O que Fazer em Bogotá, Colômbia? 21 Pontos Turísticos de Bogotá

por Jade

Bogotá é uma cidade com muitos lugares interessantes para conhecer, mas que costuma ficar encoberta pela fama de Cartagena de Índias e de San Andrés. Por ser uma grande metrópole, o que fazer em Bogotá não falta, com opções culturais, históricas e entretenimento noturno.

Neste post, mostramos os pontos turísticos de Bogotá que mais gostamos, com várias dicas para você conhecê-los, além dos melhores passeios a partir da capital.

O post ficou um pouquinho grande, porém totalmente condizente com o tamanho e as atrações de Bogotá!

Depois, leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Bogotá nos melhores bairros, com dicas de hotéis para vários bolsos!

O que fazer em Bogotá, Colômbia? 21 Pontos turísticos de Bogotá

O que fazer em Bogotá no Centro?

Plaza Bolívar com a Catedral Primada ao fundo
Plaza Bolívar com a Catedral Primada ao fundo

A Candelária é o bairro mais antigo da cidade, sendo o centro histórico de Bogotá. Desde os tempos do Povo Muisca, essa região desempenhava um papel político central.

Na época colonial não foi diferente e, ainda hoje, a Candelária é um bairro muito movimentado e importante.

O principal ponto turístico da Candelária é o conjunto de construções, tanto da época colonial quanto do período republicano.

Há inúmeras ruas de pedra com casas coloniais coloridas, várias igrejas que merecem ser visitadas, além de atrativos culturais, como museus e teatros.

Saiba que o coração popular da Candelária fica ao redor da Plaza Santander, onde está o Museu do Ouro e várias igrejas que valem a pena serem conhecidas.

Nessa região, podem ser visitadas: Iglesia de San Francisco, com belíssimo altar de ouro; Iglesia de la Veracruz, com decoração simples; Iglesia de La Tercera, com retábulos e altar esculpidos em madeira negra sem igual.

O que fazer em Bogotá, Colômbia
Santuário Nuestra Señora del Carmen

As três igrejas mencionadas acima são pequenas, porém charmosas e fotogências, mas há duas igrejas que não podem ficar de fora sobre o que fazer em Bogotá no centro, são: Museu Santa Clara e o Santuário Nuestra Señora del Carmen.

O Museu Santa Clara abriga uma pequena e dourada igreja do século XVII, com estilo barroco bem evidente e muitas obras de artes, principalmente pinturas ricas em detalhes.

O Museu Santa Clara é uma das poucas igrejas pagas em Bogotá, no caso, o ingresso adulto custa $ 4 mil (pesos colombianos). Saiba que esse museu fecha as segundas-feiras.

O Santuário Nuestra Señora del Carmen tem entrada gratuita e é impressionante! Por fora, as listras vermelhas e brancas mostram um pouquinho do que tem no interior.

A Igreja possui vitrais delicados, tons de verde nas paredes e muitos detalhes. O Santuário Nuestra Señora del Carmen é uma construção recente, da década de 1930, mas é um ponto turístico de Bogotá imperdível e ainda pouco divulgado.

O que fazer em Bogotá, Colômbia
Ruas e casarões históricos na Candelária

Do ponto de vista turístico, a visita à Candelária começa pela Plaza Bolívar, que obviamente tem uma estátua de Simón Bolívar ao centro.

A Plaza Bolívar é grande e inclinada e nela estão marcantes edifícios governamentais e religiosos. A visita à Catedral Primada é obrigatória e gratuita, sendo uma igreja com interior simples, mas é uma construção muito grande.

As demais construções na Plaza Bolívar são o Capitólio Nacional, o Palácio da Justiça e o Palácio Liévano, sede da prefeitura. Além das construções, os pombos sempre estão na Plaza Bolívar, assim como vários eventos durante todo o ano.

Outra praça histórica da Candelária é a Plaza del Chorro de Quevedo, local de fundação da cidade. Lá nasceu Bogotá e você notará que o local parece bem antigo.

Com ruas apertadas, pequenas capelas e bastante movimento à noite e nos finais de semana, a Plaza del Chorro de Quevedo se tornou um lugar com muitos bares e jovens.

Os arredores da Plaza del Chorro de Quevedo não são super bem cuidados, mas durante o dia achamos tranquilo andar por ali.

Como você pode notar, há muito o que fazer em Bogotá na Candelária. Vários museus importantes da cidade também estão localizados no bairro histórico, como mostraremos no decorrer deste post!

Aliás, se você tem dúvidas sobre o que fazer em Bogotá com chuva, saiba que o melhor é apostar nos museus, que são excelentes e específicos. Ou seja, você só os encontra na capital da Colômbia.

Vale dizer que no horário comercial, tanto nos dias de semana quanto no final de semana, nos sentimos relativamente seguros na Candelária. Nos dias de semana, o que mais espanta é o movimento frenético do centro, mas o final de semana é bastante agradável. Sabemos que a segurança é uma questão essencial, por isso vale a pena ler o post “Seguro viagem para a Colômbia vale a pena?“, no qual apresentamos todas as dicas sobre seguros adequados à sua proteção e saúde.

Santuário de Monserrate em Bogotá

Basílica del Señor de Monserrate
Basílica del Señor de Monserrate

Sem dúvida, o que fazer em Bogotá deve incluir o Santuário de Monserrate, com 3152 metros de altitude e muito próximo à Candelária.

No Santuário de Monserrate, o viajante consegue ter as melhores vistas da capital colombiana e, verdadeiramente, é um local muito alto e muito bonito.

Os morros são bem verdes e há algumas atrações no “cerro”, além da vista maravilhosa. A Basílica del Señor de Monserrate é a construção que se destaca no cerro, como você pode notar na imagem acima.

A atual Basílica foi inaugurada em 1920, mas desde o século XVI já existia uma igreja no local. Infelizmente, a igreja original foi destruída por um terremoto.

A enorme Bogotá vista do Cerro de Monserrate
A enorme Bogotá vista do Cerro de Monserrate

A Basílica del Señor de Monserrate é um local bem simples, com decoração discreta, mas que faz parte do passeio, sendo uma das coisas para fazer em Bogotá.

Há também uma via crusis e alguns restaurantes, como o caro e sofisticado Casa de San Isidro e o mais simples e com belas vistas, o restaurante Casa Santa Clara.

A visita ao Cerro de Monserrate pode ser feita com teleférico, funicular e a pé (para peregrinações ou atletas).

Nós visitamos o cerro no final da tarde, quando o sol apareceu naquele dia, e recomendamos esse período do dia, depois de passear pela Candelária.

Para mais informações sobre esse ponto turístico de Bogotá, saiba como foi nossa visita ao Santuário e Cerro de Monserrate.

Museu do Ouro em Bogotá – Museo do Oro

O que fazer em Bogotá, Colômbia

O Museu do Ouro é um dos pontos turísticos de Bogotá que vale muito a pena ser conhecido. Há milhares de peças de ouro nesse museu rico em história dos Povos Originários da Colômbia.

A quantidade de peças e a maneira como elas são expostas tornam a visita um grande aprendizado. Inclusive, há inúmeras peças de ouro absurdamente detalhistas.

Desde pequenos animais até o deus sol estão imortalizados nas peças do Museu do Ouro. Um lugar tão único que merece estar na lista sobre o que fazer em Bogotá, ainda mais em dias de chuva.

Além disso, as visitas guiadas gratuitas ajudam muito a entender como eram feitas as peças de ouro e outros metais, quais eram as funções dessas peças e seus significados na cosmovisão dos Povos Indígenas.

A coleção permanente do Museu do Ouro é divida por temas: o trabalho nos metais (técnicas); os Povos Originários colombianos que faziam peças de ouro; cosmologia e simbolismo e “a oferenda”.

Há também exposições temporárias e uma sala de interação e reflexão sobre o museu.

Vale destacar que as salas do Museu do Ouro possuem ótimas legendas em espanhol e inglês. Mesmo que o viajante não participe de uma visita guiada ou não queira alugar um audioguia, é totalmente possível entender a coleção do museu somente com as legendas.

Nós recomendamos a visita guiada gratuita, que acontece em diversos horários, porém saiba que a visita guiada percorre apenas uma das salas do museu.

No nosso caso, visitamos a sala da cosmologia e simbolismo, mas a guia falou sobre diversos aspectos da ourivesaria indígena.

Para mais informações, leia o post sobre nossa visita ao Museu do Ouro em Bogotá!

Museu Botero em Bogotá

O que fazer em Bogotá, Colômbia
As formas arredondadas de Botero e o foco no cotidiano em muitas pinturas

Outro museu que deve estar na lista sobre o que fazer Bogotá é o Museu Botero, que faz parte da Manzana Cultural del Banco de la Repúlica (Biblioteca Luis Ángel Arango, Museo de Arte Miguel Urrutia, Museo Botero e Casa de Moneda).

O Museu Botero teve todas as obras doadas e organizadas pelo artista plástico colombiano Fernando Botero, muito famoso no mundo todo.

Parte da coleção é formada por quadros de autoria do próprio artista e outra parte com quadros de vários pintores, mas que pertenciam a Botero.

As pinturas e as esculturas de Botero são os principais destaques do museu. A técnica do artista, com formas arredondadas, é sempre muito interessante e diferente, por isso atrai muito visitantes, inclusive turistas estrangeiros.

Além disso, muitas ou quase todas as pinturas de Botero tem como pano de fundo as paisagens colombianas, principalmente de Antioquia, região onde ele nasceu, conhecida pela cidade de Medellín.

As touradas, o cavalo, o homem ao cavalo, o menino, as unhas vermelhas e tantos outros elementos fazem parte da história de vida do artista.

O Museu Botero é um museu de tamanho médio, mas bastante focado, que vale a pena ser conhecido com uma visita guiada. Há visitas guiadas todos os dias (com exceção de terça, quando o museu fica fechado) e elas são gratuitas.

Nós fizemos a visita guiada ao Museu Botero e muitos visitantes aproveitaram essa oportunidade. A qualidade da explicação da guia é inegável e, realmente, faz diferença no entendimento de todo o museu.

Para mais informações sobre esse imperdível museu em Bogotá, leia o artigo sobre nossa visita ao Museu Botero.

Museu Nacional da Colômbia

Museu Nacional da Colômbia

Os museus mencionados anteriormente possuem temas bastante específicos.

Já o Museu Nacional da Colômbia trata de diversos aspectos da história colombiana e, por isso, é recomendado para quem deseja entender melhor o país visitado.

Há 17 salas da exposição permanente, com ampla coleção de objetos da época colonial e do período republicano.

Vale a pena estudar um pouco da história da Colômbia, principalmente da Independência, para entender melhor as obras do Museu Nacional da Colômbia.

Além da grande coleção, o prédio do Museu Nacional é imponente, já que a construção foi uma prisão durante muito tempo.

Saiba mais informações sobre o Museu Nacional da Colômbia!

Feira de Usaquén em Bogotá

O que fazer em Bogotá, Colômbia
Iglesia Santa Bárbara de Usaquén

Para o viajante que vai passar o domingo em Bogotá, dá para aproveitar o Mercado de las Pulgas de Usaquén.

Usaquén era uma região de fazendas, que acabou incorporada a Bogotá. Atualmente, o bairro ainda tem um charme colonial, mas também possui modernidade.

O Mercado de las Pulgas de Usaquén é realizado há 20 anos, sempre aos domingos, entre às 10h e 18h.

Basicamente, são vendidos diversos produtos novos, como as bolsas colombianas, artesanatos variados e há alguns estandes com comidas típicas da Colômbia.

O Mercado ou Feira de Usaquén não é pequeno, porém seu foco é em produtos novos e vários deles não são artesanato.

Há pouquíssimos estandes com produtos antigos, algo comum em mercados de pulgas. Mas dá para encontrar boas lembrancinhas de Bogotá.

Além de visitar o mercado, todos os viajantes sempre dão uma espiadinha na Iglesia Santa Bárbara de Usaquén, que verdadeiramente é um charme.

Em Usaquén, há também o shopping Hacienda, que possui praça de alimentação.

Melhores Parques e Jardim Botânico de Bogotá

O que fazer em Bogotá, Colômbia
Parque Metropolitano Simón Bolívar

A poucos quilômetros do bairro Chapinero, onde fica a Zona G (gastronômica) de Bogotá, estão vários parques para visitar, como o grandioso Parque Metropolitano Simón Bolívar, o charmoso Parque de Los Novios e o Jardim Botânico de Bogotá.

Visitar os parques é uma excelente atividade sobre o que fazer em Bogotá no final de semana, quando os locais ocupam as ciclovias dessa região e procuram os parques para correr e também para relaxar.

O Parque Metropolitano Simón Bolívar é enorme e com muitas árvores grandes, além de vários gramados e um grande lago.

Há áreas para praticar esporte, como circuitos de corrida em meio às árvores. As ciclovias estão por toda a parte nos arredores do Parque.

O que fazer em Bogotá, Colômbia
Jardim Botânico

Pertinho do Parque Metropolitano Simón Bolívar fica a Biblioteca Virgilio Barco, reconhecida como uma das obras emblemáticas do arquiteto colombiano Rogelio Salmona. Além da arquitetura, há exposições.

Vale visitar também o Parque de Los Novios, muito próximo ao Parque Simón Bolívar. O Parque de Los Novios é pequeno, mas bem cuidado, com um lago muito usado pelos visitantes.

O Jardim Botânico de Bogotá José Celestino Mutis é mais um parque para ser visitado, mas nesse caso é pago, apenas $ 3500 para adultos.

O Jardim Botânico não é grande, mas oferece diferentes áreas com plantas diversas, desde flores até árvores, assim como pequenas cachoeiras e lagos, sendo uma boa alternativa de passeio com criança.

Informações práticas – O Parque Simón Bolívar abre todos os dias das 6h às 18h. O Parque de Los Novios abre todos os dias em horários variados. Esses dois parques são gratuitos. Já o Jardim Botânico de Bogotá custa $ 3500 para adultos. Saiba mais informações no site oficial do Instituto Distrital de Recreación y Deporte.

O que fazer em Bogotá à noite? Zona Gastronômica e Zona Rosa (Zona T)

Casas na Zona G de Bogotá
Na Zona G, muitas construções são parecidas com os restaurantes desta imagem

Bogotá é uma grande metrópole sul-americana e, como toda cidade do seu porte, tem muitas opções de baladas e restaurantes para curtir à noite.

As áreas mais conhecidas, com dezenas de restaurantes, são a Zona G, focada em gastronomia, e a Zona Rosa ou T, com muitos restaurantes, mas também com várias baladas.

A Zona G fica no bairro Chapinero e a Zona Rosa no bairro El Retiro, sendo inclusive uma região para se hospedar em Bogotá, tamanha é sua infraestrutura turística.

A Zona Rosa possui uma variedade maior de restaurantes, bares e boates, inclusive com opções que não são caras, mas são boas, como o Restaurante Di Lucca, que recomendamos para quem quer provar uma excelente massa.

Já a Zona G é focada em restaurantes, principalmente restaurantes mais requintados, como o famoso restaurante peruano Astrid & Gastón, que possui preços nada irrealistas para um restaurante dessa categoria.

Melhores passeios em Bogotá: Villa de Leyva e a Catedral de Sal em Zipaquirá

O que fazer em Bogotá, Colômbia
Área principal da Catedral de Sal. Fonte: TripAdvisor

Quando se está procurando saber o que fazer em Bogotá, a Catedral de Sal em Zipaquirá costuma aparecer nas pesquisas. A Catedral de Sal está localizada na cidade de Zipaquirá, aproximadamente 1h da capital.

O grande diferencial da Catedral de Sal é ela ter sido construída em uma antiga mina de sal e, portanto, estar no subsolo, especificamente a 180 metros de profundidade.

Sua construção foi concluída em 1954, sendo reinaugurada com mais segurança em 1995.

Nós não visitamos a Catedral de Sal em Zipaquirá, mesmo tendo o título de primeira maravilha da Colômbia. Mas ela pode ser um ótimo passeio para outros visitantes, principalmente os mais interessados em construções diferentes e que não tem problemas com a profundidade do local.

Vale dizer que muitos viajantes acham Zipaquirá bem bonitinha, completando o passeio.

Já Villa de Leyva é uma pacata e histórica cidade a 150 km de Bogotá.

A Plaza Mayor da cidade é uma das maiores e mais exuberantes que se pode encontrar na Colômbia, com igrejas e monumentos centenários. Na cidade há ainda belas ruas de pedra, bons restaurantes e muita beleza.

Pontos turísticos de Bogotá no mapa turístico

Confira no mapa a localização de todos os pontos turísticos de Bogotá mencionados neste post. Clique no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Bogotá tenham sido úteis! Confira também os melhores bairros para se hospedar em Bogotá, inclusive com sugestões de hotéis baratos, como o que nos hospedamos por lá!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

1 comentário

Ana 24 de julho de 2022 - 12:35 pm

Jade,
Muito boas as suas dicas sobre Bogotá, melhor blog que encontrei para planejar minha viagem.
Obrigada.

Responder

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.