Visita ao Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro: Forte do Leme

por Jade

Visitar o Forte Duque de Caxias foi um dos passeios no Rio de Janeiro que mais gostei de fazer. Ele é seguro, conta com uma trilha perfeita para um dia quente e deixa em destaque uma das mais belas vistas do Pão de Açúcar.

O passeio ao Forte Duque de Caxias compreende uma trilha (pavimentada com paralelepípedos), a estrutura da fortificação histórica e as vistas espetaculares.

A seguir vamos apresentar todas as informações e dicas para você visitar o Forte do Leme, como também é conhecido o Forte Duque de Caxias.

Leia também nossos artigos gigantescos sobre o que fazer no Rio de Janeiro (+ de 50 atrações) e sobre onde se hospedar no Rio de Janeiro barato!

Como é a visita ao Forte Duque de Caxias no Rio de Janeiro?

Avenida Atlântica com o Morro do Leme ao fundo

Nosso passeio ao Forte Duque de Caxias começou com uma caminhada pela Avenida Atlântica, afinal, o forte abre a partir das 9h30min. e nós queríamos aproveitar o dia de sol desde cedo.

Caminhamos até o final da Avenida Atlântica, no Leme, e procuramos pela Praça Almirante Júlio de Noronha. É lá que fica o Centro de Estudos de Pessoal do Exército, de onde começa a trilha, que finaliza no forte.

O Forte Duque de Caxias fica no cume do Morro do Leme, a 124 metros acima do nível do mar, sendo acessado pelo Centro de Estudos de Pessoal do Exército. Então, é uma área super segura.

Visita ao Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro: Forte do Leme
O caminho é bem cuidado e o Pão de Açúcar se destaca na paisagem

A mata por onde passa a estrada com paralelepípedos é Área de Proteção Ambiental (APA), sendo densa e cheia de animais, principalmente saguis.

Porém, antes de 1987 a região sofria com queimadas e poucas áreas estavam preservadas. Foram os moradores e ambientalistas que trabalharam junto com o Exército e a Prefeitura para reflorestar aqueles morros.

O trajeto é todo pavimentado e não é longo, porém é uma subida e tanto. É um passeio que dá uma cansada, mas basta subir devagar para chegar ao forte sem problemas.

Além disso, por estar em meio à mata, o ambiente é fresco, mesmo que as temperaturas estejam altas.

Durante a subida, fique de olho nas paisagens que aparecerão, porque sempre há boas surpresas. Também é comum ver saguis na trilha, assim como nas árvores em volta da fortificação.

A Praia de Copacabana que, na época da primeira fortificação no Morro do Leme, se chamava Sacopenapã

Nós fizemos a caminhada pela manhã, assim que a atração abriu, o que garantiu menos gente na trilha e no forte.

Porém, o essencial é visitar o local em um dia de tempo firme, para poder apreciar as vistas sem nebulosidades.

Além disso, leve chapéu, protetor solar e água, porque dentro da fortificação quase não há sombras.

Quando você chegar ao Forte Duque de Caxias, várias paisagens deslumbrantes estarão te esperando para serem fotografadas, como a Praia de Copacabana, sendo possível ver o Morro Dois Irmão.

Além disso, o Cristo Redentor pode ser apreciado, principalmente nos dias ensolarados. Mas não se compara em beleza ao Pão de Açúcar totalmente cercado do verde das matas.

Na minha opinião, o ângulo do Pão de Açúcar visto do Forte do Leme é um dos mais bonitos que você verá.

Visita ao Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro: Forte do Leme
Chocante de tão bonito!

Em relação à fortificação, note a entrada em estilo colonial, um resquício do Forte da Vigia, erguido no século XVIII.

Observe também os quatro grandes obuseiros da empresa alemã Krupp, em dois poços escavados na rocha. São armas potentes e que tinham a função de atacar o convés dos navios, mesmo que não sejam mais usados para isso.

O único ponto negativo da visita foi nosso desconhecimento sobre a história do forte. Por isso, na seção seguinte trouxemos informações sobre esse importante patrimônio histórico do Rio de Janeiro.

Informações práticas – Quando visitamos, a entrada ao Forte estava de graça, mas normalmente custa apenas R$ 4 para adultos. Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h30 às 16h.

Como chegar ao Forte Duque de Caxias?

O Leme não tem estação de metrô, sendo a mais próxima a estação Cardeal Arcoverde, a 1,8km da Praça Almirante Júlio de Noronha.

Nós recomendamos usar o metrô sempre que possível, fora dos horários de pico, porque é rápido, seguro e barato. Mas dependendo do local que você estiver, pode valer a pena pegar um ônibus ou Uber.

De qualquer maneira, se você tem tempo e quer caminhar pela Avenida Atlântica, dá para incluir esse trajeto no passeio. Foi isso que fizemos, porém saímos de Copacabana.

História do Forte do Leme

Visita ao Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro: Forte do Leme
A entrada em estilo colonial, um resquício do Forte da Vigia

A história do Forte Duque de Caxias começou entre 1776 e 1779, quando foi construído o Forte da Vigia (ou da Espia) do Morro do Leme, no governo do Vice-rei D. Luís de Almeida Portugal, o Marquês do Lavradio.

Nessa época os espanhóis haviam invadido a Colônia do Sacramento, atual Uruguai, e a Ilha de Santa Catarina, hoje Florianópolis. Ou seja, a política da época estava em convulsão e era preciso garantir a segurança da capital, que recentemente havia subido a esse posto (1763).

Contudo, o Forte da Vigia não tinha a intenção de atacar os navios, mas sim de observá-los enquanto ainda estavam no Oceano.

A fortificação passou por períodos de desativação e reativação. Sua função militar flutuou com as oscilações políticas do Brasil.

Por exemplo, na Independência do Brasil, o Forte recebeu artilharia. Logo após, no Período Regencial (1831 e 1840), buscou-se a descentralização política e o enfraquecimento do Exército e, consequentemente, dos seus fortes.

Saiba que o forte que você visitará é fruto de uma grande obra que iniciou antes da Primeira Guerra Mundial (1913) e só terminou em 1919, porque empresas alemãs eram as responsáveis por grande parte do projeto e o Brasil declarou guerra ao Império Alemão em 1917.

Nas décadas seguintes, o Forte Duque de Caxias passou por momentos decisivos, como: levantes tenentistas de 1924, foi bombardeado pelo Forte de Copacabana, entre outros.

Algumas curiosidades sobre o Forte do Leme:

  • Em 1789, Tiradentes serviu no local dias antes de sua prisão;
  • Somente em 1935, o Forte do Leme passou a ser chamado de Forte Duque de Caxias, na época do governo Getúlio Vargas.
  • Em 1943, no contexto da Segunda Guerra Mundial, um soldado acreditou que a Baía de Guanabara estava sendo invadida por submarinos alemães. Depois dos disparos, percebeu-se que eram baleias, que felizmente saíram ilesas do equívoco.

Se você é louco por história do Brasil, vale a pena assistir a reportagem da TV Brasil sobre o Forte Duque de Caxias.

Esperamos que as dicas sobre como visitar o Forte do Leme tenham sido úteis! Leia também nosso artigo completão sobre os 50 melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.