A Região Nordeste do Brasil é rica em cultura, belas paisagens e em comidas típicas do Nordeste deliciosas.
Peixes, carnes variadas, temperos e raízes são ingredientes básicos dessa culinária que é um verdadeiro ponto turístico.
A influência dos povos africanos, indígenas e portugueses é perceptível, tornando as comidas típicas do Nordeste únicas e sensacionais, sendo procuradas também pelos turistas.
No post de hoje, eu fiquei com a difícil tarefa de escolher apenas 10 comidas típicas do Nordeste, porque a culinária da região é variada e são vários estados. Comente quais pratos típicos do Nordeste que você mais gosta.
10 Comidas típicas do Nordeste
- Arroz-de-cuxá
- Maçunim
- Chambaril
- Acarajé
- Moqueca
- Ensopado de Ostras
- Sarapatel
- Tapioca
- Baião-de-dois
- Bolo de rolo
Arroz-de-cuxá
O arroz-de-cuxá é um prato típico do Maranhão, um dos estados responsáveis por introduzir o arroz na culinária brasileira.
A vinagreira é a planta que se destaca no arroz-de-cuxá, que poder levar ainda camarão seco, o aromático gengibre e, em algumas versões, leite de coco.
Fazer o arroz-de-cuxá não é difícil, basta refogar as folhas de vinagreira com cebola e alho, além de especiarias, e depois colocar o arroz e água quente.
Vale dizer que há várias receitas de arroz-de-cuxá nas famílias maranheses.
Maçunim
O maçunim é um molusco presente na costa brasileira e muito apreciado em Alagoas.
Nas comidas típicas do Sul do Brasil, come-se o berbigão, parecido com o maçunim, mas apenas em algumas cidades do litoral.
A forma de preparo do maçunim envolve os melhores temperos do Brasil, como o coentro, além do leite de coco.
Chambaril
O chambaril, também conhecido como ossobuco, é uma parte da perna do boi com bastante sabor.
A forma de preparo exige coentro e cebolinha verde para aromatizar a carne, assim como pimentas, que quando bem usadas trazem muito sabor.
O saboroso caldo da carne é utilizado para cozinhar os legumes e depois fazer um poderoso pirão. Pense em uma comida boa para o domingo: esse é o chambaril!
Acarajé
É claro que falando das comidas típicas do Nordeste devemos mencionar o acarajé.
O acarajé é um prato de origem africana, especificamente dos Iorubás da África Ocidental. Também com valor religioso, o acarajé é um prato que mistura ingredientes maravilhosos da Bahia.
A massa de feijão-fradinho é frita no azeite de dendê e recheada com camarões secos, vatapá e caruru.
Sem dúvida, a aparência e o sabor do acarajé o tornam um prato único e uma forte ligação cultural e gastronômica entre o Brasil e a África.
É difícil um turista visitar Salvador e não provar o acarajé, assim como a moqueca baiana.
Moqueca
A moqueca não precisa de apresentação, já que é um dos melhores pratos da culinária brasileira.
Impossível não amar a combinação de peixes (incluem-se frutos do mar), coentro, pimentas, azeite de dendê e leite de coco. Moqueca é puro amor!
O que não pode faltar na moqueca é o azeite de dendê, que traz sabor e cor espetacular a esse prato típico do Nordeste.
Sabemos que há uma polêmica com a moqueca capixaba, mas por que não provar as duas?
Ensopado de Ostras
No Rio Grande do Norte, os frutos do mar fazem parte da culinária local. O ensopado de ostras é um dos pratos mais interessantes, saborosos e afrodisíacos desse estado belíssimo.
As delicadas ostras são ensopadas com azeite de dendê, cheiro verde e leite de coco.
Sarapatel
O sarapatel é uma comida típica de Portugal que se espalhou pelos quatro cantos do mundo.
No Brasil, o sarapatel é feito com vísceras de animais, como porco, bode ou carneiro, e com o sangue do animal.
Os temperos são fundamentais no sarapatel, como hortelã, louro e pimentas, para equilibrar os sabores.
Tapioca
A tapioca nada mais é do que o polvilho hidratado, que pode ser feito como uma “panqueca” em uma frigideira ou aglutinado em bolinhas.
A tapioca tipo “panqueca” ficou famosa por não ter glúten, mas é carboidrato puro, ou seja, possui muita energia.
A melhor tapioca é a de carne seca com queijo coalho, dois ingredientes maravilhosos da culinária nordestina. Qualquer prato com carne seca fica bom demais.
Baião-de-dois
De origem cearense, o baião-de-dois é um prato que resume muito bem a comida brasileira.
Arroz, feijão, carne seca e temperos formam esse energético prato, que pode ser acompanhado com queijo coalho.
Impossível não amar essa deliciosa comida nordestina.
Bolo de rolo
O bolo de rolo é amor à primeira vista e à primeira mordida.
Várias camadas de massa fina recheadas com goiabada igualmente fina formam o bolo de rolo.
De tão maravilhoso, o bolo de rolo deixou de ser um bolo do dia a dia para virar uma sobremesa.
Se você tem outras comidas nordestinas para indicar, deixe um comentário! Confira também as belezas das praias da Linha Verde, uma das melhores regiões para aproveitar praias na região.
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
1 comentário
Eu sou carioca da gema e amooo a diversidade da comida nordestina!
Toda vez que viajo para algum lugar do Nordeste aproveito principalmente a gastronomia.
Bjss