Os Colombianos: tudo sobre a Colômbia

Livro conta tudo sobre a Colômbia. Confira nossas impressões!

Olá, viajante!

Temos uma sugestão de livro para os interessados em conhecer a história da Colômbia em mais detalhes.

O livro intitulado “Os Colombianos”, escrito por Andrew Traumann e publicado pela Editora Contexto, aborda questões como cultura, economia, história, geografia e curiosidades sobre a população da Colômbia.

Há pontos trazidos no livro que me chamaram atenção e que gostaria de destacar neste artigo.

Vamos a eles!

Livro Os Colombianos. Tudo sobre a Colômbia.

Capa do livro Os Colombianos

 

Turismo na Colômbia

Um dos apontamentos do autor que eu concordo totalmente é que a Colômbia não deveria ser lembrada apenas por ser o país de Pablo Escobar, narcotráfico e violência. O que é verdade. A imagem da Colômbia felizmente vem mudando com o tempo e talvez com isso, o turismo no país comece a alavancar – dados atualizados apontam que a Colômbia recebe apenas três milhões de visitantes ao ano.

Os acordos de paz com as guerrilhas ajudam nessa questão de atrair turistas, já que a segurança está cada vez mais em voga no turismo mundial.

E o interessante é que há muita coisa para se conhecer na Colômbia. Há um grande potencial turístico.

Isso porque o país possui paisagens de todos os tipos, há diferenças culturais entre os seus departamentos e diversidade étnica. A diversidade é algo positivo para o turismo, mas em épocas passadas, toda essa diferença implicou no regionalismo extremo e brigas internas na Colômbia.

A Colômbia pode ser dividida em seis regiões naturais com diferentes climas:

  • Região do Caribe
  • Região do Pacífico
  • Região dos Andes
  • Região da Orinóquia (savanas)
  • Região da Amazônia
  • Região insular

Além de falar um pouco sobre cada região, o livro apresenta informações históricas e curiosidades sobre Bogotá, Medellín e Cartagena das Índias. Cidades completamente diferentes entre si, cada uma no seu estilo.

Para nós, uma vantagem de turistar na Colômbia é que o país possui algumas companhias aéreas low-cost (baixo custo), como a Viva Colombia. É uma maneira rápida e barata de se deslocar entre as principais cidades do país.

 

Povo Colombiano

E a população da Colômbia? O que dizer?

Andrew cita como o patriotismo colombiano é diferente de outros países: o patriotismo não vem tanto pelos heróis do âmbito político, mas sim pelos heróis da cultura, música e dos esportes. Um exemplo é o futebol.

Assistindo a um jogo das eliminatórias na narração colombiana e também vendo o espírito da torcida na Copa de 2014 no Brasil, vi quão apaixonado o povo é pelo seu time e seu país. Como buscam uma unidade a todo custo.

Além da paixão pelo futebol, é interessante notar como os colombianos possuem outros aspectos parecidos com os brasileiros: são alegres, gostam de festar e até mesmo possuem o jeitinho (tanto pelo bom uso, quanto para o mau uso…).

Das diferenças para os brasileiros, cita-se o forte senso de comunidade dos colombianos, o fato da Colômbia não ser um país de imigrantes e também de não ter passado por um período de ditadura tão longo (foram quatro anos e depois um período chamado de Frente Nacional).

Porém, apesar de possuirmos mais similaridades do que diferenças com os colombianos, curiosamente o nosso vizinho não está tão ligado assim ao Brasil (e vice-versa).

O autor acredita que uma dos motivos é a extensa região amazônica entre os países, pouco povoada em ambos os lados, dificultando o intercâmbio cultural.

A verdade é que a Colômbia está muito vinculada aos Estados Unidos, para não dizer até subordinada. Parece exagero? Saiba que o país chegou a enviar tropas para a Guerra da Coreia, tem sete bases norte-americanas em seu próprio território e mais de três milhões imigrantes morando nos Estados Unidos.

Além disso, muito da cultura norte-americana é absorvida pelos colombianos. Um exemplo é o Halloween, evento que eles levam muito a sério. Estávamos lá em outubro e vimos decoração de Halloween até nas cabines do controle de passaporte. Algo inesperado e até surreal.

Aliás, quando visitamos o país recentemente, foi perceptível a admiração e até certo endeusamento aos norte-americanos. O autor, inclusive, cita que os colombianos acreditam não serem tratados como os demais latinos pelos Estados Unidos. Seria uma relação especial.

Pois é…

 

Economia, comida e artes na Colômbia

Falando da economia colombiana, é apresentada a importância da esmeralda para o país: a Colômbia é a maior produtora mundial, algo que nunca tinha ouvido falar. Outro ponto comentado em detalhes no livro é sobre a magnitude do café para a Colômbia e o porquê desse produto ter tanta qualidade.

O autor apresenta a culinária colombiana, formada por pratos regionais, muito por causa da oferta de diferentes ingredientes dependendo da região.

Para falar a verdade, nós achamos a comida colombiana pouco temperada, tanto que o melhor prato que comemos por lá foi venezuelano… Agora, a variedade de frutas na Colômbia impressiona. Temos um artigo sobre as comidas típicas da Colômbia, caso você tenha interesse nessa parte gastronômica.

Sobre os elementos culturais, é fato que o país se destaca mundialmente.

O autor dedica algumas páginas ao Nobel Gabriel Garcia Marquez, escritores importantes como Jorge Isaacs, Álvaro Mutis, Fernando Vallejo, ao artista plástico Fernando Botero, à cantora Shakira e sobre filmes colombianos que se destacaram.

Mas algo que eu nunca imaginei que a Colômbia também fosse importante culturalmente é no quesito novelas.

Betty, a feia, por exemplo.

Foi uma das novelas mais exibidas no mundo. Sempre achei que fosse uma novela mexicana. Mas não é. Ela é originalmente uma telenovela colombiana da emissora RCN Televisión. Curiosidades que você encontra no livro “Os Colombianos”.

 

História da Colômbia

A parte final do livro fala sobre o narcotráfico e os motivos que levaram a Colômbia a se tornar a maior produtora de cocaína na década de 90. Também explica como foram criados os cartéis e o surgimento dos narcotraficantes mais famosos do país. Cita como a pressão dos Estados Unidos para controlar o narcotráfico na Colômbia resultou com que os cartéis no México se tornassem cada vez mais fortes.

Ainda na parte histórica, há detalhes sobre a época da Colômbia colônia, quando o território era chamado de Vice-Reinado de Nova Granada. Destaca-se como o desejo de autonomia pela elite nascida em território colombiano e como a busca por mais poder político frente ao domínio espanhol resultou na independência do país.

Andrew fala de heróis para a Colômbia que são conhecidos pelos brasileiros, como Simon Bolívar, defensor da Grã-Colômbia, e também apresenta nomes poucos conhecidos por nós, como a jovem La Pola e Jorge Eliécer Gaitán, líder icônico que foi morto em 1948, antes de ser candidato a eleição para presidente.

Mas o que mais me chamou atenção na parte histórica do livro foi como as disputas entre os Liberais e os Conservadores colombianos resultaram em várias guerras civis (Guerra dos Mil Dias, La Violencia) e na perda do território causada pela independência do Panamá.

Os Estados Unidos apoiaram os panamenhos devido ao seu grande interesse na construção do Canal do Panamá. Teoricamente então, os colombianos não deveriam gostar tanto assim dos Estados Unidos por causa dessa intervenção… esse é um paradoxo explicado no livro.

 

Concluindo as impressões, eu achei que foi uma ótima experiência ler mais sobre a Colômbia, país que eu pouco conhecia, mas que está cada vez mais sendo recomendado pelos especialistas em viagens.

E você, já conhece a história da Colômbia?

Conhece as particularidades desse país?

Já viajou para a Colômbia?

Caso você tenha interesse em adquirir um exemplar do livro Os Colombianos, por favor utilize o nosso link afiliado.

Obrigado e boa viagem!

Comparador de seguro viagem

Agradecimentos a Editora Contexto que nos enviou um exemplar do livro Os Colombianos.

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.