Lugares para viajar em 2016

Confira os principais lugares para viajar em 2016!

O ano de 2016 está começando e os viajantes iniciam o planejamento da próxima viagem. A questão é: para onde vamos? Para ajudar você, que tem esta dúvida, resolvemos listar algumas sugestões de lugares para viajar em 2016. Antes, porém, devemos apresentar o cenário atual no mundo das viagens.

 

Perspectivas de turismo para 2016

A previsão do mercado para o dólar e o euro com relação ao real é péssima. É provável que nossa moeda continue desvalorizada por um bom tempo. Além disso, devemos levar em conta que a Europa já não é um lugar tão seguro assim: França, Inglaterra, Itália e Espanha são países ameaçados por atentados terroristas.

O norte da África e a região do Oriente Médio não estão na melhor época para serem visitados. A Ásia e a Oceania podem ser destinos caros, caso você não consiga uma passagem área por um bom preço.

Acreditamos, então, que a melhor opção para os brasileiros viajarem em 2016 é pela América Latina, inclusive dentro do próprio Brasil. O turismo nacional está bem aquecido, os preços pelo continente são mais convidativos e a proximidade geográfica é benéfica. Um ponto que pode pesar é Olimpíadas Rio 2016, principalmente para quem quer visitar a cidade maravilhosa.

Com base neste cenário apresentado, nós listamos algumas ideias de lugares para viajar em 2016! Confira!

 

Tulum – México

Tulum - México: Lugares para viajar em 2016

Fonte: Wikimedia

Próximo de Cancún, Tulum é um dos lugares para viajar em 2016, 2017, 2018… Imagine a combinação de uma praia caribenha, penhascos, além de sítios arqueológicos com resquícios dos maias. Incrível!

As ruínas de Tulum são antigas muralhas construídas para proteger a única cidade maia localizada na costa. Tulum tinha função portuária na época maia. O ponto mais icônico é o “El Castillo” – O Castelo – localizado no alto de um penhasco com vista para uma linda praia.

Tulum geralmente está lotada de turistas, então, deve-se ir cedo pela manhã. A sugestão é ficar mais tempo e hospedar-se na cidade, apesar de servir como passeio de um dia a partir de Cancún.

 

Cartagena – Colômbia

Cartagena - Colômbia: Lugares para viajar em 2016

Fonte: Wikimedia

A Colômbia está se tornando um destino de viagem desejado pelos turistas, inclusive pelos brasileiros, e por isso está na nossa lista de lugares para viajar em 2016.

Cartagena de Índias é a cidade mais visitada na Colômbia e conquista as pessoas principalmente por causa do seu centro histórico, que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A cidade antiga é murada e servia como uma fortificação militar. Sua arquitetura colonial espanhola é encantadora, bem como os monumentos históricos e sua fortaleza. O pôr do sol de Cartagena é de tirar o fôlego.

Cartagena serviu como cenário para as obras O amor nos tempos de cóleraDo Amor e Outros Demônios e Ninguém escreve ao coronel, do grande escritor Gabriel García Márquez. Aliás, existem até roteiros de viagem que indicam locais da cidade que serviram como inspiração para o autor.

As melhores praias, próximas de Cartagena, podem ser encontradas no arquipélago Islas del Rosario. Outra praia famosa é a Playa Blanca. Mas para quem puder, sugere-se passar alguns dias na Isla de San Andrés, uma joia colombiana localizada praticamente na Nicarágua.

 

Medellín – Colômbia

Medellín - Colômbia: Lugares para viajar em 2016

Fonte: Wikimedia

Considerada no passado como uma das cidades mais perigosas do mundo, por causa do Cartel de Cocaína, Medellín soube se reinventar e chama atenção, atualmente, como um ótimo lugar para se visitar.

A cidade possui belas montanhas, clima agradável, povo local amigável, noites agitadas (Cúmbia! Salsa!) e ótimos preços. A região de El Poblado, que faz bastante sucesso com os turistas, possui vários bares, restaurantes e lojas de boutique.

A série Narcos e os tours temáticos sobre Pablo Escobar atraem bastante gente e tendem a ser cada vez mais explorados pelas agências de turismo, mas é preciso destacar que Medellín é mais que isso.

 

Lima – Peru

Lima - Peru: Lugares para viajar em 2016

Fonte: Wikimedia

Muitas pessoas visitam o Peru por causa de Machu Picchu e Cuzco e acabam ignorando a capital Lima, a cidade dos reis.

A cidade possui muitos parques, praças, prédios históricos e museus, inclusive sobre as civilizações andinas (Caral, Chavín, Moche etc). Você também encontra praias, sítios arqueológicos, catedrais antigas, monastérios e palácios espanhóis.

Destaca-se que o centro histórico de Lima também está na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO porque seus traços originais são preservados. Não se esqueça da culinária peruana que é incrível e considerada como a principal culinária da América do Sul. Em Lima, você vai encontrar os melhores restaurantes do país.

 

Buenos Aires – Argentina

Buenos Aires - Argentina: Lugares para viajar em 2016

Fonte: Wikimedia

O euro está caro, mas temos uma capital no “estilo europeu” aqui ao lado: Buenos Aires.

Buenos Aires é uma das cidades mais visitadas por brasileiros e não é por menos. A cidade atrai os turistas por causa de seus eventos culturais, boulevards, arquitetura, vida noturna, tango, compras, restaurantes, doce de leite, alfajores, vinhos e churrasco. Ah, e ainda tem o futebol.

Vale a pena também atravessar o famoso Rio da Prata e ir até a Montevidéu, no Uruguai.

Um ponto que faz da Argentina um dos lugares para viajar em 2016 é a sua moeda. O atual presidente, Mauricio Macri, acabou com o controle sobre o câmbio. Com isso, é provável que o Peso Argentino se desvalorize frente ao dólar cerca de 40%, diminuindo a necessidade de se recorrer ao mercado paralelo, alternativa que os turistas utilizavam.

Descubra as belezas, história e dicas de viagem sobre Buenos Aires no Papo Viagem Podcast!

 

Santiago – Chile

Santiago - Chile: Lugares para viajar em 2016

Fonte: Wikimedia

Uma cidade moderna, cosmopolita e charmosa rodeada por grandes montanhas de neve dos Andes: esta é Santiago, no Chile.

Os visitantes em Santiago encontram muitos museus, praças, prédios históricos, ruas arborizadas e os famosos “Cerros”, que são morros perfeitos para apreciar a vista da cidade e das montanhas.

Além disso, Santiago tem até um bairro chamado “Brasil”, com muitos bares e cafés localizados em casarões antigos. Para quem gosta de frutos do mar, Santiago é um prato cheio. E não se esqueça de provar os vinhos chilenos e o famoso pisco sour.

Não se limite apenas a Santiago. Vale a pena visitar cidades próximas como Vina del Mar e Valparaiso, esquiar nas estações de Valle Nevado ou Portillo, além de degustar ótimos vinhos nas vinícolas próximas (Vale do Maipo).

Confira também o episódio sobre Santiago e região no Papo Viagem Podcast!

 

Cuba

Cuba: Lugares para viajar em 2016

Fonte: Wikimedia

Vamos deixar as questões políticas de lado, mesmo porque o embargo dos Estados Unidos à Cuba caiu. Aliás, os norte-americanos estão invadindo a ilha – para turistar. A hora para visitar Cuba é agora, antes que o país perca uma parte da sua essência.

Cuba é um destino com belas praias, reservas naturais, charutos, rum, clubes de salsa e é claro, a arquitetura marcante. O importante é não se limitar apenas a capital, Havana, e ao famoso balneário cubano de Varadero. Vale a pena visitar Trinidad, Santiago de Cuba, Sierra Maestra, Cienfuegos, Santa Clara, Cayo Coco, Cayo Guillermo e muito mais!

 

Costa Rica

Costa Rica: Lugares para viajar em 2016

Fonte: Wikimedia

A natureza Costa Rica é fascinante e, felizmente, o país protege essas áreas por meio de seus parques nacionais. A biodiversidade das florestas tropicais (o país possui 5% da biodiversidade do Mundo), a vida selvagem, as montanhas, os vulcões, as belas praias e ótimas ondas fazem da Costa Rica um destino perfeito para quem gosta do turismo de aventura.

O país tem uma das expectativas de vida mais altas do Mundo, aboliu o exército em 1949, é seguro. O lema nacional é “pura vida” e a nação foi eleita como a mais feliz do Mundo. Não é por menos que a Costa Rica é um país sensacional e merece estar entre os lugares para viajar em 2016!

Vale a pena visitar o Parque Manuel Antonio, Parque Nacional Corcovado, Vulcão Arenal, Puerto Viejo e muito mais.

 

San Francisco – Estados Unidos

San Francisco - EUA: Lugares para viajar em 2016

 

Mas o dólar não está caro? Eu sei, mas mesmo assim não tem jeito: os brasileiros amam visitar os Estados Unidos. A sugestão, então, é ir além do famoso top-3 de cidades americanas visitadas pelos brasileiros: Miami, Orlando e Nova York.

San Francisco é a minha cidade favorita nos EUA, principalmente pela sua arquitetura vitoriana, diversidade cultural, colinas, Fishermans’ Wharf (região dos cais), Golden Gate (a ponte!), bondes, etc. A cidade é apaixonante e merece uma visita.

Aliás, se tem um lugar que recomendo visitar nos EUA é a Califórnia. San Francisco, San Diego, Los Angeles, Santa Monica, Venice Beach, Santa Bárbara, Sierra Nevada, Parque Nacional de Yosemite e de Redwood. São muitos lugares bonitos nesse estado. Vale a pena também um pulo até Las Vegas, em Nevada.

Apesar do dólar alto, você pode aproveitar as constantes promoções de passagens para os Estados Unidos que aconteceram em 2015 e devem continuar em 2016. É só ficar ligado!

 

Cidade do Cabo – África do Sul

Cidade do Cabo - África do Sul: Lugares para viajar em 2016

Fonte: Wikimedia

Se tem uma cidade que eu desejo visitar é essa. Conheço gente que afirma que a Cidade do Cabo, na África do Sul, é a cidade mais bonita do Mundo. Quem duvida?

A cidade é comparada ao Rio de Janeiro por causa das belezas naturais: praias (Clifton, Camps Bay, Boulders), montanhas (Table Mountain), flora e fauna (pinguins, baleias, focas, tubarões, etc). E não é só isso. Têm os vinhos, arquitetura estilo holandês e inglês, e, é claro, a cultura africana.

A Cidade do Cabo é uma ótima opção dentre os lugares para viajar em 2016 por causa da proximidade (8h de voo) e da moeda. Acho que o seu único ponto não tão agradável é o tubarão branco, mas faz parte.

 

Foz do Iguaçu – Brasil

Foz do Iguaçu - Brasil: Lugares para viajar em 2016

Fonte: Wikimedia

Não poderíamos deixar os destinos nacionais de fora da nossa lista de lugares para viajar em 2016.

Foz do Iguaçu é um destino que percebemos em conversas com estrangeiros que está bem conhecido no exterior. É interessante observar que novas linhas aéreas estão conectando cidades brasileiras à Foz do Iguaçu (ex: Florianópolis, Londrina, Maringá).

As Cataratas do Iguaçu são o principal ponto turístico, mas há também outras atrações para visitar: Usina Hidrelétrica de Itaipu, Parque das Aves, Templo Budista, Ecomuseu, bem como realizar compras no Paraguai. Você pode também visitar as cataratas do lado argentino, um passeio que vale a pena.

 

Florianópolis – Brasil

Florianópolis - Brasil: Lugares para viajar em 2016

Fonte: Saviski

Difícil encontrar no Mundo um lugar igual a Florianópolis. A cidade têm muitos atrativos e não são só as praias! Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição, Dunas da Joaquina, Coqueiros, Beira-mar… Joaquina, Praia Mole, Campeche, Lagoinha do Leste, etc.

Florianópolis é uma ótimo destino para quem gosta da mistura entre praia e cultura açoriana, vida noturna e beleza natural, comida simples e restaurantes sofisticados. Então, não deixe esse “pedacinho de terra perdido no mar” fora dos seus lugares para viajar em 2016.

Se você quer descobrir as belezas de Florianópolis, ouça o episódio do Papo Viagem Podcast sobre a cidade!

 

Essa foi a nossa lista com sugestões de lugares para viajar em 2016. O que vocês acharam? Que cidade ou país faltou?

Boa viagem, Viajante!

 

Salvar

Salvar

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

error: Conteúdo protegido.