Menu
Brasil / Comidas e bebidas / Listas

Comidas típicas do Nordeste: Top 10 dos pratos típicos

Descubra as 10 mais deliciosas comidas típicas do Nordeste!

A Região Nordeste do Brasil é muito rica em cultura, belas paisagens e em comidas deliciosas. Peixes, carnes variadas, temperos incríveis e raízes são ingredientes básicos dessa culinária riquíssima. A influência dos povos africanos, indígenas e portugueses é muito perceptível, tornando as comidas típicas do Nordeste únicas e sensacionais.

No post de hoje, eu fiquei com a ingrata tarefa de escolher apenas 10 comidas típicas do Nordeste. É muito difícil escolher apenas 10 pratos, porque a culinária da região é variada e muito rica, por isso comente no post as comidas típicas do Nordeste que você mais gosta.

Veja também nossa indicação do excelente livro Enciclopédia de Receitas do Brasil!


Comidas típicas do Nordeste

  1. Arroz-de-cuxá
  2. Maçunim
  3. Chambaril
  4. Acarajé
  5. Moqueca
  6. Ensopado de Ostras
  7. Sarapatel
  8. Tapioca
  9. Baião-de-dois
  10. Bolo de rolo

Arroz-de-cuxá

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!
Fonte: Gshow

O arroz-de-cuxá é um prato típico do Maranhão, um dos estados que introduziram o arroz na culinária brasileira.

A vinagreira é a planta rainha do arroz-de-cuxá, que leva ainda camarão seco, o aromático gengibre e, em algumas versões, o leite de coco.

Maçunim

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!
Fonte: Cardápio Nordestino

O maçunim é um molusco presente na costa brasileira e muito apreciado em Alagoas. No Sul do Brasil, come-se o berbigão, bem parecido com o maçunim.

A forma de preparo do maçunim envolve os melhores temperos do Brasil, como o coentro, além do leite de coco.

Chambaril

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!
Fonte: Youtube

O chambaril, também conhecido como ossobuco, é uma parte da perna do boi com bastante sabor. A forma de preparo exige coentro e cebolinha verde para aromatizar a carne, assim como pimentas.

O saboroso caldo da carne é utilizado para cozinhar legumes e depois fazer um poderoso pirão. Pense em uma comida boa para o domingo!

Acarajé

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!
Fonte: Flickr

É claro que falando das comidas típicas do Nordeste, não poderíamos deixar o acarajé de lado.

O acarajé é um prato de origem africana, especificamente dos Iorubás da África Ocidental. Também com valor religioso, o acarajé é um prato que mistura ingredientes maravilhosos da Bahia.

A massa de feijão-fradinho é frita no azeite de dendê e recheada com camarões secos, vatapá e caruru.

Sem dúvida, a aparência e o sabor do acarajé o tornam um prato único e uma forte ligação cultural e gastronômica entre o Brasil e a África.

Moqueca

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!
Fonte: Flickr

A moqueca não precisa de apresentação, já que é um dos melhores pratos da culinária brasileira.

Impossível não amar a combinação de peixes (incluem-se frutos do mar), coentro, pimentas, azeite de dendê e leite de coco. Moqueca é puro amor!

Ensopado de Ostras

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!
Fonte: Receitas Caseiras

No Rio Grande do Norte, os frutos do mar fazem parte da culinária local. O ensopado de ostras é um dos pratos mais interessantes, saborosos e afrodisíacos desse estado belíssimo.

As delicadas ostras são ensopadas com azeite de dendê, cheiro verde e leite de coco.

Sarapatel

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!
Fonte: Receitas de Comidas

O sarapatel é uma comida típica de Portugal que se espalhou pelos quatro cantos do mundo.

No Brasil, o sarapatel é feito com vísceras de animais, como porco, bode ou carneiro, e com o sangue do animal. Os temperos são fundamentais no sarapatel, como hortelã, louro e pimentas.

Tapioca

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!
Fonte: M de Mulher

A tapioca nada mais é do que o polvilho hidratado, que pode ser feito como “panqueca” em uma frigideira ou aglutinado em bolinhas.

A tapioca tipo “panqueca” ficou super famosa por não ter glúten, mas é carboidrato puro, ou seja, muita energia.

A melhor tapioca é a de carne seca com queijo coalho, dois ingredientes maravilhosos da culinária nordestina. Qualquer prato com carne seca fica bom demais.

Baião-de-dois

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!
Fonte: Portal dos Sabores

De origem cearense, o baião-de-dois é um prato que resume muito bem a comida brasileira. Arroz, feijão, carne seca e temperos formam esse energético prato, que pode ser acompanhado com queijo coalho.

Bolo de rolo

Comidas típicas do Nordeste: Top 10!
Fonte: Wikimedia

O bolo de rolo é amor à primeira vista e à primeira mordida. Várias camadas de massa fina recheadas com goiabada igualmente fina formam o bolo de rolo. De tão maravilhoso, o bolo de rolo deixou de ser um bolo para virar uma sobremesa.

Se você tem outras comidas típicas do Nordeste para indicar, deixe um comentário!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

1 Comment

  • Kiki Tavares
    21 de janeiro de 2018 at 2:47 am

    Eu sou carioca da gema e amooo a diversidade da comida nordestina!
    Toda vez que viajo para algum lugar do Nordeste aproveito principalmente a gastronomia.
    Bjss

    Reply

Leave a Reply

error: Conteúdo protegido.