Menu
Europa / Itens para Viagem

Livro Os Portugueses da Editora Contexto

É inegável a atração dos turistas brasileiros por Portugal. Comida, monumentos históricos e até mesmo as praias fazem esse pequeno país ibérico ser um dos mais procurados pelos brasileiros no exterior.

O livro Os Portugueses preenche uma lacuna entre o desejo de visitar Portugal e a falta de conhecimento da maioria sobre a história do país, tanto antiga quanto mais recente.

A historiadora Ana Silvia Scott escreveu Os Portugueses a partir de sua experiência como pesquisadora sobre a relação luso-brasileira, mas também por que morou em Portugal por anos.

Esse livro faz parte da extensa coleção Povos & Civilizações da Editora Contexto, da qual já resenhamos Os Colombianos, Os Mexicanos e Os Alemães. Também temos uma resenha sobre o livro Estados Unidos na Prática.

Como é o livro Os Portugueses?

Capa do livro Os Portugueses da Editora Contexto
Capa do livro Os Portugueses da Editora Contexto

Os Portugueses não é um livro pequeno, até por que se dedica a um país com história muito antiga, desde a época romana até os dias de hoje.

São pouco mais de 400 páginas dividas em dois grupos. A primeira parte traz elementos que ajudam a entender o que é ser português, as relações conosco e com o vizinho (Espanha), além de questões mais atuais, como migração.

Já a segunda parte é focada na história de Portugal, desde a história antiga, passando pelo império até décadas atrás, que costumam ser pouco conhecidas pelos brasileiros.

As primeiras seções do livro Os Portugueses já prendem o leitor, porque fazem um apanhado da visão dos portugueses sobre os brasileiros e como essa visão mudou no decorrer dos séculos.

A autora consegue explicar em detalhes o porquê da relação entre portugueses e brasileiros ter mudado tanto.

Também não faltam fatos curiosos sobre como o Brasil influenciou os portugueses nos últimos anos.

O segundo capítulo apresenta o Portugal dos contrastes internos, desde o ponto de vista geográfico (norte e sul) até a organização social em cada região.

Sem dúvida, esse capítulo exibe um país mais complexo internamente do que podemos supor quando se observa apenas o tamanho de Portugal.

O terceiro capítulo é mais histórico e focado na importância do mar e em como a navegação mudou os rumos do pequeno reino para sempre.  

É claro que a consequência mais nefasta da navegação é mencionada, a escravidão. Contudo, a amplitude das trocas comerciais portuguesas nos quatro cantos do mundo também recebe destaque.

O quarto capítulo foi um dos meus preferidos porque nos apresenta a relação milenar entre Portugal e Espanha, que já foi uma grande ameaça no passado.

A autora vai além do passado, mostrando como os dois países estão ligados atualmente e trazendo elementos para entender o futuro das relações ibéricas, que hoje fazem parte da União Europeia.

No quarto capítulo estão presentes diversos fatos curiosos sobre a ligação entre Portugal e Espanha.

Essas passagens mais descontraídas são importantes para tornar a leitura mais fluida e leve, afinal, trata-se de um livro bastante histórico.

O quinto capítulo é outro que merece destaque porque elucida como ocorreu a diáspora portuguesa ao redor do mundo.

Os portugueses perderam seu império, mas continuaram a ir ao estrangeiro, desde a Europa até o Canadá, passando é claro pelo Brasil.

Esse amplo e complexo processo mereceu um capítulo inteiro, que trará muitos conhecimentos novos para quem se interessa por Portugal.

Além disso, nesse capítulo um tema muito atual é bem explicado, a imigração das antigas colônias (e até de outros países) para Portugal.

A autora utiliza a estatística para esclarecer como os portugueses nos encaram como imigrantes, assim como aos africanos e às pessoas do leste europeu.

A primeira parte do livro é muito fácil e tranquila de ler. São abordados diversos temas que prendem a atenção do leitor, mas a autora é a responsável por escrever de maneira direta e fluida.

Já a segunda parte é exige mais tempo de leitura pelo tema tratado, a história de Portugal no decorrer de mais de 2 mil anos.

Inclusive, essa parte do livro é chamada de “Uma História em Cinco Atos”. Afinal, são cinco capítulos.

O primeiro capítulo vai apresentar uma parte considerável da história do país.

Há subcapítulos sobre a chegada dos romanos, a invasão germânica e, principalmente, o período mouro e posterior Reconquista.

A conquista moura à Península Ibérica foi um dos destaques do capítulo.

Porém, esse capítulo não termina por aí. Ele continua com a consolidação do poder real até a famosa batalha de Aljubarrota, que você nunca mais esquecerá.

Em quantidade de páginas, o primeiro capítulo da segunda parte não é tão grande, mas a quantidade de informações é imensa.

Já o segundo capítulo vai apresentar as conquistas portuguesas na África, Ásia e América, além dos horrores da escravidão e da Inquisição, assim como a oscilação da política externa do país ao longo de três séculos.

Nesse capítulo, merece destaque o papel opressor da Inquisição em Portugal e da escravidão no Brasil e na África.

Esse capítulo termina com a Independência do Brasil ou como está escrito no livro “a perda definitiva da joia da Coroa”.

Os últimos três capítulos tratam de assuntos da política interna de Portugal que a maioria dos brasileiros desconhece.

O conturbado século XIX é o tema do terceiro capítulo e, nele, podemos entender como ficou a situação de Portugal quando D. Pedro I retornou ao país.

Vale destacar os subcapítulos sobre o fado, sempre atraente, e a florescente literatura no século XIX, com autores que lemos até hoje.

O próximo capítulo pede uma leitura concentrada, afinal, traz muitas informações sobre os quase 50 anos da ditadura no país.

Essa parte sobre a história recente de Portugal é fundamental e preenche uma lacuna no processo de entender o país atual.

Há subcapítulos sobre as guerras coloniais, como aconteceu a Revolução dos Cravos e a descolonização da África, que foi a última etapa para Portugal se virar de vez para a Europa.

Aliás, o tema do último capítulo é o Portugal Europeu, com muitos dados sobre a população portuguesa atual e sua qualidade de vida.

Por que ler o livro Os Portugueses antes de viajar a Portugal?

Os livros da coleção Povos & Civilizações são oportunidades para o turista se preparar para fazer turismo em vários países. No caso de Portugal, não é diferente.

Quem se interessa de verdade por entender Portugal e quer ter uma compreensão mais profunda dos passeios, monumentos e até do nome das praças, deve ler o livro Os Portugueses.

Quando nós conhecemos bem a história do destino de viagem, é mais fácil mergulhar na cultura e ver os monumentos tão icônicos com outros olhos.

Por isso, vale muito a pena ler o livro Os Portugueses antes de viajar a Portugal.

Como adquirir o livro Os Portugueses?

Para comprar o livro Os Portugueses, utilize o nosso link afiliado.

Agradecimentos à Editora Contexto por ter nos enviado um exemplar do livro.

Veja também nossas demais resenhas sobre os livros Os Mexicanos, Os Colombianos, Os Alemães e Estados Unidos na Prática!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.