Visita ao Museu Santuários Andinos em Arequipa

O Museu Santuários Andinos em Arequipa é um dos principais museus sobre o sistema de crenças dos Incas, especificamente sobre as oferendas humanas aos deuses, chamadas de “capac cocha”.

O viajante que está passeando por Arequipa deve aproveitar a oportunidade para aprender um pouco mais sobre a cultura dos Incas e ainda ver de perto a famosa múmia Juanita.

Veja a seguir como é a visita ao Museu Santuários Andinos em Arequipa!

Confira também nosso post especial sobre onde ficar em Arequipa!

 

Visita ao Museu Santuários Andinos em Arequipa

Visita ao Museu Santuários Andinos em Arequipa

Pátio interno do museu

A visita ao Museu Santuários Andinos pode ser feita sem guia ou com guia. Recomendamos muito a visita guiada, seja em inglês ou espanhol, porque ajuda a entender os significados dos objetos com mais de 500 anos de história pertencentes à Cultura Inca.

Os diversos objetos do Museu foram encontrados em urnas funerárias de oferendas humanas, comuns durante o Império Inca. Foram 18 corpos encontrados em vulcões do Sul Andino, incluindo às famosas Múmias de Salta, na Argentina.

Entre 1989 e 1996, o projeto “Santuarios de Altura del Sur Andino” realizou expedições aos vulcões da região, já que os rituais aconteciam no topo dos vulcões sagrados. Antes disso, foram décadas de estudo sobre o tema.

As crianças que serviriam de oferenda aos deuses tinham que cumprir uma longa viagem até Cusco, onde eram recepcionadas pelo próprio Imperador Inca, que transmitia a elas um pouco de sua divindade.

Posteriormente, as crianças e suas comitivas com chefes religiosos se encaminhavam para o topo de alguns vulcões. Jejum e ingestão de chicha alcoólica faziam parte da preparação para a oferenda.

Visita ao Museu Santuários Andinos em Arequipa

Representação de Juanita em ouro. Fonte: TripAdvisor

As oferendas humanas eram enterradas em fardos funerários com diversos pertences, como objetos de ouro, cerâmicas e roupas de alpaca. Por isso, durante a descoberta das 18 oferendas humanas, foi possível encontrar muitos objetos com grande valor arqueológico.

Há vários tecidos expostos no museu, tanto roupas da múmia Juanita quanto de outros corpos. As cerâmicas encontradas faziam parte dos rituais religiosos, como para beber a chicha. Já os metais eram oferendas aos deuses. O ouro é o mais sagrado, devido à ligação com o deus Sol.

Antes de fazer a visita guiada e ver todos esses objetos, os visitantes assistem a um filme sobre a expedição dos arqueólogos ao Vulcão Ampato e seus 6288 metros de altitude, onde foi encontrada Juanita em 1995.

As informações do filme são ótimas e mostram as dificuldades de alcançar o local, devido à altitude. Apenas a qualidade da imagem deixa a desejar.

A descoberta de Juanita só foi possível porque parte do gelo do Vulcão Ampato derreteu, devido a erupção de um vulcão próximo. Aliás, foi o gelo que conservou Juanita por séculos, afinal, ela não é uma múmia, mas sim um corpo congelado com mais de 500 anos.

Visita ao Museu Santuários Andinos em Arequipa

Múmia Juanita. Fonte: TripAdvisor

Por ser um corpo congelado, com todos os órgãos e sangue em bom estado, foram realizado estudos sobre a condição física e a origem geográfica da menina. Acredita-se que Juanita tinha entre 12 e 15 anos de idade e pertencia a uma família importante da região de Puno, no Lago Titicaca.

Posteriormente ao filme, os visitantes são separados por visita guiada em espanhol ou em inglês. A partir daí, toda a visita é guiada, com explicações muito detalhadas sobre a Cultura Inca, especificamente sobre a questão das oferendas humanas, como elas ocorriam e o que significavam.

O Museu Santuários Andinos não é grande, mas traz em detalhes às explicações sobre as oferendas humanas que ocorreram com frequência na região de Arequipa.

A visita termina com a exposição da múmia Juanita, que por ser corpo congelado fica em uma câmara de refrigeração. Aliás, o museu é frio e vale a pena entrar com um casaco.

Saiba que: a múmia Juanita fica em exibição de 1 de maio até 31 de dezembro. Nos outros meses, múmias diferentes são expostas.

Informações práticas – Aberto todos os dias das 9h às 18h, aos domingos fecha às 15h. Ingresso adulto 20 soles, mais a gorjeta do guia (nós demos 5 soles por pessoa). Não é permitido tirar fotografias. Para mais informações, confira o site oficial aqui.

 

Esperamos que as dicas sobre o Museu Santuários Andinos em Arequipa tenham sido úteis! Confira nossos demais artigos sobre Arequipa aqui e saiba onde ficar em Arequipa!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.