20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

A Rússia é um país enorme, com muita diversidade cultural e histórica e, portanto, muitas comidas diferentes. As comidas típicas da Rússia são ricas em sopas, vegetais e carnes, sendo uma cozinha sem frescuras, mas com pratos que aquecem o estômago e a alma.

A comida tradicional russa tem uma relação muito forte com a natureza, principalmente, com os fortes invernos. Temperos, vegetais e grãos mais resistentes ao clima frio aparecem em vários pratos, como o endro (dill), a beterraba e o trigo sarraceno.

A seguir vamos mostrar 20 comidas típicas da Rússia, inclusive doces russos!


Comidas típicas da Rússia

Strogonoff (Stroganov)

20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

Fonte: Wikimedia por Pittaya Sroilong

Internacionalmente conhecido e um dos pratos preferidos de muitos brasileiros, o strogonoff russo tem várias variações.

A carne bovina sempre está presente, sendo muito comum usar uma mostarda de boa qualidade e creme azedo (sour cream). O endro finaliza o prato e é uma erva aromática que vale experimentar.

Em português, nós falamos strogOnoff, em inglês é strogAnoff e em russo é stroganov. Sabe-se que stroganov era uma rica e importante família russa, mas até hoje não foi esclarecido o porquê do prato ser chamado dessa forma.

 

Borscht

20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

Fonte: Flickr por Liz West

As sopas têm tudo a ver com a culinária russa e sempre foram muito consumidas durante o almoço. O borscht é a sopa mais popular da Rússia, sendo comum em outros países, como a Ucrânia.

Basicamente, o borscht é uma sopa de vegetais e carne, que tem como destaque a beterraba, conferindo a cor característica do prato. É comum comer o borscht com pão escuro, creme azedo e endro, formando uma refeição completa.

O borscht tem muitas variações e poder ser servida quente ou fria, dependendo da época do ano, sendo verdadeiramente uma das comidas típicas da Rússia.

 

Solyanka

20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

Fonte: Wikimedia por Roland Geider

Outra sopa popular na Rússia é a solyanka, uma sopa mais apimentada, normalmente feita com carne bovina, embutidos de porco, pimentas, azeitonas e vegetais.

Uma erva pouco conhecida no Brasil é usada na solyanka, o endro. Há também a solyanka de cogumelos e peixes.

 

Pelmeni e Vareniki

20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

Fonte: Wikimedia por Eugene Kim

Em várias culturas, as massas recheadas fazem parte da mesa no dia a dia. No caso da Rússia, o visitante pode provar o pelmeni, que possui recheio de carnes variadas, podendo inclusive ser saboreado como uma sopa, em um caldo quente.

Já o vareniki costuma ter recheios vegetarianos, como batatas e cogumelos. O creme azedo é um dos acompanhamentos mais comuns para as massas russas.

 

Pirogi

20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

Fonte: Wikimedia por Kagor

Pirogi são tortas com diversos tipos de recheios, como queijo, repolho, cogumelos, frutas vermelhas e muito mais. Sempre pergunte o recheio do pirogi, porque são muitos e, verdadeiramente, são deliciosos.

Não confunda o pirogi com o polonês pierogi, que está mais para um pastel de forno do que para uma torta.

 

Khachapuri

20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

Fonte: Flickr por Ocumare

Khachapuri é o tipo de comida que combina com os brasileiros, afinal, lembra muito uma pizza. Na Turquia, há pizzas semelhantes ao khachapuri.

Uma massa a base de leite é fermentada com fermento biológico. Os queijos são as melhores formas de equilibrar a massa, assim como ovos moles e muita manteiga.

O khachapuri também é uma comida típica na Geórgia.

 

Golubtsy

20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

Fonte: Wikimedia por Steven Depolo

O nome é difícil, mas o prato é bastante conhecido. O golubtsy nada mais é do que rolinhos de repolho recheados com carne (e arroz), normalmente servidos com creme azedo. Esse é o tipo de comida fácil de reproduzir em casa.

 

Shuba

20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

Fonte: Wikimedia por Alex Ex

O shuba é uma comida típica da Rússia e de muitos países da antiga URSS que pode causar estranheza nos brasileiros.

Basicamente, o peixe arenque é cortado em cubos, depois recebe camadas de cebola, batata, cenoura e beterraba cozidas. Entre os vegetais, a maionese dá a liga e deixa tudo unido.

Esse prato é muito consumido no Ano Novo e adquire uma coloração rosa devido à beterraba.

 

Salada Olivier

20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

Fonte: Wikimedia por Hobopocc

A salada olivier é mais um prato com legumes cozidos (batata e cenoura) com maionese. Nesse caso, são incluídos pepinos, ervilha e ovos. Para finalizar, nada melhor do que algum tipo de carne, como frango ou carne bovina.

O nome da salada pode sugerir uma origem francesa, mas na realidade se deve ao chef belga Lucien Olivier, que elaborou a receita em seu restaurante em Moscou, em meados do século XIX.

Na realidade, a versão atual é uma simplificação da receita sofisticada do chef belga.

 

Zharkoye

O nome pode ser complicado, mas o zharkoye nada mais é do que um ensopado de carne bovina bem temperado e com molho à base de tomates. Batatas e cenouras também fazem parte do zharkoye, assim como um pouco de creme azedo e endro.

 

Kotleti

O kotleti pode ser descrito como um bolinho de carne grelhado, algo entre almôndega e hambúrguer. Normalmente, na carne bem moída é acrescentado pão, como em muitas almôndegas, mas o kotleti é grelhado como o hambúrguer.

 

Doces típicos da Rússia

20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

Blini. Fonte: Wikimedia por Tamorlan

A gastronomia russa não é conhecida pelos seus doces, mas há várias sobremesas para provar no país.

O doce típico da Rússia mais conhecido é o blini, semelhante ao crepe francês. O blini pode ser consumido no café da manhã, mas também como lanche, sendo utilizado o trigo sarraceno. Mel e geleia de frutas combinam perfeitamente com massa leve do blini, mas há versões salgadas.

O mel faz parte de vários doces típicos da Rússia, como o medovik e o chak-chak. O medovik é feito com finas massas à base de mel e caramelo, intercaladas por um recheio que mistura leite condensado, creme de leite e baunilha. A cobertura é de nozes.

Já o chak-chak tem raízes nos povos do Oriente Médio. Uma massa leve é frita em pequenos pedaços e depois misturada com muito mel.

20 Comidas Típicas da Rússia: O melhor da gastronomia russa

Tula Pryanik. Fonte: Wikimedia por Alex Rave

Quem visita a Rússia, vai se surpreender com o tula pryanik (gingerbread), um pão cheio de especiarias, normalmente recheado com mel, leite condensado ou geleia. Seu diferencial é ser ricamente decorado, quase como uma impressão. O pryanik mais famoso é originário de Tula, uma cidade a cerca de 200 quilômetros de Moscou.

Outros doces típicos da Rússia são: pastila, doces de açúcar, frutas e claras de ovos, semelhante ao mashmallow; vatrushka, um pão doce coberto por queijo cottage e geleias; maçãs assadas; chocolate Alenka e o bolo ptichye moloko, feito de chocolate e mashmallow.

 

Gostou das comidas típicas da Rússia? Então, confira outros posts sobre comidas e bebidas típicas de vários países!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.