Menu
Europa

Roteiro pela Normandia 4, 6 ou 8 Dias [Cidades e Pontos Turísticos]

Atualizado em: 8 de março de 2021

A Normandia é uma região no norte da França com história muito rica, ligada aos povos vinkings, ao Canal da Mancha e ao Rio Sena. Apesar de atualmente a Normandia ser conhecida pelas batalhas do Dia D na Segunda Guerra Mundial, a região vai muito além disso.

Balneários de verão, construções góticas, locais únicos e muita beleza natural são traços marcantes de várias cidades da Normandia, como as mostradas neste artigo.

A seguir apresentamos as principais (e melhores) cidades da região para visitar, assim como dicas para montar 3 sugestões de roteiro pela Normandia, com 4, 6 ou 8 dias. Confira as dicas e comece a planejar sua viagem!

Melhores Cidades da Normandia e Pontos Turísticos

Giverny

Roteiro pela Normandia de 4, 6 ou 8 Dias: Giverny
Casa de Monet. Fonte: Flickr

Giverny pode ser um destino bate-volta a partir de Paris, mas também faz parte da Normandia. Giverny é conhecida pelos jardins de Monet, que são jardins planejados pelo pintor impressionista e que o inspiraram durante os 43 anos em que viveu na cidade.

A visita a Giverny deve incluir os belíssimos jardins de Monet e seu lago fantástico, a casa onde viveu o pintor e também o Museu dos Impressionistas.

Para conhecer a região no seu esplendor, visitar a Normandia em abril ou maio (melhor maio!) é a melhor decisão.

Informações práticas – A partir de Paris deve-se pegar o trem para Vernon. Da estação de trem de Vernon saem os ônibus para Giverny. Os horários são coordenados. Vale lembrar que os jardins ficam fechados alguns meses (de novembro até março). O ticket adulto custa 11 € no site oficial da Fundação Claude Monet.

Confira também a lista de hospedagens em Giverny!

Rouen

Roteiro pela Normandia de 4, 6 ou 8 Dias: Catedral Notre-Dame de Rouen
A exuberante Catedral Notre-Dame de Rouen. Fonte: Zigazou76 em Flickr

Rouen é a capital da Normandia, possuindo muita importância histórica e cultural, além de ser conhecida pelo assassinato de Joana d’Arc (ela foi queimada em Rouen). Aliás, uma das atrações da cidade é visitar o museu dedicado à ela.

Rouen possui prédios belíssimos, como a Catedral de Notre-Dame, imortalizada por Monet em suas obras.

As Igrejas de Saint-Ouen e Saint-Maclou merecem ser visitadas, assim como a igreja dedicada à Joana d’Arc, a Padroeira da França. A Torre do Relógio e o Palácio da Justiça também são destaques da cidade.

A maioria das construções históricas de Rouen possui o estilo gótico, como a fachada da Catedral e a torres pontiagudas da Igreja de Saint-Ouen.

Confira os hotéis em Rouen!

Honfleur

Fonte: Wikimedia

Honfleur é um dos destinos obrigatórios no roteiro pela Normandia. O belo casario antigo escapou da destruição causada pela Segunda Guerra Mundial.

É no Porto de Vieux Bassin que as casas típicas mais impressionam, lembrando muito o norte da Europa. Essas construções refletiam a riqueza do comércio com o Canadá séculos atrás.

A principal atração de Honfleur é mesmo sua arquitetura, principalmente no porto e proximidades. Há também muitas lojas, restaurantes e bares nessa região. Caminhar é o mais divertido nas pequenas e históricas cidades da França.

A partir de Honfleur ou de Le Havre são feitos passeios de um dia imperdíveis, que vamos apresentá-los daqui a pouco.

Veja a lista de hotéis em Honfleur!

Le Havre

Roteiro pela Normandia de 4, 6 ou 8 Dias: Le Volcan em Le Havre
Le Volcan em Le Havre. Fonte: Wikimedia

Le Havre é uma cidade diferente do que se espera das cidades da Normandia. Le Havre foi criada para ser industrial e portuária, mas foi devastada na Segunda Guerra Mundial. Estima-se que mais de 80% das construções foram destruídas nesse período.

A Le Havre é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO graças à força da arquitetura moderna de Auguste Perret, que projetou a cidade.

Entretanto, o ponto turístico mais conhecido de Le Havre é casa de espetáculos Le Volcan, projetada por Oscar Niemeyer.

Confira a lista de hotéis em Le Havre!

Passeios a partir de Honfleur ou Le Havre: Deauville e Trouville, Étretat e Lisieux

Roteiro pela Normandia de 4, 6 ou 8 Dias: Étretat
Étretat é um pedacinho imperdível da Normandia. Fonte: Wikimedia

A decisão de se hospedar em Honfleur e Le Havre depende muito do valor das diárias nas duas cidades e se você está interessando em conhecer uma cidade moderna na Normandia, que é Le Havre. A partir dessas cidades dá para conhecer muitas obras.

Deauville é um importante balneário de verão, com pinta de riqueza. A praia com guarda-sóis coloridos é um dos destaques, assim como os hotéis chiques, o cassino e os eventos.

A partir de Deauville é só atravessar a ponte e visitar o pequeno centro histórico de Trouville-sur-Mer.

Uma das principais cidades da Normandia para turistar é Étretat. Suas falésias de calcário impressionam pelo tamanho, pelas formas e cores claras, que se transformam com o sol, deixando o cenário ainda mais impressionante.

Há quem se hospede em Étretat, porque quer aproveitar a praia, os restaurantes locais e curtir mais as falésias e suas trilhas.

Já Lisieux vale ser conhecida na viagem entre as cidades no estuário do Rio Sena (Le Havre ou Honfleur) e Caen.

Lisieux é um dos maiores centros de peregrinação católica da França, já que Santa Teresa de Lisieux viveu na cidade. A Basílica dedicada à Santa é esplendorosa, seguindo o estilo neo-bizantino.

A cidade também é histórica por outras razões. Lisieux foi sede dos bispos da Normandia, então, há igrejas antigas e o bairro Quartier Canonial com construções medievais.

Caen

Roteiro pela Normandia de 4, 6 ou 8 Dias
O Castelo de Caen

Caen é uma das cidades mais importantes da Normandia. Guilherme, o Conquistador, que se tornou Rei da Inglaterra no século XI, é dessa região.

A história de Guilherme é percebida nos sítios históricos que resistiram à Segunda Guerra Mundial, como as ruínas do Château de Caen.

Em Caen, ainda há as ruínas do Castelo de Guilherme, mas a parte murada está inteira e, com certeza, vale passar por lá.

Visite também as igrejas da cidade, como as abadias dos Homens e das Damas. A Abadia dos Homens, conhecida também como Abadia de Santa Etienne, foi construída a mando do próprio Guilherme e lá está a tumba do primeiro rei normando da Inglaterra.

Já a Abadia das Damas foi fundada pela esposa do Rei Guilherme, a Rainha Matilda. Sua sepultura se localiza nessa abadia, conhecida também por Igreja da Trindade. É uma igreja belíssima, principalmente por fora.

Quando se vai à Normandia, os eventos da Segunda Guerra Mundial estão no roteiro da maioria dos viajantes.

Em Caen, vale muito a pena visitar o Memorial focado em apresentar desde as origens da Segunda Guerra até o final da Guerra Fria, dando destaque às batalhas do Dia D.

Confira mais dicas sobre o que fazer em Caen e onde ficar em Caen!

Praias do Dia D e Bayeux

Memorial no Cemitério Americano
Memorial no Cemitério Americano

Uma visita à região de Caen só termina com as praias do Dia D. A visita às praias começa por Bayeux, uma cidade riquíssima em história, com tapetes antigos milenares e construções religiosas que merecem uma visita.

Além da tapeçaria que retrata a conquista de Guilherme, os cemitérios dos aliados se destacam em Bayeux. No território da cidade fica o Cemitério Britânico e mais perto do mar está o maior de todos, o cemitério americano.

O Cemitério Americano está localizado em uma área com vista para Omaha Beach, local de desembarque das tropas oriundas dos EUA. A batalha nessa praia serviu de inspiração para o filme “O Resgate do Soldado Ryan”, mas que não foi gravado lá.

No Cemitério Americano na Normandia há 9.300 túmulos, a maioria de soldados muito jovens. Confira mais detalhes no nosso post sobre as praias do Dia D.

Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel
A beleza do nascer do sol no Mont Saint-Michel

O Mont Saint-Michel é um dos monumentos mais visitados da França e seria injusto se não fosse, porque é um lugar especial.

Símbolo do nacionalismo francês, por ter resistido às invasões externas (leia-se invasões britânicas), o Mont Saint-Michel é uma comuna que nasceu ao redor da Abadia de mesmo nome.

Pequeno, deslumbrante e histórico, o Mont Saint-Michel fica ainda mais especial com a subida da maré, fenômeno que tem dia para acontecer.

Confira todas as dicas sobre o Mont Saint-Michel, confira o episódio do Papo Viagem Podcast.

Para saber onde ficar na região sem estourar o orçamento, confira o post onde ficar no Mont Saint-Michel.

Outras cidades da Normandia: Château Gaillard, Abadia de Jumièges, Dieppe, Bagnoles-de-l’Orne e Alençon

Roteiro pela Normandia de 4, 6 ou 8 Dias: Château Gaillard
Château Gaillard. Fonte: Wikimedia
  • Entre Giverny e Rouen, há o histórico Château Gaillard, construído no século XII a mando do Rei da Inglaterra, Ricardo Coração de Leão. O castelo está em ruínas, mas parece saído de um filme. Perto do castelo ficam as pequenas vilas de Le Grand Andely e Le Petit Andely.
  • Entre Rouen e Honfleur, o visitante pode conhecer a histórica Abadia de Jumièges. Apesar de ter origem no século VII, as ruínas da construção atual são da Idade Média.
  • Ao norte de Rouen fica a pequena vila de pescadores de Dieppe. Essa cidade foi a primeira da região a se voltar ao turismo de verão, devido às praias e às lindas falésias.
  • Bagnoles-de-l’Orne é a única cidade da Normandia que possui águas termais, por isso faz muito tempo que a cidade se tornou um balneário terapêutico.
  • Alençon é uma cidade conhecida pela sua renda, sendo o trabalho com renda Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Além disso, em Alençon nasceu Santa Teresa de Lisieux.

Roteiro pela Normandia de 4, 6 ou 8 Dias

O mais difícil sobre montar um roteiro pela Normandia é equilibrar a quantidade de dias disponíveis com as inúmeras cidades que se quer visitar. Por isso vamos dar 3 sugestões de roteiro pela Normandia de 4, 6 ou 8 dias.

Com 4 dias dá para conhecer a Normandia, mas a viagem fica cansativa. É preciso ter tudo muito bem planejado e estar de carro.

Aliás, é de carro que se conseguirá conhecer melhor a região, devido às cidades pequenas pelo caminho. Facilita demais estar de carro! Veja dicas para alugar carro na Normandia!

Para o roteiro pela Normandia de 4 dias, recomendamos as seguintes cidades: 1 dia em Giverny; 1 dia em Rouen; 1 dia em Caen e praias do dia D OU 1 dia em Honfleur e Étretat; 1 dia no Mont Saint-Michel.

A questão principal é você escolher as cidades que deseja conhecer. Por exemplo, no meu caso, eu acho mais interessante Honfleur e Étretat do que Caen e praias do dia D, porque prefiro arquitetura antiga e beleza natural.

A visita às praias do Dia D é recomendada para quem se interessa pela Segunda Guerra Mundial (muita gente!).

Por exemplo, se você é uma pessoa religiosa e quer visitar Lisieux, basta incluí-la na sua viagem. No caso, Lisieux pode ser visitada no caminho entre Le Havre ou Honfleur para Caen ou Mont Saint-Michel.

Para o roteiro pela Normandia de 6 dias, recomendamos as seguintes cidades: 1 dia em Giverny; 1 dia em Rouen; 2 dia em Honfleur (Étretat, Deauville e Trouville); 1 dia em Caen e praias do dia D; 1 dia no Mont Saint-Michel.

Para o roteiro pela Normandia de 8 dias, recomendamos as seguintes cidades: 1 dia em Giverny; 1 dia em Rouen; 1 dia em Le Havre (Étretat); 2 dia em Honfleur (Deauville e Trouville, Lisieux); 2 dia em Caen (praias do dia D e Bayeux); 1 dia no Mont Saint-Michel.

Esperamos que as dicas sobre roteiro pela Normandia tenham te ajudado! Mas lembre-se de que são apenas sugestões, afinal, cada viajante tem preferências diferentes!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.