O Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas do mundo em termos de paisagens, com florestas, morros e praias. Mas muitos turistas têm medo de passear por lá por causa da falta de segurança. Por isso, neste artigo vamos falar sobre 10 dicas de segurança no Rio de Janeiro para turistas.
Eu fiquei anos querendo visitar a Cidade Maravilhosa, mas esbarrava exatamente na violência noticiada todos os dias.
São eventos chocantes os que acontecem dentro das comunidades. Não dá para negar que tiroteios, invasões por facções e balas perdidas são vergonhas nacionais e que afetam grande parte da população do Rio.
Mas, por ser uma cidade brasileira, a desigualdade está no centro da vida carioca. Nos bairros de classe média-alta, a realidade é diferente, muito semelhante aos bairros dessas mesmas classes sociais em outras cidades brasileiras.
Fazer turismo no Rio de Janeiro não é perigoso exatamente porque o turista costuma se hospedar nos bairros de classe média-alta, ir a bons restaurantes bem localizados e fazer passeios focados nos viajantes.
Foi isso que aconteceu conosco. Não sofremos nenhum episódio de violência, mesmo visitando vários pontos turísticos no Centro Histórico, por exemplo, sendo que todos eram locais para turistas.
Acreditamos que é possível ter segurança no Rio de Janeiro durante as férias, apenas é preciso ser um viajante bem atento e seguir nossas dicas a seguir.
Segurança no Rio de Janeiro para Turistas
Bairros mais seguros no Rio de Janeiro
Os melhores bairros para se hospedar no Rio de Janeiro em termos de hotéis e restaurantes, além de praias, são os bairros da Zona Sul, como Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo.
A Barra da Tijuca também é procurada por ser moderna e ter praia. Atualmente, é mais comum se hospedar por lá porque há metrô.
Então, dê preferência aos bairros mais seguros do Rio (de classe média-alta) e tente ficar perto de uma estação do metrô.
Transporte seguro no Rio
Primeiramente, saiba que não vale a pena alugar carro na cidade, seja devido às dificuldades em dirigir em uma cidade tão grande ou porque o trânsito está cada vez pior.
Pode acreditar, a estratégia mais segura, e que também é econômica, é mesclar o uso do metrô com o Uber.
Nós evitamos os ônibus, tanto por segurança quanto para não perder tempo nos congestionamentos.
Por isso, nós recomendamos que você se hospede perto de uma estação do metrô, já que ele será bastante utilizado.
No Centro, em várias ruas passa o VLT, uma opção excelente para não caminhar muito pelo bairro. A área histórica tem algumas ruas movimentadas e outros locais muito parados, praticamente abandonados.
O Centro do Rio de Janeiro é perigoso?
O Centro do Rio de Janeiro exige cautela e algumas dicas. A mais importante é visitá-lo nos dias de semana durante o horário comercial.
Assim, haverá mais gente nas ruas e até mais policiamento. Porém, mesmo nesse período, há ruas com sobrados abandonados e poucos pedestres.
No Centro, é preciso andar rápido e não perder tempo tirando fotos na rua. Normalmente, os arredores dos pontos turísticos não são perigosos, algumas dessas regiões são apenas malcuidadas.
Porém, ficamos chocados com a quantidade de gente desatenta e com o celular na mão, isso em pleno centrão lotado.
Então, na hora de usar o celular, procure um local fechado e fique alerta.
Como visitar as atrações com segurança?
Para as férias acontecerem sem problemas, nós acreditamos ser imprescindível planejar. Ler atentamente sobre os locais que você quer visitar é fundamental no Rio, evitando assim favelas ou locais com histórico de violência.
Há quem faça os tours pelas comunidades, sendo que a maioria é voltada aos gringos. Mas não é o tipo de atração que gostamos e não dá para ter certeza da segurança.
Vale a pena tentar entender o “clima” da região e sempre pesquisar como chegar e como sair dos locais que você visitará.
Por exemplo, nós lemos comentários recentes sobre a falta de segurança na Lapa, ainda mais com o impacto da pandemia, que fechou muitos estabelecimentos. Então, decidimos não visitar a região.
Como ir à praia no Rio de Janeiro com segurança?
Caminhar pelo calçadão de Ipanema e Copacabana não é perigoso. Você só precisa ter os cuidados básicos com seus pertences.
Ir à praia no Rio de Janeiro demanda esse mesmo cuidado. Obviamente, não dá para deixar seus pertences na areia e ir nadar.
Mas saiba que os episódios de arrastões são raros, sendo eventos totalmente fora da curva no dia a dia dos bairros mais famosos.
O maior cuidado que você deve ter é ao caminhar no calçadão à noite. Saiba que o de Copacabana é mais movimentado (e, por isso, mais adequado) do que o de Ipanema e o melhor é levar pouquíssimas coisas.
Roupas para turistas no Rio
Turistando pelo Rio de Janeiro, você vai perceber que as pessoas se vestem de maneira simples no dia a dia, ainda mais nos dias super quentes.
Para o turista, o melhor é sempre evitar virar um alvo. Isso vale para o Rio e para qualquer cidade do mundo.
Por isso, nós costumamos recomendar não dar pinta de grã-fino, evitando acessórios caros e chamativos, celulares à mostra e relógios. Passar despercebido é o melhor para o turista!
Da mesma maneira, procure levar poucas coisas na bolsa, como: apenas um cartão de crédito/débito, alguns trocados e cartão do metrô.
Obviamente, não é nada bom ficar expondo a máquina fotográfica, ainda mais se for uma daquelas máquinas enormes e caras.
Então, com planejamento, atenção e essas dicas suas férias no Rio de Janeiro serão tão especiais como foram as nossas!
Leia também nosso artigo completão sobre onde se hospedar Rio de Janeiro barato!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |