Ao lado da famosa e cara Casa Loma fica a Spadina House, um dos mais importantes palcos da vida das elites de Toronto no século passado. Preservada e gratuita, hoje a residência se chama Museu Spadina House e atrai cada vez mais turistas.
O primeiro ponto turístico de Toronto que visitamos foi o Museu Spadina House e ficamos surpresos com a beleza externa e interna da residência, além da ótima visita guiada gratuita.
Veja a seguir a história da Casa Spadina e alguns destaques do passeio. Não esmiuçamos a visita para não tirar a graça do passeio, mas este artigo é uma boa introdução antes de conhecer a atração.
Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Toronto bem localizado e em hospedagens que valem o dinheiro gasto!
História da Spadina House de Toronto
A maioria dos turistas fica curiosa com o nome da residência. É diferente mesmo!
A palavra spadina vem de uma palavra indígena (ishpadina) da língua Annishnaabemowin que significa cume ou área alta e, como você vai perceber quando chegar à região, a casa está localizada em uma região alta de Toronto.
A propriedade onde existiram casas com o nome de spadina foi adquirida pelo empresário James Austin em 1866.
Ele foi o fundador do Dominion Bank (atual TD) e presidente da empresa Consumers Gas. Então, era um dos homens mais influentes de Toronto naquela época.
James Austin queria uma residência fora do centro de Toronto. Há informações históricas de que ele previa o crescimento da cidade para aquela região e foi o que ocorreu.
Durante mais de um século, três gerações da família Austin viveram na Spadina House e o destino dessas pessoas faz parte da história da residência e é contado na visita guiada.
Além disso, a Spadina House foi testemunha da vida luxuosa e cheia de festas da elite de Toronto do final do século XIX até as primeiras décadas do século XX.
O apogeu da importância social da residência se deu quando Albert Austin herdou a propriedade em 1897. Junto com sua esposa Mary, ele fez muitas reformas, a maioria com influência do estilo Art Nouveau.
Contudo, atualmente, a Spadina House Museum conta com vários estilos, que vão desde o Vitoriano e Eduardiano (século XIX) até Art Nouveau, Art Déco e Colonial Revival.
Depois da restauração, na década de 1980, a decoração predominante é do período entre guerras, de 1920 a 1930.
Por ter sido a residência de uma família muito rica, foram introduzidas novas tecnologias ao longo do tempo. De qualquer modo, há curiosidades relacionadas a tecnologia, principalmente a geladeira e o congelador de 100 anos atrás.
Como a Spadina House se tornou um museu? A própria família tomou essa decisão na década de 1980 e doou toda a casa, o mobiliário e os objetos de decoração, para o Ontario Heritage Foundation que abriu o museu em 1984.
Em 2019, o Museu Spadina House foi considerado Sítio Histórico Nacional e sua popularização está aumentando, já que a entrada é gratuita.
O que ver no Museu Spadina House em Toronto?
Inicialmente, o que vai chamar sua atenção são os jardins com muitas flores bem cuidadas, árvores altas, gramados, uma horta repleta de flores e pomares com pés de maçã, pêssego, amora e cereja.
No verão, os jardins da Spadina House estão no ponto alto de sua beleza e você pode fazer um piquenique por lá, além de tirar muitas fotos.
Para participar da visita guiada, a entrada fica na lateral da casa, mas há uma placa indicativa.
O tour começa pelo basement (porão), onde fica a lojinha, a sala com um vídeo sobre a Toronto do começo do século passado e alguns banners para ler e começar a entender a história da casa. Inclusive, foi lá que a guia nos encontrou.
Subindo para o primeiro andar (que para nós brasileiros é o térreo) já nos deparamos com uma grande cozinha, onde ficam fogões que ainda funcionam e armários repletos de embalagens de produtos que eram consumidos na época.
A guia deu especial atenção ao congelador e a geladeira, que tem um espaço só para eles e mecanismos de funcionamento curiosos.
No primeiro andar também ficam as salas de jantar e de recepção, o Palm Room, um solário com plantas, e o Billiard Room, com mesa de sinuca e decoração diferenciada, mais informal.
Então, como você pode perceber era no primeiro andar que aconteciam as festas e os eventos sociais, por isso tantas salas para a convivência.
Já o segundo andar conta com quartos de dormir, que eram locais que só a família e os empregados tinham acesso.
O destaque fica por conta de um dos banheiros, grande e confortável para a época, o que evidencia o nível de luxo da residência.
Não chegamos a visitar o terceiro andar, onde dormia a maioria dos empregados. Mas não acredito que perdemos muito, porque sabemos que quem vivia muito bem era a família, não os trabalhadores.
Nossa visita guiada durou em torno de 40 min. e contava com 10 pessoas, um bom tamanho.
Nós gostamos do passeio porque a casa está bem conservada, com mobiliário original e decoração diferenciada.
Além disso, a guia conseguiu juntar a história da residência, da família e de Toronto.
O que faltou foi trazer mais informações sobre os estilos arquitetônicos dos quartos e das salas, como acontece em museus de Arte Decorativa, mas entendemos que talvez fosse muito assunto para 40 min.
Como visitar a Spadina House Museum?
Primeiramente, você deve saber que a Spadina House só pode ser visitada com guia, a notícia boa é que os tours são de graça.
Ela faz parte dos Toronto History Museums e é de graça desde maio de 2022, tanto para moradores quanto para turistas.
O horário de funcionamento usual é de quarta a domingo das 11h às 17h, com um tour guiado por hora.
Nós sempre recomendamos acessar o site oficial, porque durante o ano os dias de abertura e os horários podem mudar. Aliás, é algo bem comum dependo da estação do ano.
Para chegar até lá, o mais simples é usar o metrô (linha amarela – 1) até a estação de metrô Dupont.
Saindo da estação, basta caminhar um pouco pela Spadina Road até chegar à escadaria Baldwin Steps. No final da escadaria ficam a Spadina House e Casa Loma, praticamente uma ao lado da outra.
Esperamos que essas informações sobre o Museu Spadina House tenham sido úteis! Recomendamos muito a visita. Leia também nosso artigo sobre as Toronto Islands, o passeio perfeito em Toronto para um dia de sol!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |