Menu
Europa / Listas

Igrejas de Bolonha: As 7 mais Bonitas

Atualizado em: 16 de dezembro de 2020

As cidades italianas são cheias de histórias, com monumentos que remontam aos tempos antigos e a Idade Média. Bolonha não é a cidade mais turística da Itália, mas é uma das mais bonitas. E há várias igrejas de Bolonha com rica arquitetura e muita história.

Neste artigo, vamos apresentar as 7 melhores igrejas de Bolonha para visitar, um patrimônio histórico importante da cidade.

Leia também nossos artigos especiais sobre O que fazer em Bolonha (+ de 20 atrações) e sobre Onde ficar em Bolonha!

Top 7 Igrejas de Bolonha a Visitar

Basílica de São Petrônio

Basílica de São Petrônio

Na principal praça de Bolonha, a Piazza Maggiore, encontra-se a Basílica de São Petrônio, a igreja mais importante da cidade.

A Basílica de São Petrônio é uma das maiores igrejas católicas do mundo e possui uma história e arquitetura muito peculiares.

Na época da sua construção, no século XIV, o Papa Inocêncio II ordenou que a construção fosse interrompida, já que a nova basílica seria maior que a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Esse é o motivo para a Basílica de São Petrônio ser metade de mármore e metade de tijolos.

Informações práticas – End: Piazza Maggiore. Horários: todos os dias das 7h45min. às 14h e das 15h às 18h. Entrada gratuita. Para mais informações, acesse o site oficial da Basílica de São Petrônio.

Complexo de Santo Stefano

Complexo de Santo Stefano

O Complexo de Santo Stefano possui sete construções religiosas interligadas, o que o torna uma das igrejas de Bolonha mais charmosas.

Seu interior de pedra, cheio de passagens, oferece ao visitante uma volta ao passado.

Há também o claustro, um pequeno jardim charmoso, formando um cenário romântico, quebrado apenas pelos nomes de soldados da região mortos em vários conflitos.

Informações práticas – End: Via Santo Stefano, 24. Aberto todos os dias, mas com horários variáveis (costuma estar fechada das 12h30min. às 14h30min). Entrada gratuita, inclusive para um pequeno museu. Para mais informações, acesse o site oficial.

Complexo San Michele in Bosco

Vista do Complexo San Michele in Bosco. Fonte: Wikimedia

No alto de uma das montanhas de Bolonha, fora do centro, encontra-se o Complexo San Michele in Bosco, com vários monumentos anteriores ao século XV.

Basicamente, há a igreja e o convento, mas o grande destaque é a bela vista da cidade, uma das mais fotogênicas.

No Complexo San Michele in Bosco, há várias obras de arte e pinturas do século XVII e XVIII, mas a fachada é bem simples, como na maioria das igrejas de Bolonha.

Para chegar até lá, é possível ir a pé a partir do centro histórico ou utilizar o transporte público.

Informações práticas – End: Via Pupilli, 1. Aberto todos os dias, porém fecha das 12h às 14h. Entrada gratuita.

Catedral Metropolitana de San Pietro

Igrejas de Bolonha: As 7 melhores!
Fonte: TripAdvisor

A catedral de Bolonha é a belíssima Catedral Metropolitana de San Pietro, construída originalmente no século XI.

A bela Catedral Metropolitana de San Pietro possui muitos trabalhos em mármore e afrescos, frutos de uma reconstrução no século XVI.

Informações práticas – End: Via Indipendenza, 9. Aberto todos os dias das 7h30min às 18h45min. Entrada gratuita.

Basílica de San Domenico

Igrejas de Bolonha: As 7 melhores!
Fonte: TripAdvisor

A Basílica de San Domenico é uma das igrejas de Bolonha mais importantes, pois foi naquele local que San Domenico esteve e fundou a Ordem dos Dominicanos. O Santo está sepultado nessa igreja.

A Basílica de San Domenico foi construída no século XIII e passou por apenas uma grande reforma.

Há muitas obras de arte no seu interior, até mesmo um anjo esculpido por Michelangelo. Sem dúvida, a Basílica de San Domenico é uma das preciosidades de Bolonha.

Informações práticas – End: Piazza San Domenico, 13. Aberto todos os dias, mas fecha das 12h às 15h30min. Entrada gratuita.

Igreja de Santa Maria della Vita

Igrejas de Bolonha: As 7 melhores!
Fonte: TripAdvisor

A Igreja de Santa Maria della Vita foi construída em 1287, mas passou por várias reformas nos séculos seguintes.

Em seu interior, o destaque é a escultura da Lamentação do Cristo Morto. Essa obra foi feita no século XV por Niccolò dell’Arca, mas a igreja possui outras obras de arte, como pinturas muito bonitas.

Informações práticas – End: Via Clavature, 10. Horários: das 10h às 19h, fechada as segundas. Ticket adulto 5 €. Para mais informações, acesse o site oficial.

Santuário de San Luca

Igrejas de Bolonha: As 7 melhores!
Fonte: TripAdvisor

O Santuário de San Luca se localiza no monte Guardia, fora do centro histórico de Bolonha. Seu fato mais interessante é ser ligado ao centro histórico por quase quatro quilômetros de pórticos, algo impressionante.

No Santuário, a Igreja atual é recente, do século XVIII, e foi construída no lugar de uma igreja do século XV. Dentro da igreja, a imagem da Virgem Maria com a Criança é o grande destaque, assim como a cruz grega.

Informações práticas – End: Via di San Luca, 36. Aberto todos os dias das 7h às 18h. Entrada gratuita. Para mais informações, acesse o site oficial.

Leia também mais dicas sobre o que fazer em Bolonha, com sugestões de atrações gratuitas e locais a visitar para vários públicos!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.