Menu
Brasil

Como é assistir a um jogo no Estádio do Maracanã? Jogo do Flamengo

Atualizado em: 25 de janeiro de 2022

Assistir a um jogo no Estádio do Maracanã é uma atração turística do Rio de Janeiro, afinal, estádio de futebol mais importante não há. Nós fomos a um jogo do Flamengo e, neste post, trazemos informações para você planejar sua visita ao Maracanã.

Neste artigo, você vai conhecer:

A História do Maracanã

COMO É ASSISTIR A UM JOGO NO ESTÁDIO DO MARACANÃ? JOGO DO FLAMENGO
Maracanã em junho de 1950. Fonte: Flickr Arquivo Nacional

O Estádio do Maracanã foi inaugurado em 16 de junho de 1950 e naquela época recebia até 200 mil torcedores.

Sua construção foi motivada pela Copa do Mundo daquele ano, sendo que a primeira partida oficial teve como equipes uma seleção paulista contra uma carioca, na qual os visitantes se saíram melhor (3×1).

Já a primeira partida da Seleção Brasileira ocorreu na Copa de 1950, enfrentando os mexicanos. Nossa seleção ganhou de 4 a 0.

Porém, o que marcou aquela Copa foi nossa derrota para os uruguaios na grande final (2 a 1), o icônico Maracanaço. Imagine perder em casa em uma partida com 199.854 torcedores!

Na história do Maracanã é essencial mencionar o jornalista esportivo Mário Filho, irmão de Nelson Rodrigues.

Ele usou sua influência para defender que o estádio fosse construído perto do trem e do Centro, facilitando o acesso dos torcedores pobres.

Por isso, o nome oficial do Maracanã é Estádio Jornalista Mário Filho. Já o termo Maracanã se deve à ave Maracanã-guaçu e ao Rio Maracanã que passa pela Tijuca.

Recentemente, o estádio passou por uma grande reforma para a Copa do Mundo no Brasil (2014), sendo a capacidade máxima reduzida para 78 mil espectadores, agora com mais conforto, porém com ingressos mais caros.

O Estádio do Maracanã é um local histórico, onde ocorreram eventos esportivos importantes, além de vários shows de músicos famosos. Para quem gosta de futebol, visitá-lo é quase um sonho.

Como comprar os ingressos para um jogo do Flamengo?

É essencial analisar com antecedência o cronograma de jogos do Flamengo e ver quais acontecerão em casa (no Maraca) e em quais datas.

O Fluminense também joga no Maracanã, sendo ambos mandantes nesse estádio. Já o Vasco e o Botafogo têm estádios próprios.

Saiba que o próprio Google mostra as informações das próximos partidas, assim como sites esportivos (GE, ESPN e outros).

Durante nossas férias no Rio de Janeiro, vimos que aconteceria o jogo do Flamengo contra o Bahia e julgamos que essa partida seria tranquila, sem chance de brigas, porque não são times rivais, nem teria muitos torcedores do time adversário.

Assim, ficamos de olho no site Flamengo Super Ingresso para ver quando seria aberta a compra dos tickets. No nosso caso, foram apenas poucos dias antes do jogo.

Durante a compra online, nós ficamos em dúvida sobre qual é o melhor setor para assistir a um jogo no Estádio do Maracanã.

Há 4 setores de acordo com os pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Nesses setores, há os níveis inferior e superior, além dos camarotes, normalmente adquiridos por empresas.

O setor oeste é diferenciado, já que o espaço central do nível inferior é denominado Maracanã Mais, onde ficam as cadeiras mais caras, tendo inclusive buffet e bebidas não alcoólica sem custo extra.

Além disso, o Maracanã Mais está localizado perto do banco de reservas e do túnel que leva aos vestiários.

No setor oeste também ficam as Cadeiras Cativas ou Perpétuas, que têm donos!

Nós até queríamos assistir a uma partida no Maracanã Mais, porém faltava orçamento para isso.

Como fomos na época de Covid-19, mas devidamente vacinados, nem todos os setores estavam disponíveis. Só poderíamos comprar cadeiras nos setores leste ou norte (e Maracanã Mais).

Os setores norte e sul são conhecidos por abrigarem as torcidas organizadas, principalmente no nível superior.

Já o setor leste e oeste são mais familiares e há cadeiras no nível inferior do setor oeste que não são Maracanã Mais.

A questão é que os níveis inferiores estão sujeitos à chuva e ao sol. Então, leve em consideração o horário do jogo e a previsão meteorológica.

No nosso caso, havia muita chance de chuva, porque o clima no Rio estava assim há semanas. Então, descartamos os setores inferiores.

Nossa intenção era comprar os ingressos para as cadeiras superiores do setor leste, mas a concorrência era tão grande, que logo acabaram. Se você vai com a família, o setor leste é uma ótima opção.

Então, compramos no setor norte superior, pertinho da torcida organizada. Só aceitamos adquirir essas cadeiras porque o jogo era contra o Bahia e haveria pouca chance de briga.

Os ingressos disponíveis também eram poucos por causa da pandemia de coronavírus.

Nós gostamos do setor norte (pegamos cadeiras bem perto do setor leste, as cadeiras são numeradas, mas ninguém obedece às numerações), porque foi possível ter boas vistas do gol e das jogadas em uma das laterais.

Parecia que estávamos bem perto dos jogadores quando eles desciam pela lateral leste e quando trabalhavam a bola na pequena área.

Realmente, é como li em blogs e reportagens, hoje o Estádio do Maracanã propicia ótimas vistas para todos os torcedores.

Contudo, se fossemos assistir a um jogo no Estádio do Maracanã novamente, iríamos comprar cadeiras no setor leste inferior, caso o jogo fosse à noite ou no final da tarde em um dia sem chuva.

Regras para entrar no Maracanã

COMO É ASSISTIR A UM JOGO NO ESTÁDIO DO MARACANÃ? JOGO DO FLAMENGO

Depois de comprar os ingressos online, soubemos que era preciso trocar o voucher pelos ingressos físicos.

Poderíamos ter trocado antes do jogo, mas havia poucos locais para fazer essa transação perto de Copacabana, onde estávamos hospedados.

No site Nação Rubro-negra Oficial, há informações sobre os locais de retirada.

Se você é uma pessoa precavida, provavelmente preferirá pegar os ingressos o mais cedo possível. Afinal, tivemos que chegar no estádio 2h antes da partida e enfrentar uma fila na bilheteria 2.

Para retirar os ingressos, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • “Voucher impresso, preenchido e assinado;
  • Documento oficial e original de identificação com foto;
  • Original e cópia do comprovante físico ou digital da carteira de imunização contra a Covid-19 com as duas doses (ou dose única, nos casos indicados pelo fabricante).”

As principais regras dizem respeito à vacinação, entrar de máscara (mas lá dentro, a maioria a retira) e não portar certos objetos. Nem guarda-chuva pode ser levado.

O melhor é levar o mínimo de coisas possível, para evitar incômodos.

A experiência de assistir o Flamengo – um jogo no Estádio do Maracanã

Antes do jogo

Assistir a um jogo do Flamengo no Maracanã foi um dos pontos altos das nossas férias no Rio de Janeiro, porque gostamos muito de futebol.

Além disso, a reforma do estádio deixou o ambiente mais organizado, proporcionando uma experiência melhor.

Contudo, o valor dos ingressos se tornou proibitivo para muitos torcedores. Só quem paga meia-entrada consegue valores camaradas. Nós pagamos R$ 66 por pessoa, incluindo as taxas da compra online.

Comprar o ingresso foi fácil, como você pode perceber. Porém, seria melhor se houvesse mais lugares para trocar o voucher pelos ingressos.

Não tinha nenhum ponto de troca no Centro do Rio de Janeiro, por exemplo.

Então, tivemos que chegar 2h antes no estádio e ir até a bilheteria 2.

Só que descemos na estação do metrô São Cristóvão, porque lemos em vários blogs que seria mais perto. O resultado foi se perder pelo bairro à noite e com chuva.

Como tínhamos folga de tempo, e com a ajuda de alguns flamenguistas, conseguimos chegar à bilheteria.

Obviamente, a primeira pessoa que encontramos foi um cambista! Entramos na fila e esperamos mais de 30 minutos, que pareceram uma eternidade.

Havia pessoas para auxiliar nas dúvidas e, no guichê, o atendente conferiu com cuidado as informações, principalmente sobre a vacina obrigatória.

Tivemos que contornar metade da circunferência do estádio para ir da bilheteria 2 até o Portão 3, que leva ao setor norte.

Na entrada desse portão havia muitas pessoas auxiliando e indicando por onde ir, além de seguranças para revistar os torcedores (inclusive seguranças mulheres para as torcedoras) e policiais.

Felizmente, o horário do jogo era ótimo para os espectadores, às 19h. Então, às 21h30min. já estávamos em Copacabana. Por isso, usamos o metrô na ida na volta.

Chegando no nível superior do setor norte, ficamos surpresos com a boa visibilidade do gramado e nos sentamos mais a leste, o que ajudou a ver as jogadas na lateral, como mencionamos.

Nós não somos flamenguistas, mas sentimos a empolgação da torcida. Foi uma experiência e tanto! Pena que acaba tão rápido. Nunca um jogo de futebol foi tão rápido!

Na volta, saímos um pouco antes do jogo acabar, apenas 5 minutos, já que a partida estava decidida. Assim, fugimos de pegar o metrô lotado e, dessa vez, usamos a estação Maracanã.

Como chegar ao Maracanã?

A maneira mais econômica e até fácil de chegar ao Maracanã é usando o metrô, que custa R$ 5,80 por pessoa.

Para quem vem da Zona Sul (Copacabana, Ipanema ou Leblon) ou Barra da Tijuca, é só pegar a linha laranja, sentido Uruguai, fazer o transbordo para a linha verde na estação Botafogo/Coca-Cola, sentido Pavuna, e descer no Maracanã.

Nós usamos muito o metrô e recomendamos porque foge dos congestionamentos e é seguro.

Caso a partida que você for assistir vá acontecer mais tarde, como às 22h, é importante se certificar se o metrô funcionará até mais tarde, depois do horário convencional (meia-noite). Normalmente, o Metrô Rio estende o horário de operação.

Outra opção é usar o Uber, que também utilizamos na nossa viagem ao Rio de Janeiro, mas tem a desvantagem de pegar congestionamento, principalmente para quem vai a um jogo perto das 18h.

Esperamos que as dicas sobre como é assistir a um jogo no Estádio do Maracanã tenham sido úteis! Realmente, foi um passeio no Rio que gostamos de fazer e pretendemos repetir!

Leia também nosso artigo completão sobre onde se hospedar no Rio de Janeiro barato, um verdadeiro guia dos melhores bairros da cidade!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.