Comidas típicas da Venezuela: 7 pratos típicos venezuelanos

Conheça as comidas típicas da Venezuela!

A Venezuela é um país marcado por três povos principais: africanos, indígenas e europeus. Você pode observar essa combinação cultural, inclusive, na culinária do país e nas comidas típicas da Venezuela.

Milho, feijão, banana, carnes são alguns dos principais ingredientes utilizados na Venezuela. O interessante é que a culinária venezuelana varia dependendo da região do país: têm pratos com influência da Amazônia, Caribe, da região dos Andes e da região central de Caracas. Viajar por todo país se torna uma viagem gastronômica.

Para te ajudar na sua viagem à Venezuela, nós listamos os pratos mais tradicionais da Venezuela.

Confira a lista de comidas típicas da Venezuela e fique com bastante fome!

 

1) Pabellón Criollo: comidas típicas da Venezuela

Pabellón Criollo: comidas típicas da Venezuela

Pabellón Criollo. Foto: Wikimedia – Clara Flores.

O Pabellón Criollo é considerado o prato nacional da Venezuela e com certeza você deve provar na sua viagem ao país. O Pabellón Criollo é feito com arroz branco, feijão preto, banana da terra e carne desfiada. Essa união de sabores é na verdade uma mistura de sobras de comidas anteriores e que representa 3 importantes culturas da Venezuela: feijão (negros), carne (morenos – indígenas) e arroz (brancos – europeus).

 

2) Asado Negro: comidas típicas da Venezuela

Asado Negro: comidas típicas da Venezuela

Asado Negro. Foto: Flickr – Luiseblanco

Uma das comidas típicas da Venezuela que você vai encontrar facilmente em Caracas é o Asado Negro. Esse é o prato mais representativo da capital venezuelana. Ele consiste em um corte da parte traseira do boi, que é assado e banhado em um molho escuro feito de papelón (rapadura), vinho e ají doce. O Asado Negro, geralmente, acompanha arroz e banana frita.

 

3) Hallaca: comidas típicas da Venezuela

Hallaca: comidas típicas da Venezuela

Hallaca. Foto: Flickr – Alex Lanz

A Hallaca é uma das comidas típicas da Venezuela mais tradicionais no Natal. Isso mesmo! É nessa época que a família se junta e prepara muitas hallacas para celebrar a festa. A Hallaca é feita de uma folha de bananeira recheada com carnes, vegetais, farinha de milho e vários temperos. Delícia!

 

4) Arepas venezuelanas: comidas típicas da Venezuela

Arepas venezuelanas: comidas típicas da Venezuela

Arepas venezuelanas. Foto: Wikimedia

Você talvez conheça as arepas colombianas. Mas você sabia que existe a versão da Venezuela? As arepas venezuelanas fazem parte do dia a dia desse povo, resultado da herança dos povos indígenas da Venezuela. É considerado o pão da Venezuela. A arepa é feita com farinha de milho, sal e água. Já o recheio varia: feijões, carnes, frango, presunto ou até geleias são utilizadas.

 

5) Cachapas: comidas típicas da Venezuela

Cachapas: comidas típicas da Venezuela

Cachapas. Foto: Flickr – Jose Miguel

As Cachapas também são pratos típicos da Venezuela que tem origem indígena. Elas lembram as panquecas americanas, mas são feitas de milho, água e açúcar. Como recheio se coloca queijo branco fresco. As Cachapas, geralmente, são degustadas no café da manhã.

 

6) Tequeños: comidas típicas da Venezuela

Tequeños: comidas típicas da Venezuela

Tequeños. Foto: Flickr – LuizCarlos Días

Os Tequeños são os principais “salgados/petiscos” oferecidos em festas na Venezuela. O Tequeño é feito com uma massa de trigo recheada com queijo. Esses palitos de queijo são fritos em azeite e fazem muito sucesso no país.

 

7) Quesillo venezolano: comidas típicas da Venezuela

Quesillo venezolano: comidas típicas da Venezuela

Quesillo venezolano. Foto: Wikimedia – Alfredojahn

Uma sobremesa típica da Venezuela é o quesillo venezolano. Esse doce lembra bastante o pudim flan. A versão venezuelana tem algumas diferenças na receita. Enquanto o flan usa somente a gema dos ovos, o quesillo usa todo o ovo.

 

Essa foi a nossa lista de comidas típicas da Venezuela!

Quais desses 7 pratos típicos venezuelanos você já experimentou? Você conhece outro prato da gastronomia da Venezuela?

Comente!

 

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

5 Comentários em "Comidas típicas da Venezuela: 7 pratos típicos venezuelanos"

Receber notificações de
avatar
Ordenar por:   mais recentes | mais antigos | mais votados
Imaculada Cevales
Visitante
Imaculada Cevales

Conheço todos. Todos deliciosos. Gostaria de saber onde encontro harina para fazer arepas e as hallajas

Yeiroby
Visitante
Yeiroby

Qualquer farinha de milho, tipo biju, serve para fazer Arepas e hallacas, muitos mercados vendem

Jade
Editor

Vou tentar com essa farinha de milho tipo biju, porque minha tentativa de fazer arepas não tinha dado certo com farinha de milho para polenta, que é pré-cozida, mas não absorve bem a água. Obrigada pela dica!

Yeiroby
Visitante
Yeiroby

Todos pratos bom, eu sou venezuelana e sempre preparo aqui no Brasil, faltou o “Dulce de lechoza” ou “doce do mamão”, feito de fatias do mamão verde en calda da rapadura, delícia.

Jade
Editor

Obrigada pela dica Yeiroby! Vamos colocar no post o Dulce de Lechoza!

wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.