Visita ao Museu Nacional da Colômbia em Bogotá

Bogotá tem vários museus imperdíveis, como o Museu do Ouro e o Museu Botero. Um museu muito importante na cidade e também no país é o Museu Nacional da Colômbia.

O Museu Nacional possui uma coleção diversa, com pinturas, esculturas, objetos históricos, arqueológicos e etnográficos. O museu é excelente para entender a formação da Colômbia atual, principalmente a partir da República.

Confira também nosso artigo especial sobre onde ficar em Bogotá, com dicas dos melhores bairros e hotéis para todos os bolsos!

 

Visita ao Museu Nacional da Colômbia

Visita ao Museu Nacional da Colômbia em Bogotá

O imponente prédio do Museu

Fundado em 1823, o Museu Nacional tem uma longa história. Um dos seus símbolos é o prédio que ocupa atualmente.

Durante 123 anos, até 1946, o Museu estava abrigado em vários espaços, como a histórica Casa Botânica. Desde 1946, o Museu Nacional ocupa a antiga Penitenciaria Central de Cundinamarca.

Muitas reformas foram realizadas, mas ainda se percebe que algumas salas eram celas para os presos. Há um jardim interno bem bonito, com cafeteria, sendo um ótimo espaço para relaxar.

Visita ao Museu Nacional da Colômbia em Bogotá

Salas do primeiro e segundo pisos

17 salas na exposição permanente, com aproximadamente 2500 peças em exibição. O Museu tem como melhores salas as que estão focadas na história republicana, por isso é bom estudar um pouco da história da Colômbia antes do passeio.

No primeiro piso, há várias salas para objetos em restauração ou que vão mudar de lugar. Essas salas podem confundir um pouco durante a visita.

As áreas mais importantes no primeiro piso são as salas sobre os indígenas colombianos, como a reprodução da organização de uma tumba do altiplano (com vasos originais) e objetos sobre o trabalho em ouro dos indígenas.

No segundo piso, destaca-se a “Sala da Memória e da Nação”, já que é uma das mais bonitas do Museu. Com uma enorme parede com pinturas de várias épocas, o local apresenta uma síntese do que é o museu e sua diversidade.

Visita ao Museu Nacional da Colômbia em Bogotá

Sala da Memória e da Nação e alguns quadros no terceiro piso

No segundo piso, há também áreas dedicadas aos objetos de ouro e de prata do período colonial e republicano, inclusive pertencentes ao General Simón Bolívar.

Há também uma sala focada na educação para uma visão mais sustentável do uso da terra na Colômbia. Muitas salas desse piso estão sendo renovadas para o bicentenário do museu.

O terceiro piso apresenta a história republicana e a arte desse período, até os dias atuais.

Uma das salas do terceiro piso está focada na história do final do século XIX e os diversos acontecimentos políticos complexos que ocorreram na Colômbia.

Logo depois, pinturas mostram a evolução ocorrida no cenário artístico na primeira metade do século XX, como os vanguardistas e a valorização de elementos nacionais.

Visita ao Museu Nacional da Colômbia em Bogotá

Salas no terceiro piso e jardim

Há também uma sala com obras modernas de artistas colombianos, até finais da década de 1970.

Vale a pena conferir a exposição temporária, sempre com temas variados. Por exemplo, havia uma exibição das primeiras obras de Fernando Botero, algo que não se vê sempre, já que suas pinturas e esculturas mais conhecidas são da época mais madura.

Por fim, nós recomendamos a visita ao Museu Nacional para quem deseja entender mais sobre a história da Colômbia. Porém, é importante ter estudado um pouco antes.

 

Informações práticas

Localizado no Centro Internacional, sobre a carrera 7, entre as ruas (calles) 28 e 29, nas proximidades do Parque Central Bavaria.

O ingresso adulto custa 4 mil pesos colombianos, sendo entrada gratuita geral quarta-feira das 16h às 18h e aos domingos das 10h às 17h. Fechado as segundas. De terça a sábado, abre das 10h às 18h. Domingo, funciona das 10h às 17h.

Para mais informações sobre o Museu Nacional da Colômbia, acesse o site oficial aqui.

 

Onde comer perto do Museu Nacional da Colômbia em Bogotá

Visita ao Museu Nacional da Colômbia em Bogotá

Fonte: TripAdvisor

A região onde está localizado o Museu Nacional é uma área com muitos prédios comerciais e, por isso, durante o almoço não faltam opções de restaurantes.

A maioria dos restaurantes é mais sofisticada, mas há uma alternativa barata e saborosa, o Home Burgers.

Com hambúrgueres bem servidos e batatas deliciosas, o Home Burgers tem ambiente descontraído e moderno, além de ficar muito perto do Museu e ter bons preços.

O preço do cheeseburger com bacon (mais batata e bebida simples) custa aproximadamente R$ 28. Apenas o hambúrguer simples custa R$ 14, mas não é pequeno, apenas não tem queijo e bacon.

Apenas atente-se que a hamburgueria começa a funcionar a partir das 12h.

 

Esperamos que as dicas sobre a visita ao Museu Nacional da Colômbia em Bogotá tenham sido úteis! Confira nossos demais artigos sobre Bogotá aqui!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.