Dicas para visitar o Museu Botero em Bogotá

Bogotá oferece bons museus sobre os mais variados temas. Juntamente com o Museu do Ouro, o Museu Botero é um dos mais visitados na capital e, realmente, possui uma excelente coleção. Como o próprio nome já diz, o Museu Botero em Bogotá é focado na arte do colombiano Fernando Botero.

O Museu Botero faz parte da Manzana Cultural del Banco de la Repúlica (Biblioteca Luis Ángel Arango, Museo de Arte Miguel Urrutia, Museo Botero e Casa de Moneda). O museu só existe devido às doações do próprio Botero.

Todas as obras de arte presentes no museu foram doadas e organizadas por Fernando Botero, sendo parte da coleção de autoria do artista (123 obras) e outra parte com quadros e esculturas de vários artistas internacionais (85 obras), mas que pertenciam a Botero.

Há vários destaques no museu, inclusive a visita guiada é um deles. Veja mais informações a seguir!

Leia também nosso artigo especial sobre o que fazer em Bogotá!


Visita ao Museu Botero em Bogotá

Dicas para visitar o Museu Botero em Bogotá
Escultura “Mão” e um dos primeiros quadros com o estilo de Botero

O Museu Botero é um passeio recomendado para fazer em Bogotá, porque a coleção é ótima, tem várias pinturas, gravuras e esculturas, mas não é um museu cansativo.

Apenas 2h são suficientes para fazer a visita guiada e ainda curtir o museu com calma.

Antes de apresentarmos alguns destaques, vale a pena comentar a beleza da casa histórica onde está abrigado o museu.

A construção data do século XVIII e funcionou até 1955 como sede do Arcebispado. O jardim interno é belíssimo e muito bem cuidado.

Porém, antes de notar o jardim, o visitante vai se deparar com uma das maiores esculturas presentes no museu. A escultura “Mão” fica na entrada para as salas de exibição e tem mais de 2,5 metros de altura.

Dicas para visitar o Museu Botero em Bogotá
As mulheres aparecem em várias pinturas

As mais de 200 obras (pinturas, esculturas e desenhos) foram organizadas pelo próprio Fernando Botero, ou seja, ele é o curador da exposição.

Acredita-se que a coleção do Museu Botero valha centenas de milhões de dólares, tanto pelo valor das obras do artista colombiano, quanto pelas pinturas e esculturas de outros artistas renomados.

Botero disponibilizou suas obras elaboradas nas últimas décadas, nas quais seu estilo já estava bem definido.

Apesar disso, na visita guiada foi mostrado um dos primeiros quadros do autor que traz o aumento de volume característico de sua forma de pintar e esculpir.

São essas pinturas e as esculturas os principais destaques do museu. A técnica do artista, com formas arredondadas, é sempre muito interessante e diferente do que se vê em outros museus.

Dicas para visitar o Museu Botero em Bogotá
Cenas cotidianas e retratos

Além disso, muitas ou quase todas as pinturas de Botero têm como pano de fundo as paisagens colombianas, principalmente da região de Antioquia (Medellín), onde ele nasceu.

As touradas, o cavalo, o homem ao cavalo, o menino, as unhas vermelhas, as cenas sensuais e tantos outros elementos fazem parte da história de vida do artista e também de sua região.

Os visitantes se encantam muito pela Mona Lisa de Botero, pelos quadros dos cavalos fortes, pelas cenas com pessoas nuas (principalmente mulheres, muitas prostitutas) e pelos elementos simbólicos. Aliás, na visita guiada, os significados desses elementos ficam claros.

O cotidiano também é uma inspiração para o autor, como as danças, os quadros com famílias, os roubos, entre outros. Há obras dedicadas ao seu filho Pedro, falecido ainda criança.

Dicas para visitar o Museu Botero em Bogotá
Esculturas em bronze de Botero e escultura de Dalí

Em uma das salas do museu, é possível admirar várias esculturas de Botero, porém em tamanho reduzido. Esculturas muito maiores estão expostas ao ar livre na Plaza Botero em Medellín.

Além das obras do artista colombiano, há uma boa colação de pinturas, gravuras e esculturas de pintores renomados do século XIX e XX.

A intenção de Botero foi propiciar aos colombianos um pouco da arte europeia (não colonial), algo que faltou em sua infância e adolescência.

As obras internacionais são de vários artistas de prestígio, como: Pablo Picasso, Francis Bacon, Marc Chagall, Salvador Dalí, Edgar Degas, Henri Matisse, Joan Miró, entre outros.

Há obras de arte pré-impressionistas e impressionistas. Um dos destaques é uma escultura de Dalí.

Podem ser vistas também obras do século XX, como exemplares do cubismo e surrealismo, assim como vanguardistas norte-americanos e latino-americanos.

Esculturas e gravuras de artistas internacionais também estão presentes.

Portanto, o Museu Botero em Bogotá é uma ótima oportunidade para conhecer a arte desse importante colombiano, assim como de outros artistas de renome.

A dica é participar de uma visita guiada, que realmente é muito boa e ainda é de graça!


Informações práticas para visitar o Museu Botero

Dicas para visitar o Museu Botero em Bogotá
O belíssimo jardim interno

Endereço: Calle 11 No. 4-41, perto da Plaza Bolívar, bem no coração da Candelária (centro de Bogotá).

O Museu Botero em Bogotá é totalmente gratuito, estando fechado as terças e aberto nos seguintes dias e horários: segunda a sábado (exceto terça) das 9h às 19h; domingos e feriados das 10h às 17h.

As visitas guiadas são gratuitas e têm duração de 1h. Horários: segunda a sexta (exceto terça): 12h30min, 16h e 17h30min; sábado: 10h, 12h, 14h30min e 16h; domingo: 11h e 14h30min. As visitas guiadas são em espanhol.

As visitas guiadas em inglês são menos frequentes: quarta às 12h30min e sexta às 16h.

Há também uma loja com produtos oficiais estilizados com pinturas de Botero. Os produtos são bonitos, mas não são baratos.

Para mais informações, acesse o site oficial do Museu Botero.

Esperamos que as dicas sobre o Museu Botero em Bogotá tenham sido úteis! Confira também nossos posts sobre Bogotá aqui e em especial nosso artigo sobre onde ficar em Bogotá!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.