Como é a visita a La Piedra del Peñol e Guatapé, na Colômbia

Confira todas as informações para visitar La Piedra del Peñol e Guatapé, um dos principais passeios de um dia a partir de Medellín na Colômbia!

O viajante que está em Medellín tem um ótimo passeio de um dia para fazer. La Piedra del Peñol e Guatapé são duas atrações imperdíveis de Antioquia, são fáceis de visitar e não custam quase nada.

La Piedra del Peñol é um dos pontos mais altos nas proximidades de Guatapé, sendo uma rocha de granito com vista privilegiada para os lagos da hidrelétrica.

Já Guatapé é uma pequena e surpreendente cidade, com ruas decoradas de maneira típica, passeios de barco e muita hospitalidade.

Neste post, vamos dar todas as dicas para você conhecer La Piedra del Peñol e Guatapé em um dia, saindo de Medellín. Confira!

 

Como chegar a La Piedra del Peñol e Guatapé

Como é a visita a La Piedra del Peñol e Guatapé, na Colômbia

La Piedra del Peñol e suas escadas!

Não é preciso muito planejamento para conhecer La Piedra del Peñol e Guatapé, basta acordar cedo e utilizar o transporte público.

Normalmente, quem está visitando Medellín já está acostumado a usar o metrô. Para chegar a La Piedra del Peñol e Guatapé, é preciso ir até a estação de metrô Caribe, que está ligada ao Terminal de Ônibus do Norte.

No Terminal de Ônibus do Norte, há empresas de ônibus que fazem a linha até La Piedra del Peñol e até Guatapé. Nós utilizamos o guichê 14 e pagamos 12500 pesos (R$ 14) por pessoa até a entrada de La Piedra del Peñol. A viagem leva cerca de 2 horas, apenas um trajeto.

A dica é ir cedo e comprar a passagem de ônibus (que na realidade é um micro-ônibus) até La Piedra del Peñol. Depois de subir a pedra, basta usar um dos tuk-tuks que ficam na região para continuar a viagem até Guatapé, algo em torno de 10 minutos e custando apenas 10 mil pesos para duas pessoas.

Essa é a melhor estratégia para conhecer La Piedra del Peñol e Guatapé no mesmo dia.

 

Como é a visita a La Piedra del Peñol e Guatapé

Visitando La Piedra del Peñol

Como é a visita a La Piedra del Peñol e Guatapé, na Colômbia

Vista da parte mais alta do mirante de La Piedra del Peñol

A visita a La Piedra del Peñol e Guatapé começa em uma viagem de micro-ônibus que leva cerca de 2 horas. A paisagem nos arredores de Medellín já é conhecida pelos visitantes, porque é o mesmo caminho para ir ao Aeroporto de Medellín.

Contudo, metade da viagem acontece em uma área rural com plantações, casas típicas, um cenário parecido com as áreas rurais do Brasil, inclusive com muitas curvas. A estrada não parece perigosa.

Durante a viagem de ônibus, provavelmente entrarão vendedores de doces, biscoitos, cantores e outras pessoas oferecendo seus produtos. Isso é bem comum na Colômbia, mas costuma surpreender os brasileiros.

Depois de 2 horas, o micro-ônibus deixa os viajantes em um posto de gasolina, à beira dos lagos da hidrelétrica e de La Piedra del Peñol. É só seguir as escadas no posto de gasolina que levam até a base de La Piedra.

Essas escadas são inclinadas e já cansam um pouquinho. Alguns visitantes preferem usar os tuk-tuks para chegar à base da Pedra.

Na base de La Piedra del Peñol, os viajantes ficam surpresos com a altura dessa rocha, 220 metros, e também com a quantidade de degraus para chegar ao topo (mais de 700 degraus).

Na base, há banheiros gratuitos, mas muitas vezes sem papel higiênico, lojas de souvenirs e restaurantes. A bilheteria fica perto dos banheiros. O ingresso adulto para subir La Piedra custa 18 mil pesos por pessoa.

Como é a visita a La Piedra del Peñol e Guatapé, na Colômbia

De um lado, vista para a base de La Piedra, do outro, o mirante mais alto

Depois de comprar o ingresso, é hora de encarar os mais de 700 degraus. Verdadeiramente, os degraus não são difíceis de subir, a questão é fazer algumas paradas no meio do caminho e descansar, assim você conseguirá chegar até o topo. Chegará suado, mas chegará!

As crianças são sempre as mais empolgadas para enfrentar os 700 degraus, mas pessoas de várias idades costumam ir a La Piedra del Peñol. Apenas grávidas e pessoas com problemas de saúde sérios devem evitar fazer tanto esforço.

A recompensa para quem enfrenta La Piedra del Peñol é uma vista de 360º com duas áreas de mirante, uma maior e outra pequena e mais alta, como uma torre. As vistas para os lagos formados pela hidrelétrica são realmente muito bonitas, principalmente com o sol forte, que deixa os lagos muito verdes.

No topo de La Piedra del Peñol, há alguns bares e lojas de souvenirs. A dica é provar o delicioso e caseiro sorvete de coco com piña (abacaxi).

E para descer? Na descida, as escadas são separadas da subida e são escadas mais estreitas e inclinadas. Há áreas com escada caracol e partes com água e umidade. Então, desça devagar, até porque a descida é menos demorada do que a subida, mas precisa de mais atenção.

Para continuar a viagem até Guatapé, é só voltar ao posto de gasolina. De lá saem tuk-tuks bem arrumadinhos e caminhonetes que levam até Guatapé.

Nós pegamos o tuk-tuk (com cinto de segurança) com o Edson, que nos deu dicas sobre a cidade, e pagamos 10 mil pesos para duas pessoas. Achamos que valeu a pena, porque a distância é considerável para ir a pé e o calor é forte.

 

Visitando Guatapé na Colômbia

Como é a visita a La Piedra del Peñol e Guatapé, na Colômbia

Zócalos de Guatapé

Guatapé é uma pequena e colorida cidade na região da Antioquia Oriental. A cidade foi profundamente afetada pela construção da hidrelétrica nos anos de 1970 e, atualmente, encontrou no turismo uma vocação.

Muitos europeus e norte-americanos incluem Guatapé na viagem à Colômbia. Nem sempre os sul-americanos se dão conta do charme e da beleza dessa pequena cidade.

Muitos viajantes fazem passeios de barco saindo de Guatapé, com o intuito de conhecer as ilhas e as mansões nessa região, inclusive a antiga mansão de Pablo Escobar. Mas o melhor da cidade é mesmo contemplá-la.

Como é a visita a La Piedra del Peñol e Guatapé, na Colômbia

Plazoleta do Zócalo

Há várias ruas fotogênicas com cores vivas e enfeitadas com os zócalos, que contam um pouco da história, da região e dos costumes da região. Os zócalos são as partes inferiores das fachadas, que normalmente possuem desenhos sobre o cotidiano de Guatapé.

A combinação dos criativos zócalos com as cores vivas das fachadas torna Guatapé um lugar para visitar. O ponto alto da arquitetura da cidade é a Plazoleta do Zócalo, super colorida e com lojinhas diversas, além de uma escadaria belíssima.

Além de caminhar e fotografar as ruas de Guatapé e a Plazoleta do Zócalo, vale a pena ir ao Parque Principal, que verdadeiramente é uma grande praça.

Como é a visita a La Piedra del Peñol e Guatapé, na Colômbia

Arquitetura e a Igreja no Parque Principal

No Parque Principal, há a bela Iglesia Nuestra Señora Del Carmen, com o teto em madeira muito bem trabalhado e uma fachada encantadora. Até os prédios da prefeitura, que ficam no Parque Principal, são bonitos. Nessa região, há também muitos restaurantes e as festas municipais acontecem nessa praça.

O último ponto turístico de Guatapé que vamos destacar é o Malecón, que é a orla do lago que banha a cidade. Do Malecón saem os passeios de barco.

Nas proximidades do Malecón fica a bilheteria para comprar as passagens de volta para Medellín. A passagem custa 13500 pesos por pessoa e os ônibus costumam sair nas horas cheias.

 

Mapa com La Piedra del Peñol e Guatapé

 

Esperamos que as dicas sobre visitar La Piedra del Peñol e Guatapé tenham sido úteis para sua viagem! Confira outros posts sobre a Colômbia aqui!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.