O que fazer em Medellín, Colômbia? Melhores Pontos Turísticos de Medellín

Confira os melhores pontos turísticos e passeios e saiba o que fazer em Medellín, na Colômbia!

Medellín é uma cidade que está entrando na rota dos turistas brasileiros que viajam à Colômbia. A cidade se reergueu de maneira surpreendente nas últimas décadas e possui uma variedade de lugares para colocar na sua lista sobre o que fazer em Medellín.

Assim como a maioria das cidades grande latino-americanas, Medellín ainda enfrenta desafios para proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores. O turismo é uma atividade em ascensão, muito devido aos bons bairros, parques e atrações que a cidade possui.

Neste post, você vai conhecer os principais pontos turísticos de Medellín, com várias dicas de viagem para você aproveitar sua passagem pela região de Antioquia!

Confira também o nosso post especial sobre onde ficar em Antioquia!

Vale mencionar que a violência urbana em Medellín é muito menor do que a existente nas cidades grandes brasileiras. Usar o transporte público não é nada perigoso na cidade. Apenas é preciso mais atenção no centro e é melhor não andar a pé à noite. São cuidados básicos em qualquer cidade.


Plaza Botero e Museu de Antioquia

O que fazer em Medellín, Colômbia

Plaza Botero

O que fazer em Medellín costuma começar pela Plaza Botero e pelo Museu de Antioquia, que está localizado nessa praça no centro da cidade.

A Plaza Botero tem esse nome por possuir várias estátuas do artista plástico Fernando Botero, que nasceu na cidade. O artista doou mais de 100 obras de arte para Medellín, entre elas estão as 23 grandiosas estátuas de bronze.

As estátuas na Plaza Botero formam um dos melhores acervos de estátuas do artista que vimos na Colômbia, mesmo se compararmos aos acervos do Museu Botero em Bogotá e do Museu de Antioquia.

O que fazer em Medellín, Colômbia

Algumas obras do Museu de Antioquia

O Museu de Antioquia é o mais importante de Medellín e abrange diversos temas, desde obras de Botero até diversos aspectos da história da região de Antioquia.

A melhor forma de conhecer o museu é começar a visita pelo terceiro piso. Dessa forma, primeiramente o visitante vai apreciar os quadros e as obras representantes da arte moderna internacional e depois vai ver os quadros de Botero, que são os mais famosos do museu.

Há quadros de diversos pintores contemporâneos, assim como um pouco de arte colonial. Há muitas pinturas de retratos de pessoas que foram importantes na história de Antioquia. Uma seção que gostei bastante foi sobre a cerâmica e outros meios para a expressão artística.

Informações práticas – End: Plaza Botero, Carrera 52 # 52 – 43. Horários: segunda a sábado das 10h às 17h30min; domingos e feriados das 10h às 16h30min. Ingresso adulto custa 18 mil pesos colombianos. Visitas guiadas: todos os dias às 14h (sem custo extra). Para mais informações, confira o site oficial aqui.


Praças e Igrejas no Centro de Medellín

O que fazer em Medellín, Colômbia

Plaza San Antonio

O centro de Medellín não é o lugar mais tranquilo da cidade, pelo contrário, vale a pena ter cuidado nessa região, além do fato de ser super movimentado. Mas há outros pontos turísticos de Medellín localizados no centro, como a Plaza (Parque) San Antonio.

A Plaza San Antonio possui quatro estátuas de Botero, inclusive uma delas foi usada em um atentado terrorista na época do narcotráfico, em 1995. Até hoje, a estátua está destruída, como um lembrete de tudo que a cidade passou e como ela evoluiu.

Pertinho da Plaza San Antonio fica a Iglesia de San Antonio, uma construção do final do século XIX. Infelizmente, a igreja estava fechada quando estivemos na praça, mas por fotos pode-se perceber o ambiente sóbrio da decoração e as belas colunas avermelhadas.

As duas mais importantes igrejas de Medellín são: Iglesia de La Candelária e a Catedral Basílica Metropolitana.

A Iglesia de La Candelária data de meados do século XVIII e é uma das igrejas mais antigas de Medellín. O viajante brasileiro vai perceber à primeira vista o estilo colonial da construção, que é simples, porém muito charmosa.

Contudo, a Iglesia de La Candelária perdeu importância quando foi inaugurada a Catedral Basílica Metropolitana na década de 1930. A Catedral é imensa e toda construída com tijolos aparentes, conferindo a sua característica cor avermelhada.

Antes de visitar a Catedral, o viajante deve saber que o entorno não é nada agradável, principalmente quando se vai à estação de metrô Prado (evite essa estação).

Perto da Plaza Botero fica outra igreja antiga, a Iglesia de la Veracruz, que data do final do século XVIII.


Pueblito Paisa e Cerro Nutibara

O que fazer em Medellín, Colômbia

Pueblito Paisa

Próximo ao centro está o Cerro Nutibara, um pequeno monte com as melhores vistas de Medellín.

O Cerro Nutibara ainda conserva um pouco de vegetação, que dá todo um charme a mais. Vale destacar que o termo Nutibara se refere a um importante cacique da região de Antioquia.

Nós gostamos bastante das vistas do Cerro Nutibara, mas muitos viajantes também se encantam pelo Pueblito Paisa, que é uma réplica das cidades de Antioquia dos anos de 1900, mas foi construída em 1978.

Vale a pena tirar algumas fotos do Pueblito Paisa, porque as construções são bem bonitas. Há lojas de artesanato não muito tentadoras, assim como restaurantes que vendem comidas típicas da Colômbia.

Há algumas dicas para visitar o Cerro Nutibara:

  • Primeiramente, vá quando o sol aparecer;
  • Suba de táxi e desça a pé. Nós descemos pela entrada 1, que é mais curta. Há mapas no cerro indicado as rotas possíveis.
  • A estação de metrô Industriales é a melhor para quem vai/volta a pé.

Parque Arví e o Teleférico de Medellín

O que fazer em Medellín, Colômbia

Fonte: Wikimedia por Sebas1000

Um passeio diferente e integrado a realidade de Medellín é visitar o Parque Arví por meio do teleférico, que faz parte do transporte público.

O Parque Arví é a maior reserva verde de Medellín, ideal para se refrescar nos dias mais quentes e ainda conta com feirinha e uma área paga com mais atrações, chamada de Parque Ecológico Piedras Blancas, ideal para quem tem mais tempo na cidade.

Para visitar o Parque Arví, o mais interessante é ir de teleférico. O teleférico é seguro e a vista traz a realidade da maioria das pessoas que vivem em Medellín. Vale destacar belos telhados onde estão pintados desenhos de animais.

Como chegar ao Parque Arví? Bastar ir até a estação de metrô Acevedo, que integra com o teleférico que vai até a estação Santo Domingo. Depois, deve-se fazer o transbordo para outra estação de teleférico com pagamento separado (5200 pesos por pessoa por trajeto).

Informações práticas – Parque Arví funciona de terça a domingo das 9h às 18h. Fechado as segundas. Para mais informações, confira o site oficial aqui.


Jardim Botânico e Parque Explora

O que fazer em Medellín, Colômbia

Jardim Botânico

Medellín tem outros parques e jardins que merecem ser visitados. O Jardim Botânico não é muito grande, mas merece estar na lista sobre o que fazer em Medellín.

O Jardim Botânico é bastante usado pelos moradores, principalmente famílias e casais, e é de graça. É possível ver muitas iguanas bonitas por lá, mas não chegue muito perto, porque elas gostam de uma briga.

Vale destacar que o Jardim Botânico é um bom local para descansar, mais não tem muitas áreas segmentadas por tipos de planta e com explicações.

Perto do Jardim Botânico fica o Parque Explora, que é um museu interativo focado em ciências, tendo também um aquário muito elogiado e até um planetário.

O Parque Explora é um museu muito elogiado, um dos melhores museus de Medellín, mas precisa de um bom tempo para ser visitado, porque tem bastante assunto.

Viajantes com crianças e os apaixonados por ciências vão adorar colocar o Parque Explora na lista sobre o que fazer em Medellín.

Informações práticas – Fechado as segundas. De terça a sexta: das 8h30min às 17h. Sábado, domingo e feriados: das 10h às 18h30min. Ingresso do museu e aquário: 25500 pesos. Ingresso do museu, aquário e planetário: 38500 pesos. Para mais informações, confira o site oficial aqui.


Museu Casa de la Memoria

O Museu Casa de la Memoria é uma excelente oportunidade para os viajantes entenderem a história de Medellín e sua luta pela paz. O museu é muito melhor e mais respeitoso do que os tours guiados focados em Pablo Escobar.

O foco do museu é trazer luz e conhecimento sobre o período violento que a cidade viveu, usando para isso diversas vozes, como os testemunhos das vítimas, nas mais variadas formas, como vídeos, textos, fotografias e outros.

Informações práticas – Fechado as segundas. Terça a sexta: das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriados: das 10h às 16h. Entrada gratuita. Para mais informações, confira o site oficial aqui.


Bairro El Poblado

O que fazer em Medellín, Colômbia

E Poblado, em cada esquina um bar ou restaurante

O bairro El Poblado é o mais badalado de Medellín, reduto de muitos expatriados, restaurantes da moda e outras opções para curtir a noite.

O Parque Lleras é o point para curtir à noite, sendo uma área bem segura. As festas acontecem de quinta-feira a sábado e o perfil do público que procura as baladas e bares de El Poblado é jovem.

E Poblado é atrai principalmente turistas americanos e europeus. O bairro é uma das opções para se hospedar Medellín, mas há outros bairros interessantes, como você pode conferir no nosso post especial aqui.

Mas o que fazer em Medellín em El Poblado? Curtir a noite é a principal atração, assim como visitar as lojas da moda que se espalham pelo bairro. O viajante também pode conhecer El Castillo, um castelo construído no século XX com um belo jardim. O ingresso custa 12000 pesos.


Passeios a partir de Medellín: Santa Fé de Antioquia e Guatapé

O que fazer em Medellín, Colômbia

Pracinha de Guatapé

O que fazer em Medellín pode incluir alguns passeios de um dia a partir da cidade.

Nós fizemos o passeio para Guatapé e gostamos bastante, inclusive temos um post (veja aqui) com todas as dicas para ir a Guatapé saindo de Medellín.

Há outros passeios a partir de Medellín, como Santa Fé de Antioquia, fundada em 1541, sendo uma das cidades mais históricas e antigas de Antioquia. Santa Fe tem arquitetura colonial e fica apenas a 56 km ao noroeste de Medellín.

Um dos pontos turísticos é a Ponte ‘Colgante de Occidente’ construída entre 1887 e 1895 sobre o rio Cauca. A cidade é conhecida pelo suco de tamarindo e também pelo doce de tamarindo, além de ter uma beleza colonial.

É possível visitar Santa Fé de Antioquia de ônibus. Basta ir ao Terminal Norte (que é integrado ao metrô). Os ônibus saem a cada meia hora. No post sobre Guatapé tem dicas para chegar ao Terminal Norte.


Veja o mapa com os melhores pontos turísticos de Medellín

Confira no mapa a localização de todos os lugares mencionados neste post sobre o que fazer em Medellín. Clique no quadrado com seta para acessar a legenda!

 

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Medellín tenham sido úteis para o planejamento da sua viagem! Confira também onde ficar em Medellín!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.