Menu
América do Sul

Quando Viajar à Colômbia? Melhor Época em Bogotá, Cartagena e Mais

A Colômbia é um dos países mais diversos em paisagens e climas. Por isso, é muito importante saber quando viajar à Colômbia, porque cada cidade tem épocas de chuva e temperaturas diferentes.

As principais cidades da Colômbia visitadas pelos brasileiros são Cartagena, San Andrés, Bogotá e Medellín.

Em Medellín e Bogotá, dá para o turista aproveitar os pontos turísticos mesmo com chuva, até porque não são chuvas fortes demais.

As cidades caribenhas de Cartagena e San Andrés exigem mais atenção quanto à época escolhida.

Cartagena é mais uma cidade histórica do que de praia, mas fica difícil conhecê-la com chuva, porque as atrações estão ao ar livre.

Já San Andrés precisa de sol para o turista ver o mar muito azul e fazer os passeios às ilhas próximas.

A seguir detalhamos quando viajar à Colômbia por cidade e, no final do post, há um resumo como os melhores meses para visitar a Colômbia no geral.

Veja também nossos artigos sobre Bogotá, Cartagena, San Andrés e Medellín!


Quando Viajar à Colômbia?


Quando ir a Bogotá? Clima em Bogotá

Quando Viajar à Colômbia? Melhor Época em Bogotá, Cartagena e Mais
O costumeiro templo nublado de Bogotá. Plaza Bolívar no Centro Histórico (Candelária).

Bogotá é uma cidade gigantesca, com atrações turísticas para vários públicos. O clima em Bogotá não dificulta fazer turismo na cidade.

Durante todo o ano, é comum que o céu fique nublado e a neblina pela manhã também acontece bastante.

Normalmente, é frio pela manhã, esquentando durante o dia e voltando a esfriar a noite. A temperatura na cidade é ótima, varia de 10°C a pouco mais de 20°C durante todo o ano. A dica é ter um bom casaco na mala.

As estações de chuva em Bogotá são bem definidas. Chove mais de março a maio e de outubro a novembro.

Esses são os meses na qual a precipitação mensal pode ser superior a 100 mm, que é pouco se compararmos ao litoral brasileiro.

Na cidade de São Paulo, os meses mais chuvosos chegam a ter o dobro de precipitação que as épocas de chuva em Bogotá.

Nós visitamos Bogotá no começo de outubro, ou seja, na estação de chuva. Realmente, havia nebulosidade e o clima estava um frio gostoso. Choveu um pouco, mas foi pouco mesmo, inclusive o sol chegou a aparecer.

A questão é que o que fazer em Bogotá inclui muitos museus, que são excelentes atrações para dias de chuva. Como mencionamos, a quantidade de chuva não é absurda na cidade. Para um brasileiro do litoral, é pouca chuva.


Quando viajar a Cartagena, na Colômbia?

Quando Viajar à Colômbia? Melhor Época em Bogotá, Cartagena e Mais
Porta de entrada para a Cidade Amuralhada de Cartagena

Cartagena fica no litoral da Colômbia banhado pelo Mar do Caribe.

Localizada na região equatorial, Cartagena é quente o ano inteiro, quase sempre com temperaturas superiores aos 30°C. Mesmo que o termômetro marque 25°C, a sensação térmica é maior.

Como faz muito calor, a decisão sobre quando ir a Cartagena está ligada a época de chuva e a época seca. Se você quer ter certeza de não pegar chuva, o melhor é viajar de dezembro a abril.

Setembro, outubro e novembro costumam ser os meses mais chuvosos. Nós ficamos com bastante receio de ir a Cartagena em outubro. Felizmente, não pegamos nenhum dia de chuva, mas foi mais sorte do que juízo.

Porém, vale dizer que o volume de chuva é mediano (entre 150-250 mm por mês), mas a média de dias com chuva fica entre 12-15 por mês. Ou seja, não chove o mês todo.

Os meses intermediários em termos de chuva são maio, junho e julho. Mas saiba que em janeiro, fevereiro e março a chance de chuva é praticamente zero.

O que mais nos incomodou em Cartagena foi o calor. Já visitamos a Turquia no verão, Cingapura, Malásia e Tailândia, mas o calor sentido em Cartagena foi pior.

A umidade deixa o ambiente muito abafado, por isso nossa estratégia na cidade foi fazer turismo pela manhã, voltar ao hotel a tarde e só sair no final da tarde para ver o pôr do sol e curtir a noite.

Leia também nosso post com todas as dicas sobre O que fazer em Cartagena!


Qual é a melhor época para ir a San Andrés, no Caribe?

Quando Viajar à Colômbia? Melhor Época em Bogotá, Cartagena e Mais
Rocky Cay. Fonte: San Andres Isla Colombia em Flickr

Cartagena tem muito pontos turísticos ao ar livre, mas as atrações de San Andrés requerem um tempo ainda melhor, com sol. A cor do mar só fica incrível quando o sol aparece.

Felizmente, San Andrés fica em uma região sem furacões no Mar do Caribe. O que pode acontecer é aumentarem os ventos e as chuvas em decorrência de algum furacão em outras áreas do Caribe.

A época de chuva em San Andrés vai de junho a novembro, sendo que de agosto a outubro pode ter influência dos furacões. Os melhores meses para ir a San Andrés são de fevereiro a abril.

Os demais meses são intermediários, com chance de chuva ocasional.

Em San Andrés, sempre é quente, com a maioria dos dias do ano com temperatura entre 26°C e 30°C. É claro que a umidade e os ventos afetam a sensação térmica.

Leia também nosso post sobre Onde ficar em San Andrés, com dicas sobre quais hotéis valem a pena!


Clima em Medellín

Quando Viajar à Colômbia? Melhor Época em Bogotá, Cartagena e Mais
Pueblito Paisa em Medellín

O clima em Medellín é bastante agradável, porém um pouco mais quente do que em Bogotá.

A temperatura média ao longo de todo o ano fica em torno de 23°C, sendo a máxima em torno de 28ºC. Ou seja, a temperatura é ótima para turistar.

A melhor época para viajar é Medellín é entre os meses de dezembro e fevereiro e entre junho e agosto. Os demais meses formam a época de chuvas, com precipitação entre 160 a 200 mm por mês.

Leia também nosso artigo especial sobre O que fazer em Medellín!


Quando Viajar à Colômbia? Melhor época do ano para ir à Colômbia

Quando Viajar à Colômbia? Melhor Época em Bogotá, Cartagena e Mais
Alguns detalhes de Cartagena

A maioria dos turistas faz uma viagem só ao país, incluindo pelo menos Bogotá, Cartagena e San Andrés.

A cidade de Medellín vem crescendo no turismo, mas ainda não faz parte do roteiro de viagem pela Colômbia mais tradicional dos brasileiros.

Analisando os dados, podemos afirmar que o melhor mês para visitar à Colômbia é fevereiro (em todas as quatro cidades mencionadas).

Março também é um mês muito bom para conhecer o Caribe. Em Bogotá e Medellín, as chances de chuva aumentam, mas não inviabilizam turistar por esses locais.

Já em janeiro, há chance de chuva em San Andrés, mas sem ser muito forte, e as demais cidades tem tempo ótimo.

Dezembro também é um mês bom para ir à Colômbia, com chance média de chuva em Cartagena e San Andrés.

Abril é um mês interessante porque os preços ficam mais baixos no litoral e, mesmo assim, o tempo é ótimo em San Andrés, médio em Cartagena e ainda possível de turistar em Bogotá e Medellín.

Resumindo: a melhor época para ir à Colômbia é de dezembro a abril!

Esperamos que as dicas sobre quando viajar à Colômbia tenham te ajudado a planejar sua viagem! Leia outros posts sobre Bogotá, Cartagena, San Andrés e Medellín!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.