Menu
Brasil / Listas

Para Onde Viajar no Brasil em Agosto: 13 Destinos

Atualizado em: 8 de fevereiro de 2021

Viajar no Brasil em agosto é uma ótima ideia, porque há destinos variados com clima excelente. Além disso, os preços das hospedagens caem em agosto porque as férias escolares já acabaram e é comum encontrar promoções.

Razões para marcar suas férias para agosto não faltam, porém a mais relevante é que você terá muitas opções em termo de cidades, praias e parques naturais, locais espalhados por todo o Brasil.

Veja a seguir nossas sugestões de 13 destinos sobre onde viajar no Brasil em agosto!

13 Destinos para Viajar no Brasil em Agosto

Fernando de Noronha

Para Onde Viajar no Brasil em Agosto
Dois irmãos. Fonte: Wikimedia

Em agosto começa a temporada de tempo seco em Fernando de Noronha, que se estende até janeiro. Vale apostar nesse mês porque não há feriados ou datas que encareçam ainda mais as férias.

Por ser uma área de preservação e destino isolado, visitar Fernando de Noronha não é barato, mas a escolha da época para viajar ajuda a economizar na hospedagem.

A questão é que Fernando de Noronha é um destino inesquecível. Em agosto as águas da Praia do Sancho e da Baía dos Porcos ficam super claras, ideais para praticar snorkeling.

Também há oportunidade de nadar perto das tartarugas, principalmente na Praia do Porto de Santo Antônio e da Praia (Baía) do Sueste.

É claro que trilhas e mirantes com vistas exuberantes também não faltam, inclusive durante o pôr do sol.

Entre as atrações, há também passeios de barco, inclusive com chances de ver golfinhos, e momentos relaxando nas praias fáceis de chegar, como as praias do Cachorro, do Meio, da Conceição e inclusive a do Porto.

Então, o que fazer em Fernando de Noronha não falta. O essencial é planejar muito bem a viagem e dar prioridade aos meses com clima bom para curtir tantas praias e visuais deslumbrantes.

Ceará

Canoa Quebrada. Fonte: Wikimedia

O Ceará é um dos destinos para viajar no Brasil em agosto para quem quer pegar praias com clima seco, quase sem chances de chuva.

Por não ser um mês de férias ou com feriadões, dá para incluir a badalada Jericoacoara no roteiro. O principal destaque da vila é realmente a Lagoa do Paraíso, mas há belas paisagens nas dunas e nos passeios de buggy.

Também vale a pena incluir a capital, já que você passará por lá. O turismo em Fortaleza vai além de conhecer a Praia do Futuro, já que há passeios de um dia para as praias do leste e oeste, que estão a poucos quilômetros da capital.

Exemplos de passeios a partir de Fortaleza são a Praia de Cumbuco, bastante próxima, e a Praia da Lagoinha.

A Praia da Lagoinha é tranquila e conta com paisagens bem bonitas, sendo ideal para os viajantes que priorizam descanso e natureza preservada.

Também dá para visitar as falésias avermelhadas da Praia do Morro Branco, inclusive para quem está hospedado na capital.

Para fechar o roteiro de viagem ao Ceará, Canoa Quebrada deve estar entre as prioridades. As praias da região têm falésias exuberantes, há diversos passeios nas dunas e o pôr do sol sem defeitos rende muitas fotos.

Se você dedicar mais dias para Canoa Quebrada, dá para visitar mais praias que fazem parte da Rota das Falésias. Veja as sugestões das melhores pousadas em Canoa Quebrada!

Saiba também onde se hospedar em Jericoacoara, inclusive em pousadas econômicas!

Destinos de inverno no Brasil

Para Onde Viajar no Brasil em Agosto
Cascata Caracol e a Catedral de Canela

Sabemos que em julho os destinos de inverno ficam lotados. Por isso, agosto é um mês excelente para visitar as serras pelo Brasil, afinal, o frio continua forte, ainda mais no começo do mês.

Para quem busca um destino cheio de atrações para a família toda, a Serra Gaúcha é um dos melhores destinos para viajar no Brasil em agosto.

As cidades de Gramado e Canela possuem uma grande quantidade de atrações, mas saiba que nem todas valem a pena, como deixamos claro no nosso artigo sobre o que fazer em Gramado e Canela.

Com o friozinho que faz em agosto na Serra Gaúcha, vale muito a pena estender o passeio para o Vale dos Vinhedos, na região de Bento Gonçalves, e aproveitar o melhor enoturismo no Brasil.

Nos destinos de inverno não podemos deixar de lado a Serra da Mantiqueira, que tem em Campos do Jordão e Monte Verde seus dois polos turísticos.

Recomendamos Monte Verde para casais ou para quem busca sossego, mas com pousadas excelentes. Também é possível fazer ecoturismo nas trilhas pela Serra da Mantiqueira espalhadas no distrito.

Já Campos do Jordão dispensa apresentação, sendo um destino para a família toda, inclusive crianças, devido aos seus belos jardins e parques.

Outra opção para viajar no Brasil em agosto é a Serra Catarinense, que costuma ser uma das mais frias do Brasil.

Além do frio garantido em agosto, a Serra Catarinense tem muitas pousadas boas que oferecem atividades rurais.

O público alvo da Serra Catarinense é formado por viajantes que buscam tranquilidade acima de tudo e alguns passeios para curtir a natureza singular da região.

As viagens românticas também têm crescido na região, exatamente pela oferta de pousadas excepcionais em estrutura.

Veja nossas sugestões sobre onde ficar na Serra Catarinense!

Manaus

Teatro Amazonas. Fonte: Wikimedia

Manaus é a porta de entrada para conhecer a Floresta Amazônica e, por isso, é um destino que todo o brasileiro deveria ter a oportunidade de conhecer. História, natureza diferenciada e cultura indígena são os diferenciais de Manaus.

Em termos de pontos turísticos, há muita variedade. Destaca-se a visita pelo emblemático Teatro Amazonas e outras construções neoclássicas do período de prosperidade da borracha.

Os passeios para ver o encontro dos rios Solimões e Negro e para visitar uma aldeia indígena também devem estar no roteiro. Aliás, Manaus é um ótimo lugar para comprar artesanato indígena autêntico.

Vale destacar também a gastronomia da Região Norte. Há variedade de peixes e usos para a mandioca, além de frutas amazônicas super saborosas. Com certeza, você comerá super bem lá!

Por fim, mas não menos importante, você pode visitar o MUSA, o Museu da Amazônia, localizado em uma área periférica de Manaus.

No MUSA não é seu acervo que chama a atenção, mas sim o jardim botânico e a torre com belas vistas para a Floresta Amazônica.

Saiba também onde ficar em Manaus nos melhores bairros e hospedagens!

Lençóis Maranhenses

Para Onde Viajar no Brasil em Agosto
Fonte: Wikimedia

Agosto ainda é um ótimo mês para visitar os Lençóis Maranhenses, mesmo que as lagoas menores tenham começado a secar.

Para passar as férias na região, a porta de entrada é o município de Barreirinhas, sendo o melhor lugar para se hospedar nos Lençóis Maranhenses em termos de estrutura turística.

Outros povoados também devem estar no roteiro, como Santo Amaro e Atins. Por exemplo, as lagoas da Gaivota e da Andorinha são facilmente acessadas a partir de Santo Amaro, sendo lagoas deslumbrantes.

Já Atins é um destino procurado para descansar, curtir o azul da Lagoa Tropical e praticar kitesurf. A maioria dos turistas visita Atins a partir de Barreirinhas em um passeio.

Inclusive, há vários passeios em Barreirinhas para as lagoas, como a grande Lagoa Azul. A cada ano os passeios oferecidos mudam de acordo o surgimento de novas lagoas e dunas.

Portanto, razões para visitar os Lençóis Maranhenses não faltam. Vale muito a pena dedicar no mínimo 3 dias inteiros para os Lençóis e passar um tempo na cultural São Luís do Maranhão.

Para os mais aventureiros, há ainda a Chapada das Mesas que pode ser visitada em agosto.

Veja nossas sugestões sobre onde ficar em Barreirinhas nas pousadas que mais valem a pena, também com dicas sobre Santo Amaro e Atins!

Jalapão

Dunas do Jalapão. Fonte: Flickr

O Jalapão é uma grande área de cerrado em Tocantins, que pode ser visitada em agosto, sendo esse o mês de início das queimadas. Por isso, os campos não estarão verdes.

Para ter uma viagem perfeita, é recomendado contratar agências ou guias locais. Em agosto fica mais difícil dirigir na região, por causa das estradas de areia.

Sobre o que fazer no Jalapão há muitas opções, incluindo vários fervedouros (poços de água fáceis de boiar envoltos em mata), cachoeiras, dunas e a trilha na Serra do Espírito Santo.

A Cachoeira da Velha se destaca entre as cachoeiras, por ser a maior, ideal para tomar banho. Já Cachoeira do Formiga é menor, porém tem a cor da água imbatível.

As águas claras são o grande destaque dos fervedouros, como o Bela Vista, Buritizinho e do Ceiça, bastante conhecidos e visitados pelos turistas.

Com certeza, você visitará um dos cartões-postais, que é assistir ao pôr do sol nas Dunas do Jalapão com a Serra do Espírito Santo no horizonte.

Cidades Históricas de Minas Gerais

Para Onde Viajar no Brasil em Agosto
Ouro Preto. Fonte: Wikimedia

Para quem gosta de história do Brasil, visitar Minas Gerais é um dos destinos para viajar em agosto.

As férias podem começar em Belo Horizonte, quem conta com ótimos museus, a Pampulha (Patrimônio da Humanidade pela UNESCO) e ainda tem ótimos restaurantes bares.

Em um roteiro mais tradicional, a cidade de Ouro Preto é o principal destino, tendo passeios para Mariana e Congonhas. Já a dupla Tiradentes e São João del-Rei não pode ficar de fora.

Já Diamantina fica mais distante dessas cidades. Contudo, dá para fazer uma viagem eclética incluindo a Serra do Cipó, Diamantina e Serro, a capital do queijo em Minas.

Como Minas Gerais tem muitos lugares a visitar, dá para incluir turismo de natureza nas férias, com destaque para as trilhas e cachoeiras perfeitas em Conceição da Ibitipoca (ao sul de São João del-Rei), porta de entrada para o Parque Estadual de Ibitipoca.

Veja nossas dicas de bairros e hospedagens sobre onde ficar em Belo Horizonte!

Chapada dos Veadeiros

Cachoeira de Santa Bárbara. Fonte: Wikimedia

A Chapada dos Veadeiros é um dos principais parques naturais do país, sendo Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Alto Paraíso de Goiás é a porta de entrada, porque de lá saem muitos passeios, que normalmente incluem trilhas que levam a belas cachoeiras e paredões de rocha.

A Catarata dos Couros é uma das cachoeiras mais bonitas, tendo bom volume de água e grande área para nadar. Já a Cachoeira do Segredo se destaca por ter a água bem clarinha.

Não podemos deixar de mencionar o inusitado Vale da Lua, um local super fotogênico.

Para completar o roteiro das férias, você pode incluir outras cidades, como as históricas Pirenópolis e Cidade de Goiás, sendo a última a antiga capital do estado, ou até mesmo Brasília.

Veja nossas dicas de pousadas sobre onde ficar em Pirenópolis!

São Paulo Capital

Para Onde Viajar no Brasil em Agosto
Avenida Paulista. Fonte: Wikimedia

O inverno é uma época para visitar a capital, São Paulo, e ainda estender o passeio para cidades próximas, já que chove pouco.

São Paulo é um destino para viajar no Brasil em agosto, principalmente pelo patrimônio cultural, ótimos restaurantes e vida noturna variada.

Em São Paulo estão ótimos museus de artes visuais, como a Pinacoteca do Estado e o MASP, além do Museu do Futebol no Estádio do Pacaembu.

O Parque Ibirapuera, a região da Liberdade e a Avenida Paulista são outros locais icônicos da capital.

Além da capital, você pode fazer passeios a partir de São Paulo e até mesmo visitar as praias no Litoral Norte.

Veja também nossas dicas sobre onde ficar em São Paulo nos melhores bairros!

Chapada Diamantina

Fonte: Pixabay

A Chapada Diamantina é um dos locais mais impressionantes para fazer ecoturismo e turismo de aventura. São atrações que não acabam mais!

O bom de visitar a Chapada Diamantina em agosto é que dificilmente seus planos serão interrompidos pela chuva. Em um destino cheio de trilhas, não pegar chuva faz sentido.

A Chapada Diamantina tem como cartão-postal o pôr do sol no Morro do Pai Inácio, uma das vistas mais espetaculares do Brasil.

Há também muitas cachoeiras para tomar banho, como as do Buracão e da Fumaça, as mais conhecidas. Além disso, há dezenas de cachoeiras acessíveis por trilhas com diversos níveis de dificuldade.

Os poços de água em cavernas com belos tons de azul quando o sol adentra também são atrativos da Chapada, como o Poço Azul e o Poço Encantado.

Por ser um destino de turismo de aventura, não faltam trilhas para os mais diversos condicionamentos físicos, que sempre passam por belas paisagens, cachoeiras, grutas e cavernas.

São muitas atrações na região e, felizmente, há guias, agências de turismo e estrutura nas cidades localizadas na Chapada.

Veja nossas sugestões de cidades para se hospedar na Chapada Diamantina!

Pantanal

Para Onde Viajar no Brasil em Agosto
Balneário Municipal em Bonito. Fonte: Wikimedia

Agosto também é um bom mês para viajar ao Pantanal, localizado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A maioria dos roteiros inclui a cidade de Bonito e faz todo o sentido. Em Bonito, há grutas deslumbrantes, como a Gruta do Lago Azul, balneários de águas claras no Rio Formoso, cachoeiras e flutuações (snorkel).

Contudo, dá para continuar as férias se hospedando nas fazendas espalhadas pelo Pantanal Sul e Norte. Essas fazendas são organizadas e possuem atrações para vários públicos.

As fazendas contam com passeio de barco, para ver aves no seu habitat natural, safári fotográfico, inclusive à noite, porque muitos animais têm hábitos noturnos.

Saiba que em agosto (período de seca), os animais ficam mais visíveis. Ou seja, tempo ideal para fotografar as belezas do Pantanal.

Uma ideia bem bacana é fazer a viagem de carro pelo Brasil na Transpantaneira e ir parando nessas fazendas. Até perto da própria estrada dá para ver muitos animais.

Sul da Bahia

Agosto é um dos melhores meses para viajar ao Sul da Bahia, porque as chuvas diminuem muito mesmo e os grupos de turistas das férias escolares já foram embora.

Porto Seguro é a principal cidade no sul do estado, tendo várias vilas interessantes e muitas praias para conhecer.

Na vila principal de Porto Seguro, o destaque fica por conta do pequeno centro histórico na Cidade Alta, pelas praias badaladas e pela vida noturna.

Contudo, para quem deseja uma viagem mais completa deve fazer o passeio para Arraial d’Ajuda, que pode ser um passeio de um dia, ou até se hospedar por lá.

Trancoso é um destino para passar mais tempo, já que possui ótima estrutura turística e permite conhecer belas praias com mais facilidade, como a Praia do Espelho.

Para quem busca por tranquilidade, Caraíva é outro destino imperdível no litoral sul da Bahia.

Ainda mais ao sul fica Prado, com dezenas de quilômetros de praias para todos os gostos, com muita tranquilidade e ótimos para famílias.

Rio de Janeiro e Região dos Lagos

Para Onde Viajar no Brasil em Agosto
Fonte: Pixabay

A cidade do Rio de Janeiro é outra capital para viajar no Brasil em agosto. A Cidade Maravilhosa tem atrações para todos os gostos, que podem ser bem aproveitadas no tempo firme de agosto.

Há vários pontos turísticos icônicos, como: ir ao Corcovado para estar aos pés do Cristo Redentor; fazer um passeio nos bondinhos do Pão de Açúcar; visitar o Jardim Botânico e o Maracanã.

É claro que no Rio de Janeiro dá para aproveitar muitas praias, como as famosas praias de Ipanema e da Barra da Tijuca.

Motivos para visitar o Rio de Janeiro não faltam. Além disso, agosto é um mês excelente para continuar as férias na Região dos Lagos.

As principais cidades na Região dos Lagos são Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, todas bem próximas umas das outras.

Cabo Frio é a maior cidade da Região dos Lagos, com hospedagens econômicas e comércio variado. Em Cabo Frio, as praias possuem maior extensão, mas são igualmente bonitas e com águas claras.

Arraial do Cabo conta com pelo menos três praias verdadeiramente deslumbrantes, as praias do Forno, Farol e as prainhas do Atalaia. A cor da água é super clara e encanta os turistas!

Armação de Búzios é a mais famosa e possui diversos tipos de praias na sua península, desde as mais urbanas até pequenas enseadas tranquilas.

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Arraial do Cabo nas melhores praias veja nossas dicas sobre onde se hospedar barato no Rio de Janeiro!

Esperamos que as sugestões de destinos para viajar no Brasil em agosto tenham te agradado!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.