Menu
Comidas e bebidas / Europa

Visita ao Museu do Gelato em Bolonha, Itália

Atualizado em: 16 de dezembro de 2020

O gelato é uma das maiores delícias da culinária italiana. Quem visita o país, deve provar os muitos sabores do gelato, principalmente no calor da primavera e do verão. Se você estiver em Bolonha, o Museu do Gelato é uma opção para conhecer a história dessa delícia, prová-lo e até participar de uma aula de culinária.

A seguir mostramos como foi nossa visita ao Museu do Gelato em Bolonha. Leia também nosso artigo especial sobre o que fazer em Bolonha.

Como é a visita ao Museu do Gelato?

Museu do Gelato em Bolonha, Itália!
O prédio é bem grande.

O Museu do Gelato faz parte da Universidade do Gelato Carpigiani, que surgiu por iniciativa de uma das mais importantes produtoras de máquinas para gelato e sorvete, a Carpigiani.

Assim, uma dos pontos fortes do Museu do Gelato é que não se foca apenas na parte histórica, mas também nas inovações tecnológicas para a produção do gelato.

Há diversos tipos de máquinas, tanto as muito antigas quanto as novas. A maioria dessas máquinas foi produzida pela Carpigiani.

Durante o tour pelo museu é destacada a importância da ampliação do consumo de gelato e como o sorvete surgiu.

O sorvete é o gelato industrializado, que propicia as indústrias venderem sorvete para muitas regiões sem precisarem ter fábricas em cada lugar.

Com isso, a qualidade do gelato, que é um produto com poucos ingredientes, mas todos frescos, caiu muito e se tornou o sorvete, rico em gorduras e açúcares.

Tudo isso é muito bem explicado pelas guias do Museu do Gelato, porque verdadeiramente a visita é guiada e explicada com perfeição, com momentos para tirar dúvida. Como a quantidade de visitantes é pequena, a visita se torna ainda mais interessante.

Museu do Gelato em Bolonha, Itália!
Carrinho antigo de gelato, um charme!

Depois de conhecer a história do gelato, o surgimento das máquinas para fazê-lo e como ele e o sorvete se expandiram pelo mundo, chega a hora de provar essa delícia.

Eu, particularmente, prefiro os sorbets, que são deliciosos e mais leves. No geral, o sorvete de pistache é interessante, por ser meio salgado, mas há sabores para todos os gostos, até mesmo de cheesecake.

A Universidade do Gelato Carpigiani oferece muitos cursos sobre o gelato, desde simples cursos para turistas, que podem levar de 45 minutos até metade de um dia, até mesmo cursos profissionalizantes, para quem deseja produzir gelatos comercialmente.

Como reservar e como chegar ao Museu do Gelato?

O primeiro passo para conhecer o Museu do Gelato é reservar sua vaga. Basta entrar em contato com o info@fondazionecarpigiani.it. Entrando em contado, será dito a hora e dia que você poderá visitar o Museu do Gelato. Vale ressaltar que os e-mails devem ser escritos em inglês ou italiano. Você também pode reservar pelo site oficial.

Para chegar ao museu, há a opção de utilizar o transporte público. Na Piazza XX Settembre sai o ônibus 87. Você deve pegar esse ônibus e parar na parada Anzola Emilia Magli. Utilize o google maps com o roteiro previamente definido para encontrar com facilidade o local.

Conhecer o Museu do Gelato e fazer a degustação custa 7 euros por pessoa, mas há outras experiências.

Gostou da opção de passeio na região de Bolonha? Então, leia nossos artigos sobre o que fazer em Bolonha e também sobre onde ficar em Bolonha bem localizado!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.