No início do planejamento da viagem a Cusco, uma das dúvidas mais frequentes é sobre o Boleto Turístico de Cusco.
O Boleto Turístico é um tipo de city pass, como o I Amsterdam City Card e o Roma Pass, mas com algumas diferenças.
Muitas atrações de Cusco só podem ser visitadas tendo o Boleto Turístico, não dá para pagar os ingressos separadamente. Isso vale principalmente para os sítios arqueológicos ao redor da cidade e no Vale Sagrado.
Dessa forma, o turista é obrigado a comprar uma das modalidades do Boleto Turístico de Cusco. Vamos ver a seguir quais tipos de boleto existem!
Depois, leia também nosso post sobre O que fazer em Cusco e passeios próximos e veja onde se hospedar em Cusco na melhor localização!
4 Tipos de Boleto Turístico de Cusco
Primeiramente, o Boleto Turístico tem preços diferentes para estrangeiros e nacionais do Peru, assim como acontece em museus e atrações ao redor do país.
Os visitantes nacionais pagam em torno de 50% a menos do que os visitantes estrangeiros. Vamos dar ênfase apenas ao caso dos estrangeiros, no qual os brasileiros se enquadram.
Para o turista que quer conhecer quase todos pontos turísticos de Cusco, os sítios arqueológicos ao redor da cidade e os passeios ao Vale Sagrado dos Incas, a melhor opção é o Boleto General (Geral em português), que engloba a entrada para quase todas as atrações.
Para o viajante sem tempo e que só quer conhecer alguns pontos turísticos de Cusco e focar nos passeios ao Vale Sagrado, há a opção do Boleto Parcial Circuito III, no qual estão inclusos os sítios arqueológicos mais importantes do Vale Sagrado.
Veja abaixo as atrações turísticas de cada tipo de Boleto Turístico:
- Boleto General – 10 dias de vigência: Custo 130 soles por pessoa. Atrações turísticas inclusas: Circuito I (Parque Arqueológico de Saqsayhuaman; Qenqo, Pucapucara e Tambomachay); Circuito II (Museu do Sítio de Qoricancha, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Contemporânea, Monumento a Pachacuteq, parques arqueológicos de Tipon e de Piquillacta); Circuito III (parques arqueológicos de Ollantaytambo, Pisaq, Chinchero e Moray).
- Boleto Parcial Circuito I – 1 dia de vigência: Custo 70 soles por pessoa. Atrações turísticas inclusas: Parque Arqueológico de Saqsayhuaman; Qenqo, Pucapucara e Tambomachay.
- Boleto Parcial Circuito II – 2 dias seguidos de vigência: Custo 70 soles por pessoa. Atrações turísticas inclusas: Museu do Sítio de Qoricancha, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Contemporânea, Monumento a Pachacuteq, Parque Arqueológico de Tipon e Parque Arqueológico de Piquillacta.
- Boleto Parcial Circuito III – 2 dias seguidos de vigência: Custo 70 soles por pessoa. Atrações turísticas inclusas: Parques arqueológicos de Ollantaytambo, Pisaq, Chinchero e Moray.
Os turistas que são estudantes (até 25 anos) e possuem a carteira de estudante ISIC pagam 70 soles no Boleto General, mas esse desconto só existe no caso do Boleto General.
Esses valores dos boletos turísticos dizem respeito ao ano de 2020.
Dicas para comprar o Boleto Turístico de Cusco
No caso do Boleto General, o viajante pode adquiri-lo no escritório da Cosituc, que administra o serviço dos boletos. Basta ir à Avenida El Sol, 103, na cidade de Cusco obviamente.
Para mais informações, confira o site oficial da Cosituc. As informações sobre o valor atualizado dos boletos podem ser checadas no site da Cosituc, mas nós sempre atualizamos este artigo!
Vale dizer que muitas agências vendem o Boleto Turístico oficial, assim como há bilheterias nos principais parques arqueológicos.
Quem vai comprar os boletos parciais, pode adquirir na entrada dos sítios arqueológicos.
A vigência do Boleto Turístico começa a contar no momento da compra, não a partir da primeira vez de uso, por isso o viajante que for comprar algum boleto parcial deve realizar a compra no primeiro sítio arqueológico a ser visitado.
O Boleto Turístico é nominal, então, é sempre bom ter um documento de identidade durante os passeios. O RG brasileiro é aceito no Peru, desde que seja atual e é melhor levar o RG do que o passaporte, para não ter risco de perder o passaporte.
O Boleto Turístico é apenas o ingresso para visitar as atrações. O transporte e os guias são organizados pelas agências de turismo, normalmente localizadas nos arredores da Plaza de Armas.
Vale mencionar que as Salineras de Maras não estão inclusas em nenhum boleto turístico, mas custam apenas 10 soles por pessoa.
A Catedral de Cusco também não está inclusa no boleto turístico, custando 25 soles por pessoa, mas pode ser visitada de graça durante as missas. Foi o que nós fizemos, visitamos a Catedral depois de terminar a missa.
O ingresso para Machu Picchu também não está incluso no boleto turístico. Para saber mais, leia o nosso artigo especial sobre Viagem a Machu Picchu, Peru: Custos, Roteiro, Como ir, Ingresso.
Nossa experiência da viagem a Cusco
Nós decidimos que o foco da nossa viagem a Cusco seria conhecer os pontos turísticos de Cusco, ir ao Vale Sagrado e a Machu Picchu.
Assim, não fizemos o passeio aos sítios arqueológicos ao redor de Cusco, que normalmente fazem parte do city tour das agências de turismo e incluem as atrações do Circuito I.
Dessa forma, compramos o Boleto Parcial Circuito III com vigência de 2 dias seguidos a partir do momento da compra.
Como a vigência ocorre dessa maneira, nós adquirimos o boleto na entrada do sítio arqueológico de Pisaq, que foi a primeira parada do nosso tour pelo Vale Sagrado, que ainda incluiu Ollantaytambo e Chinchero.
Para conhecer Moray e Maras, deve-se fazer o tour já no dia seguinte. Então, comprar o Boleto Parcial Circuito III exige esse cuidado com o planejamento de cada dia da viagem.
Para quem compra o Boleto General é mais tranquilo, porque a vigência de 10 dias permite ter mais flexibilidade em relação aos passeios.
Vale mencionar que há muitas agências de turismo operando em Cusco. Na Plaza de Armas, há vários vendedores de agências menores, sendo fácil negociar com eles preços melhores para os tours, não para o boleto.
A maioria das agências terceiriza a operação do tour com empresas maiores. Então, eles agrupam os turistas de agências pequenas diferentes, muitas vezes, que pagaram valores diferentes.
Resumindo: se você tem tempo e quer fazer todos os passeios possíveis, adquira o Boleto General; se você quer se focar no tour ao Vale Sagrado e tem pouco tempo, o Boleto Parcial Circuito III é o melhor.
Esperamos que as dicas sobre o Boleto Turístico de Cusco tenham sido úteis! Saiba também como escolher o Seguro Viagem ao Peru mais adequado à sua proteção e saúde!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |