Lima é uma cidade que se destaca pelo patrimônio histórico e arquitetônico que possui, principalmente da época do Vice-Reinado. Entre o casario colonial, a Catedral de Lima é um dos lugares a visitar, tanto pela sua beleza quanto por sua história ligada à cidade e aos acontecimentos do Peru colonial.
A Catedral de Lima é uma das belas construções localizadas na Plaza Mayor (ou Plaza de Armas), uma região que o visitante tem que conhecer na capital, bem conservada e fotogênica.
Externamente, a Catedral já chama a atenção devido às duas grandes torres, mas é o seu interior que rende um bom passeio.
Depois, leia também nosso post com todas as dicas sobre O que visitar em Lima, assim como nosso guia especial com sobre Onde se hospedar em Lima nos melhores bairros e quais você deve evitar!
História da Catedral de Lima
Antes de apresentarmos os principais destaques da visita à Catedral, vale comentar um pouco dos quase 500 anos dessa construção.
Em 1540, foi inaugurada a primeira igreja construída a mando do conquistador Francisco Pizarro.
A igreja era bem pequena, praticamente uma capela, mas estava localizada em uma área onde existiram importantes construções dos Povos Originários.
Como Lima estava crescendo e foi elevada a Arquidiocese, a pequena capela não dava conta de atender às demandas.
Em 1551, foi inaugura a segunda igreja. Novamente, a construção se tornou inadequada para a capital do Vice-Reinado do Peru.
Dessa vez, os arquitetos se inspiraram nas suntuosas catedrais de Sevilha e Jaén.
Porém, a construção se tornou um elefante branco e teve que ser repensada algumas vezes. Tanto é que a parte principal da igreja só foi finalizada em 1622.
Além disso, em toda a história da Catedral ocorreram nove terremotos, alguns tão fortes que obrigaram os arquitetos a fazer o teto de madeira, exatamente para suportar os sismos.
A demora na finalização da Catedral, as diversas reformas por causa dos terremotos e os diferentes arquitetos fizeram com que a construção mesclasse muitos estilos arquitetônicos, como o gótico tardio, o renascentista, o barroco e o neoclássico.
Todos esses estilos podem ser vistos nas 14 capelas muito bem conservadas, no belíssimo altar e coral e ainda no Museu de Arte Religiosa.
Destaques da visita à Catedral de Lima
As capelas, o altar e o teto são os grandes destaques da Catedral, ou seja, todo o interior da construção é belíssimo e bem cuidado.
A primeira capela que o visitante se depara é o sepulcro de Francisco Pizarro.
Os supostos restos mortais do fundador de Lima foram postos na Catedral em 1891. Os verdadeiros restos mortais só foram encontrados na década de 1970 e hoje estão na capela.
Os elementos mais impressionantes do sepulcro de Pizarro são os mosaicos ricamente elaborados, inclusive com uma cena da chegada do conquistador ao Peru.
A segunda capela também é muito bonita, tendo sido talhada em Sevilha, na Espanha. A combinação das cores rubras com o dourado é interessante e torna essa capela diferente das demais.
Já a terceira capela é bastante chamativa, sendo dedicada à Nossa Senhora da Candelária. Muitas pinturas e detalhes dourados fazem parte desse local de adoração.
A quarta capela merece muitas fotos por ser talhada no estilo limenho, em madeira negra belíssima, merecendo muitas fotos por sua singularidade.
A quinta capela é mais sóbria, em madeira não tão escura, porém é uma obra antiga, que pertenceu ao primeiro prefeito de Lima.
A sexta capela deixa claro seu estilo neoclássico. Já a sétima capela é mais suntuosa, evidencia o clássico barroco limenho.
A oitiva capela também é um exemplo do barroco, porém com muitos detalhes, esculturas e pinturas sobre a vida de São José. A combinação de corres é belíssima!
A capela de Santa Apolônia (9º) é simples, porém a imagem principal é antiga, data de 1625. A capela de Nossa Senhora de La Paz (10º) também é simples, porém mais neoclássica.
Vale destacar a capela de Nossa Senhora da Evangelização (11º), uma das mais deslumbrantes da Catedral. A combinação do retábulo azul e dourado é incrível. Essa belíssima capela data do século XVII.
A capela de Santa Rosa de Lima (12º) segue o estilo limenho de entalhe em madeira. A capela de Nossa Senhora de La Antigua (13º) é colorida e neoclássica. A última capela (14º) tem esculturas da Sagrada Família.
No centro da Catedral fica o altar e as cadeiras do coral. O altar tem um belo baldaquino talhado por Matías Maestro em 1806. O branco e o dourado do baldaquino se destacam a frente do coral talhado em madeira.
Note também o teto e as colunas. O teto foi feito em madeira para não sucumbir aos terremotos. A beleza e a harmonia do teto lembram o céu estrelado.
A visita à Catedral de Lima pode continuar pelo Museu de Arte Religiosa, que abriga obras de arte da própria Catedral, além de peças provenientes de coleções privadas.
Nós compramos o ingresso que dá direito apenas a visita livre pela Catedral, sem o Museu de Arte Religiosa, por isso não vamos falar sobre esse museu.
Para visitar a Catedral de Lima, confira as informações a seguir.
Informações para fazer a visita à Catedral de Lima
Você pode visitar a tumba de Francisco Pizarro sem pagar nada, mas para conhecer o interior da igreja é preciso comprar um ticket (10 soles sem guia e sem o Museu de Arte Religiosa).
A visita livre inclui um ótimo folder, com detalhes sobre a Catedral e suas obras de arte sacra.
A Catedral abre para visitas de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 10h às 13h. As missas acontecem às 9h no sábado e às 11h no domingo.
É permitido tirar fotografias sem flash.
Esperamos que este post tenha sido útil! Leia também os posts da nossa viagem a Lima, em especial sobre o artigo sobre como acertar na escolha do Seguro Viagem ao Peru!
Boa viagem, viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |