Menu
Comidas e bebidas / Europa

Museu do Gelato em Bolonha, Itália!

Confira como é a visita ao Museu do Gelato em Bolonha!

O gelato é uma das maiores delícias da culinária italiana. Quem visita o país, deve provar os muitos sabores do gelato, principalmente no calor da primavera e verão da Itália. Se você estiver na região de Bolonha, o Museu do Gelato é uma opção para conhecer a história dessa delícia, prova-lo e, talvez, até mesmo fazer uma aula de culinária.

Confira os principais pontos turísticos de Bolonha!

Confira também o episódio sobre Bolonha no Papo Viagem Podcast!

Como é a visita ao Museu do Gelato?

Museu do Gelato em Bolonha, Itália!

O prédio é bem grande.

O Museu do Gelato faz parte da Universidade do Gelato Carpigiani, que surgiu por iniciativa de uma das mais importantes produtoras de máquinas para gelato e sorvete, a Carpigiani. Assim, uma dos pontos fortes do Museu do Gelato é que não se foca apenas na parte histórica, mas também nas inovações tecnológicas para a produção do gelato.

Há diversos tipos de máquinas, tanto as muito antigas quanto as novas. A maioria dessas máquinas foi produzida pela Carpigiani. Outro fator importante, que mostra que o Museu do Gelato não conta apenas uma história, é a importância da ampliação do consumo do gelato e como sorvete surgiu.

Museu do Gelato em Bolonha, Itália!

Uma das primeiras máquinas para fazer gelato.

O sorvete é o gelato industrializado, que propicia as indústrias venderem sorvete para muitas regiões, sem precisarem ter fábricas em cada lugar. Com isso, a qualidade do gelato, que é um produto com poucos ingredientes, mas todos frescos, caiu muito e se tornou o sorvete, rico em gorduras e açúcares.

Tudo isso é muito bem explicado pelos guias do Museu do Gelato, porque verdadeiramente a visita é guiada e explicada com perfeição, com momentos para tirar dúvida. Como a quantidade de visitantes é pequena, a visita se torna ainda mais interessante.

Museu do Gelato em Bolonha, Itália!

Carrinho antigo de gelato, um charme!

Depois de conhecer a história do gelato, o surgimento das máquinas para fazê-lo e como ele e o sorvete se expandiram pelo mundo, chega a hora de provar essa delícia. Eu, particularmente, prefiro os sorbets, que são deliciosos e mais leves. No geral, o sorvete de pistache é interessante, por ser meio salgado, mas há sabores para todos os gostos, até mesmo de cheesecake.

A Universidade do Gelato Carpigiani oferece muitos cursos sobre o gelato, desde simples cursos para turistas, que podem levar de 45 minutos até metade de um dia, até mesmo cursos profissionalizantes, para quem deseja produzir gelatos comercialmente. Confira aqui os cursos da Universidade do Gelato Carpigiani.

Como reservar e como chegar ao Museu do Gelato?

Museu do Gelato em Bolonha, Itália!

Máquinas do Museu do Gelato.

O primeiro passo para conhecer o Museu do Gelato é reservar sua vaga. Basta entrar em contato com o info@fondazionecarpigiani.it. Entrando em contado, será dito a hora e dia que você poderá visitar o Museu do Gelato. Vale ressaltar que os e-mails devem ser escritos em inglês ou italiano. Você também pode reservar pelo site, clique aqui.

Para chegar ao Museu do Gelato, há a opção de utilizar o transporte público. Na Piazza XX Settembre sai o ônibus 87. Você deve pegar esse ônibus e parar na parada Anzola Emilia Magli. Utilize o google maps com o roteiro previamente definido para encontrar com facilidade o local.

Conhecer o Museu do Gelato e fazer a degustação custa 5 euros por pessoa.

Gostou da opção de passeio na região de Bolonha? Então, curta o site e este post!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.