Comidas típicas do Japão: a culinária japonesa

Descubra as 10 mais deliciosas comidas típicas do Japão!

A culinária japonesa é muito rica em ingredientes, sabores e texturas. Cada parte do Japão tem suas próprias comidas típicas, assim como ocorre no Brasil. No post de hoje, nós vamos mostrar 10 deliciosas comidas típicas do Japão. Só não vamos falar do sushi e sashimi, que são velhos conhecidos e amados dos brasileiros.

 

Comidas típicas do Japão

  1. Gyoza
  2. Shabu shabu
  3. Tempura
  4. Ramen
  5. Okonomiyaki
  6. Kare Raisu
  7. Yakitori
  8. Sopa Miso
  9. Tonkatsu
  10. Oden

 

Gyoza

Comidas típicas do Japão

Fonte: Organic Empire

O bolinho mais delicioso do mundo é o gyoza! A massa fina feita de trigo é recheada com carnes, principalmente carne de porco acompanhada de vegetais, gengibre, molho de soja e óleo de gergelim.

O gyoza varia nos tipos de recheios e também nas formas de cocção. O gyoza frito na frigideira e finalizado no vapor, yaki gyoza, é o mais saboroso. Há também o sui gyosa, cozido em água quente e muito utilizado no ramen e em sopas. O age gyoza é frito em imersão no óleo, com a cara de um pequeno pastel.

Vale destacar que o gyoza se originou na China e, devido à proximidade entre os dois países, popularizou-se no Japão e em vários países asiáticos.

 

Shabu shabu

Comidas típicas do Japão

Fonte: Just one cookbook

O shabu shabu é uma forma de comer e preparar carne bem interessante. Finos pedaços de carne, frutos do mar, vegetais e até tofu são instantaneamente cozidos em uma sopa quente. Os pedaços são tão finos, que basta mergulhar a carne para cozinha-la.

Depois de cozidos, os molhos ponzu e de gergelim são a cereja do bolo dessa deliciosa iguaria da gastronomia do Japão!

 

Tempura

Comidas típicas do Japão

Fonte: Sriboga

O tempura é uma das melhores formas de deixar qualquer vegetal irresistível. Vegetais e frutos do mar são imersos em uma massa de farinha de trigo. Logo depois, eles são fritos em óleo quente, formando uma casquinha crocante e fina!

Para acompanhar o tempura, nada melhor do que molho de soja! Vale ressaltar que foram os portugueses que introduziram essa forma de preparo na culinária japonesa, isso no século XVI.

 

Ramen

Comidas típicas do Japão

Fonte: Easy Onigiri

O ramen é mais um caso de prato típico japonês que se originou na China, mas que se japonizou com o passar do tempo. Atualmente, no Japão há milhares de restaurantes especializados em ramen.

O ramen se assemelha a uma sopa, onde cada ingrediente tem seu lugar no prato. O macarrão de trigo segue o estilo chinês e há diversos acompanhamentos, como algas, carne de porco e ovos cozidos. O caldo varia muito, desde miso até caldos de carne e de legumes.

 

Okonomiyaki

Comidas típicas do Japão

Fonte: Tofugu

Okonomiyaki é um prato muito popular no Japão, por ser muito fácil de fazer e ficar ao gosto do cliente. O okonomiyaki é semelhante a uma panqueca japonesa, mas onde são acrescentados os mais diversos ingredientes.

Nos restaurantes, o okonomiyaki é feito na frente do cliente, que escolhe os vegetais e carnes que quer na sua panqueca. Há várias versões do okonomiyaki, não só no formato panqueca.

 

Kare Raisu

Comidas típicas do Japão

Fonte: Kao Ta Na

O curry é uma mistura de especiarias típica da Índia, mas que se espalhou por todo o mundo. Há séculos o curry é utilizado na gastronomia japonesa, um dos pratos com curry mais conhecidos é o kare raisu.

O kare raisu é um cozido de carnes (bovina, suína ou frango) com curry e vegetais. Os vegetais mais utilizados são a cenoura, a cebola e a batata. O kare raisu é uma das comidas típicas do Japão que pode ser feita em qualquer lugar do mundo, porque os ingredientes são fáceis de encontrar.

 

Yakitori

Comidas típicas do Japão

Fonte: The French Cellar

O yakitori é um espetinho de frango normalmente servido em festivais e restaurantes especializados. Em muitos países do Ásia, os espetinhos de frango fazem sucesso, mas no Japão os espetinhos também são petiscos para o happy hour.

 

Sopa Miso

Comidas típicas do Japão

Fonte: Seriouseats

Simples, leve e aconchegante são as melhores definições para a sopa miso. A sopa miso é feita a partir de caldo de peixe e de pasta de miso (soja fermentada). Cebolinha, algas e tofu podem estar presentes nessa sopa, ideal para começar uma boa refeição.

 

Tonkatsu

Comidas típicas do Japão

Fonte: Youtube

O tonkatsu é um filé de porco à milanesa, frito por imersão. A combinação simples de carne suína, milanesa e molho adocicado faz o tonkatsu ser uma das comidas típicas do Japão mais conhecidas.

Para acompanhar o tonkatsu, o arroz é fundamental e, às vezes, até mesmo o kare raisu.

 

Oden

Comidas típicas do Japão

Fonte: Jpn info

Oden é um combinado de pequenas delícias, como bolinhos de peixe, rabanete, ovos cozidos, algas, que são cozidos lentamente em uma sopa de molho de soja e de caldo de peixe. No inverno, o oden faz o maior sucesso!

 

Extra: Yakiniku

Comidas típicas do Japão

Fonte: Pinterest

Como extra para o post de hoje, quero mostrar o yakiniku, que defino como o churrasco japonês imperdível! As carnes muito finas são grelhadas pelos clientes na mesa, deixando a carne super fresca e deliciosa. É uma experiência que conquista os carnívoros!

 

Espero que você tenha gostado dessas delícias que são as comidas típicas do Japão! Confira também o episódio do Papo Viagem Podcast sobre o Japão!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.