O gelato é uma das maiores delícias da culinária italiana. Quem visita o país, deve provar os muitos sabores do gelato, principalmente no calor da primavera e do verão. Se você estiver em Bolonha, o Museu do Gelato é uma opção para conhecer a história dessa delícia, prová-lo e até participar de uma aula de culinária.
A seguir mostramos como foi nossa visita ao Museu do Gelato em Bolonha. Leia também nosso artigo especial sobre o que fazer em Bolonha.
Como é a visita ao Museu do Gelato?
O Museu do Gelato faz parte da Universidade do Gelato Carpigiani, que surgiu por iniciativa de uma das mais importantes produtoras de máquinas para gelato e sorvete, a Carpigiani.
Assim, uma dos pontos fortes do Museu do Gelato é que não se foca apenas na parte histórica, mas também nas inovações tecnológicas para a produção do gelato.
Há diversos tipos de máquinas, tanto as muito antigas quanto as novas. A maioria dessas máquinas foi produzida pela Carpigiani.
Durante o tour pelo museu é destacada a importância da ampliação do consumo de gelato e como o sorvete surgiu.
O sorvete é o gelato industrializado, que propicia as indústrias venderem sorvete para muitas regiões sem precisarem ter fábricas em cada lugar.
Com isso, a qualidade do gelato, que é um produto com poucos ingredientes, mas todos frescos, caiu muito e se tornou o sorvete, rico em gorduras e açúcares.
Tudo isso é muito bem explicado pelas guias do Museu do Gelato, porque verdadeiramente a visita é guiada e explicada com perfeição, com momentos para tirar dúvida. Como a quantidade de visitantes é pequena, a visita se torna ainda mais interessante.
Depois de conhecer a história do gelato, o surgimento das máquinas para fazê-lo e como ele e o sorvete se expandiram pelo mundo, chega a hora de provar essa delícia.
Eu, particularmente, prefiro os sorbets, que são deliciosos e mais leves. No geral, o sorvete de pistache é interessante, por ser meio salgado, mas há sabores para todos os gostos, até mesmo de cheesecake.
A Universidade do Gelato Carpigiani oferece muitos cursos sobre o gelato, desde simples cursos para turistas, que podem levar de 45 minutos até metade de um dia, até mesmo cursos profissionalizantes, para quem deseja produzir gelatos comercialmente.
Como reservar e como chegar ao Museu do Gelato?
O primeiro passo para conhecer o Museu do Gelato é reservar sua vaga. Basta entrar em contato com o info@fondazionecarpigiani.it. Entrando em contado, será dito a hora e dia que você poderá visitar o Museu do Gelato. Vale ressaltar que os e-mails devem ser escritos em inglês ou italiano. Você também pode reservar pelo site oficial.
Para chegar ao museu, há a opção de utilizar o transporte público. Na Piazza XX Settembre sai o ônibus 87. Você deve pegar esse ônibus e parar na parada Anzola Emilia Magli. Utilize o google maps com o roteiro previamente definido para encontrar com facilidade o local.
Conhecer o Museu do Gelato e fazer a degustação custa 7 euros por pessoa, mas há outras experiências.
Gostou da opção de passeio na região de Bolonha? Então, leia nossos artigos sobre o que fazer em Bolonha e também sobre onde ficar em Bolonha bem localizado!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |