14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

O Marrocos é um dos países mais imperdíveis da África, tanto pela riqueza cultural quanto pela gastronomia única. As comidas típicas do Marrocos sintetizam a interação que o país, e sua cultura, tem e teve com o Mediterrâneo, o Mundo Árabe, a África Subsaariana, a Península Ibérica e até mesmo com a França.

As diferentes combinações de sabores são características da culinária marroquina. Não faltam dezenas de especiarias, muitas oleaginosas e frutos secos, assim como carnes e peixes. Azeite de qualidade e mel também são importantes na gastronomia do Marrocos. Hortelã, salsinha e coentro estão presentes em todas as casas.

Vale destacar alguns temperos muito típicos do Norte da África e amplamente utilizados no Marrocos.

O ras el hanout é uma mistura de especiarias, como: cominho, cardamomo, canela, gengibre, sementes de coentro, noz-moscada, anis estrelado e açafrão da terra. O ras el hanout é usado em vários pratos, assim como a pasta de pimentas harissa.

Como você vai perceber a seguir, os temperos fortes fazem parte da ótima culinária do Marrocos!

 

14 Comidas Típicas do Marrocos

 

Couscous

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Wikimedia por Beata Gorecka

O couscous é uma herança cultural dos Povos Berberes, habitantes originários do Norte da África. O couscous é uma das comidas típicas do Marrocos mais conhecidas e difundidas no mundo ocidental.

Muitas vezes, fora da África, entende-se o couscous com o aglomerado de semolina de trigo. Contudo, couscous se refere ao prato completo, com carnes, vegetais, molho e também os grãos aglutinados de semolina.

No Marrocos, quando se fala em couscous, o prato mais lembrado é com 7 vegetais (cenoura, batata doce, nabo, abobrinha, repolho, abóbora e pimenta), que também inclui carne bovina ou de cordeiro.

O vapor do ensopado de carne e vegetais é usado para cozinhar os grãos de semolina, em um processo feito por etapas, que não é muito rápido. Atualmente, há semolina instantânea, alternativa para os dias corridos.

 

Bastila

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Wikimedia por Drea

A bastila é uma torta de massa folhada com combinações bem interessantes de sabor.

Temperos fortes, como gengibre em pó, açafrão e canela, são combinados com frango e amêndoas adoçadas com mel e açúcar. Os ovos também fazem parte do recheio.

A bastila é muito tradicional e bastante consumida nos casamentos, por isso é um prato requintado.

 

Tagine

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Wikimedia

Tagine é uma família de comidas típicas do Marrocos, uma técnica de cozimento e também o nome de uma louça tradicional.

O formato cônico do tagine permite cozinhar qualquer ingrediente preservando os sabores. O tagine tradicional é de cerâmica e traz o sabor da terra à comida. Há séculos, o tagine permitiu aos nômades do deserto cozinhar seus alimentos.

Há uma infinidade de tipos de comidas feitas no tagine, sempre com cozimento bem lento. Normalmente, usam-se carnes e vegetais e o prato é servido com o pão khobz. Mas nada impede fazer tagine de frango, peixe ou apenas com vegetais.

 

Frango com Limão e Azeitonas

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Wikimedia por Jeffrey W

O frango com limão e azeitonas é mais uma das interessantes comidas típicas do Marrocos, sendo encontrado tanto em banquetes quanto vendido como comida de rua.

O frango é cozido em um molho de cebolas caramelizadas. Quando o frango está macio, são acrescentados limões sicilianos em conserva, algo bem típico da culinária marroquina, e azeitonas.

 

Tanjia

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Wikimedia por VraieMarocaine

Tanjia é um cozido de carne, principalmente cordeiro, que leva horas para ser feito.

A panela de barro usada também se chama tanjia e há muita história por traz dessa comida típica do Marrocos.

A mistura de carnes e especiarias costumava ser cozida em contato com as cinzas presentes nos hamams, as tradicionais casas de banho.

 

Kefta

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Flickr por Nano Anderson e Voisin-Demery

Kefta são as aromáticas “almôndegas” bovinas ou de cordeiro, que podem ser grelhadas ou cozidas com molho de tomate.

Quando são cozidas, a kefta é chamada de tagine kefta. No final, são adicionados ovos, que cozinham no molho quente e bem temperado.

Aliás, temperos não faltam na carne, como cominho, canela, páprica e pimenta. A salsinha, o coentro e a hortelã trazem mais aroma a essa delícia.

A kefta é totalmente possível de ser feita no Brasil, porque temos acesso a todos os ingredientes.

 

Chermoula

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Flickr por Ruth Hartnup

A chermoula é uma pastinha de temperos usada em todo o Norte da África, principalmente para marinar peixes, como a sardinha.

A chermoula é feita com azeite, coentro, alho, suco de limão siciliano, páprica, cominho, sal, pimenta caiena e açafrão (ou açafrão da terra), e muito mais!

A marinada pode ser feita com antecedência de até 5 dias e guardada na geladeira, verdadeiramente transformando qualquer prato com peixe ou frutos do mar.

 

Zaalouk

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Flickr por Maggie McCain

Zaalouk é uma pastinha de berinjelas muito popular em todo o país. Variações da receita são comuns, já que cada família tem a sua.

Felizmente, a zaalouk é bem fácil de fazer. Berinjelas e tomates são temperados com azeite de boa qualidade, sal, páprica e cominho. Um pouco de coentro é importante para trazer frescor.

Depois de cozinharem até ficarem macios, é só amassar e saborear com pão.

 

Bissara

A bissara também é uma pastinha, só que de ervilha, normalmente servida no café da manhã e sempre acompanhada de pães frescos.

A cor da bissara é linda e também possui especiarias, como cominho e páprica.

 

Taktouka

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Flickr por Joel Abroad

As pastinhas deliciosas fazem parte das comidas típicas do Marrocos e são fáceis de fazer. A taktouka é uma dessas delícias, tendo os pimentões e os tomates como ingredientes principais. Especiarias, coentro e salsinha também não faltam.

O pulo do gato para fazer a taktouka é assar os pimentões no forno, virando-os até a pele ficar tostada. Dessa forma, dá para retirar a pele com perfeição, trazer um aroma de defumado e ainda acabar com a indigestão que o pimentão com pele (a parte branca também) traz.

 

Harira

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Flickr por Rui Ornelas

Harira é uma sopa feita com tomates, lentilha e grão de bico, algum tipo de carne, ervas e suco de limão.

A harira é uma das comidas típicas do Marrocos mais importante, porque é usada para quebrar o jejum do Ramadã.

A harira varia muito de região para região, de família para família. Podem ser acrescentados arroz, peixe, cenouras, ovos e até macarrão fininho.

 

Chebakia

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Wikimedia

Chebakia é uma sobremesa delicada e não muito simples de ser feita. Talvez, por isso, seja consumida para quebrar o jejum do Ramadã, logo depois da harira.

Há variações da receita, mas normalmente farinha de trigo, gergelim moído e farinha de amêndoas são aromatizados com açafrão, açafrão da terra, canela, anis estrelado e água de flor de laranjeira.

A “flor do deserto”, como é conhecida a chebakia, é moldada em forma de flor e frita em óleo quente. Logo depois recebe um banho de mel com água de flor de laranjeira. Para finalizar, gergelim sobre todas as pequenas flores.

 

Kaab El Ghazal

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Youtube

Kaab El Ghazal é um doce marroquino delicado. Uma fina massa é recheada com amêndoas e canela, sendo moldadas em formato de meia lua, um dos símbolos do Islã.

A água de flor de laranjeira é usada tanto na massa quanto no recheio.

 

Chá de Hortelã Marroquino

14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina

Fonte: Flickr por Thibaut Demare

O chá de hortelã é praticamente uma instituição marroquina. Há uma técnica para fazê-lo e a bebida leva também chá verde. A combinação da hortelã, chá verde e uma generosa dose de açúcar torna o chá marroquino uma delícia.

Vale destacar a beleza do bule tradicional e dos copinhos de vidro, normalmente decorados com ramos de hortelã.

 

Esperamos que esses 14 pratos típicos do Marrocos tenham te conquistado! Sem dúvida, dá para fazer vários deles em casa!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.