Menu
Itens para Viagem / Listas

Livros de Viagem: 15 Livros de Ficção Lidos e Aprovados

Atualizado em: 20 de maio de 2020

O viajante que gosta de planejar suas próprias férias costuma ser um leitor e curioso por natureza. Afinal, viajar e ler têm tudo a ver. Quando não dá para tirar férias, os livros de viagem são ótimas companhias.

Como eu procuro sempre estar lendo algum livro de ficção, separei 15 livros que li recentemente (últimos 2 anos) e que têm o cenário ou a cidade como relevantes ao roteiro, fazendo o leitor também viajar por locais conhecidos ou que talvez você fique com vontade de visitar.

A minha lista de livros de viagem é bem eclética, mas todos são ficção em prosa.

Vale dizer que mesmo durante uma viagem eu continuo lendo. Como tenho o kindle, é fácil aproveitar os momentos no aeroporto e até no avião para colocar a leitura em dia e sair do tédio desses momentos.

Vale dizer que costumo ler guias de viagem também por meio do kindle, inclusive eu escrevi um Guia de Viagem sobre a Cidade do México para esse formato de e-reader.

Como cada vez mais é preciso viajar leve, seja por economia com bagagem ou porque ninguém mais aguenta se atrapalhar com tantas malas, o kindle anda bastante em alta para os viajantes leitores.

Dos 15 livros de viagem apresentados a seguir, eu li 13 no kindle.

Vamos a lista dos 15 livros de viagem de ficção!

15 Livros de Viagem de Ficção

O Jardim Secreto – Frances Hodgson Burnett

Livros de Viagem: 10 Livros de Ficção Lidos e Aprovados

O livro O Jardim Secreto foi escrito para o público infantojuvenil em 1910, de autoria de Frances Hodgson Burnett.

A adaptação ao cinema da década de 1990 marcou a infância de muitos, inclusive a minha. 20 anos após eu ter assistido ao filme, resolvi ler o romance original em inglês.

O Jardim Secreto tem como personagem principal Mary Lennox, uma órfã rica e sem limites, criada na Índia, onde todas as suas vontades eram obedecidas.

Com a morte de seus pais (sempre ausentes), a menina de gênio insuportável é mandada para o interior da Inglaterra para viver com seu tio deprimido e com um primo que consegue ser mais mimado do que ela.

Através do jardim secreto e da vida simples no campo (representada pelo menino camponês Dickon) é que as crianças passam a viver como crianças, livres na natureza.

Ambos, natureza (o jardim) e seres humanos renascem juntos. Tudo isso se passa no interior da Inglaterra, onde cenário é fundamental para o enredo.

Saiba mais sobre O Jardim Secreto!

Um ano na Provence – Peter Mayle

Um ano na Provence é um livro que faz o leitor viajar para a Provença, uma região no Sul da França conhecida pelas vilas históricas, muita beleza nas paisagens e também pela comida de qualidade.

Esse livro conta o primeiro ano do autor (um inglês) vivendo na Provença, onde ele adquiriu uma casa, que motivou muitas de suas histórias, seja pela reforma infindável ou pelo vinhedo e outras aventuras que teve que participar.

Um ano na Provence sempre deixa o leitor com muita fome, afinal, a mesa dos franceses do Sul sempre está cheia de muitos pratos diferentes. E o autor sabe muito bem como instigar o leitor a querer participar do banquete.

Mas nem tudo são flores. Aquela terra ensolarada e produtiva dá lugar ao tenebroso vento mistral no invento. Ele é mencionado várias vezes. Então, não o subestime durante sua passagem pelo sul da França.

Como o livro foi escrito no começo dos anos de 1990, muita coisa mudou na região, mas ainda continua sendo um dos lugares mais bonitos da França, com mesa farta e tempo excelente para turistar.

Saiba mais sobre o livro Um Ano na Provence!

O Estrangeiro – Albert Camus

Livros de Viagem: 10 Livros de Ficção Lidos e Aprovados

O Estrangeiro é um livro pequeno e fácil de ler, porém muito complicado de digerir.

O cenário de fundo para o protagonista Meursault nos deixar incrédulos é a Argélia, antiga colônia da França e local onde Albert Camus viveu muitos anos.

Um protagonista completamente alheio à humanidade faz o leitor não conseguir parar de ler, até mesmo quando os acontecimentos mais chocantes são mencionados.

Sem dúvida, O Estrangeiro é um livro que vale a pena ler e que ficará na sua mente por um bom tempo.

Saiba mais sobre o livro O Estrangeiro!

Os Maias – Eça de Queirós

Os Maias é um dos livros de viagem presentes nesta lista mais focados no cenário. Quase tudo acontece em Lisboa, onde vivem os Maias.

O livro trata de três gerações masculinas da família Maia, com destaque para o último deles, Eduardo da Maia.

Apesar de ser um calhamaço que aborda a vida cotidiana burguesa, com muitas menções a pontos de referência que ainda existem em Lisboa, Os Maias é um livro que prende o leitor através de suas tragédias.

Eu não costumo ler livros tão longos como esse, mas garanto que Eça de Queirós alcançou seu objetivo e segurou o leitor muito bem, além de perturbá-lo bastante!

Vale a pena entender onde ficam as praças, estações de trem e outros monumento de Lisboa antes de ler Os Maias.

Saiba mais sobre o livro Os Maias!

A Morte em Veneza – Thomas Mann

A Morte em Veneza - Thomas Mann

A Morte em Veneza é uma novela (é menor do que um romance em tamanho) de Thomas Mann muito famosa, escrita por um autor que não é nada fácil de ler.

Esse livro pequeno é especialmente difícil porque traz elementos da própria vida do autor, afinal, o personagem principal é um escritor famoso de meia idade (com crise de inspiração).

Veneza aparece como um contraponto às expectativas dos turistas, uma cidade pantanosa e calorenta.

No verão, a cidade lembra bem mais um pântano impossível de viver do que um cenário romântico.

A Morte em Veneza é um livro com muitas camadas, um desafio para os leitores comuns, mas que vale a pena ser encarado.

Saiba mais sobre a novela A Morte em Veneza!

A Volta ao Mundo em 80 dias – Jules Verne

A Volta ao Mundo em 80 dias é um livro de aventura que vale a pena ser lido pelos amantes de viagem.

O metódico Mr. Phileas Fogg e seu empregado recém contratado Passepartout participam dessa aventura por causa de uma aposta.

Passepartout faz o tipo atrapalhado que todo o leitor ama e Mr. Phileas Fogg é sempre muito reservado e confiante, mesmo nas situações mais desesperadoras.

O leitor amante de viagens vai se chocar com as dificuldades e os desafios em se fazer uma viagem de volta ao mundo. Cada etapa é cheia de contratempos e qualquer deslocamento leva dias.

É claro que a forma como Jules Verne conta esse roteiro faz o leitor se prender aos acontecimentos, mas nos mostra como viajar mudou radicalmente nos últimos séculos.

Saiba mais sobre o livro A Volta ao Mundo em 80 dias!

Anne de Green Gables – Lucy Maud Montgomery

Anne de Green Gables - Lucy Maud Montgomery

Anne de Green Gables é um dos livros mais importantes do Canadá, ambientado no cenário exuberante da Ilha do Príncipe Eduardo, na costa atlântica do país.

Anne é uma menina órfã que acaba sendo levada (por engano) para viver em uma fazenda.

Apesar de uma infância muito difícil, a menina cheia de personalidade consegue colorir o mundo ao seu redor, além de capturar o coração de todos (ou quase), incluindo o leitor.

Anne de Green Gables hoje é considerado um livro infantojuvenil, mas com qualidade suficiente para todas as idades.

Depois de ler esse livro, você vai querer ir à Ilha do Príncipe Eduardo, que a cada estação apresenta um cenário diferente, palco das aventuras de Anne.

No Brasil, a série da Netflix Anne com E fez o maior sucesso. Eu vi alguns episódios da série, mas o livro me apaixonou muito mais.

Saiba mais sobre o livro Anne de Green Gables!

Mrs Dalloway – Virginia Woolf

Mrs Dalloway se desenrola em apenas um dia pelas ruas e parques de Londres, uma das melhores cidades para turistar em todo o mundo.

É em Londres que tudo acontece, apesar da cidade não ser o foco da narrativa.

O livro vai do passado até ao que se passa na mente de Mrs Dalloway no presente, uma típica representante da elite britânica no pós Primeira Guerra Mundial.

Outro personagem que se destaca é Septimus, um soldado traumatizado pela guerra.

Mrs Dalloway não é um livro fácil de ler, muito menos de digerir, porque há muitos traumas e arrependimentos por parte dos personagens, principalmente dos dois que mencionei antes.

Saiba mais sobre o livro Mrs Dalloway!

Viagem ao Centro da Terra – Jules Verne

Viagem ao Centro da Terra - Jules Verne

Viagem ao Centro da Terra apresentou ao mundo as aventuras do jovem Axel e seu tio, o Professor Otto Lidenbrock.

A Islândia é palco do livro, apesar da maioria dos acontecimentos se passar quilômetros abaixo da superfície. Mas o leitor consegue sentir o ambiente diferente e primitivo da natureza islandesa.

Eu gostei mais do A Volta ao Mundo em 80 dias, porque é mais focado na viagem e seus contratempos.

Na Viagem ao Centro da Terra, os contratempos não faltam, porém há um foco na geologia e o Professor Otto Lidenbrock me irritou muitas vezes. Mesmo assim é um livro surpreendente!

Saiba mais sobre o livro Viagem ao Centro da Terra!

Por Quem os Sinos Dobram – Ernest Hemingway

Por Quem os Sinos Dobram é um calhamaço fácil de ler, marcante e que me fascinou.

A escrita de Hemingway é direta, mas consegue te conectar, assim como os personagens.

O cenário é a Espanha na Guerra Civil e em várias passagens fica claro como o autor amava esse país, sua gente e seus costumas.

A Espanha não é só o cenário, ela é fundamental para o roteiro, uma conexão entre o real e o ficcional.

Algo que gostei muito é que várias palavras continuam em espanhol, o que faz a imersão ser mais profunda.

O cenário é o interior do país, mas há diversos momentos em Madrid e nas touradas que são recordadas pelos personagens.

Saiba mais sobre o livro Por Quem os Sinos Dobram!

O Museu da Inocência – Orhan Pamuk

O Museu da Inocência – Orhan Pamuk

Na obra de Orhan Pamuk, a cidade de Istambul é a personagem principal, principalmente no livro O Museu da Inocência.

É nessa obra que você vai ver Istambul enquanto lê, já que Pamuk é um escritor visual, conseguindo descrever belas cenas no Bósforo e em vários bairros da cidade. Por isso, esse é um dos melhores livros de viagem.

Além do primeiro amor entre os personagens principais (e que dura a vida inteira), você conseguirá entender como era a elite turca nos anos 70 e 80, assim como o clima político instável desse período.

Vale mencionar que os objetos do dia a dia são importantes no livro e saíram das páginas para formar um museu de verdade, que você pode visitar em Istambul, o Museu da Inocência.

Pamuk foi genial e ousado em trazer os objetos da ficção para a realidade.

Aliás, em cada cópia do livro O Museu da Inocência há um “ticket” para você conhecer o museu.

O Museu da Inocência me tocou profundamente. Acho que continuarei a pensar sobre tudo que aconteceu no livro por muito tempo.

Saiba mais sobre o livro O Museu da Inocência!

Capitães da Areia – Jorge Amado

Capitães da Areia é um dos livros mais conhecidos de Jorge Amado, célebre escritor baiano que tantas vezes retratou seu estado.

O palco desse livro é Salvador, principalmente na zona portuária na Cidade Baixa, local onde se escondem os Capitães da Areia, um bando de meninos abandonados que faz pequenos furtos para sobreviver.

A Cidade Alta também aparece, afinal, a elite da cidade morava nessa região nos anos 30.

Capitães da Areia não é um livro fácil, porque a realidade daqueles meninos é dura demais, mas essa é a intenção do livro, fazer uma forte crítica social.

Saiba mais sobre o livro Capitães da Areia!

Todas as Cores do Céu – Amita Trasi

Todas as Cores do Céu – Amita Trasi

Todas as Cores do Céu é um livro que retrata a vida urbana e caótica de Mumbai e também o interior da Índia, tradicional e cheio de crendices.

O enredo cruza a vida de duas meninas, uma pobre, destinada a um ritual que poderia destruir sua vida, e outra de classe média, que tem uma vida boa e tranquila.

É complicado escrever sobre esse livro sem dar spoilers, mas posso dizer que muitos aspectos negativos da Índia ficam em evidência. Então, é preciso ter nervos fortes mesmo!

Assim como em Por Quem os Sinos Dobram e O Museu da Inocência, várias palavras estrangeiras ficam no original, que ajudam a transportar o leitor para a Índia, sendo uma excelente opção entre os livros de viagem.

Saiba mais sobre o livro Todas as Cores do Céu!

Dois livros sobre o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro foi a cidade mais importante do Brasil por séculos. Ainda hoje é a porta de entrada para os turistas estrangeiros, mas divide relevância com a capital econômica, São Paulo.

Há muitos livros que usam bairros, morros, bondes, praias e diversos cenários do Rio.

Vou recomendar dois livros de leitura fácil e ágil que se passam no Rio de Janeiro.

O primeiro deles é A Vida Invisível de Eurídice Gusmão da escritora Martha Batalha, que foi inclusive adaptado ao cinema.

Essa obra traz bairros emblemáticos, como Santa Tereza, como locais onde as personagens (elas são o foco) vivem nos anos de 1940.

Saiba que a vida invisível é a vida da típica mulher de classe média naquela época, sem nenhuma perspectiva de viver de outra forma que não seja a tradicional.

A Falência de Júlia Lopes de Almeida mostra Rio de Janeiro 50 anos antes, recém-saído do Império e da escravidão “formal”.

Publicado em 1901, A Falência reconstrói o microcosmos daqueles anos de auge do preço do café, além de muitos problemas pessoais na elite (novos-ricos, principalmente), sem contar a falência que dá nome ao livro.

Nesse romance, as personagens são centrais para o enredo e são elas que têm suas personalidades mais detalhadas.

Espero que você tenha gosta da minha lista de livros de viagem! Saiba que assim que eu tiver lido outros, a lista crescerá mais ainda!

Veja também outras resenhas de livros que já publicamos no site!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.