Visita à Catedral de Lima, no Peru

Lima é uma cidade que se destaca pelo patrimônio histórico e arquitetônico. Entre o casario colonial, a Catedral de Lima é um dos lugares a visitar, tanto pela sua beleza quanto por sua história ligada à cidade e aos acontecimentos do Peru colonial.

A Catedral de Lima é uma das belas construções na Plaza Mayor, uma região que o visitante tem que conhecer na capital. Externamente, a Catedral já chama a atenção, devido às duas grandes torres, mas é o seu interior que rende um bom passeio.

Confira a seguir como é a visita à Catedral de Lima!

Veja também nosso post especial sobre onde ficar em Lima!

 

História e destaques da Catedral de Lima

Visita à Catedral de Lima, no Peru

Catedral e o Palácio Arquiepiscopal

Antes de apresentarmos os principais destaques da visita à Catedral, vale comentar um pouco dos quase 500 anos dessa construção.

Em 1540, foi inaugurada a primeira igreja construída a mando do conquistador Francisco Pizarro. A igreja era bem pequena, praticamente uma capela, mas estava localizada em uma área onde existiram importantes construções dos Incas.

Como Lima estava crescendo e foi elevada a Arquidiocese, a pequena capela não era mais suficiente. Em 1551, foi inaugura a segunda igreja. Novamente, a construção se tornou inadequada para a capital do Vice-reinado do Peru.

Visita à Catedral de Lima, no Peru

Altar e coro

Dessa vez, os arquitetos se inspiraram nas suntuosas catedrais de Sevilha e Jaén. Porém, a construção se tornou um elefante branco e teve que ser repensada algumas vezes. Tanto é que a parte principal da igreja só foi finalizada em 1622.

Além disso, em toda a história da Catedral ocorreram nove terremotos, alguns tão fortes que obrigaram os arquitetos a fazer o teto de madeira, para suportar os sismos.

A demora na finalização da Catedral, as diversas reformas por causa dos terremotos e os diferentes arquitetos fizeram com que a construção mesclasse muitos estilos arquitetônicos, como o gótico tardio, o renascentista, o barroco e o neoclássico.

Todos esses estilos podem ser vistos nas 14 capelas muito bem conservadas, no belíssimo altar e coral e ainda no Museu de Arte Religiosa.

Visita à Catedral de Lima, no Peru

As capelas, o altar e o teto são os grandes destaques da Catedral, ou seja, todo o interior da construção é belíssimo e bem cuidado.

A primeira capela que o visitante se depara é o sepulcro de Francisco Pizarro. Os supostos restos mortais do fundador de Lima foram postos na Catedral em 1891. Os verdadeiros restos mortais foram encontrados somente na década de 1970 e hoje estão na capela.

Os elementos mais impressionantes do sepulcro de Pizarro são os mosaicos ricamente elaborados, inclusive com uma cena da chegada do conquistador ao Peru.

A segunda capela também é muito bonita, tendo sido talhada em Sevilha. A combinação das cores rubras com o dourado é interessante e torna essa capela diferente das demais.

Visita à Catedral de Lima, no Peru

Já a terceira capela é bastante chamativa, sendo dedicada à Nossa Senhora da Candelária. Muitas pinturas e detalhes dourados fazem parte do local. A quarta capela merece muitas fotos por ser talhada no estilo limenho, em madeira negra belíssima.

A quinta capela é mais sóbria, em madeira não tão escura, porém é uma obra antiga, que pertenceu ao primeiro prefeito de Lima. A sexta capela deixa claro seu estilo neoclássico. Já a sétima capela é mais suntuosa, evidencia o clássico barroco limenho.

A oitiva capela também é um exemplo do barroco, porém com muitos detalhes, esculturas e pinturas sobre a vida de São José. A capela de Santa Apolônia (9º) é simples, porém a imagem principal é antiga, data de 1625. A capela de Nossa Senhora de La Paz (10º) também é simples, porém mais neoclássica.

Visita à Catedral de Lima, no Peru

Vale destacar a capela de Nossa Senhora da Evangelização (11º), uma das mais deslumbrantes da Catedral. A combinação do retábulo azul e dourado é incrível. Essa belíssima capela data do século XVII.

A capela de Santa Rosa de Lima (12º) segue o estilo limenho de entalhe em madeira. A capela de Nossa Senhora de La Antigua (13º) é colorida e neoclássica. A última capela (14º) tem esculturas da Sagrada Família.

No centro da Catedral fica o altar e as cadeiras do coral. O altar tem um belíssimo baldaquino talhado por Matías Maestro em 1806. O branco e o dourado do baldaquino se destacam a frente do coral talhado em madeira.

Visita à Catedral de Lima, no Peru

Note também o teto e as colunas. O teto foi feito em madeira para não sucumbir aos terremotos. A beleza e a harmonia do teto lembram o céu estrelado.

A visita à Catedral de Lima pode continuar pelo Museu de Arte Religiosa, que abriga obras de arte da própria Catedral, além de peças provenientes de coleções privadas.

Nós compramos o ingresso que dá direito apenas a visita livre pela Catedral, sem o Museu de Arte Religiosa, por isso não vamos falar sobre esse museu.

Para visitar a Catedral de Lima, confira as informações a seguir.

 

Informações práticas sobre a Catedral de Lima

Visita à Catedral de Lima, no Peru

Detalhes do interior da igreja

Gratuitamente, você pode visitar a tumba de Francisco Pizarro, mas para conhecer o interior da igreja é preciso comprar um ticket (10 soles sem guia e sem o Museu de Arte Religiosa).

A visita livre inclui um ótimo folder, com detalhes sobre a Catedral e suas obras de arte sacra.

A Catedral abre para visitas de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 10h às 13h. As missas acontecem às 9h no sábado e às 11h no domingo.

É permitido tirar fotografias sem flash.

 

Esperamos que este post tenha sido útil! Veja também nosso artigo sobre o que fazer em Lima e sobre onde ficar em Lima!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.