O Marrocos é um dos países mais imperdíveis para visitar na África, tanto pela riqueza cultural quanto pela gastronomia. As comidas típicas do Marrocos mostram a interação que o país, e sua cultura, tem e teve com o Mediterrâneo, o Mundo Árabe, a África Subsaariana, a Península Ibérica e até mesmo com a França.
As combinações surpreendentes de sabores são características das receitas marroquinas. Inclusive, não faltam dezenas de especiarias, oleaginosas e frutos secos, assim como carnes e peixes.
Azeite de qualidade e mel também são importantes na gastronomia do Marrocos. Hortelã, salsinha e coentro estão presentes em todas as casas e na maioria dos pratos.
Vale destacar alguns temperos típicos do Norte da África e amplamente utilizados no país, como o ras el hanout.
O ras el hanout é uma mistura de especiarias, como: cominho, cardamomo, canela, gengibre, sementes de coentro, noz-moscada, anis estrelado e açafrão da terra. O ras el hanout é usado em vários pratos, assim como a pasta de pimentas harissa.
Como você vai perceber a seguir, os temperos fortes fazem parte da deliciosa culinária marroquina!
14 Comidas Típicas do Marrocos
- Couscous;
- Bastila;
- Tagine;
- Frango com limão e azeitonas;
- Tanjia;
- Kefta;
- Chermoula;
- Zaalouk;
- Bissara;
- Taktouka;
- Harira;
- Chebakia;
- Kaab El Ghazal;
- Chá de hortelã.
Couscous
O couscous é uma herança cultural dos Povos Berberes, um dos povos originários do Norte da África. O couscous é uma das comidas típicas do Marrocos mais conhecidas e difundidas no mundo ocidental.
Muitas vezes, fora da África, entende-se o couscous com o aglomerado de semolina de trigo. Contudo, couscous se refere ao prato completo, com carnes, vegetais, molho e, é claro, os grãos aglutinados de semolina.
No Marrocos, quando se fala em couscous, o prato mais conhecido é composto por 7 vegetais (cenoura, batata doce, nabo, abobrinha, repolho, abóbora e pimenta), e que também inclui carne bovina ou de cordeiro.
O vapor do ensopado de carnes e vegetais é usado para cozinhar os grãos de semolina em um processo feito por etapas, que não é muito rápido. Atualmente, existe a semolina instantânea, a melhor alternativa para os dias corridos ou para quem nunca fez esse prato.
A técnica do couscous se espalhou para várias partes da África e chegou até o Brasil, como no cuscuz consumido no Nordeste e vários pratos que usam a cuscuzeira.
Saiba que é fácil encontrar couscous nos restaurantes marroquinos localizados nas grandes cidades, inclusive no Brasil. Nós provamos esse prato pela primeira vez na França, onde ele é extramamente popular, graças aos imigrantes do Norte da África.
Bastila
A bastila é uma torta de massa folhada (massa filo) com combinações de sabor bem interessantes.
Temperos fortes, como gengibre em pó, açafrão e canela, são combinados com frango e amêndoas adoçadas com mel e açúcar. Os ovos também são comuns no recheio.
A bastila é uma receita marroquina tradicional e bastante consumida nos casamentos, por isso é um prato requintado, feito para festas, além de ser um dos pratos mais conhecidos entre as comidas típicas da África!
Tagine
Tagine engloba diversas comidas típicas do Marrocos, já que é uma técnica de cozimento e nome de uma louça. Então, é normal se confundir.
O formato cônico do tagine permite cozinhar qualquer ingrediente preservando os sabores. O tagine tradicional é de cerâmica e traz o sabor da terra à comida.
Há séculos essa louça permitiu aos nômades do deserto cozinhar seus alimentos viajando de um local ao outro.
Há diversos tipos de comidas feitas no tagine, sempre com cozimento lento. Normalmente, usam-se carnes e vegetais e o prato é servido com o pão khobz. Mas nada impede fazer tagine de frango, peixe ou apenas usando vegetais.
Frango com Limão e Azeitonas
O frango com limão e azeitonas é mais uma das interessantes comidas típicas do Marrocos, sendo encontrado tanto em banquetes quanto vendido como comida de rua nos mercados populares.
O frango é cozido em um molho de cebolas caramelizadas. Quando o frango está macio, são acrescentados limões sicilianos em conserva, algo bem típico da culinária marroquina, e azeitonas, que pode ser estranho aos brasileiros. Porém, essa comida marroquina agrada ao paladar dos brasileiros.
Tanjia
Tanjia é um cozido de carne, principalmente de cordeiro, que leva horas para ser preparado.
A panela de barro usada também se chama tanjia e há história por traz dessa comida típica do Marrocos.
A mistura de carnes e especiarias costumava ser cozida em contato com as cinzas presentes nos hamams, as tradicionais casas de banho.
Kefta
Kefta são as aromáticas “almôndegas” bovinas ou de cordeiro, que podem ser grelhadas ou cozidas com molho de tomate.
Quando são cozidas, a kefta é chamada de tagine kefta. No final, são adicionados ovos, que cozinham no molho quente e bem temperado. Uma delícia!
Aliás, temperos não faltam na carne, como cominho, canela, páprica e pimenta. A salsinha, o coentro e a hortelã trazem mais aroma e frescor a essa delícia.
A kefta é possível de ser feita no Brasil, porque temos acesso a todos os ingredientes e acredito que vá agradar bastante a maioria de nós.
Chermoula
A chermoula é uma pastinha de temperos usada em todo o Norte da África, principalmente para marinar peixes, como a sardinha.
A chermoula é feita com azeite, coentro, alho, suco de limão siciliano, páprica, cominho, sal, pimenta caiena e açafrão (ou açafrão da terra), e muito mais!
A marinada pode ser feita com antecedência de até 5 dias e guardada na geladeira, verdadeiramente transformando qualquer prato com peixe.
Zaalouk
Zaalouk é uma pastinha de berinjelas popular em todo o país. Variações da receita são comuns, já que cada família tem a sua e você pode criar a sua também.
Felizmente, a zaalouk é fácil de fazer. Berinjelas e tomates são temperados com azeite de boa qualidade, sal, páprica e cominho. Um pouco de coentro é importante para trazer frescor.
Depois de cozinharem até ficarem macios, é só amassar e saborear com pão.
Vale a pena fazer bastante zaalouk e conservar na geladeira, sendo uma alternativa saudável para comer com pão.
Bissara
A bissara também é uma pastinha, só que de ervilha, normalmente servida no café da manhã e sempre acompanhada de pães frescos.
A cor da bissara é linda e também possui especiarias, como cominho e páprica.
Taktouka
As pastinhas deliciosas fazem parte das comidas típicas do Marrocos e são fáceis de fazer.
A taktouka é uma dessas delícias, tendo os pimentões e os tomates como ingredientes principais. Especiarias, coentro e salsinha também não faltam em uma comida do Marrocos.
O pulo do gato para fazer a taktouka é assar os pimentões no forno, virando-os até a pele ficar tostada.
Dessa forma, dá para retirar a pele com perfeição, trazer um aroma de defumado e ainda acabar com a indigestão que o pimentão com pele (e a parte branca também) traz.
Harira
Harira é uma sopa feita com tomates, lentilha e grão de bico, algum tipo de carne, ervas e suco de limão.
A harira é uma das comidas típicas do Marrocos mais importantes, porque é usada para quebrar o jejum do Ramadã, mês sagrado no Islamismo, quando os fiéis jejuam desde o nascer até o pôr do sol.
Essa sopa varia muito de região para região, de família para família. Podem ser acrescentados arroz, peixe, cenouras, ovos e até macarrão fininho.
Chebakia
Chebakia é uma sobremesa delicada e complicada de ser feita. Talvez, por isso, seja consumida para quebrar o jejum do Ramadã, logo depois da harira.
Há variações da receita, mas normalmente farinha de trigo, gergelim moído e farinha de amêndoas são aromatizados com açafrão, açafrão da terra (cúrcuma), canela, anis estrelado e água de flor de laranjeira.
A “flor do deserto”, como é conhecida a chebakia, é moldada em forma de flor e frita em óleo quente. Logo depois recebe um banho de mel com água de flor de laranjeira. Para finalizar, gergelim sobre todas as pequenas flores.
Kaab El Ghazal
Kaab El Ghazal é um doce marroquino delicado. Uma fina massa é recheada com amêndoas e canela, sendo moldadas em formato de meia lua, um dos símbolos do Islã.
A água de flor de laranjeira é usada tanto na massa quanto no recheio.
Chá de Hortelã Marroquino
O chá de hortelã é praticamente uma instituição marroquina. Há uma técnica para fazê-lo e a bebida leva também chá verde.
A combinação de hortelã, chá verde e uma generosa dose de açúcar torna o chá marroquino uma delícia.
Vale destacar a beleza do bule tradicional e dos copinhos de vidro, normalmente decorados com ramos de hortelã.
Esperamos que esses 14 pratos típicos do Marrocos tenham te conquistado! Sem dúvida, dá para fazer vários deles em casa! Veja também onde se hospedar em Marrakech nos melhores hotéis e regiões!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
2 comentários
Gostei muito do site.
Podem enviar-me para o meu e-mail receitas sobre a culinaria marroquina?
Cumprimentos
Americo Serrano
Obrigada, Americo! Não possuímos as receitas. Algumas sei fazer, mas aprendi no youtube e é lá que você poderá aprendê-las também.