A Rússia é um país enorme, com diversidade cultural e histórica e, portanto, com muitas comidas diferentes. As comidas típicas da Rússia são ricas em sopas, vegetais e carnes, sendo uma culinária sem frescura, mas com pratos que aquecem o estômago e a alma.
A comida tradicional russa tem uma relação forte com a natureza, principalmente com os severos invernos, que afetam as plantações.
Temperos, vegetais e grãos mais resistentes ao clima frio aparecem em vários pratos, como o endro (dill), a beterraba e o trigo sarraceno.
A seguir vamos mostrar as 20 comidas típicas da Rússia mais representativas, inclusive doces russos!
20 Comidas Típicas da Rússia
- Stroganov;
- Borscht;
- Solyanka;
- Pelmeni;
- Vareniki;
- Pirogi;
- Khachapuri;
- Golubtsy;
- Shuba;
- Salada Olivier;
- Zharkoye;
- Kotleti;
- Blini;
- Medovik
- Chak-chak;
- Tula pryanik;
- Pastila;
- Vatrushka
- Chocolate Alenka;
- Ptichye moloko.
Strogonoff (Stroganov)
Internacionalmente conhecido e um dos pratos preferidos de muitos brasileiros, incluindo quem escreveu este artigo, o strogonoff russo tem variações.
A carne bovina sempre está presente, sendo comum usar uma mostarda de boa qualidade e creme azedo (sour cream). O endro finaliza o prato e é uma erva aromática que vale experimentar, mas é difícil de encontrar no Brasil.
Em português, nós falamos strogOnoff, em inglês é strogAnoff e em russo é stroganov.
Sabe-se que stroganov era uma rica e importante família russa, mas até hoje não foi esclarecido o porquê do prato ter esse nome.
É claro que comer strogonoff com batata palha só poderia ser uma invenção dos brasileiros, mas que super funciona!
Borscht
As sopas têm tudo a ver com a culinária russa e são consumidas durante o almoço. O borscht é a sopa mais popular da Rússia, sendo comum em outros países, como na Ucrânia e na Polônia.
Basicamente, o borscht é uma sopa de vegetais e carne, porém que tem como destaque a beterraba, conferindo a belíssima cor avermelhada desse prato.
É comum comer o borscht com pão escuro, creme azedo e endro, formando uma refeição completa.
O borscht também possui variações e poder ser servida quente ou fria, dependendo da época do ano, sendo verdadeiramente uma das comidas típicas da Rússia a provar.
Solyanka
Outra sopa popular na Rússia é a solyanka, uma sopa apimentada, normalmente feita com carne bovina, embutidos de porco, pimentas, azeitonas e vegetais.
Uma erva pouco conhecida no Brasil é usada na solyanka, o endro (dill), bastante popular no Leste Europeu. Há também a solyanka de cogumelos e peixes, então, é um prato bem versátil.
Pelmeni e Vareniki
Em várias culturas, as massas recheadas fazem parte da mesa no dia a dia, como tortellini na Itália e wonton na China.
No caso da Rússia, o visitante pode provar o pelmeni, que possui recheio de carnes variadas, podendo inclusive ser saboreado como uma sopa, em um caldo quente e temperado.
Já o vareniki costuma ter recheios vegetarianos, como batatas e cogumelos. O creme azedo é um dos acompanhamentos mais comuns para as massas russas e fica bom, pode acreditar!
Pirogi
Pirogi são tortas com diversos tipos de recheios, como queijo, repolho, cogumelos, frutas vermelhas e muito mais. Sempre pergunte o recheio do pirogi, porque são muitos e, verdadeiramente, são deliciosos.
Não confunda o pirogi com o polonês pierogi, que está mais para um tortellini do que para uma torta, e que é consumido com creme azedo.
Khachapuri
Khachapuri é o tipo de comida que combina com o paladar de muitos brasileiros, afinal, lembra muito uma pizza. Há pizzas semelhantes ao khachapuri na Culinária da Turquia.
Uma massa à base de leite é fermentada com fermento biológico. Os queijos são as melhores formas de equilibrar a massa, assim como ovos moles e muita manteiga.
O khachapuri também é uma comida típica da Geórgia, país que fez parte da União Soviética, e por isso se tornou popular na Rússia.
Golubtsy
O nome é difícil, mas o prato é bastante conhecido. O golubtsy nada mais é do que rolinhos de repolho recheados com carne (e arroz), normalmente servidos com creme azedo.
Esse é o tipo de comida fácil de reproduzir em casa e que ajuda a dar um fim digno ao repolho, muito aprecisado no Leste Europeu em geral.
Shuba
O shuba é uma comida típica da Rússia e de muitos países da antiga União Soviética que pode causar estranheza aos brasileiros. Ela não é lá muito apetitosa aos olhos!
Basicamente, o peixe arenque é cortado em cubos, depois recebe camadas de cebola, batata, cenoura e beterraba cozidas. Entre os vegetais, a maionese dá a liga e deixa tudo unido.
Esse prato é muito consumido no Ano Novo e adquire uma coloração rosa devido à beterraba.
Salada Olivier
A salada olivier é mais um prato com legumes cozidos (batata e cenoura) com maionese.
Nesse caso, são incluídos pepinos, ervilha e ovos. Para finalizar, nada melhor do que algum tipo de carne, como frango ou carne bovina.
O nome da salada pode sugerir uma origem francesa, mas na realidade se deve ao chef belga Lucien Olivier, que elaborou a receita em seu restaurante em Moscou em meados do século XIX.
Na realidade, a versão atual é uma simplificação da receita sofisticada desse chef belga.
Zharkoye
O nome pode ser complicado, mas o zharkoye nada mais é do que um ensopado de carne bovina bem temperado e com molho à base de tomates.
Batatas e cenouras também fazem parte do zharkoye, assim como um pouco de creme azedo e endro para finalizar.
Como você pode notar, o creme azedo e o endro fazem parte de várias comidas da Rússia.
Kotleti
O kotleti pode ser descrito como um bolinho de carne grelhado, algo entre almôndega e hambúrguer.
Normalmente, na carne bem moída é acrescentado pão, como em muitas almôndegas, mas o kotleti é grelhado como o hambúrguer.
Doces típicos da Rússia
A gastronomia russa não é conhecida internacionalmente pelos seus doces, mas há várias sobremesas para provar no país.
O doce típico da Rússia mais conhecido é o blini, semelhante ao crepe francês. O blini pode ser consumido no café da manhã, assim como no lanche, sendo feito com trigo sarraceno.
Mel e geleia de frutas combinam perfeitamente com massa leve do blini, mas há versões salgadas.
O mel faz parte de vários doces típicos da Rússia, como o medovik e o chak-chak.
O medovik é feito com finas massas à base de mel e caramelo, intercaladas por um recheio que mistura leite condensado, creme de leite e baunilha. A cobertura é de nozes. É uma sobremesa de respeito!
Já o chak-chak tem raízes nos povos do Oriente Médio. Uma massa leve é frita em pequenos pedaços e depois misturada com muito mel.
Quem visita a Rússia vai se surpreender com o tula pryanik (gingerbread), um pão cheio de especiarias, normalmente recheado com mel, leite condensado ou geleia. Seu diferencial é ser ricamente decorado, quase como uma impressão.
O pryanik mais famoso é originário de Tula, uma cidade a cerca de 200 quilômetros de Moscou.
Outros doces típicos da Rússia são: pastila, doces de açúcar, frutas e claras de ovos, semelhante ao mashmallow; vatrushka, um pão doce coberto por queijo cottage e geleias; maçãs assadas; chocolate Alenka e o bolo ptichye moloko, feito de chocolate e mashmallow.
Gostou das comidas típicas da Rússia? Então, confira outros posts sobre comidas e bebidas típicas de vários países!
Boa viagem, Viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
1 comentário
Muito bom