Monastério de Santa Catalina em Arequipa: Visita, Fotos e Dicas

por Jade

O Monastério de Santa Catalina em Arequipa é um dos principais pontos turísticos da cidade, sendo um monumento histórico de valor inestimável.

Por isso, recomendamos muito a visita e elaboramos este post com dicas e informações sobre o Monastério.

O Monastério de Santa Catalina de Siena é uma construção difícil de ter rival em qualquer lugar do mundo, sendo verdadeiramente uma cidade murada com 20 mil m².

Os viajantes precisam de pelo menos 2h para poder percorrer todas as áreas do Monastério, como as dezenas de quartos, as belas praças e claustros, a igreja principal e até uma pinacoteca com Arte Peruana colonial.

Depois, leia também nossos posts especiais sobre O que fazer em Arequipa e sobre Onde ficar em Arequipa bem localizado!

História do Monastério de Santa Catalina em Arequipa

Patio del Silencio e Claustro Novicias
Patio del Silencio e Claustro Novicias

O Monastério de Santa Catalina em Arequipa foi fundado em 1579, poucas décadas após a chegada dos espanhóis à região. Portanto, a história do monumento se confunde com a própria história da fundação de Arequipa como cidade colonial.

Sua construção foi em parte possível graças aos bens doados por dona Maria de Guzmán, uma viúva endinheirada que queria viver reclusa, tendo sido a primeira mulher a habitar o Monastério.

Saiba que a construção foi feita com rocha de sillar, uma rocha clara de origem vulcânica utilizada na maioria das construções antigas de Arequipa. O sillar branco tem origem no belíssimo vulcão Chachani e o sillar rosado veio do imponente vulcão Misti.

Monastério de Santa Catalina em Arequipa
Vulcão Chachani visto a partir do Monastério

Apesar da rocha ser da região, a maneira de construir a igreja, os quartos e outras área do Monastério não era resistente aos terremotos.

Arequipa foi sacudida por muitos terremotos e o Monastério de Santa Catalina foi reformado e reconstruído diversas vezes.

Vale mencionar que o Monastério desempenhou uma importante função educacional para as mulheres da região. Era muito comum que as meninas das famílias ricas vivessem no local por anos, sendo educadas pelas monjas.

As famílias mais importantes da cidade também tinham filhas noviças, algo bem-visto para a época. Era preciso despender uma boa soma para comprar as acomodações e pagar os gastos anuais, além do dote dado pelas famílias à Igreja.

Sabe-se também que mulheres pobres e marginalizadas eram acolhidas no Monastério de Santa Catalina.

Monastério de Santa Catalina em Arequipa
Detalhes: quarto, fachada, escada para o mirante, pintura

No século XVIII, mais de 300 mulheres viviam na “cidade dentro da cidade”. A mulher mais famosa da história do Monastério é a Sor Ana de los Ángeles Monteagudo, beatificada pela Papa João Paulo II em 1985.

Somente em 1970, o Monastério de Santa Catalina foi aberto ao público. Com a abertura desse monumento histórico, Arequipa entrou de vez nos roteiros de viagem pelo Peru.

Ainda hoje, há monjas enclausuradas no Monastério, mas elas habitam uma área fechada, sem contato com o vai e vem dos turistas.

Como é a visita ao Monastério de Santa Catalina em Arequipa?

Monastério de Santa Catalina em Arequipa
Claustro de los Naranjos

Nós levamos uma manhã inteira para visitar as dezenas de áreas que constituem o Monastério e vale muito a pena fazer o passeio com calma.

Há a opção de fazer visita guiada (mais caro) ou conhecer por conta própria, já que as áreas possuem placas com as informações históricas e todos recebem um mapa. O tour guiado leva cerca de 1h. Por conta própria, ficamos mais de 2h.

Assim que o visitante entra no Monastério, salta aos olhos a cor rubra das paredes e a rusticidade do local, lembrando muito uma pequena cidade colonial, porém com certa influência arquitetônica dos povos nativos.

Monastério de Santa Catalina em Arequipa
Calle Córdoba, ruas vermelhas e Plaza Zocodober

Há claustros de vários tipos, quartos bem decorados e outros simples, além de ruazinhas charmosas.

O primeiro destaque é o Patio del Silencio, local de reza do Rosário e de leitura da Bíblia, só que em silêncio. Esse lugar é super fotogênico.

Logo depois, há o Claustro Novicias, com paredes sem pintura e ar mais sóbrio. Já o Claustro de los Narajos é todo azul, com várias plantas no centro e desenhos nas paredes.

Depois do Claustro de los Narajos, o visitante vai percorrer várias ruas avermelhadas, onde estão muitos quartos, além de passar pela horta, pela grande cozinha e também pela lavanderia.

Monastério de Santa Catalina em Arequipa
Igreja e Claustro Mayor

A Calle Córdoba é toda branca e vira um cenário de filme com as flores vermelhas muito bem cuidadas. Já a Plaza Zocodober é vermelha, com uma bela fonte ao centro.

Perto da praça, há um mirante, basta subir a escada. As vistas para o vulcão Chachani são demais!

No final do percurso fica o Claustro Mayor, com suas pinturas e plantas, e a pinacoteca, com centenas de pinturas da Escola Cusquenha.

Os visitantes também conseguem ver a Iglesia de Santa Catalina por meio de uma entrada pelo “coro bajo”. A igreja é muito bonita, com paredes alvas e várias capelas.

Informações sobre o Monastério de Santa Catalina em Arequipa

Monastério de Santa Catalina em Arequipa
Alguns detalhes do Monastério

O Monastério abre todos os dias das 9h às 17h. Terça e quarta, o local fica aberto até às 20h. Ingresso adulto 40 soles (sem guia). Há serviço de guia pago separadamente.

Recomendamos reservar pelo menos 2h para visitar o local. Leve água e chapéu, devido ao calor e a radiação. Prefira o começo da manhã ou o final da tarde nas terças e quartas, para curtir o pôr do sol.

Para mais informações, confira o site oficial do Monastério de Santa Catalina.

Esperamos que as dicas sobre a visita ao Monastério de Santa Catalina em Arequipa tenham sido úteis! Saiba também como escolher o Seguro Viagem ao Peru mais adequado à sua proteção e saúde!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.