Ibitipoca: a natureza de Minas Gerais

Descubra as belezas do Parque Estadual do Ibitipoca em Minas Gerais!

Ibitipoca: a natureza de Minas Gerais

Fonte: Wikimedia

As reservas ambientais possuem grande potencial para o turismo. O povoado de Conceição do Ibitipoca é um exemplo dos benefícios do ecoturismo em Minas Gerais. O Parque Estadual do Ibitipoca atrai visitantes de todo o Brasil, por ser lindo e bem estruturado. Difícil não se apaixonar!

O povoado de Conceição do Ibitipoca localiza-se na Serra da Mantiqueira, especificamente na cidade de Lima Duarte, distante 27 km do núcleo urbano da cidade. O povoado vive do ecoturismo promovido pelo Parque Estadual.

Ibitipoca: a natureza de Minas Gerais

Fonte: Wikimedia

A estrutura do povoado oferece conforto, excelente comida e opções noturnas, mas mantendo a originalidade do interior de Minas Gerais. Com ruas de pedra, noites animadas e até Festival de Jazz (julho) e de Festival de Blues (agosto), Conceição do Ibitipoca vai te encantar.

Distante apenas três quilômetros do povoado está o Parque Estadual do Ibitipoca, fundado em 1973. Ele é a maior atração do povoado, com inúmeras cachoeiras, riachos, grutas e muita natureza preservada.

As formações rochosas do parque surpreendem, mas o destaque turístico fica por conta das cachoeiras e riachos, com águas muito escuras. As vistas da região da Serra da Mantiqueira também surpreendem e rendem ótimas fotos.

 

O que fazer em Ibitipoca

Ibitipoca: a natureza de Minas Gerais

Janela do Céu. Fonte: Marcos Lamas, Wikimedia

Para conhecer o Parque Estadual, é necessário pagar uma taxa de R$ 20 (estudante paga meia entrada) e o parque fica aberto de terça-feira a domingo, das 7h às 18h, e nas segundas que forem feriados. A primeira coisa a ser feita é ir ao Centro de Visitantes, onde é possível pegar o mapa com as informações para a visita.

As trilhas são bem estruturadas, com caminhos largos e boa sinalização. Há três trilhas que o visitante pode escolher: Circuito das Águas; Janela do Céu; Pico do Pião. O Circuito das Águas é a trilha mais leve e com muitas atrações importantes do Parque.

O Circuito das Águas possui 5 km de extensão e pode ser feito por pessoas de várias idades. Entre os destaques estão: o belíssimo Lago das Miragens, o Paredão de Santo Antônio e a Cachoeira dos Macacos. O percurso demora aproximadamente 4 horas.

Ibitipoca: a natureza de Minas Gerais

Paredão de Santo Antônio. Fonte: Flickr

A trilha mais comentada é Janela do Céu, que tem o nome da cachoeira mais famosa do Parque. Com dificuldade média-alta, o tempo de duração da trilha é de aproximadamente 6 horas, sendo um circuito.

O principal destaque da Trilha Janela do Céu é a Cachoeira Janela do Céu, com seus 20 metros de altura. No topo, a cor das águas contrasta com o verde do fundo da Serra e com a mata, criando um cenário deslumbrante. Há também várias grutas, como a grandiosa gruta das Bromélias.

Menos visitada do que as trilhas anteriores é a Trilha Pico do Pião, que tem como destaque o Pico do Pião, a 1.762 metros acima do nível do mar. Com dificuldade média em seus 9 km, a Trilha Pico do Pião tem uma vista linda. Há também várias grutas nessa trilha.

Ibitipoca: a natureza de Minas Gerais

Cachoeirinha. Fonte: Wikimedia

Há também o Circuito da Parte Alta das Águas, que só pode ser acessado com guia. Mas são tantas as belezas das demais trilhas, que o que fazer em Ibitipoca não vai faltar.

Vale dar algumas dicas importantes! A melhor época para ir a Ibitipoca é de fevereiro até setembro. Essa é a época que menos chove, mas se você ir de abril até setembro, pode pegar muitos estabelecimentos comerciais fechados. Então, o melhor mês é mesmo fevereiro, quando os estabelecimentos estão abertos e diminuem as chances de chuva, que ocorrem principalmente no alto verão.

Além disso, evite ir nos feriados, porque há limites de pessoas no Parque: 300 por dia nos dias de semana e 800 pessoas por dia nos finais de semana e feriados.

 

Onde ficar em Ibitipoca

Ibitipoca: a natureza de Minas Gerais

Fonte: TripAdvisor

Não há muitas pousadas e hotéis grandes em Conceição do Ibitipoca, mas vários moradores que alugam suas casas, o melhor quando se viaja em grupo. Há também diversas áreas de camping. No próprio Parque há uma área de camping.

Confira abaixo algumas opções de pousadas e hotéis em Conceição do Ibitipoca.

 

Se você reservar sua hospedagem pelos links no post ou pelo banner no site, você ajuda o Guia do Nômade Digital, mas não paga nenhum centavo a mais por isso. Muito obrigada!

 

Como chegar à Conceição do Ibitipoca

O município de Lima Duarte está 350 km distante de Belo Horizonte. O acesso ao parque é feito por uma estrada a partir da rodovia BR-267. A estrada não é muito boa, mas possível de vencida até mesmo com carros simples, em condições normais.

 

Gostou das dicas sobre um dos mais belos parques do Brasil? Então, descubra outros lugares incríveis no Brasil que são parques!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.