É inegável a atração dos turistas brasileiros por Portugal. Comida, monumentos históricos e até mesmo as praias fazem esse pequeno país ibérico ser um dos mais procurados pelos brasileiros no exterior.
O livro Os Portugueses preenche uma lacuna entre o desejo de visitar Portugal e a falta de conhecimento da maioria sobre a história do país, tanto antiga quanto mais recente.
A historiadora Ana Silvia Scott escreveu Os Portugueses a partir de sua experiência como pesquisadora sobre a relação luso-brasileira, mas também por que morou em Portugal por anos.
Esse livro faz parte da extensa coleção Povos & Civilizações da Editora Contexto, da qual já resenhamos Os Colombianos, Os Mexicanos e Os Alemães. Também temos uma resenha sobre o livro Estados Unidos na Prática.
Como é o livro Os Portugueses?
Os Portugueses não é um livro pequeno, até por que se dedica a um país com história muito antiga, desde a época romana até os dias de hoje.
São pouco mais de 400 páginas dividas em dois grupos. A primeira parte traz elementos que ajudam a entender o que é ser português, as relações conosco e com o vizinho (Espanha), além de questões mais atuais, como migração.
Já a segunda parte é focada na história de Portugal, desde a história antiga, passando pelo império até décadas atrás, que costumam ser pouco conhecidas pelos brasileiros.
As primeiras seções do livro Os Portugueses já prendem o leitor, porque fazem um apanhado da visão dos portugueses sobre os brasileiros e como essa visão mudou no decorrer dos séculos.
A autora consegue explicar em detalhes o porquê da relação entre portugueses e brasileiros ter mudado tanto.
Também não faltam fatos curiosos sobre como o Brasil influenciou os portugueses nos últimos anos.
O segundo capítulo apresenta o Portugal dos contrastes internos, desde o ponto de vista geográfico (norte e sul) até a organização social em cada região..
Sem dúvida, esse capítulo exibe um país mais complexo internamente do que podemos supor quando se observa apenas o tamanho de Portugal.
O terceiro capítulo é mais histórico e focado na importância do mar e em como a navegação mudou os rumos do pequeno reino para sempre.
É claro que a consequência mais nefasta da navegação é mencionada, a escravidão. Contudo, a amplitude das trocas comerciais portuguesas nos quatro cantos do mundo também recebe destaque.
O quarto capítulo foi um dos meus preferidos porque nos apresenta a relação milenar entre Portugal e Espanha, que já foi uma grande ameaça no passado.
A autora vai além do passado, mostrando como os dois países estão ligados atualmente e trazendo elementos para entender o futuro das relações ibéricas, que hoje fazem parte da União Europeia.
No quarto capítulo estão presentes diversos fatos curiosos sobre a ligação entre Portugal e Espanha.
Essas passagens mais descontraídas são importantes para tornar a leitura mais fluida e leve, afinal, trata-se de um livro bastante histórico.
O quinto capítulo é outro que merece destaque porque elucida como ocorreu a diáspora portuguesa ao redor do mundo.
Os portugueses perderam seu império, mas continuaram a ir ao estrangeiro, desde a Europa até o Canadá, passando é claro pelo Brasil.
Esse amplo e complexo processo mereceu um capítulo inteiro, que trará muitos conhecimentos novos para quem se interessa por Portugal.
Além disso, nesse capítulo um tema muito atual é bem explicado, a imigração das antigas colônias (e até de outros países) para Portugal.
A autora utiliza a estatística para esclarecer como os portugueses nos encaram como imigrantes, assim como aos africanos e às pessoas do leste europeu.
A primeira parte do livro é muito fácil e tranquila de ler. São abordados diversos temas que prendem a atenção do leitor, mas a autora é a responsável por escrever de maneira direta e fluida.
Já a segunda parte é exige mais tempo de leitura pelo tema tratado, a história de Portugal no decorrer de mais de 2 mil anos.
Inclusive, essa parte do livro é chamada de “Uma História em Cinco Atos”. Afinal, são cinco capítulos.
O primeiro capítulo vai apresentar uma parte considerável da história do país.
Há subcapítulos sobre a chegada dos romanos, a invasão germânica e, principalmente, o período mouro e posterior Reconquista.
A conquista moura à Península Ibérica foi um dos destaques do capítulo.
Porém, esse capítulo não termina por aí. Ele continua com a consolidação do poder real até a famosa batalha de Aljubarrota, que você nunca mais esquecerá.
Em quantidade de páginas, o primeiro capítulo da segunda parte não é tão grande, mas a quantidade de informações é imensa.
Já o segundo capítulo vai apresentar as conquistas portuguesas na África, Ásia e América, além dos horrores da escravidão e da Inquisição, assim como a oscilação da política externa do país ao longo de três séculos.
Nesse capítulo, merece destaque o papel opressor da Inquisição em Portugal e da escravidão no Brasil e na África.
Esse capítulo termina com a Independência do Brasil ou como está escrito no livro “a perda definitiva da joia da Coroa”.
Os últimos três capítulos tratam de assuntos da política interna de Portugal que a maioria dos brasileiros desconhece.
O conturbado século XIX é o tema do terceiro capítulo e, nele, podemos entender como ficou a situação de Portugal quando D. Pedro I retornou ao país.
Vale destacar os subcapítulos sobre o fado, sempre atraente, e a florescente literatura no século XIX, com autores que lemos até hoje.
O próximo capítulo pede uma leitura concentrada, afinal, traz muitas informações sobre os quase 50 anos da ditadura no país.
Essa parte sobre a história recente de Portugal é fundamental e preenche uma lacuna no processo de entender o país atual.
Há subcapítulos sobre as guerras coloniais, como aconteceu a Revolução dos Cravos e a descolonização da África, que foi a última etapa para Portugal se virar de vez para a Europa.
Aliás, o tema do último capítulo é o Portugal Europeu, com muitos dados sobre a população portuguesa atual e sua qualidade de vida.
Por que ler o livro Os Portugueses antes de viajar a Portugal?
Os livros da coleção Povos & Civilizações são oportunidades para o turista se preparar para fazer turismo em vários países. No caso de Portugal, não é diferente.
Quem se interessa de verdade por entender Portugal e quer ter uma compreensão mais profunda dos passeios, monumentos e até do nome das praças, deve ler o livro Os Portugueses.
Quando nós conhecemos bem a história do destino de viagem, é mais fácil mergulhar na cultura e ver os monumentos tão icônicos com outros olhos.
Por isso, vale muito a pena ler o livro Os Portugueses antes de viajar a Portugal.
Como adquirir o livro Os Portugueses?
Para comprar o livro Os Portugueses, utilize o nosso link afiliado.
Agradecimentos à Editora Contexto por ter nos enviado um exemplar do livro.
Veja também nossas demais resenhas sobre os livros Os Mexicanos, Os Colombianos, Os Alemães e Estados Unidos na Prática!
Boa viagem, viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |