11 Melhores Pontos Turísticos da Região Norte do Brasil

A Região Norte do Brasil é uma das regiões mais ricas em natureza, belas paisagens e cultura. Com a Floresta Amazônica como predominante, diversos pontos turísticos da Região Norte têm relação com a natureza única desse grande pedaço do Brasil.

No post de hoje, vamos mostrar apenas 11 dos muitos pontos turísticos da Região Norte do Brasil para visitar. Natureza, cultura e aspectos únicos do Norte estão entre os pontos turísticos. Confira!

Veja também nossa indicação do excelente livro Coleção 50 Lugares Espetaculares do Brasil!


Pontos turísticos da Região Norte do Brasil

  1. Jalapão (TO)
  2. Teatro Amazonas (AM)
  3. Teatro da Paz (PA)
  4. Mercado Ver-o-Peso (PA)
  5. Encontro das Águas (AM)
  6. Monte Roraima (RR)
  7. Parque Nacional do Pico da Neblina (AM)
  8. Praia de Alter do Chão (PA)
  9. Ilha de Marajó (PA)
  10. Geoglifos do Acre (AC)
  11. Fortaleza de São José de Macapá (AP)

Jalapão (TO)

Pontos Turísticos da Região Norte
Fonte: Governo de Tocantins

O Parque do Jalapão possui um conjunto de atrativos ao ecoturismo e turismo de aventura, como cachoeiras esplendorosas, muitas fontes de água cristalina e dunas alaranjadas. Tudo isso junto é o sonho dos viajantes que amam a natureza.

Entre as principais atrações do Parque do Jalapão destacam-se: a Cachoeira da Velha, a Cachoeira da Formiga, o Fervedouro (nascente), o Rio Novo e as lindas dunas.


Teatro Amazonas (AM)

Pontos Turísticos da Região Norte
Fonte: Wikimedia

O Teatro Amazonas é a construção mais emblemática do estado do Amazonas. Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas é o símbolo máximo da riqueza de Manaus durante o ciclo da borracha.

Com tanto recursos, o Teatro Amazonas foi construído com muito luxo, materiais europeus e construtores do Velho Continente. Mas grande parte da pintura interna deve-se ao pernambucano Crispim do Amaral.

Quem visita o Teatro Amazonas se surpreende com a beleza externa e interna da construção, principalmente com a sala principal e seus mais de 700 lugares. Fazer as visitas guiadas, aproveitar uma apresentação ou conferir a Orquestra Filarmônica do Amazonas são atrações imperdíveis!


Teatro da Paz (PA)

Pontos Turísticos da Região Norte
Fonte: Wikimedia

Assim como o Teatro Amazonas, o Teatro da Paz foi construído na época do ciclo da borracha, especificamente 1878. Com inspiração no Teatro Scalla de Milão, o Teatro da Paz possui estilo neoclássico.

Com o fim da prosperidade da borracha, o Teatro da Paz sofreu grave crise. Atualmente, o Teatro está em pleno funcionamento, com apresentações quase todos os dias.


Mercado Ver-o-Peso (PA)

Pontos Turísticos da Região Norte
Fonte: Flickr

Inaugurado em 1901, o Mercado Ver-o-Peso é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil e um dos maiores da América Latina. O Mercado Ver-o-Peso concentra frutas, peixes, artesanato e outros produtos de todos os cantos do Pará.

Quem vai ao Ver-o-Peso quer conhecer as delícias da comida do Pará, principalmente suas frutas únicas. Vale ficar atento no final da manhã e a tarde, quando a multidão cresce.


Encontro das Águas (AM)

Pontos Turísticos da Região Norte
Fonte: Wikimedia

Em Manaus, os visitantes podem conhecer um dos melhores pontos turísticos da Região Norte, o encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões. Como os rios têm diferenças de composição, acidez e velocidade, eles “caminham” lado a lado por quilômetros. Só depois se transformam no incrível Rio Amazonas.

Em Manaus, esse passeio pode incluir outras atrações, como ver vitórias-régias, nadar com botos ou visitar aldeias indígenas.


Monte Roraima (RR)

Pontos Turísticos da Região Norte
Fonte: Wikimedia

O Monte Roraima é um ícone da beleza natural da América do Sul. Localizado entre a Venezuela, o Brasil e a Guiana, o Monte Roraima domina a paisagem da tríplice fronteira, com seus quase 3 mil metros de altura.

Visitar esse lugar único, exótico e paradisíaco pede disposição, mas a recompensa é grande, como você pode ver na imagem acima.


Parque Nacional do Pico da Neblina (AM)

Pontos Turísticos da Região Norte
Fonte: Roraima Brasil

O Parque Nacional do Pico da Neblina é um dos parques fronteiriços do Brasil, especificamente com a Venezuela. Esse parque é visitado por duas razões: Pico da Neblina com 2 993 metros e Pico 31 de Março com 2 972.

Em meio à mata fechada, os aventureiros experientes fazem a trilha até o Pico da Neblina, um trekking que exige preparação física, já que dura até 5 dias. Essa região rica, única e extrema só pode ser visitada com guia e com autorização do Instituto Chico Mendes (ICMBio).


Praia de Alter do Chão (PA)

Pontos Turísticos da Região Norte

A Praia de Alter do Chão é uma praia de rio localizada em Santarém, no Pará. As águas tranquilas e quentes do Rio Tapajós são ideais para relaxar. Além disso, Alter do Chão é fácil de chegar e, por isso, recebe muitos visitantes.


Ilha de Marajó (PA)

Pontos Turísticos da Região Norte
Praia do Pesqueiro. Fonte: Flickr

A Ilha de Marajó possui muitas características únicas, que atraem os visitantes que gostam de natureza e pé no chão. Com diversas praias boas, como Barra Velha, Pesqueiro e Araruna, a melhor cidade-base na Ilha de Marajó é Soure.

Passeios pela mata, compra de artesanato e comida boa não faltam na Ilha de Marajó, assim como búfalos e hospitalidade.


Geoglifos do Acre (AC)

Pontos Turísticos da Região Norte
Fonte: G1

O último dos pontos turísticos da Região Norte desta lista são os geoglifos do Acre. O que são geoglifos? Os geoglifos são “figuras no chão de formato variado (geométrico, ser humano ou animais) semelhantes às Linhas de Nazca, no Peru”.

Acredita-se que os geoglifos do Acre tenham milhares de anos. Já foram encontradas 400 dessas imensas figuras, que podem ser avistadas em voos de balão. Sem dúvida, os geoglifos do Acre podem ser um dos maiores impulsionadores do turismo na região.


Fortaleza de São José de Macapá (AP)

Pontos Turísticos da Região Norte
Fonte: TripAdvisor

Nosso leitor Daniel S. Lima nos falou sobre a Fortaleza de São José de Macapá, uma das principais fortificações coloniais do Brasil, porém pouco conhecida fora do estado do Amapá.

A Fortaleza de São José foi inaugurada em 19 de março de 1782, cerca de duas décadas depois que começaram os trabalhos. Ela foi uma das obras no Brasil idealizadas pelo Marques de Pombal.

A função da fortaleza era proteger a região de uma possível invasão francesa. Afinal, os franceses estavam na Guiana. Ela nunca chegou a ser usada dessa forma, mas hoje é um dos principais pontos turísticos de Macapá.

A Fortaleza de São José de Macapá não é pequena, tendo várias construções internas e baluartes. A visitação é gratuita. Para mais informações históricas, veja o artigo da Fundaj.

Qual dos pontos turísticos da Região Norte você gostou mais? Deixe seu comentário e confira também o post com as melhores comidas típicas do Norte!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
JadeDaniel Silva Lima Recent comment authors
  Subscribe  
mais recentes mais antigos mais votados
Receber notificações de
Daniel Silva Lima
Visitante
Daniel Silva Lima

No Amapá, tem a fortaleza de são josé!

error: Conteúdo protegido.