Roteiro de Viagem a Lima, Peru: Roteiros de 1, 2, 3 e 4 Dias

Quando estávamos planejando a viagem a Lima, pesquisamos muito sobre a capital do Peru. Percebemos que havia poucas sugestões de roteiro de viagem a Lima.

Decidimos passar 4 dias completos na cidade, sem ter certeza absoluta se esse tempo seria demais, já que a maioria dos viajantes optar por menos tempo.

Felizmente, 4 dias formam a melhor opção para quem quer conhecer Lima muito bem e tem um estilo de viagem um pouco mais lento, sem correria.

É claro que ainda faltaram atrações turísticas para visitar, mas com 3 ou 4 dias dá para percorrer os diversos bairros da cidade e descobrir o que Lima tem de melhor.

Dificilmente, o viajante brasileiro tem todos esses dias disponíveis para a capital peruana, porque o foco da viagem ao Peru costuma ser Machu Picchu. Por isso, neste post há roteiros de 1 dia até 4 dias inteiros na capital.

Sugerimos que, depois de ler este post, você confira também nosso artigo especial sobre O que fazer em Lima, um artigo super completo sobre capital do Peru.


4 Opções de Roteiro de Viagem a Lima


Roteiro de 1 dia em Lima: O que fazer em Lima em 1 dia

Roteiro de Viagem a Lima, Peru: Roteiros de 1, 2, 3 e 4 Dias
Catedral de Lima e o Palácio Arquiepiscopal na Plaza Mayor

No post sobre “O que fazer em Lima: Pontos Turísticos”, há informações detalhadas das principais atrações turísticas da cidade.

Então, neste artigo serão mostradas sugestões de roteiros, sem entrar em muitos detalhes sobre os pontos turísticos, começando com as dicas sobre o que fazer em Lima em 1 dia.

Segundo nossa experiência, um dia inteiro é pouco para uma cidade que é capital. Mesmo assim, tentamos montar um roteiro bom para quem tem pouco tempo.

Sem dúvida, o que não pode ficar de fora de um roteiro de viagem a Lima é a Plaza Mayor, onde estão importantes construções históricas.

Na Plaza Mayor, é imperdível entrar na Catedral de Lima, que é bonita por fora e por dentro, com estilos arquitetônicos diferentes em cada capela, além do túmulo de Francisco Pizarro.

O Palácio do Governo é difícil de visitar por dentro, por ser a sede do governo, mas as fotos externas já compensam. Nós tivemos a sorte de ver uma bela troca de guarda na frente do Palácio.

Os edifícios amarelos com sacadas de madeira escura se destacam na Plaza Mayor. Uma dessas construções é o Palácio Municipal.

O trabalho perfeccionista nas sacadas de madeira também pode ser visto no Palácio Arquiepiscopal, ao lado da Catedral.

Para o viajante interessado na história e arte coloniais, vale continuar o itinerário pelo centro de Lima e visitar o Convento de São Francisco ou o Convento de Santo Domingo.

Roteiro de Viagem a Lima, Peru: Roteiros de 1, 2, 3 e 4 Dias
Claustro principal do Convento de Santo Domingo com a torre ao fundo (que subimos)

O Convento de São Francisco é mais famoso e visitado, já que possui túneis que serviram como catacumbas até o século XIX.

Já o Convento de Santo Domingo tem menos turistas, mas guarda o túmulo de Santa Rosa de Lima, sendo seu santuário, e possui uma torre com ótimas vistas do centro, inclusive da Plaza Mayor.

Caso sua intenção seja entender a história antiga do Peru, o melhor é visitar um dos museus de arqueologia que a cidade possui.

Os dois melhores e mais conhecidos museus em Lima são o Museu Nacional de Arqueologia (público) e o Museu Larco (privado).

O Museu Nacional de Arqueologia e o Museu Larco estão localizados fora dos bairros turísticos de Lima, mas os dois ficam na região de Pueblo Libre, não tão distantes de Miraflores, o melhor bairro sobre onde ficar em Lima.

O Museu Nacional de Arqueologia é mais adequado para entender as antigas civilizações peruanas, estando localizado na antiga casa de Simón Bolívar.

Já o Museu Larco é focado nas cerâmicas desses povos e, apesar de ser mais famoso, do ponto de vista educacional e didático, não é melhor do que o Museu Nacional de Arqueologia.

A fama do Museu Larco vem da seção de cerâmica erótica e do grande estoque de peças.

Independente da escolha de passeio, seja história colonial no centro ou arqueologia em Pueblo Libre, o final do roteiro de viagem a Lima de 1 dia tem que ser aproveitando à noite.

Roteiro de Viagem a Lima, Peru: Roteiros de 1, 2, 3 e 4 Dias
Parque Municipal de Barranco e o charme das construções coloniais

Há dois bairros para curtir a vida noturna: Barranco e Miraflores.

Barranco fica bem próximo ao mar, sendo um bairro com bela arquitetura e cara de interior, mas com vários restaurantes e bares. Barranco é um reduto de jovens em Lima.

Em Miraflores, é possível encontrar bons restaurantes, inclusive restaurantes renomados, sendo um bairro mais adequado para famílias.

Em resumo, há algumas possibilidades de roteiro de viagem a Lima de 1 dia:

Visitar a Plaza Mayor e caminhar pelo centro + convento no centro ou museu focado em arqueologia em Pueblo Libre + noite em Barranco ou Miraflores. Também dá para passar a manhã no centro só fotografando, sem entrar nos conventos, ir durante a tarde a um museu e passar a noite em Barranco ou Miraflores.

Se nós tivéssemos que escolher o que fazer em Lima em 1 dia inteiro, preferiríamos conhecer bem o Centro Histórico, passear pelo malecón (orla) de Miraflores e jantar também em Miraflores.

É sempre importante ressaltar que o trânsito em Lima é bem ruim. Então, quanto menos deslocamentos, melhor será seu dia.


Roteiro de 2 dias em Lima: O que fazer em Lima em 2 dias

Roteiro de Viagem a Lima, Peru: Roteiros de 1, 2, 3 e 4 Dias
Objetos antigos no Museu Nacional de Arqueologia, inclusive raros tecidos

Com dois dias inteiros em Lima já dá para conhecer muito melhor a cidade, desde a arte colonial até os museus que abordam a riqueza cultural peruana.

É claro que o passeio começa pelo centro e pela Plaza Mayor. No caso do roteiro de viagem a Lima de 2 dias, vale dedicar a manhã e a tarde para conhecer os pontos turísticos do centro histórico de Lima.

Na Plaza Mayor, perto do meio dia, acontece a troca de guarda, sempre com muita música ao vivo. A troca da guarda no Palácio do Governo foi uma das melhores que já presenciei, com muita música típica peruana.

Além de conhecer a Plaza Mayor, há tempo suficiente para comer nos restaurantes mais baratos que ficam no centro. Há várias opções que os próprios locais frequentam, principalmente quem trabalha no centro.

Depois, é possível visitar os dois conventos de Lima, o Convento de São Francisco e o Convento de Santo Domingo.

Particularmente, eu gostei mais do Convento de Santo Domingo, mas vale a pena visitar também as catacumbas do Convento de São Francisco. Nós visitamos esse locais em visitas guiadas, que são mais produtivas.

Caminhar bastante pelo centro é a melhor forma de descobrir as sacadas de madeira que enfeitam as fachadas dos prédios.

Nós não tivemos nenhum problema com segurança enquanto estávamos no centro, mas vale ficar atento devido ao grande fluxo de pessoas.

A Plaza San Martín também merece muitas fotos, assim como o Congresso da República e a Iglesia de San Pedro.

Roteiro de Viagem a Lima, Peru: Roteiros de 1, 2, 3 e 4 Dias
Pirâmide de Huaca Pucllana em Miraflores

Novamente, durante a noite pode-se passear por Miraflores, para quem está mais cansado, ou estender a noite em um bar em Barranco. A escolha depende muito do estilo do viajante e também da energia disponível.

No segundo dia, vale conhecer o bairro onde se está hospedado. Como mostramos no post sobre “Onde ficar em Lima”, a maioria dos viajantes se hospeda em Miraflores e alguns preferem Barranco, que é bem mais distante do centro.

Para quem está hospedado em Miraflores, pode-se escolher visitar o Mercado de Miraflores para comprar alguns presentes (sempre negocie o valor), ir ao Parque Kennedy (coração do bairro), caminhar no Malecón (calçadão à beira das falésias) até o Parque do Amor ou fazer o passeio pela pirâmide de Huaca Pucllana.

Como nós gostamos bastante da pirâmide de Huaca Pucllana, recomendo a visita. É melhor visitá-la cedo, quando há menos turistas e também para poder aproveitar melhor o segundo dia na capital do Peru.

Sem dúvida, algum museu de arqueologia deve estar na lista sobre o que fazer em Lima em 2 dias. Como mostramos anteriormente, os dois melhores museus de Lima são o Museu Larco e o Museu Nacional de Arqueologia.

É bem puxado visitar esses dois museus tendo um dia inteiro. Com apenas metade de um dia, o melhor é escolher apenas um museu e conhecê-lo bem, com calma.

Se sobrar um tempinho na sua tarde, vá a Barranco, conheça a região da Bajada de Banõs, as igrejinhas e a praça principal, terminando o passeio em um dos restaurantes e bares do bairro.

Organizando bem, com dois dias inteiros dá para fazer muita coisa em Lima, conhecer bem a cidade, mas é preciso energia!


Roteiro viagem a Lima de 3 e 4 dias: O que fazer em Lima em 3 e 4 dias

Roteiro de Viagem a Lima, Peru: Roteiros de 1, 2, 3 e 4 Dias
Parque do Amor em Miraflores com dia nublado, que são bem comuns em Lima

O roteiro de viagem a Lima de 3 dias é ainda mais proveitoso do que os roteiros anteriores, porque dá para fazer os passeios com mais calma e não se cansar tanto. Também dá para visitar outros lugares.

Tendo três dias inteiros na cidade, dá para visitar tanto o Museu Larco quanto o Museu de Arqueologia e, com certeza, você voltará ao Brasil com muito conhecimento sobre o Peru e seus povos.

A dica é visitar o Museu de Arqueologia antes do Museu Larco, para ter uma base de conhecimento sobre os antigos povos peruanos.

O Museu Larco é mais focado em cerâmica e é comum ficar confuso com tantos povos.

Além de aproveitar melhor os museus, vale a pena conhecer Miraflores com mais calma e, é claro, aproveitar os bons restaurantes do bairro.

Com 3 dias é possível conhecer quase tudo dessa região de Lima. Por exemplo, nós gostamos bastante de caminhar no Malecón do Parque do Amor até o Shopping Larcomar.

Acredito que tudo que mostrei até agora preencha muito bem 3 dias inteiros. Pela nossa experiência, 3 dias inteiros é a quantidade de dias ideal para quem quer conhecer Lima muito bem, mas maximizando o tempo.

Caso o viajante seja bem rápido, há os pontos turísticos que recomendo para o quarto dia em Lima, que são visitar o Parque de La Exposición, onde fica o Museu de Arte de Lima, e conhecer o Circuito Mágico das Águas na mesma região.

O Museu de Arte de Lima tem ótimas exposições temporárias, possui um prédio belíssimo e várias pinturas de autores locais, com destaque para a Escola Cusquenha.

Nós visitamos todos esses pontos turísticos de Lima em 4 dias inteiros, sempre separando as atrações por regiões próximas, para evitar ao máximo os deslocamentos na cidade.

No mapa acima, pode-se perceber que é possível separar as atrações do ponto de vista geográfico. Em qualquer viagem, conhecer os pontos turísticos por áreas da cidade faz o tempo ser melhor aproveitado.


Como se deslocar em Lima, Peru?

Roteiro de Viagem a Lima, Peru: Roteiros de 1, 2, 3 e 4 Dias
Ônibus Metropolitano em Lima. Fonte: Wikimedia Carlos F. Pardo

O trânsito em Lima é pesado. Para fugir das filas, nós usamos o “Ônibus Metropolitano”, que é um sistema de ônibus BRT, onde os ônibus não pegam filas, como você pode ver na imagem acima.

Usando os táxis e uber, as filas são inevitáveis, por isso achamos o Metropolitano uma boa ideia, mesmo sempre lotado de passageiros. Pouquíssimas vezes fomos sentados.

Quem vai optar pelos táxis e uber deve ficar atento para não pegar as filas do começo da manhã (direção centro). É preciso planejar bem.

Para usar o ônibus Metropolitano, basta se dirigir a estação de ônibus mais próxima à sua hospedagem e comprar o cartão (tarjeta) por 5 soles.

A passagem de ônibus custa 2,5 soles por pessoa e os ônibus passam por Barranco, Miraflores, San Isidro e vão até o Centro. Há diversas paradas ao longo do caminho. De Miraflores até o Centro, basta usar a linha troncal.

Esperamos que as dicas de roteiro de viagem a Lima tenham sido úteis para o planejamento da sua viagem! Não se esqueça de conferir o post com os detalhes sobre os pontos turísticos de Lima, além do artigo com dicas sobre onde ficar em Lima!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.