Menu
Brasil / Comidas e bebidas

Top 10 Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil

Atualizado em: 1 de julho de 2020

A região Sudeste desempenha um papel central na política, economia e também na gastronomia do Brasil. Com cidades imensas, interiores riquíssimos em cultura e pratos que falam sobre a história do país, as comidas típicas da Região Sudeste são imperdíveis e deliciosas.

No post de hoje, você vai conferir 10 tradicionais e deliciosas comidas típicas da Região Sudeste, tanto comidas de Minas Gerais, quanto de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Top 10 Comidas Típicas da Região Sudeste

  1. Pão de queijo;
  2. Sanduíches e comida de boteco;
  3. Pastel de Angu;
  4. Virado à paulista;
  5. Frango com quiabo;
  6. Cuscuz paulista;
  7. Filé a Osvaldo Aranha;
  8. Moqueca capixaba;
  9. Torta capixaba;
  10. Feijoada carioca.

Pão de queijo

10 Deliciosas Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
Fonte: Wikimedia

O pão de queijo é um dos bolinhos mais saborosos da Culinária do Brasil.

Tinha que ser Minas Gerais a inventar algo tão maravilhoso como o pão de queijo, afinal, a Culinária de Minas Gerais é rica em sabores e criatividade.

Acredita-se que o pão de queijo exista desde o século XVIII, quando os restinhos de queijo eram reaproveitados e misturados com o polvilho para criar a combinação perfeita entre maciez, crocância e sabor.

A popularização do pão de queijo se deve a Dona Arthêmia Chaves Carneiro, que a partir da década de 1960 começou a comercializar seus pães de queijo.

Para fazer o pão de queijo em casa, a dica é procurar uma receita e ir aprimorando com as tentativas, para ter a sua própria receita de pão de queijo, afinal, cada casa mineira tem a sua.

O queijo meia cura, minas padrão, queijo da Serra da Canastra e até queijos franceses servem para fazer pão de queijo, desde que seja um queijo duro, de sabor forte e bem salgado.

Nós temos nossa própria receita de pão de queijo e não trocamos o feito em casa por nada. Vale a pena fazer esse prato típico do Sudeste uma tradição no seu lar.

Sanduíches e comida de boteco

Bauru. Fonte: Wikimedia

No Sudeste, os sanduíches são lanches para o dia a dia corrido nas grandes cidades.

A cidade de São Paulo tem uma forte cultura dos sanduíches, além de pasteis de feira imbatíveis.

O sanduíche mais tradicional de São Paulo é o bauru, que hoje é popular em diversas partes do Brasil.

O bauru surgiu por acaso em 1936 no bar Ponto Chic, quando um estudante natural de Bauru sugeriu a combinação do pão de trigo sem miolo, rosbife, queijo derretido e tomate, além de picles e orégano.

Outro sanduíche muito tradicional é o sanduíche de pernil, facilmente encontrado no Mercado Municipal de São Paulo.

No Mercadão, os visitantes também procuram pelo gigantesco sanduíche de mortadela, que vem com muita mortadela mesmo, que não é tão gostosa quanto um pernil ou rosbife.

10 Deliciosas Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
O bolinho de bacalhau é um dos petiscos de boteco mais famosos. Fonte: Wikimedia

A comida de boteco também faz parte das comidas típicas da Região Sudeste, principalmente dos tradicionais bares e botecos do Rio de Janeiro.

O sucesso da comida dos bares é tão grande que há até o campeonato “Comida di Buteco”, com diferentes bolinhos, entradas engordativas e toques de álcool nos pratos. Delícia pura.

Entre os petiscos, o bolinho de bacalhau é uma das unanimidades e super combina com o clima do Rio de Janeiro.

Pastel de Angu

10 Deliciosas Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
Fonte: Circuito do Ouro

O pastel de angu é outro quitute das comidas típicas da Região Sudeste do Brasil.

O pastel de angu tem uma história especial, sendo criado por mulheres escravizadas durante o século XIX em Minas Gerais.

A cidade de Itabirito é o berço do pastel de angu, que nada mais é do que um pastel à base de fubá de ótima qualidade, normalmente produzido na própria região.

A massa pode ser recheada com vários tipos de carne, mas originalmente o recheio era feito de umbigo de bananeira, ingrediente que as pessoas escravizadas tinham mais facilidade para obter.

Atualmente, o umbigo de bananeira está sendo valorizado pelos vegetarianos e veganos e, por ser neutros, absorve facilmente os sabores dos temperos.

Virado à paulista

10 Deliciosas Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
Virado à paulista. Fonte: Band

O virado à paulista é uma das comidas típicas da Região Sudeste com muita história.

Os bandeirantes levavam feijão cozido, carne de porco e fubá ou farinha de mandioca em suas expedições, dando origem ao tradicional virado à paulista.

Atualmente, o virado à paulista é muito consumido às segundas-feiras e fornece energia para um dia inteiro, porque combina feijão refogado com farinha, carne suína, linguiça, banana empanada, ovo, couve, torresmo e arroz.

Impossível não ter energia para o dia todo depois de saborear um virado à paulista como esse.

Há pratos semelhantes ao virado à paulista nas comidas típicas da Região Sudeste, como o tutu de feijão.

No tutu, o feijão vira uma massinha com farinha de milho ou mandioca e é deliciosamente temperado com cebola, alho e gordura de porco, como bacon.

Frango com quiabo

10 Deliciosas Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
Fonte: Band

O frango com quiabo é a redenção do quiabo, um vegetal deixado de lado porque possui baba.

O frango caipira é refogado, cozido com temperos e depois misturado ao quiabo previamente cozido e refogado.

A combinação do frango com quiabo mostra a riqueza da culinária do Sudeste do Brasil, já que o quiabo é um vegetal de origem africana e o frango foi trazido pelos portugueses, dando origem a um prato único, um dos xodós dos mineiros.

Cuscuz paulista

10 Deliciosas Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
Fonte: Cozinhas Itatiaia

O cuscuz paulista é um primo distante do cuscuz marroquino, uma das comidas típicas da África mais conhecidas e apreciadas mundo afora.

Feito com farinha de milho, peixe e até camarão, além de ovo cozido e vários temperos e vegetais, o cuscuz paulista tem origem tropeira, quando diversos ingredientes se misturavam à farinha de milho durante as expedições.

Antigamente o cuscuz paulista era feito na cuscuzeira, mas hoje o formato de bolo é o mais comum.

O cuscuz paulista é um dos pratos da cultura caipira que adentrou a cidade grande e faz parte da Culinária de São Paulo.

Filé a Osvaldo Aranha

10 Deliciosas Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
Fonte: Blog Angeloni

O filé a Osvaldo Aranha é outra das comidas típicas da Região Sudeste de dar água na boca.

Um pedaço de carne bovina alto e suculento acompanhado de muito alho frito, batatas fritas rústicas, farofa e arroz.

O curioso nome “filé a Osvaldo Aranha” é em homenagem ao diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, que costumava pedir esse prato no tradicional Restaurante Cosmopolita durante a década de 1930.

Moqueca capixaba

10 Deliciosas Comidas Típicas da Região Sudeste do Brasil
Fonte: ES Hoje

A culinária capixaba tem uma ligação muito forte com a herança cultural indígena e africana, além de portuguesa. A moqueca capixaba é uma síntese dessas influência.

A moqueca capixaba é feita na panela de barro, sendo cozida apenas com sucos que saem dos peixes e dos frutos do mar e não é acrescentado dendê e leite de coco, como na moqueca baiana.

A panela de barro da região de Goiabeiras, ao norte da Ilha de Vitória, é tão fundamental para a moqueca como são o peixe e os frutos do mar.

A moqueca costuma ser acompanhado de pirão, feito de caldo de peixe temperado e farinha de mandioca, além do molho de pimenta.

Torta capixaba

Torta Capixaba
Fonte: Folha Vitória

A torta capixaba é um cozido com diversos tipos de frutos do mar, como siri, camarão, ostra e sururu.

É tradicional comer a torta capixaba durante a Semana Santa, quando os católicos evitam a carne vermelha.

Feijoada carioca

Feijoada
Fonte: Camil

A feijoada é uma das comidas típicas do Brasil mais apreciadas pelos brasileiros e também por quem visita nosso país.

Preparada para momentos especiais, quando a família se reúne, a feijoada é um prato forte, energético e irresistível.

A origem da feijoada é bem controvertida, mas acredita-se que a feijoada brasileira seja a adaptação dos cozidos de feijão presentes em Portugal. A Revista Superinteressante explica essa questão aqui.

No Rio de Janeiro se criou uma tradição em torno da feijoada e eles sabem muito bem como fazê-la.

É difícil quem visita a cidade do Rio de Janeiro e não queira experimentar a feijoada local. Imperdível!

Sabemos que as comidas típicas da Região Sudeste são muitas, mas este post foi apenas um resumo dessas delícias. Confira mais posts sobre comidas e bebidas aqui!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.