Visitar um castelo no Canadá pode parecer incomum, ainda mais na maior cidade do país. A Casa Loma em Toronto é um castelo acessível, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade.
Localizada em uma das poucas colinas perto de Downtown, a Casa Loma foi construída para ser a residência de uma rica família no início do século XX.
Muitos acontecimentos se passaram naquela mansão até que ela se tornasse a atração turística, cultural e de entretenimento que é hoje.
A seguir vamos abordar um pouco da história da Casa Loma em Toronto, os destaques da nossa visita e dicas para você aproveitar sua passagem por lá.
História da Casa Loma em Toronto
Antes de qualquer coisa, você sabe o que significa o nome Casa Loma? Em espanhol, Casa Loma é uma casa na montanha, nome que aquelas terras já possuíam antes da construção do Castelo pela família Pellatt.
Realmente, é uma casa em uma colina, especificamente a 66 metros acima do nível do Lago Ontário.
A Casa Loma foi construída entre 1911 e 1914 pelo financista Sir Henry Pellatt, tendo consumido 3,5 milhões de dólares e o trabalho de 300 homens ao longo de três anos.
O arquiteto responsável pelo projeto foi E. J. Lennox, que também construiu o imponente Old City Hall em Downtown.
Além de enorme, com 98 cômodos, a Casa Loma possui características inovadoras para a época, como elevador, chuveiro e dezenas de telefones.
Há centenas de lâmpadas e lustres, afinal Sir Henry Pellatt foi o responsável por trazer energia elétrica a Toronto.
Porém, com o início da I Guerra Mundial, os trabalhos foram interrompidos e, por isso, o terceiro andar não foi finalizado.
O período entre as Guerras Mundiais foi difícil para o mundo todo, inclusive para os Pellatt. Devido às dificuldades econômicas, a família viveu na mansão até 1923.
Entre 1926 e 1929, a Casa Loma se tornou um hotel de luxo. Após esse curto período, ela caiu em abandono.
Em 1937, o Castelo de Toronto foi cedido ao Kiwanis Club of West Toronto (mais tarde chamado de Kiwanis Club of Casa Loma – KCCL), que passou a operá-lo como atração turística. O KCCL foi responsável pela Casa Loma por 74 anos.
Desde 2014, o Liberty Entertainment Group é o responsável pela atração, tendo inaugurado o restaurante Blueblood Steakhouse em 2017. Porém, a propriedade pertence à Cidade de Toronto.
Atualmente, além de ser uma atração de arte decorativa antiga, a Casa Loma recebe eventos temáticos (como Halloween), festas, casamentos e é até cenário de filme.
Nós fizemos a visita clássica, que é auto-guiada. Nos mapas disponibilizados perto da entrada, há o QR code para acessar o audioguia, por isso leve fones de ouvido.
O que ver na Casa Loma? Destaques da visita
Subindo a escadaria Baldwin Steps, logo nos deparamos com uma das torres da Casa Loma, uma construção impossível de não ser notada.
Ao seu redor sempre há turistas tirando fotos, carros antigos na entrada principal e o movimento de trabalhadores de algum evento chique que acontecerá mais tarde.
Depois de comprarmos os ingressos (que você pode adquirir online), acessamos o Primeiro Piso, também chamado de Main Floor.
Uma das áreas principais é o Great Hall, com teto alto, órgão e um amplo espaço para reuniões da elite da cidade, além da escadaria principal.
Do Great Hall, você poderá ver a suntuosidade do Oak Room, que conta com teto claro adornado e paredes escuras, além dos sofás de couro, que são usados pelo restaurante.
Como visitamos a Casa Loma em um dia de sol, foi possível ir ao Jardim, que é pequeno e seria decepcionante se as vistas para o castelo não fossem espetaculares (é a primeira foto deste artigo).
Sem dúvida, vá tirar fotos lá fora se o tempo permitir.
Vontando ao interior da casa, nós fomos à Biblioteca, na qual as estantes ficam coladas às paredes de madeira escura, com um grande espaço vazio no centro, usado como área para festas na época que a Casa Loma era um hotel.
Na Biblioteca, note no teto creme o brasão de armas da família Pellatt e os candelabros sofisticados.
No entorno da Biblioteca ficam cômodos para os jantares do dia a dia da família, porém o que chamará sua atenção é o Conservatory, um solário como eu nunca tinha visto igual.
O Conservatory tem o chão com mármores italianos rosa e verde, muito uso de vidro para trazer luz, uma cúpula de 22 metros de diâmetro com vidros coloridos, e plantas. É um dos locais mais charmosos da Casa Loma.
Por último no Main Floor, nós visitamos o escritório de Sir Henry Pellatt, onde se destaca a luminária em forma de dragão e as escadas secretas, uma leva ao Segundo Piso e outra ao porão.
Pela escadaria secreta fomos ao Segundo Piso, que tem como destaque os quartos do casal, já que entre a elite da época era sinal de riqueza dormir separado.
Lady Mary era a dona da casa e tinha vários cômodos para seu uso pessoal. Solário, sala de visitas, vários closets e um amplo banheiro, além do quarto pintado de azul, faziam parte da sua suíte, sendo maior do que a suíte de Sir Henry Pellatt.
Os quartos do casal eram conectados, mas não têm nada em comum em termos de decoração. No banheiro de Sir Henry Pellatt havia um chuveiro potente e moderno para a época. Banheiros grandes e com inovações tecnológicas eram sinais de riqueza.
Já o quarto de Sir Henry Pellatt é um exemplo da Era Eduardiana, com móveis escuros, uma pele de tigre e lareira, além de uma pequena varanda voltada ao Great Hall, por onde ele dava as boas-vindas aos visitantes.
Além das suítes do casal, há quartos para as visitas, incluindo um com decoração chinesa, que era moda na época e o Round Room, uma sala para visitas na Torre Norman, toda dourada e cheia de pinturas de artistas canadenses.
Na nossa opinião, o Primeiro e Segundo andares foram a cereja do bolo da visita, assim como as vistas a partir do Jardim e da Torre Norman.
No terceiro andar, fica o Regimental Museum for The Queen’s Own Rifles of Canada, focado em exposições militares. A partir desse andar, você tem acesso às duas torres, sendo que a Torre Norman tem um mirante com vistas para Downtown Toronto.
Porém, a escada para chegar até o mirante da Torre Norman é estreita e em caracol. Nós recomendamos subir somente essa torre, porque a outra é toda fechada e mal dá para ver através das janelas.
Depois de ir a Torre Norman, nós descemos ao porão, chamado de Lower Level. Lá o mais interessante é acessar o túnel até os estábulos e a garagem com carros antigos.
Nas semanas antes do Halloween, o túnel é decorado de maneira até bastante assustadora. Então, prepare-se para os sustos.
Como você pode notar, a Casa Loma em Toronto é grande mesmo. Nós ficamos mais de 2h por lá.
Mas você sabia que em Toronto há um museu histórico em uma casa antiga, só que de graça? É a Spadina House (e que já temos um post) e fica ao lado da Casa Loma.
Se você gosta de história, arte decorativa e tours guiados totalmente gratuitos, a Spadina House é um lugar que você deve visitar.
Preço do ingresso da Casa Loma
O ingresso adulto da Casa Loma custa $40. Idosos (65+) e jovens (14 a 17 anos) pagam $35. Já as crianças de 4 a 13 anos pagam $25, sendo que apenas as crianças com 3 anos ou menos entram de graça. É possível comprar os ingressos online.
A Casa Loma abre todos os dias das 9h30min. às 17h, fechando apenas no dia de Natal.
Para chegar à Casa Loma é fácil, basta usar o transporte público (metrô) e descer na estação Dupont. De lá, são poucos minutos caminhando, mas é preciso usar a escadaria Baldwin Steps.
O endereço da Casa Loma é 1 Austin Terrace, código postal M5R 1X8. Se você tem dúvida sobre o endereço, sempre cheque no Google Maps usando o código postal.
Esperamos que este artigo sobre nossa visita à Casa Loma em Toronto tenha sido inspirador! Saiba também quais são os melhores museus em Toronto!
Boa viagem, Viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |