Dicas para fazer aluguel de carro na França

Confira as informações essenciais para fazer aluguel de carro na França!

A França é um dos países europeus mais procurados pelos brasileiros. Com exceção de Paris, que é melhor ser conhecida usando o transporte público, vale a pena fazer o aluguel de carro na França.

Normandia, Provença e tantas outras regiões são mais fáceis de serem conhecidas de carro. O país tem vilas pequenas super charmosas e estar de carro torna mais rápido chegar a esses locais, além de possibilitar montar o roteiro de viagem do seu jeito.

Então, se a sua intenção é ir além de Paris, opte por alugar um carro. A seguir há várias informações essenciais para você fazer o aluguel de carro na França!


Itens básicos para alugar um carro na França

  • O motorista ter pelo menos 25 anos;
  • Possuir um cartão de crédito e o titular do cartão ser o motorista;
  • Levar a carteira de habilitação (CNH) válida (mais de 1 ano, preferencialmente) e a permissão internacional para dirigir (PID), mesmo que essa última não seja obrigatória, mas pode ser requerida;
  • Obviamente, é preciso estar com o passaporte válido.

 

Dicas para acertar no aluguel e economizar

Dicas para fazer aluguel de carro na França

Mont Saint-Michel na Normandia

Para fazer o aluguel de carro na França, os itens obrigatórios são poucos, como foi mostrado acima. Porém, há muitas questões que você deve saber para que o aluguel seja tranquilo e econômico.

Uma atitude fundamental é antecipar o aluguel do carro, principalmente para quem vai visitar o país no verão (alta temporada). Deixar para alugar em cima da hora, certamente, fará o valor total aumentar bastante.

Para saber se o aluguel está acima ou abaixo da média, faça simulações com dias a mais e a menos do que você precisa e veja como se comporta a relação valor/dia.

Além de antecipar o aluguel, o viajante deve analisar qual tipo de veículo é o melhor para sua viagem. Há desde carros classificados como econômicos até carros de luxo. Lembre-se de que o que se aluga é a categoria do carro, não o modelo em si.

Para escolher o carro, deve-se levar em consideração a quantidade de pessoas, o espaço para bagagem e o tipo de estrada mais comum no seu itinerário.

Como a maioria esmagadora dos viajantes quer um carro para conhecer as cidades pequenas, não exagere no tamanho do carro, que pode trazer problemas na hora de dirigir em estradas estreitas e também para estacionar.

Vale mencionar que os carros com câmbio manual são os mais comuns na Europa.

Para quem vai alugar o carro por mais de 21 dias seguidos, é possível fazer um leasing de curto prazo da Peugeot. Esse tipo de aluguel longo vale para oito países europeus (Bélgica, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Portugal, Espanha e Reino Unido).

Definidos os dias de aluguel e o tipo de carro, o viajante sempre deve fazer um roteiro circular, que comece e termine no mesmo lugar. Essa estratégia ajuda a deixar o valor do aluguel mais barato.

Quem tem a intenção de alugar um carro na França e conhecer algum país próximo (na Europa Ocidental), não encontrará dificuldades. A questão é devolver o carro no mesmo local onde ele foi retirado. Pegar em um país e devolver em outro faz os valores aumentarem muito.

Se o seu roteiro inclui Córsega, vale mais a pena alugar um carro na ilha e não levar o carro do continente em um ferry, já que muitas locadoras não aceitam o transporte do carro no ferry.

Impossível falar de aluguel de carro e não mencionar os seguros. Os seguros essenciais são contra danos ao veículo, a terceiro e seguro contra roubos. A dica é ler atentamente o contrato da locadora de veículos para saber o valor da franquia.

Alguns viajantes possuem um bom seguro do cartão de crédito, por isso vale a pena entrar em contato com o banco e saber em detalhes o que está incluso.

Algo que facilita muito na hora de alugar o carro em outro país é escolher um site de aluguel com bom suporte em português. Nesse quesito, um dos melhores é o Rentcars, que permite encontrar carros muito bons e tem informações claras sobre os seguros inclusos e os valores dos itens extras.

Vale destacar que o Rentcars também tem como ponto positivo poder pagar em real, sem IOF, e com possibilidade de parcelamento, inclusive sem juros. O Rentcars é parceiro do nosso site e, verdadeiramente, tem um dos melhores suportes para os viajantes.

Leia o nosso post especial “Como fazer o aluguel de carro na Europa”, que traz mais informações gerais importantes!

 

Dicas sobre dirigir na França

Dicas para fazer aluguel de carro na França

Rotatória para entrar em Aix-en-Provence

  • Cuidado com a velocidade. Há muitas câmeras para vigiar as estradas maiores. Nem sempre há o aviso de um radar por perto.
  • As autoroutes (A) são as estradas mais modernas, rápidas e com pedágios. As estradas nacionais (N) e departamentais (D) têm paisagens mais bonitas e permitem fugir dos pedágios, porém são mais lentas. O site Via Michelin permite saber quanto vai custar o pedágio para qualquer trajeto.
  • Pesquise se há áreas livres de trânsito (só para pedestres) nos centros históricos, algo que sempre acontece. Melhor mesmo é estacionar fora do centro histórico, porque os estacionamentos são maiores e mais baratos.
  • Aliás, estacionar é uma questão muito importante. Fique atento as ruas permitidas para estacionar (zona azul) e ao limite de tempo. O site Parkopedia é muito útil para encontrar os estacionamentos em várias cidades mundo afora.
  • Na França, é muito comum ter rotatórias. Esse é o momento para ter atenção máxima.

 

Esperamos que as dicas de aluguel de carro na França tenham sido úteis! Confira nossos posts sobre a França aqui!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.