11 Principais Pontos Turísticos de Santa Catarina para Visitar

Descubra os 11 melhores pontos turísticos de Santa Catarina!

Santa Catarina é um pequeno estado do Brasil, mas suas belezas são muito grandes. Há décadas turistas argentinos e uruguaios procuram Santa Catarina para passar as férias. Afinal, os pontos turísticos de Santa Catarina têm a cara do Brasil, com muita beleza natural.

Confira abaixo os 11 mais interessantes lugares para conhecer em Santa Catarina e surpreenda-se com esse belo estado do Brasil!


Pontos turísticos de Santa Catarina

  1. Serra do Rio do Rastro
  2. Cavernas de Botuverá
  3. Costa Esmeralda
  4. Oktoberfest de Blumenau
  5. Praias de Florianópolis
  6. Urubici
  7. Vale Europeu
  8. Balneário Camboriú
  9. Beto Carrero World
  10. Natureza do Sul de Santa Catarina
  11. Santuário Santa Paulina

Serra do Rio do Rastro

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Fonte: Clickrbs

A Serra do Rio do Rastro é indiscutivelmente uma das estradas mais bonitas do mundo, um dos cartões postais de Santa Catarina. As 284 curvas sinuosas pedem cuidado aos motoristas, que são recompensados com paradas nos mirantes para admirar essa incrível estrada.

A Serra do Rio do Rastro é uma parte importante da SC-438, pois liga o Sul até a Serra Catarinense, muito frequentada no inverno, quando a neve pode pintar o local de branco, inclusive a própria estrada.

Confira as melhores dicas de hospedagens na Serra Catarinense!

Veja também nossa indicação de um excelente livro-guia sobre o melhor do turismo no Brasil, incluindo Santa Catarina!


Cavernas de Botuverá

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Fonte: Prefeitura de Botuverá

Um dos pontos turísticos de Santa Catarina menos conhecidos é o Parque das Grutas de Botuverá. No parque está a maior gruta do Sul do Brasil, com 1200 metros de extensão e 20 metros de altura.

Localizado na Região do Vale do Itajaí, a 130 km de Florianópolis, a cidade de Botuverá carrega no nome a importância das formações geológicas, já que Botuverá significa pedra preciosa em tupi-guarani.

O Parque das Grutas de Botuverá é emoldurado por montanhas cobertas de Mata Atlântica, cortadas por nascentes d’água e cachoeiras. Aliás, foi a água que formou a caverna, que depois de 65 milhões de anos, transformou-se no que conhecemos hoje.

As visitas ao Parque das Grutas de Botuverá incluem ver muitas estalactites (estruturas que descem do teto) e estalagmites (estrutura que parecem nascer do chão) nos três salões abertos a visitação. Outros seis salões têm função científica, com proibição de visitas turísticas.

Para mais informações sobre as Cavernas de Botuverá, clique aqui.


Costa Esmeralda

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Praia da Conceição em Bombinhas.

A Costa Esmeralda é um termo usado para designar o belo mar das cidades de Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Só que vou chamar de Costa Esmeralda o litoral de Bombinhas, Porto Belo e Governador Celso Ramos, porque o litoral de Governador Celso Ramos é mais preservado e bonito do que as praias de Itapema.

Essa região é banhada pelo mar protegido da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, uma das melhores regiões para mergulho no país. As praias da Costa Esmeralda têm sua beleza e vida marinha preservadas, principalmente Governador Celso Ramos, que possui uma população pequena.

Se você procura em Santa Catarina um mar muito claro, com tons azuis e verdes incríveis, as praias de Bombinhas e as praias de Governador Celso Ramos são as que você está procurando. Essas cidades são lindas demais e não poderiam fica de fora do post “pontos turísticos de Santa Catarina”!

Confira também as dicas de praias e pousadas para se hospedar em Bombinhas!


Oktoberfest de Blumenau

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Santa Catarina é um estado bem festeiro. O carnaval é comemorado em todos os cantos do estado, mas as festas de Outubro são uma das festas que deram mais visibilidade a Santa Catarina.

A Oktoberfest fez (e faz) com que milhares de turistas de diversos cantos do Brasil venham para Blumenau. Com muito chope, comida saborosa, desfiles nas ruas e bandas alemãs com animação brasileira, a Oktoberfest é um sucesso há mais de duas décadas.

Vale destacar que em outubro há outras festas em Santa Catarina, mas nenhuma delas tem a projeção nacional que a Oktoberfest de Blumenau possui. Descubra muito mais sobre a Oktoberfest e sobre Blumenau no Papo Viagem Podcast!

Confira também as melhores dicas de hospedagens em Blumenau!


Praias de Florianópolis

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Lagoinha do Leste. Fonte: Ecoexperiences

Florianópolis é uma cidade que abriga a Ilha de Santa Catarina, com mais de 40 praias. Há praias mais urbanas, como Canasvieiras e Jurerê Internacional, mas a grande beleza da cidade está nas praias preservadas.

A Praia da Lagoinha do Leste é um paraíso entre a Mata Atlântica, protegida pela mata e pelos morros e, portanto, só acessível por trilha. Outro lugar imperdível é a Ilha do Campeche, com um mar azul inacreditável!

Dunas, ondas e um mar super limpo são atrativos da conhecida Joaca ou Praia da Joaquina. A Lagoa da Conceição merece um passeio, assim como a tranquila Costa da Lagoa. Por fim, mas não esgotando o assunto, a Lagoa do Peri é o lugar ideal para crianças e para quem busca natureza e estrutura.

Todas as belezas de Florianópolis, você pode conhecer no episódio do Papo Viagem Podcast sobre Florianópolis! Não esqueça de conferir o melhor post sobre onde ficar em Florianópolis!


Urubici

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Pedra Furada

Quando o inverno chega ao Brasil, muitos turistas procuram a Serra Catarinense para descansar nos hotéis fazenda da região, assim como esperar a neve, que costuma aparecer algumas vezes. A cidade serrana que possui as paisagens mais incríveis é Urubici.

Atrações como a famosa a Pedra Furada, o Morro da Igreja e Cachoeira do Avencal rendem belas fotos, ainda mais quando há neve. Além das atrações naturais, a Serra Catarinense é um destino para conhecer vinícolas, comer bem e relaxar no friozão que faz por lá no inverno.

Confira dicas imperdíveis sobre as melhores pousadas e hotel fazenda para se hospedar em Urubici!


Vale Europeu

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Igreja em estilo enxaimel em Rio dos Cedros. Fonte: Site Vale Europeu

O termo Vale Europeu se refere às cidades de colonização alemã e italiana do Vale do Itajaí, conhecidas pela arquitetura, cultura e festas com influência europeia. O Vale Europeu engloba aproximadamente 50 cidades, muitas delas pequenas e outras mais conhecidas.

A principal cidade do Vale Europeu é Blumenau, conhecida pela Oktoberfest, como mostramos antes. O Vale Europeu em Santa Catarina se destaca por possuir o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil.

As cervejarias artesanais também se destacam na região. Nada melhor do que beber uma boa cerveja no calor do verão no Vale Europeu. Se você quer conhecer a cidade mais alemã do Brasil, seu destino é Pomerode, terra da Festa Pomerana, de bela arquitetura e comida deliciosa.

Saiba mais sobre o Vale Europeu aqui!


Balneário Camboriú

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Praia de Laranjeiras

Balneário Camboriú é a cidade mais visitada de Santa Catarina, conhecida pela famosa Avenida Atlântica, pelas belas praias e pelo Parque Unipraias.

No Parque Unipraias, os visitantes têm a chance de ver a cidade em quanto faz um passeio de teleférico, em meio a natureza, com várias opções de entretenimento.

As praias de Balneário Camboriú também são atrações imperdíveis, com destaque para as praias afastadas do centro, que são mais preservadas. Depois de um dia de praia, nada melhor do que curtir a noite mais agitada de Santa Catarina em Balneário Camboriú.

Confira também bons hotéis e praias para se hospedar em Balneário Camboriú!


Beto Carrero World

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Localizado no município de Penha, no norte de Santa Catarina, o Beto Carrero World é um parque gigantesco, o maior parque de diversão da América Latina.

Há desde brinquedos para os pequenos até muitos brinquedos radicais. Há ainda zoológico e shows, como o show com carros “Velozes e Furiosos”.

Se você vai viajar com crianças, o Beto Carrero World deve estar no roteiro de lugares para conhecer em Santa Catarina. Confira as melhores hospedagens nas proximidades do Beto Carrero World!


Natureza do Sul de Santa Catarina

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Praia da Ferrugem

A região Sul de Santa Catarina é marcada por praias preservadas, com muita natureza, ondas fortes e visual incrível. As cidades de Garopaba, Imbituba e Laguna formam uma das regiões mais perfeitas para pegar boas ondas e curtir a natureza.

Em Garopaba, a famosa Praia de Ferrugem é imperdível, com uma lagoa e um pequeno rio tranquilos, enquanto o mar mostrar ondas fortes. Há outras praias de Garopaba imperdíveis, assim como praias de Imbituba, com destaque para a Praia do Rosa em Imbituba.

O Farol de Santa Marta, em Laguna, e a Guarda do Embaú, em Paulo Lopes e Palhoça, são dois destinos que também não podem ficar de fora dos pontos turísticos de Santa Catarina.

Saiba também onde ficar em Garopaba!


Santuário Santa Paulina

Pontos Turísticos de Santa Catarina: 11 Lugares para conhecer!

Fonte: Santur

O turismo religioso é uma das formas de turismo que resiste aos problemas econômicos. Em Santa Catarina, o Santuário Santa Paulina é muito procurado por fiéis de todo o Brasil. O Santuário Santa Paulina é o segundo maior centro de peregrinação religiosa do Brasil.

O belíssimo Santuário foi inaugurado em 2006 em homenagem a Santa Paulina, a primeira Santa do Brasil, com capacidade para 3 mil visitantes. O bom é o Santuário Santa Paulina fica muito perto de Florianópolis, apenas 80 km da capital, na bucólica e encantadora Nova Trento.

Além do Santuário, Nova Trento possui vinícolas e locais que vendem produtos caseiros com qualidade e preços acessíveis. Há também cafés coloniais na cidade, que de tão bons deveriam aparecer neste post como um dos pontos turísticos de Santa Catarina.

 

Qual dos pontos turísticos de Santa Catarina você gostaria de visitar? Deixe sua opinião e confira mais posts sobre Santa Catarina aqui!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.