Menu
América do Norte

Passeio para as Toronto Islands no Canadá

Atualizado em: 9 de junho de 2022

O passeio para as Toronto Islands é uma das melhores atrações para quem gosta de natureza, caminhadas e praias com águas limpas. Há muitos espaços públicos que atraem jovens, famílias ou quem deseja aproveitar um dia de sol com as melhores vistas de Toronto.

Nós visitamos as Toronto Islands em um dia ensolarado, o ideal para aproveitar as atrações das ilhas. Esse foi o local que escolhi para passar meu primeiro aniversário no Canadá!

A seguir você vai conhecer a história das ilhas, assim como lugares em destaque e as informações sobre os barcos.

Leia também nossas sugestões sobre onde ficar em Toronto!

Como é o passeio para as Toronto Islands?

Passeio para as Toronto Islands no Canadá
Vista do píer na Ward’s Island

As Toronto Islands são bancos de areia, que tem como origem as escarpas dos Scarborough Bluffs, que com as intempéries e tempestades foram erodidas.

Assim, com o passar dos séculos, as correntes do Lago Ontário levaram a areia para oeste, bem na região que hoje é Downtown.

Portanto, lá foi formado um porto natural, com águas tranquilas, entre o centro e as ilhas. Essas áreas são tão próximas que há um aeroporto (Aeroporto Billy Bishop) nas ilhas, usado principalmente por viajantes a negócio.

Você vai se surpreender com os aviões que passam perto do centro e das ilhas. Não são aviões grandes, mas chegam realmente bem perto.

Em relação à história das Toronto Islands, antes dos europeus, os Povos Originários usam as ilhas como local de lazer. Depois, muitas famílias ricas de Toronto tiveram casas de veraneio na região.

Porém, desde a década de 1950, as ilhas passaram a fazer parte de um parque público. Ainda há alguns moradores, mas não como antes, além de 4 iate clubs, restaurantes, parque de diversão e entre outros.

Paras as crianças, o que mais chama a atenção é o Centreville Amusement Park, um parque de diversão mais econômico do que os encontrados na Grande Toronto. Se você tem filhos, dê uma conferida nesse parque!

Porém, para nós que viajamos sem crianças, as melhores atrações foram as áreas verdes, alguns monumentos históricos, as praias e, é claro, as belas vistas para Downtown.

Nosso roteiro nas Toronto Islands

Downtown vista da Ward’s Island (Sunfish Cut)

Primeiramente, você deve saber que não são permitidos carros nas ilhas, com raras exceções. Esse fato já garante mais tranquilidade. Apesar de que as ilhas ficam lotadas de visitantes à tarde (final de semana). Então, tranquilidade mesmo só pela manhã.

Por serem totalmente planas, os turistas e moradores apostam na bicicleta. Muitos ciclistas trazem suas bikes nos barcos e water taxis, mas há bicicletas para alugar, inclusive umas bem grandes, com até 4 lugares.

Saiba que dá para caminhar, como nós fizemos, mas são mais de 5km apenas um trajeto. Por isso, nossa recomendação é começar pelo píer do leste e terminar o passeio no píer do oeste, ou vice-versa. Assim, você conhece muita coisa fazendo apenas um trajeto.

Basicamente, você pode ir às Toronto Islands de barco (razoavelmente grande), que sai do Jack Layton Ferry Terminal, ou de water táxi (mais rápido, menor e mais caro) podendo escolher um dos três píers nas ilhas: Centre Island, Hanlan’s Point (oeste) e Ward’s Island (leste).

A Centre Island fica exatamente no centro das ilhas e garante acesso rápido às atrações para as crianças, como o Centreville Amusement Park, o William Meany Maze (labirinto), restaurantes e a Centre Island Beach, que fica bonita nos dias de sol.

Passeio para as Toronto Islands no Canadá
Centre Island Beach

Nossa estratégia foi começar o passeio pela Ward’s Island, a ilha mais a leste, que realmente possui as vistas mais deslumbrantes do skyline de Toronto. É um cenário de cartão-postal, ainda mais quando o dia está com céu azul!

Pela manhã, a iluminação de Downtown é ótima para ser fotografada, por isso resolvemos iniciar pela Ward’s Island, depois ir às atrações que nos interessavam na Centre Island e terminar o passeio no Hanlan’s Point.

A Hanlan’s Point se destaca pelos gramados à beira da Blockhouse Bay e pela Hanlan’s Point Beach, a maior praia das ilhas. Ela é muito procurada por naturistas, já que o uso de roupa é opcional. Mas quem preferi usar roupa também pode ir na praia.

Nós não chegamos a visitá-la, porque o dia não estava para praia e já estávamos cansados naquela altura. Apesar do céu limpo, o vento estava gelado, algo que pode acontecer no começo de junho.

Em relação a Ward’s Island, onde iniciou nosso passeio, perto do pequeno canal chamado de Sunfish Cut, fica um dos locais mais bonitos para fotografar Downtown.

Igreja St. Andrew’s by the Lake

Como chegamos cedo (pouco depois das 10h), ficamos um bom tempo sem ninguém por perto e foi lá nossa primeira parada para um lanchinho.

Da Ward’s Island até a Centre Island são 2,3 km, mas no caminho há aluguel de caiaque e stand up paddle, normalmente custando $30 a hora. Como os canais entre as ilhas têm águas tranquilas, é ótimo praticar esses esportes lá.

No caminho para a Centre Island fica a Igreja St. Andrew’s by the Lake, mas é preciso procurar por ela, porque fica um pouco escondida. Essa pequena igreja foi erguida em 1884 e é um local charmoso e histórico.

Chegando a Centre Island, há as atrações para crianças que já citamos, assim como fontes, uma bela avenida arborizada, a Centre Island Beach, um deque extenso lago adentro, banheiros e restaurantes.

É claro que nos perdemos no William Meany Maze, mas vale a pena!

Passeio para as Toronto Islands no Canadá
Gibraltar Point Lighthouse e William Meany Maze

Nosso passeio continuou até o Gibraltar Point, a área das ilhas que mais adentra ao Lago Ontário. Lá fica a Gibraltar Point Beach, que achamos bonita e pela manhã estava tranquila.

Vale sair um pouco da praia e visitar o Gibraltar Point Lighthouse, um farol que começou a funcionar em 1808. Ele é o farol mais antigo dos Grandes Lagos que ainda existe e uma das construções mais antigas de Toronto.

Saiba que há lendas relacionadas a um guarda do farol que foi assassinado.

Depois, há um grande trecho de caminhada por Hanlan’s Point, onde você verá muitos barcos (com festas, inclusive), famílias almoçando no parque e amigos confraternizando.

Aliás, vale muito a pena levar seu lanche, já que há bancos e/ou mesas nas áreas verdes. É bem comum em Toronto almoçar fora nos finais de semana. E é fora mesmo, nos parques da cidade.

Ingressos para as Toronto Islands

Nós usamos os barcos maiores que saem do Jack Layton Ferry Terminal. Vale a pena comprar as passagens pelo site oficial para não pegar fila (ou apenas enfrentar menos fila).

No site oficial você também pode conferir os horários de saída dos barcos, que variam de acordo com a estação do ano e com o píer de atracação nas ilhas.

Nós pagamos $8,70 ida e volta por pessoa e os tickets são válidos por meses. Então, você pode comprar com antecedência e só usar em um dia de céu limpo.

Além disso, você pode escolher livremente para qual píer quer ir ou de qual deseja voltar. Essa flexibilidade faz diferença!

Além dos barcos maiores, há water taxis que custam $12 por pessoa um trajeto. A volta não é cobrada, mas deve-se usar o barco grande para retornar a Downtown.

No final de semana tem water taxis saindo a cada 5 ou 10 minutos, enquanto o ferry tem horários mais espaçados. Por isso, muitos moradores preferem os water taxis.

Saiba que eles costumam sair do Queen’s Quay Terminal, perto do Jack Layton Ferry Terminal. As empresas de water taxis mais conhecidas são: Harbour Tours Toronto e Toronto Harbour Water Taxi.

Esperamos que nossas dicas sobre o passeio para as Toronto Islands tenham sido úteis para suas férias! Leia também nosso artigo sobre como sair do Aeroporto de Toronto!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.