As regras de gorjeta variam muito ao redor do mundo, o que tornam as gafes nos restaurantes mais comuns entre os turistas. No Brasil, estamos acostumados com os 10% na conta final, mesmo que o serviço seja ruim. Em muitos países do Extremo Oriente, dar gorjeta não é incentivado, é algo rude de se fazer.
Para você não entrar em roubadas, é recomendado saber minuciosamente quais são as regras de gorjeta do seu próximo destino de viagem. Vale dar a dica de que se o serviço é ruim, a gorjeta em dinheiro pode ser negada. Confira abaixo as regras de gorjeta de 27 países!
Regras de gorjeta ao redor do mundo
- África do Sul
- Alemanha
- Argentina
- Austrália
- Chile
- China
- Cingapura
- Croácia
- Espanha
- Estados Unidos
- França
- Grécia
- Indonésia
- Irlanda
- Itália
- Japão
- Malásia
- Nova Zelândia
- Portugal
- Reino Unido
- República Tcheca
- Suécia
- Tailândia
- Turquia
África do Sul
Na África do Sul, o comum é dar a gorjeta diretamente ao garçom/garçonete, uma taxa entre 10% a 15% é recomendada.
Contudo, vale a pena ficar atento à discriminação dos gastos na conta, para ver se não há outra taxa de serviço embutida.
Alemanha
É comum que a gorjeta não esteja incluída na conta nos restaurantes da Alemanha. Assim, caso o serviço seja bom e você esteja em um restaurante, recomenda-se uma gorjeta de 5% a 10%.
É muito comum arredondar o valor da conta. Nos bares, apenas o arredondamento já está de bom tamanho, isso quando o serviço é adequado.
Austrália e Nova Zelândia
Na Austrália e Nova Zelândia, os garçons e garçonetes recebem salários razoáveis. Assim, a gorjeta deve ser deixada quando o serviço é excepcional, normalmente em jantares em restaurantes requintados, sendo aproximadamente 10% da conta.
Na maioria dos restaurantes e bares, não é preciso deixar gorjeta nos países da Oceania!
Argentina
Na Argentina, quando o serviço é normal, ou seja, um atendimento padrão, costuma ser dado 10% de gorjeta, diretamente ao garçom/garçonete. Por isso, a gorjeta deve ser dada em dinheiro.
Confira mais informações no episódio do Papo Viagem Podcast sobre Buenos Aires!
Chile
As regras da gorjeta no Chile são simples. Nos restaurantes chiques, pode-se cobrar o couvert para a manutenção da qualidade do serviço, como na Itália.
Nos restaurantes comuns, os estabelecimentos sugerem 10% do valor final da conta.
Lembre-se de que é apenas uma sugestão, se o serviço for ruim é melhor não dar nada.
Confira dicas para economizar no artigo melhores bairros para se hospedar em Santiago!
China
Assim como em outros países asiáticos, na China a gorjeta não é comum, não sendo incentivada. Se você se hospedar, jantar e beber em lugares frequentados por locais, não é preciso deixar um dinheirinho a mais.
Em hotéis e restaurantes luxuosos, voltados para atender os turistas, tornou-se comum uma gorjeta de 10% a 15%.
Croácia
Na Croácia, as gorjetas não estão incluídas na conta. Em lugares simples, uma gorjeta pequena, em torno de 5% está de bom tamanho.
Em restaurantes sofisticados, deve-se deixar uma porcentagem maior, recomenda-se 10%.
Veja dicas sobre quanto custa viajar para a Croácia e como economizar!
Espanha e Portugal
Na Espanha e em Portugal, a gorjeta não está incluída na conta. Mas isso não significa que você deve deixar gorjetas em todos os lugares. Em restaurantes simples e bares, não é esperado que o cliente dê gorjeta.
Em jantares à noite, se o serviço for bom, podem ser dados 1 ou 2 euros de gorjeta. Também é comum arredondar a conta.
Cuidado com o couvert, que só aparece na conta quando se come os petiscos oferecidos.
Estados Unidos
Nos EUA, é comum pagar gorjetas de 20% em restaurantes e bares. Isso se deve ao fato dos garçom/garçonete dependerem desse dinheiro para conseguir um salário razoável.
Assim, quando o serviço for espetacular, a gorjeta esperada é ainda maior.
Saiba mais sobre o complexo sistema de gorjeta nos Estados Unidos!
França
Na França, a gorjeta costuma estar incluída na conta, em torno de 15%. Se você estiver em um restaurante ou sentado em um bar sofisticado é comum dar ao garçom 1 ou 2 euros.
Uma soma maior, somente em caso de um atendimento realmente espetacular e em um lugar requintado, afinal na conta já está incluída a taxa de serviço.
Grécia
Na Grécia, há uma regra interessante, se sua conta for pequena, 10% de gorjeta não pesarão no bolso. Caso contrário, 5% já estão de bom tamanho.
Indonésia
Na Indonésia, principalmente em Bali, nos restaurantes legalizados, a taxa de serviço é de 10%, somando-se a 10% de taxa governamental.
Em muitos restaurantes simples, essas taxas não são aplicadas.
Descubra Bali no Papo Viagem Podcast!
Irlanda e Reino Unido
Na Irlanda e Reino Unido, apenas quando o atendimento for excepcional, recomenda-se deixar 10% de gorjeta.
Fique atento porque pode ser cobrada uma taxa de serviço na conta, então, não é necessário deixar nada a mais.
Itália
Na Itália, paga-se o couvert nos restaurantes. Mesmo que você não coma os aperitivos oferecidos, o couvert aparecerá na sua conta, com um valor fixo em euros por pessoa.
O couvert não é considerado gorjeta, por isso nos restaurantes não é comum deixar nada a mais. Nos bares, é mais raro ainda pagar taxa de serviço.
Veja nosso artigo completão sobre onde ficar em Veneza barato!
Japão
Na sociedade japonesa, a gorjeta não é comum. Assim, vale a dica dada na seção da China: se você está em um local frequentado por locais, não pague taxa de serviço, você pode ofender seus anfitriões sem querer.
Saiba onde se hospedar em Tóquio nos melhores bairros.
Malásia e Cingapura
Assim como na Indonésia, na Malásia e Cingapura, a taxa de serviço já está inclusa na conta, apenas em casos de ótimo atendimento deixe algo a mais.
Oriente Médio
Na maioria dos países do Oriente Médio, como Egito, Dubai e Israel, as gorjetas estão incluídas na conta. Apenas quando o serviço for acima da média, podem ser deixadas algumas moedas.
Na Arábia Saudita, a gorjeta não está incluída na conta, espera-se de 5% a 10%. Nos Emirados Árabes, a regra de gorjeta dos EUA se aplica.
República Tcheca
Na República Tcheca, é comum ser cobrada uma taxa de serviço, mesmo assim, recomenda-se deixar uma gorjeta, de no máximo 15%, quando o atendimento for muito bom.
Suécia
Muitos restaurantes já incluem uma taxa de serviço na conta final, que é dividida com o staff no final da noite.
Nos bares, não são esperadas gorjetas. Isso deriva dos bons salários que os garçons e garçonetes recebem, consistente com o treinamento que possuem.
Tailândia
Na Tailândia, não é comum deixar gorjetas de modo geral, em táxis ou hotéis, a não ser que alguém te ajude.
Deixe apenas uma pequena contribuição se o atendimento for excelente em restaurantes sofisticados. Se você for a restaurantes que são usualmente frequentados por locais, as gorjetas não são necessárias.
Descubra a paradisíaca Koh Phi Phi!
Turquia
Na Turquia, há muitos restaurantes simples, apenas para fazer um lanche. Nesses restaurantes, as gorjetas não são necessárias, apenas em lugares mais sofisticados, principalmente em jantares. Uma taxa razoável para um bom atendimento é de 10%.
Saiba o melhor sobre o que fazer em Istambul!
Fontes: CN Traveler e The Guardian.
Gostaram das dicas? Então, saiba como economizar no seguro viagem com o Seguros Promo!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
1 comentário
É uma maneira certa de explicação. Muito bom.