Descubra as belezas da Normandia com as dicas deste post sobre 3 sugestões de roteiro pela Normandia!
A Normandia é uma região no norte da França com história muito rica, ligada aos povos vinkings, ao Canal da Mancha e ao Rio Sena. Apesar de atualmente a Normandia ser conhecida pelas batalhas do Dia D na Segunda Guerra Mundial, a região vai muito além disso.
Balneários de verão, construções góticas, locais únicos e muita beleza natural são traços marcantes de várias cidades da Normandia, como as mostradas neste post.
A seguir apresentamos as principais (e melhores) cidades da Normandia para visitar, assim como dicas para montar 3 sugestões de roteiro pela Normandia, com 4, 6 ou 8 dias. Confira as dicas e comece a planejar sua viagem!
Confira o episódio especial do Papo Viagem Podcast sobre a Normandia!
Melhores Cidades da Normandia e Pontos Turísticos
Giverny
Giverny pode ser um destino bate-volta a partir de Paris, mas também faz parte da Normandia. Giverny é conhecida pelos jardins de Monet, que são jardins planejados pelo pintor impressionista e que o inspiraram durante os 43 anos em que viveu na cidade.
A visita a Giverny deve incluir os belíssimos jardins de Monet e seu lago fantástico, a casa onde viveu o pintor e também o Museu dos Impressionistas. Para conhecer a região no seu esplendor, visitar a Normandia em abril ou maio (melhor maio!) é a melhor decisão.
Informações práticas – A partir de Paris, deve-se pegar o trem para Vernon. Da estação de trem de Vernon saem os ônibus para Giverny. Os horários são coordenados. Vale lembrar que os jardins ficam fechados alguns meses (novembro até março). O ticket adulto custa € 9,5 no site oficial da Fundação Claude Monet.
A melhor forma de se deslocar pela Normandia é de carro. Confira no site da Rentcars várias carros para alugar na região. A Rentcars é parceira do site e tem várias facilidades no pagamento, como pagar em real, sem IOF, e ainda poder parcelar.
Rouen

A exuberante Catedral Notre-Dame de Rouen. Fonte: Zigazou76 em Flickr
Rouen é a capital da Normandia, possuindo muita importância histórica e cultural, além de ser conhecida pelo assassinato de Joana d’Arc (ela foi queimada em Rouen). Aliás, uma das atrações da cidade é visitar o museu dedicado à Joana d’Arc.
Rouen possui prédios belíssimos, como a Catedral de Notre-Dame, imortalizada por Monet em suas obras. As Igrejas de Saint-Ouen e Saint-Maclou merecem ser visitadas, assim como a igreja dedicada à Joana d’Arc, a Padroeira da França.
A Torre do Relógio e o Palácio da Justiça também são destaques da cidade. A maioria das construções históricas de Rouen possui o estilo gótico, como a fachada da Catedral e a torres pontiagudas da Igreja de Saint-Ouen.
Honfleur

Casario histórico de Honfleur. Fonte: Twitter
Honfleur é um dos destinos obrigatórios no roteiro pela Normandia. O belo casario antigo escapou da destruição causada pela Segunda Guerra Mundial.
É no Porto de Vieux Bassin que as casas típicas mais impressionam, lembrando muito o norte da Europa. Essas construções refletiam a riqueza do comércio com o Canadá séculos atrás.
A principal atração de Honfleur é mesmo sua arquitetura, principalmente no porto e proximidades. Há também muitas lojas, restaurantes e bares nessa região. Caminhar é o mais divertido nas pequenas e históricas cidades da França.
A partir de Honfleur ou de Le Havre são feitos passeios de um dia imperdíveis, que vamos falar daqui a pouco.
Le Havre

Le Volcan em Le Havre. Fonte: Wikimedia
Le Havre é uma cidade diferente do que se espera das cidades da Normandia. Le Havre foi criada para ser industrial e portuária, mas foi devastada na Segunda Guerra Mundial. Estima-se que mais de 80% das construções foram destruídas nesse período.
A Le Havre é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO graças à força da arquitetura moderna de Auguste Perret, que projetou a cidade.
Entretanto, o ponto turístico mais conhecido de Le Havre é casa de espetáculos Le Volcan, projetada por Oscar Niemeyer.
Passeios a partir de Honfleur ou Le Havre: Deauville e Trouville, Étretat e Lisieux

Étretat é um pedacinho imperdível da Normandia. Fonte: Wikimedia
A decisão de se hospedar em Honfleur e Le Havre depende muito do valor das diárias nas duas cidades e se você está interessando em conhecer uma cidade moderna na Normandia, que é Le Havre. A partir dessas cidades dá para conhecer muitas obras.
Deauville é um importante balneário de verão, com pinta de riqueza. A praia com guarda-sóis coloridos é um dos destaques, assim como os hotéis chiques, o cassino e os eventos. A partir de Deauville é só atravessar a ponte e visitar o pequeno centro histórico de Trouville-sur-Mer.
Uma das principais cidades da Normandia para turistar é Étretat. Suas falésias de calcário impressionam pelo tamanho, pelas formas e cores claras, que se transformam com o sol, deixando o cenário ainda mais impressionante.
Há quem se hospede em Étretat, porque quer aproveitar a praia, os restaurantes locais e curtir mais as falésias e suas trilhas.
Já Lisieux vale ser conhecida na viagem entre as cidades no estuário do Rio Sena (Le Havre ou Honfleur) e Caen.
Lisieux é um dos maiores centros de peregrinação católica da França, já que Santa Teresa de Lisieux viveu na cidade. A Basílica dedica à Santa é esplendorosa, seguindo o estilo neo-bizantino.
A cidade também é histórica por outras razões. Lisieux foi sede dos bispos da Normandia, então, há igrejas antigas e o bairro Quartier Canonial com construções medievais.
Caen
Caen é uma das cidades mais importantes da Normandia. Guilherme, o Conquistador, que se tornou Rei da Inglaterra no século XI, é dessa região. A história de Guilherme é percebida nos sítios históricos que resistiram à Segunda Guerra Mundial, como as ruínas do Château de Caen.
Em Caen, ainda há as ruínas do Castelo de Guilherme, mas a parte murada está inteira e, com certeza, vale passar por lá.
Visite também as igrejas da cidade, como as abadias dos Homens e das Damas. A Abadia dos Homens, conhecida também como Abadia de Santa Etienne, foi construída a mando do próprio Guilherme e lá está a tumba do primeiro rei normando da Inglaterra.
Já a Abadia das Damas foi fundada pela esposa do Rei Guilherme, a Rainha Matilda. Sua sepultura se localiza nessa abadia, conhecida também por Igreja da Trindade. É uma igreja belíssima, principalmente por fora.
Quando se vai à Normandia, os eventos da Segunda Guerra Mundial estão no roteiro da maioria dos viajantes. Em Caen, vale muito a pena visitar o Memorial focado em apresentar desde as origens da Segunda Guerra até o final da Guerra Fria, dando destaque às batalhas do Dia D.
Confira mais dicas sobre o que fazer em Caen e onde se hospedar na cidade!
Praias do Dia D e Bayeux
Uma visita à região de Caen só termina com as praias do Dia D. A visita às praias começa por Bayeux, uma cidade riquíssima em história, com tapetes antigos milenares e construções religiosas que merecem uma visita.
Além da tapeçaria que retrata a conquista de Guilherme, os cemitérios dos aliados se destacam em Bayeux. No território da cidade fica o Cemitério Britânico e mais perto do mar está o maior de todos, o cemitério americano.
O Cemitério Americano está localizado em uma área com vista para Omaha Beach, local de desembarque das tropas oriundas dos EUA. A batalha nessa praia serviu de inspiração para o filme “O Resgate do Soldado Ryan”, mas que não foi gravado lá.
No Cemitério Americano na Normandia há 9.300 túmulos, a maioria de soldados muito jovens. Confira mais detalhes no nosso post sobre as praias do Dia D.
Mont Saint-Michel
O Mont Saint-Michel é um dos monumentos mais visitados da França e seria injusto se não fosse, porque é um lugar especial.
Símbolo do nacionalismo francês, por ter resistido às invasões externas (leia-se invasões britânicas), o Mont Saint-Michel é uma comuna que nasceu ao redor da Abadia de mesmo nome.
Pequeno, deslumbrante e histórico, o Mont Saint-Michel fica ainda mais especial com a subida da maré, fenômeno que tem dia para acontecer.
Confira todas as dicas sobre o Mont Saint-Michel, confira o episódio 010 do Papo Viagem Podcast. Para saber onde ficar na região sem estourar o orçamento, confira o post “onde ficar no Mont Saint-Michel“.
Outras cidades da Normandia: Château Gaillard, Abadia de Jumièges, Dieppe, Bagnoles-de-l’Orne e Alençon

Château Gaillard. Fonte: Wikimedia
- Entre Giverny e Rouen, há o histórico Château Gaillard, construído no século XII a mando do Rei da Inglaterra, Ricardo Coração de Leão. O castelo está em ruínas, mas parece saído de um filme. Perto do castelo ficam as pequenas vilas de Le Grand Andely e Le Petit Andely.
- Entre Rouen e Honfleur, o visitante pode conhecer a histórica Abadia de Jumièges. Apesar de ter origem no século VII, as ruínas da construção atual são da Idade Média.
- Ao norte de Rouen fica a pequena vila de pescadores de Dieppe. Essa cidade foi a primeira da região a se voltar ao turismo de verão, devido às praias e às lindas falésias.
- Bagnoles-de-l’Orne é a única cidade da Normandia que possui águas termais, por isso faz muito tempo que a cidade se tornou um balneário terapêutico.
- Alençon é uma cidade conhecida pela sua renda, sendo o trabalho com renda Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Além disso, em Alençon nasceu Santa Teresa de Lisieux.
Roteiro pela Normandia de 4, 6 ou 8 Dias
O mais difícil sobre montar um roteiro pela Normandia é equilibrar a quantidade de dias disponíveis com as inúmeras cidades que se quer visitar. Por isso vamos dar 3 sugestões de roteiro pela Normandia de 4, 6 ou 8 dias.
Com 4 dias dá para conhecer a Normandia, mas a viagem fica cansativa. É preciso ter tudo muito bem planejado e estar de carro. Aliás, é de carro que se conseguirá conhecer melhor a região, devido às cidades pequenas pelo caminho. Facilita demais estar de carro!
Para o roteiro pela Normandia de 4 dias, recomendamos as seguintes cidades: 1 dia em Giverny; 1 dia em Rouen; 1 dia em Caen e praias do dia D OU 1 dia em Honfleur e Étretat; 1 dia no Mont Saint-Michel.
A questão principal é você escolher as cidades que deseja conhecer. Por exemplo, no meu caso, eu acho mais interessante Honfleur e Étretat do que Caen e praias do dia D, porque prefiro arquitetura antiga e beleza natural. A visita às praias do Dia D é recomendada para quem se interessa pela Segunda Guerra Mundial (muita gente!).
Por exemplo, se você é uma pessoa religiosa e quer visitar Lisieux, basta incluí-la na sua viagem. No caso, Lisieux pode ser visitada no caminho entre Le Havre ou Honfleur para Caen ou Mont Saint-Michel.
Para o roteiro pela Normandia de 6 dias, recomendamos as seguintes cidades: 1 dia em Giverny; 1 dia em Rouen; 2 dia em Honfleur (Étretat, Deauville e Trouville); 1 dia em Caen e praias do dia D; 1 dia no Mont Saint-Michel.
Para o roteiro pela Normandia de 8 dias, recomendamos as seguintes cidades: 1 dia em Giverny; 1 dia em Rouen; 1 dia em Le Havre (Étretat); 2 dia em Honfleur (Deauville e Trouville, Lisieux); 2 dia em Caen (praias do dia D e Bayeux); 1 dia no Mont Saint-Michel.
Esperamos que as dicas sobre roteiro pela Normandia tenham te ajudado! Mas lembre-se de que são apenas sugestões, afinal, cada viajante tem preferências diferentes!
Boa viagem, Viajante!


Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
![]() | RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
![]() | CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
![]() | SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
![]() | ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
![]() | SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto. |
![]() | GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
![]() | LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
Sem Comentários