é um restaurante charmoso e barato em Oaxaca, servindo menu del dia por menos de 100 pesos. Esse restaurante tem decoração discreta e está localizado em uma casa típica.
  • El Biche Pobre: é um restaurante de bairro, mas ainda perto do Centro. Focado em comidas típicas e sem frescuras, esse local é ideal para comer barato em Oaxaca, sendo mais frequentado pelos moradores.
  • Marisqueria La Red: com várias unidades espalhadas pela cidade, a Marisqueria La Red é um restaurante barato em Oaxaca para comer camarões, polvo e peixes como os mexicanos comem, ou seja, bem temperados. Há vários pratos por menos de 150 pesos (vários mesmo). A dica é pedir um prato com menos pimenta.
  • La Casa del Tío Güero: é um restaurante no Centro de Oaxaca ideal para quem procura um menu del dia por menos de 150 pesos. O ambiente é bonito, com peças de artesanato típico. Os desayunos (café da manhã mais ao estilo brunch) também são bastante elogiados.
  • El Escapulario: focado em comida típica de Oaxaca com bons preços. No El Escapulario, há prato principal tradicional por cerca de 150 pesos.
  • Zandunga: é um restaurante de comida típica istmeña, com muito moles diferentes. Os pratos são bem servidos.
  • Cafe Bistrot Epicuro: é uma opção para comer pizzas e comida italiana. O preço dos pratos principais varia entre 140 e 220 pesos.
  • Los Danzantes Oaxaca: é um restaurante sofisticado e com preços elevados. A comida é baseada na culinária típica, porém como conhecimentos da gastronomia atual. Os clientes elogiam bastante a variedade de mezcal.
  • La Mezcalerita: é um bar focado em drinks com mezcal e ambiente agradável para conversar, com destaque para o terraço.

Esperamos que as dicas sobre onde comer em Oaxaca e o que comer tenham sido úteis! Leia também nossos artigos sobre onde se hospedar em Oaxaca e sobre os principais pontos turísticos de Oaxaca!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.