Menu
Itens para Viagem

Os Alemães, sobre o livro da Editora Contexto

Os Alemães faz parte da Coleção Povos e Civilizações da Editora Contexto, uma série de livros que traz aos leitores brasileiros muita informação sobre países e povos de vários continentes. Alguns deles habitam o imaginário do brasileiro, como os alemães, e outros estão muito distantes de nós, como os indianos.

Os Alemães é uma obra de Vinícius Liebel, historiador brasileiro que pesquisa um dos períodos mais difíceis da história alemã, a primeira metade do século XX. Além de todo conhecimento acadêmico, Vinícius Liebel viveu na Alemanha, por isso o livro apresenta muitos aspectos da cultura e dos costumes do país.


Os Alemães, Editora Contexto

Os Alemães, sobre o livro da Editora Contexto
Adaptação da capa do livro. Fonte: Editora Contexto

A primeira coisa que faço antes de começar a ler um livro é analisar o sumário. Os Alemães tem um sumário super tentador, porque quase a metade do livro é dedicada aos assuntos mais culturais e outros que os brasileiros têm muita curiosidade, como literatura, comidas, cidades importantes, entre outros.

Os capítulos iniciais são fundamentais para que o autor chegue ao seu objetivo, que é focar na construção histórica que levou os alemães a serem quem são hoje.

No final do livro, o leitor vai ter uma resposta concreta de quem são os alemães além dos estereótipos. O livro consegue chegar ao seu objetivo, sem ser uma leitura pesada.  

O livro traz um bom apanhado sobre a mitologia germânica, porém são ainda melhores as seções sobre os “povos bárbaros” na época do Império Romano e como eles se tornaram imperadores.

Os capítulos seguintes ajudam o leitor a conhecer mais sobre a Alemanha, que ainda não era Alemanha formalmente.

Conhecer seus rios mais importantes, as cidades mais marcantes e até mesmo as comidas, que podem ser novidade para alguns ou comuns para outros, acrescenta muito durante a leitura.

Sem dúvida, um dos pontos altos do livro é o capítulo “o que faz a Kultur alemã?”, com destaque para a importância da língua e da literatura e como o cinema refletiu a realidade nos períodos caóticos.

Ciência, sociologia e filosofia também são importantes nesse capítulo, que merece bastante atenção aos ser lido.

Os capítulos seguintes seguem uma ordem cronológica, da unificação em 1871 até os dias de hoje. São capítulos com muita informação sobre períodos bem conturbados, como a República de Weimar, o Terceiro Reich e o Holocausto.

O autor enfatiza o uso do ódio, da crise e da paranoia, além da pseudociência, para a construção de um dos períodos mais sombrios da história da humanidade. Isso tudo ocorreu em um dos países mais avançados da civilização ocidental, lar de pensadores brilhantes, que mudaram o mundo em diversas áreas.

A seção sobre as bases do antissemitismo apresenta elementos desconhecidos para muitos leitores brasileiros que não estão acostumados com esse tema.

O capítulo sobre a Guerra Fria nos mostra como eram as duas Alemanhas no período e como ocorreu a queda do muro de Berlim.

O que vem depois é muito mais interessante e, eu acredito, difícil de escrever. O capítulo “depois da queda” aborda o senso de responsabilidade que os alemães têm sobre diversas áreas.

A seção dedicada às alemãs é muito interessante, porque mostra as realidades diferentes que elas viviam nas duas Alemanhas e como a mulher alemã de hoje se tornou uma mulher de luta.

O fechamento do livro é leve e gostoso de ler, fala sobre a relação do Brasil com a Alemanha, sem ser extenso demais.

Eu gostei muito de ler o livro Os Alemães, porque ele foi além dos períodos conturbados do século XX.

Aprendi muito sobre vários aspectos da cultura alemã e fiquei com vontade de conhecer várias cidades descritas no livro, assim como ler vários autores famosos do país.

Os capítulos sobre desde a unificação até o Holocausto permitem também uma reflexão do leitor e dão ênfase a importância da luta contra o ódio e a discriminação, principalmente quando começam a ser usados por partidos políticos para conseguir votos.

Os capítulos de fechamento desconstroem em definitivo os clichês sobre os alemães e podem fazer o leitor querer ser um pouquinho alemão!


Como adquirir o livro Os Alemães?

Caso você tenha interesse em comprar o livro Os Alemães, utilize o nosso link afiliado.

Agradecimentos à Editora Contexto por ter nos enviado um exemplar do livro “Os Alemães”.

Veja também nossa resenha sobre o livro Os Mexicanos!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.