Menu
América do Norte

Passeio ao Cânion do Sumidero em San Cristóbal de las Casas, México

Atualizado em: 18 de agosto de 2020

San Cristóbal de las Casas é um destino cada vez mais em alta no México, principalmente pela riqueza cultural. Mas saiba que natureza não falta no estado de Chiapas, como o passeio ao Cânion do Sumidero a partir de San Cristóbal.

Neste artigo, vamos te mostrar como foi nosso passeio a esse cânion natural, que tem paredões com mais de 800 metros de altura, além de ser um dos símbolos de Chiapas.

No final do post, há dicas para você acertar na escolha da agência turística e não cair em ciladas!

Leia também nossos posts especiais sobre os pontos turísticos de San Cristóbal e sobre onde se hospedar em San Cristóbal de las Casas!

Como é o passeio ao Cânion do Sumidero a partir de San Cristóbal de las Casas?

O mais conhecido trecho do Cânion do Sumidero
O mais conhecido trecho do Cânion do Sumidero, presente até no brasão do estado de Chiapas

Primeiramente, você deve contratar um tour ao Canõn del Sumidero (grafia em espanhol) em uma agência de viagens em San Cristóbal de las Casas.

Não vale a pena fazer o passeio por conta própria, porque os tours são baratos, já que a competição entre as agências é bem grande.

Quase todas as agências estão presentes na rua para pedestres Real de Guadalupe, que você visitará muitas vezes durante sua viagem a San Cristóbal.

Nós contratamos o tour com a Guadalupe Viajes y Hoteles Chiapas – Guatemala S.A de C.V., mas no final do post te contamos como quase caímos em uma cilada.

A agência mandou um táxi nos buscar para pegarmos o micro-ônibus, que nos levou até a cidade de Chiapa de Corzo, que fica à beira do Rio Grijalva.

Quando esse rio está dentro do parque nacional é chamado de El Sumidero. No final do parque, há a hidrelétrica de Chicoasén.

passeio ao Cânion do Sumidero
Lancha e local de embarque. Todos usam coletes salva-vidas!

Vale mencionar que o Parque Nacional Canõn del Sumidero foi criado na década de 1980 e resultou num aumento considerável de aves, mamíferos e répteis na região.

Nós chegamos a Chiapa de Corzo menos de 1h depois de sairmos de San Cristóbal, perto das 10h30min. Aliás, é melhor fazer o passeio pela manhã, por causa do sol forte.

O local de onde saem os barcos possui venda de produtos (como chapéu) e também oferece banheiros (5 pesos). Há locais para comer, porém como o passeio é com barco bem rápido, evite comer antes de embarcar para não enjoar.

Vale dizer que Chiapa de Corzo é muito mais quente do que San Cristóbal, então, capriche no protetor solar. Até porque são 2h navegando no cânion.

Crocodilo americano
Vimos crocodilos três vezes

Felizmente, o passeio é bem organizado, com coletes salva-vidas obrigatórios e barqueiro experiente.

Tanto é que o guia é o próprio barqueiro (que pede uma gorjeta no final do passeio). Ele trouxe diversas informações sobre o cânion e seus animais.

Nós vimos crocodilos americanos, macaco-aranha, aves de diversos tipos e uma cascata em forma de árvore de natal, além dos cerros (paredões) que formam o brasão de Chiapas. São os cerros da primeira imagem deste post.

Há também várias grutas nos paredões, como a Gruta dos Colores, que possui tons de rosa. Lá foi colocada uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, muito venerada em todo o México.

Macaco-aranha
Macaco-aranha

O tour é de ida e volta até a hidrelétrica ou represa de Chicoasén. Nesse mesmo local há barquinhos que vendem bebidas e algumas comidas, mas nós achamos que não combina muito encher o estômago em um passeio de lancha.

As paisagens são lindas, com muitas florestas densas, mas o calor é forte mesmo. De qualquer forma, vale a pena e o passeio se torna rápido. São 2h que passam voando!

Quando estávamos pesquisando sobre o passeio ao Cânion do Sumidero, lemos sobre o lixo. Realmente, há uma área do rio com muito entulhos, tipo uma ilha de garrafas plásticas e troncos.

O guia nos disse que o lixo só se concentra em uma pequena parte e foi o que vimos. Esses entulhos vêm pelos rios de outras cidades, onde o sistema de coleta e a conscientização não fizeram efeito.

As ilhas de lixo são mais comuns na temporada de chuvas, que vai de maio até outubro. Nós fizemos o passeio em meados de novembro e, mesmo assim, encontramos lixo.

Contudo, vimos vários barcos fazendo a limpeza.

Belíssimo paredão no passeio ao Cânion do Sumidero
Belíssimo paredão

Na volta, fomos a Chiapa de Corzo e lá mesmo não tinha muita coisa pra fazer. O calor estava de matar.

O melhor é deixar para almoçar em San Cristóbal, que tem restaurantes melhores, e apenas tomar um sorvete em Chiapa de Corzo.

Há um tipo de tour ao Canõn del Sumidero que continua o passeio pelos mirantes no topo dos morros. Esse tour vai até às 18h, o que para nós significa cansaço demais sem tantos benefícios.

Por isso, recomendamos que o passeio ao Canõn del Sumidero sem os mirantes, para que assim você consiga aproveitar a tarde em San Cristóbal.

Como e onde comprar o tour ao Canõn del Sumidero?

Tour ao Canõn del Sumidero
Cascata que lembra uma árvore de Natal; hidrelétrica de Chicoasén; e barco fazendo a limpeza

Como já falamos, as agências de turismo estão localizadas na rua Real de Guadalupe.

Primeiro, nós perguntamos pelo tour na agência Explorando Chiapas. Lá nos foi dito que não havia mais o passeio ao cânion sem os miradores.

Então, fomos à agência Chiapas Magico, onde nos falaram que havia o tour sem os mirantes. Para nossa surpresa, a atendente do Chiapas Magico nos levou ao Explorando Chiapas e disse que havia vagas sim.

Ou seja, na agência Explorando Chiapas o intuito é explorar o turista oferecendo sempre o tour mais caro, nem que para isso seja necessário mentir.

Felizmente, encontramos a agência Real de Guadalupe Viajes y Hoteles Chiapas – Guatemala S.A de C.V., numero 34 da Real de Guadalupe.

Essa agência tinha tours diversos, era grande e o atendimento foi adequado. Compramos o tour ao Cânion do Sumidero por 300 pesos mexicanos por pessoa, incluindo transporte e entrada ao parque.

O único gasto extra foi com a gorjeta ao guia, que também é o barqueiro, no valor de 15 pesos.

Esperamos que as dicas sobre o passeio ao Cânion do Sumidero tenham sido úteis! Leia também nossos posts especiais sobre o que fazer em San Cristóbal e sobre onde ficar em San Cristóbal de las Casas!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.