Menu
Ásia

Quando ir ao Japão? A Melhor Época do Ano para Viajar ao Japão

Atualizado em: 8 de fevereiro de 2020

O Japão é um país com paisagens diversas e atividades turísticas para todos os gostos. Mas por ser um destino caro e longe do Brasil, quando ir ao Japão é uma questão relevante no planejamento dos viajantes brasileiros.

Como o país tem as quatro estações bem definidas, é importante entender quais épocas do ano têm mais a ver com a intenção da sua viagem ao Japão e também com seus gostos!

Quando ir ao Japão? A melhor época do ano para viajar ao Japão

Quando ir ao Japão? A melhor época do ano para viajar ao Japão
Fonte: Pixabay

Como falamos, o Japão é um país diverso em natureza, inclusive tendo regiões com climas diferentes em um mesmo mês.

Por exemplo, quem viaja para Okinawa, no extremo sul, deve saber que as temperaturas são mais quentes do que em Tóquio, que fica no centro.

Da mesma maneira, as cidades no extremo norte têm invernos mais longos e rigorosos.

Porém de maneira geral, podemos dividir os meses sobre quando ir ao Japão da seguinte forma:

Melhores meses para visitar o Japão

Janeiro e fevereiro são meses com poucos turistas nas cidades grandes por causa do frio, mas há muitos turistas que vão ao Japão nessa época para praticar esportes de neve nos resorts nas montanhas.

Do final de março ao começo de abril é a época da floração das cerejeiras (sakura), sendo um período com muitos visitantes e preços das hospedagens mais altos. Inclusive, essa é a época preferida dos casais em lua de mel.

Porém, lembre-se que a floração das cerejeiras varia de acordo com a região, quanto mais ao sul, mais cedo ela acontece, quanto mais ao norte, mais tarde ocorrerá.

Além disso, a floração é um fenômeno natural que depende de muitos fatores, então, não dá para prevê-la com certeza absoluta.

Relembrando que do final de março ao começo de abril é uma das épocas mais caras e lotadas para visitar o Japão!

Uma boa época para ir ao Japão é no final de abril e no mês de maio, quando o clima é bom em termos de temperatura e chuvas e são meses fora da alta estação.

Saiba que na primavera podem ocorrer dias mais friozinhos e vários dias na casa dos 20 °C, excelentes para turistar.

Apesar de junho, julho e agosto serem meses onde são realizados os matsuri (festivais) e os fogos de artifício, viajar ao Japão nessa época costuma ser traduzido em calor e chuva, inclusive com dias passando dos 30 °C.

Na nossa opinião, sempre vale a pena evitar o período de maior chuva, a não ser que sua intenção seja conhecer as praias japonesas.

Vale mencionar que junho e julho são os meses mais chuvosos do ano inteiro. Aliás, a época de tufões vai de maio até outubro e afeta principalmente a parte sul do país.

Já a segunda metade de setembro, apesar de ainda ser quente, conta com menos turistas, porque a época de férias (verão) já passou.

Uma época para ir ao Japão excelente é de outubro a novembro, quando o clima não é quente e nem chuvoso. As paisagens ficam cinematográficas com o cair das folhas avermelhadas.

Os viajantes que aguentam um pouco mais o frio podem visitar o Japão no começo de dezembro, porém no final do ano as festas de Ano Novo atraem muitos turistas.

Vale mencionar que em qualquer época do ano, quando há um feriado, os japonese fazem turismo interno, o que pode impactar nos preços das hospedagens e no movimento das cidades.

O site Time and Date apresenta os feriados japoneses para cada ano.

O que é preciso para viajar ao Japão?

Fonte: Pixabay

Além de decidir quando ir ao Japão, há várias etapas para tornar a viagem possível. Uma das mais importantes é tirar o visto.

O visto para o Japão deve ser pedido de acordo com a quantidade de vezes que você for entrar no país (uma entrada, dupla entrada ou múltiplas entradas).

Vale ressaltar que o custo para tirar o visto para o Japão é de R$ 97 para uma entrada e de R$ 194 para dupla entrada ou múltiplas entradas.

Para mais informações, acesse o site da Embaixada do Japão no Brasil.

Lá está disposto o passo a passo para obter o visto, como documentos requeridos, além do local que você deve se apresentar com os documentos.

Por exemplo, quem reside no Sul do Brasil deve ir ao Consulado do Japão em Curitiba.

Além do visto, vale a pena ter o Certificado de Vacinação contra Febre Amarela.

Mesmo não sendo exigida no Japão, é fundamental tomar a vacina para sua proteção, ainda mais se você for continuar a viagem pelo Sudeste Asiático.

Ainda no tema saúde e segurança, é imprescindível contratar um bom seguro viagem, seja porque o Japão é um dos países mais caros em termos de médicos e hospitalares ou devido aos fenômenos naturais adversos.

Leia nosso artigo especial sobre como escolher o melhor seguro viagem ao Japão ou faça a cotação da apólice no site comparador Seguros Promo com cupom de desconto já incluso.

Conclusão sobre quando ir ao Japão

Qual é a melhor época para ir ao Japão?

A melhor época para ir ao Japão é na primavera e no outono, especificamente entre final de março até maio e de meados de setembro até novembro.

Quando não ir ao Japão?

As piores épocas para visitar o Japão são em junho e julho, devido ao calor e as chuvas. No inverno (janeiro e fevereiro principalmente), o turismo é focado em resorts nas montanhas.

Esperamos que as dicas sobre a melhor época para viajar ao Japão tenham sido úteis! Confira também nossas dicas essenciais para contratar um Seguro Viagem ao Japão realmente bom!

Boa viagem!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.