14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

O Peru é um dos destinos mais em alta na América do Sul. Impossível não se surpreender com a riqueza cultural e histórica do país, com inúmeros sítios arqueológicos de diversas civilizações. A natureza dos Andes também é surpreendente. Por isso, não faltam excelentes pontos turísticos do Peru para visitar.

A seguir há 14 destinos de viagem no Peru que valem muito a pena serem conhecidos. Com certeza, o que fazer no Peru inclui esses incríveis lugares.

 

14 Pontos Turísticos do Peru

 

Machu Picchu

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Machu Picchu é o sonho de viagem de pessoas do mundo todo. Realmente, o sítio arqueológico de Machu Picchu é um lugar belíssimo, com uma paisagem exuberante e uma história fascinante.

Impossível não se surpreender com Machu Picchu e, por isso, esse sítio arqueológico é um dos melhores pontos turísticos do Peru.

A demanda é fortíssima para visitar esse Patrimônio da Humanidade e, por isso, uma viagem para Machu Picchu não é barata e exige bastante planejamento.

Mas vale muito a pena, porque Machu Picchu é um dos sítios históricos mais bem preservados do Império Inca.

Nós escrevemos um artigo super completo e atualizado (com as novas regras) sobre Machu Picchu (clique aqui)!

 

Parque Nacional de Huascarán

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Laguna 69. Fonte: Flickr por Twiga 269

O Parque Nacional de Huascarán abriga grande parte da Cordillera Blanca e é uma área rica em biodiversidade e paisagens singulares, com os mais altos picos do Peru (mais de 6 mil metros). O Parque Nacional de Huascarán também é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

É totalmente possível fazer turismo na Cordillera Blanca, principalmente turismo de aventura ligado à natureza. Mas também há dezenas de sítios arqueológicos no interior do parque.

A porta de entrada é a cidade de Huaraz, onde o turista encontra várias agências credenciadas a fazer turismo dentro do parque. É imprescindível contratar um bom guia para aproveitar todas as lagunas, trilhas e paisagens da deslumbrante Cordillera Blanca.

Pontos turísticos muito conhecidos são a Laguna 69 e a Lagunas Llanganuco. A partir do mirador de Portachuelo dá para ver a montanha mais alta do Peru, o Nevado Huascarán com 6768 metros de altitude e que dá nome ao parque.

Vale dizer que as trilhas levam várias horas em sua maioria. Então, o Parque Nacional de Huascarán é realmente para quem ama a natureza em sua versão mais intocada.

Gostou da Cordillera Blanca? Leia o relato da Carla no site Mochileiros (clique aqui).

 

Sítios Arqueológicos de Trujillo

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Chan Chan. Fonte: Wikimedia por Jim Williams

Trujillo é a terceira maior cidade do país, um dos pontos turísticos do Peru quando se fala em cultura pré-Inca. Há excelentes sítios arqueológicos para visitar em Trujillo e região.

A cidadela Chan Chan foi construída em adobe (barro e pedras), obra do povo Chimú, sendo Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Há vários templos espalhados por alguns quilômetros, tornando a visita bastante completa.

Já as Huacas del Sol y de la Luna pertencem a Cultura Moche, que habitou a região até pelo menos o ano 800 d.C. A Huaca de la Luna está bem conservada, com pinturas coloridas em algumas paredes, algo bastante impressionante.

A alguns quilômetros de Trujillo fica o complexo arqueológico El Brujo, local onde foi encontrada uma das múmias mais importantes do país, a Senhora do Cao.

Acredita-se que ela tenha sido uma líder muito importante, devido aos objetos requintados que estavam em sua tumba, inclusive uma coroa.

Vale a pena continuar a viagem para o norte do Peru, até Chiclayo (200 km de Trujillo). A partir da cidade, o viajante pode ir à Huaca Rajada, sítio arqueológico que guarda a história do Senhor de Sipán (Cultura Moche), uma das maiores descobertas arqueológicas atuais.

 

Centro Histórico de Lima

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Catedral de Lima e o Palácio Arquiepiscopal

Lima foi a cidade mais importante da América espanhola por séculos. Por isso, até hoje, a capital do Peru tem muita riqueza colonial no Centro Histórico.

A Plaza Mayor é o coração colonial da cidade. Lá está a imperdível Catedral de Lima, que é bonita por fora e por dentro, com muitos estilos arquitetônicos diferentes nas capelas.

Os edifícios amarelos com sacadas de madeira escura se destacam na Plaza. Uma dessas construções é o Palácio Municipal. O trabalho perfeccionista nas sacadas de madeira também pode ser visto no Palácio Arquiepiscopal, ao lado da Catedral.

No Centro Histórico, vale muito a pena visitar o Convento de São Francisco e o Convento de Santo Domingo.

O Convento de São Francisco é mais famoso e visitado, já que possui túneis que serviram como catacumbas até o século XIX. Já o Convento de Santo Domingo tem menos turistas, guarda o túmulo de Santa Rosa de Lima e possui uma torre com ótimas vistas do centro.

Se você se interessou por Lima, leia nosso artigo super completo sobre “o que fazer em Lima”. Confira também nossas dicas sobre onde ficar em Lima!

 

Linhas de Nazca

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Fonte: Pixabay por Monikawl999

A Cultura Nazca é uma das culturas pré-incaicas mais conhecidas, graças às misteriosas Linhas de Nazca.

Até os dias de hoje, não se tem certeza do significado das imensas figuras desenhadas no deserto, mas provavelmente elas têm relação com a religiosidade e com a astronomia.

Os visitantes com orçamento flexível fazem passeios de helicóptero pela região. Também há uma plataforma que permite ver alguns dos geoglifos.

Para completar a visita, há outras atrações em Nazca, como: Museu Didáctico Antonini, Casa Museu Maria Reiche, aquedutos antigos e o milenar cemitério de Chauchilla.

 

Vale e Cânion del Colca

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

O Valle del Colca é uma região com belas paisagens desérticas, animais típicos e pequenas cidades encravadas no cânion.

A principal atração do Valle é o Cânion do Colca, o segundo cânion mais profundo do mundo, local onde vivem os condores, ave símbolo do Peru.

A partir de Arequipa é possível fazer passeios de 1 dia para o Valle del Colca, assim como passeios de 2 dias, com pernoite no Valle. As agências de turismo também oferecem trekking no Cânion, que podem levar vários dias.

Nós fizemos o passeio de 1 dia ao Valle del Colca e contamos tudo no post completíssimo sobre o Valle del Colca e o Cânion do Colca!

 

Lago Titicaca em Puno

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Ilhas de Uros. Fonte: Wikimedia por Elemaki

Puno é a porta de entrada para o lado peruano do Lago Titicaca, um dos passeios que não pode estar de fora dos principais pontos turísticos do Peru.

A partir de Puno, os turistas visitam as famosas islas flotantes, como Uros. Nas ilhas de Uros, são explicados detalhes da construção dessas pequenas vilas de totora (principal material usado), assim como sobre os costumes e a vida dos locais.

Taquile é outra ilha visitada, mas é uma ilha natural bem grande, com vistas lindas para o Lago Titicaca. Em torno de 2 mil pessoas vivem em Taquile e conservam suas tradições, tanto na comida quanto na dança e vestimenta típicas.

A partir de Puno também dá para visitar as milenares torres funerárias do sítio arqueológico de Sillustani, com belas vistas para a Laguna Umayo.

 

Vale Sagrado dos Incas

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Sítio arqueológico de Pisac

O Vale Sagrado dos Incas é um termo usado para designar os sítios arqueológicos localizados no Vale do Rio Urubamba, principalmente: Pisac, Ollantaytambo, Chinchero e Moray.

Além desses quatro sítios arqueológicos, costuma-se visitar as Salineras de Maras, que ficam muito perto das ruínas de Moray.

O sítio arqueológico de Pisac possui terraços que foram usados na agricultura. Na cidade ainda há o famoso Mercado de Artesanato de Pisac.

Ollantaytambo é uma das áreas históricas mais bonitas no Vale Sagrado. Além da vista maravilhosa, Ollantaytambo é imponente, com muita história e beleza natural.

Chinchero é um lugar diferente, porque o foco é a bela e rica arquitetura colonial, principalmente, na igreja de Chinchero. A cidade também é conhecida pelo artesanato.

Há também as áreas históricas do Vale Sagrado Sul, com destaque para os parques arqueológicos de Tipón, Piquillacta e Andahuaylillas.

Confira nosso post especial sobre o Vale Sagrado dos Incas aqui! Leia também nossos posts sobre Cusco!

 

Ciudad Blanca de Arequipa

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Monastério de Santa Catalina

Conhecida como Ciudad Blanca (devido à rocha vulcânica sillar), Arequipa possui um belo Centro Histórico com construções alvas.

Os edifícios alvos da Plaza de Armas chamam a atenção, porque a cercam, mas não se comparam à Catedral de Arequipa. A Catedral é um espanto de tão linda, principalmente a fachada e as torres, ocupando todo o lado norte da Plaza.

O exterior da Catedral possui estilo neorrenascentista do século XIX, afinal muitos terremotos já causaram danos às construções de Arequipa, e a Catedral passou por reconstruções.

Além da Catedral, no Centro Histórico é indispensável visitar o Monastério de Santa Catalina de Siena, uma verdadeira cidade murada com 20 mil m².

Fundado em 1579, no Monastério viviam monjas enclausuradas, principalmente, moças de alta sociedade. Somente em 1970, o Monastério foi aberto ao público e Arequipa entrou de vez na lista de melhores pontos turísticos do Peru.

No Centro Histórico, vale a pena visitar o Museu Santuários Andinos, que tem ótimas visitas guiadas sobre os rituais de oferendas humanas dos Incas. Há inclusive a famosa múmia Juanita, encontrada no topo de um dos vulcões da região.

Confira mais dicas sobre Arequipa nos artigos sobre “Onde ficar em Arequipa” e sobre “O que fazer em Arequipa”!

 

Museus de Arqueologia de Lima

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Cerâmicas Nazca no Museu Nacional de Arqueologia

Para quem vai visitar o Peru pela primeira vez, é imprescindível visitar os museus de arqueologia de Lima, que são os melhores do país e contribuem para entender a riqueza cultural dos Primeiros Povos.

A nossa dica é ir primeiro ao Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru, porque a organização desse museu possibilita compreender os hábitos e os costumes dos diferentes povos que habitavam o Peru antes da colonização espanhola.

Confira o post especial sobre o Museu Nacional de Arqueologia de Lima!

Outro museu de arqueologia imperdível é o Museu Larco, localizado na mesma região do Museu Nacional de Arqueologia. O Museu Larco é focado em cerâmicas, objetos de metal e tapeçarias dos antigos povos do Peru.

Com uma gigantesca coleção em um belíssimo prédio, o Museu Larco é muito procurado para fazer as visitas guiadas e também pela sala com cerâmicas eróticas e pelo imenso depósito de cerâmicas, que não estão em exposição, mas que o visitante pode acessar.

Leia nosso post sobre o Museu Larco aqui!

 

Chachapoyas

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Kuélap. Fonte: Wikimedia por Elemaki

Chachapoyas é um dos pontos turísticos do Peru menos conhecidos pelos brasileiros. A cidade possui natureza diferenciada e muita riqueza ancestral, principalmente sítios arqueológicos.

Localizada entre os Andes e a Amazônia, é a partir de Chachapoyas que se pode visitar o a cidade fortificada de Kuélap, uma das maiores cidades muradas da época pré-colombiana.

Em Kuélap, muros de até 20 metros protegem centenas de “casas” circulares. Além do sítio arqueológico, a vista para o Vale Utcubamba é um dos atrativos de Kuélap, que ainda conta com uma bela floresta ao seu redor.

Vale dizer que a partir de Chachapoyas podem ser visitados outros pontos turísticos do Peru bastante conhecidos pelos locais, como as Cataratas de Gocta, com seus mais de 770 metros. São pelo menos 6 horas de trilha (ida e volta) até chegar à catarata.

 

Ayacucho

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Fonte: Wikimedia por Fer121

Ayacucho é um dos melhores pontos turísticos do Peru devido à sua imensa riqueza cultural. A bela cidade colonial é uma das mais importantes quando se fala em artesanato, principalmente com tema religioso, como os retábulos de Ayacucho.

A religiosidade faz parte da cidade, tendo a maior manifestação religiosa do Peru durante a Semana Santa. São vários dias de comemoração.

Quem visita Ayacucho pode fazer passeios para vilas próximas e ainda visitar sítios arqueológicos, como Vilcashuaman, Wari e Piquimachay. O Império Wari foi a primeira civilização imperial peruana.

 

Máncora

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Fonte: Wikimedia por Theodore Scott

Fora dos estereótipos que cercam o turismo no Peru, Máncora é um destino de praia, baladas e boas ondas, mesmo sendo uma pequena vila.

No inverno, os limenhos fogem para a vila no norte do país. A água é bem gelada, a praia não se compara em beleza às praias brasileiras, mas o movimento está garantido, assim como a diversão.

Além disso, em Máncora se formam pequenas piscinas naturais devido aos corais, tornando a praia boa também para crianças e famílias. Lindos pores do sol no Oceano Pacífico também não faltam.

 

Natureza Amazônica

14 Melhores Pontos Turísticos do Peru

Fonte: Wikimedia por Bruno Girin

A Amazônia ocupa mais da metade do território peruano, mas ainda está fora dos pontos turísticos do Peru que os brasileiros conhecem. Nós temos no nosso próprio país ótimas oportunidades de conhecer a cultura e a natureza amazônicas.

Contudo, para os viajantes europeus ir à Amazônia peruana é um dos pontos altos da viagem. Iquitos é uma das cidades mais procuradas. Para chegar lá, somente de avião ou barcos. Não há estradas conectando Iquitos com o resto do país.

O foco do turismo em Iquitos são os passeios (sempre guiados) pela intocada Floresta Amazônica. Para que a experiência seja boa, é preciso pesquisar muito a agência, de forma a não explorar a natureza nem as comunidades indígenas.

Muitos “gringos” vão a Iquitos por causa do chá Ayahuasca. Há inclusive pacotes vendidos pelas agências de turismo. Todo cuidado é pouco com falsos xamãs e bebidas adulteradas.

 

Esperamos que as informações sobre os 14 melhores pontos turísticos do Peru tenham sido úteis! Confira todos os nossos artigos sobre o Peru aqui!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.