11 Comidas Típicas do Centro-Oeste do Brasil

Confira os peixes, carnes, pratos, frutas e doces que fazem parte das comidas típicas do Centro-Oeste do Brasil!

As comidas típicas do Centro-Oeste do Brasil apresentam uma diversidade de alimentos, temperos e influências. Sem dúvida, a natureza específica dos estados tem grande destaque na culinária do Centro-Oeste.

É inegável a presença dos países vizinhos na mesa dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, assim como da cultura pantaneira e da riqueza dos pescados dos rios.

Já a culinária de Goiás está intimamente ligada ao Cerrado e as suas frutas, castanhas e palmeiras, trazendo sabores únicos para as comidas típicas do Centro-Oeste.

Confira a seguir um pouquinho das delícias dessa região e se inspire para cozinhar alguns desses pratos em casa!


Peixes e Carnes Exóticas

Comidas Típicas do Centro-Oeste do Brasil

Pintado. Fonte: Flickr por Claudio Dias Timm

Nas comidas típicas do Centro-Oeste são usados vários peixes de água doce. O pintado é um dos preferidos, sendo consumido desde tempos imemoriais pelos povos indígenas, destacando-se pela carne macia.

Outros peixes utilizados na culinária do Centro-Oeste são o pacu e o dourado, além da piranha. A seguir vamos mostrar pratos típicos do Centro-Oeste com alguns desses peixes.

Muita gente não sabe, mas na Região Centro-Oeste é possível provar carnes exóticas, como a carne de jacaré, que dizem ter sabor de peito de frango. Carne de capivara, javali, paca e avestruz também podem ser encontradas.

Vale alertar que as carnes exóticas só devem ser consumidas quando são produtos de criadouros regularizados, jamais da caça na natureza.


Mojica de Pintado

Comidas Típicas do Centro-Oeste do Brasil

Mojica de Pintado. Fonte: Restaurante Lélis Peixaria

Há várias versões para a mojica de pintado, um prato que une a terra (mandioca) e o rio (peixe).

Nessa comida típica do Centro-Oeste, o pintado e a mandioca são picados em pedaços médios a pequenos, mas do mesmo tamanho.

A mandioca é cozida primeiro, com vários temperos (que variam de receita para receita), e o pintado é o último a entrar na panela, afinal, peixe cozinha muito rápido. Esse é um dos segredos de uma boa mojica de pintado, o ponto do peixe.

O pintado também é ideal para fazer um delicioso peixe ensopado com banana da terra. Por isso, o pintado é um dos peixes mais tradicionais nas comidas típicas do Centro-Oeste.


Caldo de Piranha

Comidas Típicas do Centro-Oeste do Brasil

Caldo de piranha. Fonte: M de Mulher

O caldo de piranha é uma comida típica pantaneira, na qual o afrodisíaco peixe reina sozinho.

A piranha deve ser cozida e devem ser removidas as espinhas. O peixe volta à panela para cozinhar bem, juntamente com o caldo do primeiro cozimento.

Logo depois, os tomates, alho, salsinha e outros temperos são acrescentados. Por último, o coentro e a pimenta para trazer frescor e ardência, uma combinação perfeita.

Vale destacar que a pimenta que faz sucesso na Região Centro-Oeste é a pimenta bode, com uma ardência boa, sem ser forte demais.


Galinhada com Pequi

Comidas Típicas do Centro-Oeste do Brasil

Galinhada com pequi. Fonte: Youtube por Canal Alessandro Dutra do Nascimento.

O pequi é uma fruta nativa do Cerrado e está em destaque na gastronomia do Centro-Oeste.

A galinhada com pequi é um desses pratos típicos nos quais a fruta traz seu sabor e cor.

Na galinhada mais tradicional, a galinha caipira é fundamental e deve ser refogada para adquirir ainda mais sabor e depois ser cozida com temperos.

O pequi também deve ser cozido separadamente. O momento onde o prato surge é quando a galinha e o pequi se juntam ao arroz e mesclam seus sabores.


Arroz com Pequi

Comidas Típicas do Centro-Oeste do Brasil

Arroz com pequi. Fonte: Youtube por Cursos CPT

O arroz com pequi é um das comidas típicas de Goiás mais conhecidas e não é difícil de fazer.

Basta refogar o pequi inteiro no óleo com cebola e alho. Quando a fruta começar a soltar sua cor e polpa, é hora de por o arroz e água quente na proporção do arroz do dia a dia, duas xícaras de água para cada xícara de arroz cru.

Uma boa pimenta bode não pode faltar para trazer mais sabor.


Empadão Goiano

Comidas Típicas do Centro-Oeste do Brasil

Empadão goiano. Fonte: Wikimedia por Elis Florentine

O empadão goiano faz muito sucesso, porque tem uma combinação irresistível de massa a base de gordura e ovos com recheio super generoso e variado.

Atualmente, há vários recheios no empadão goiano, porém o mais comum é o recheio de frango com carne de porco e linguiça, além do tradicional palmito guariroba.


Caribéu

Comidas Típicas do Centro-Oeste do Brasil

Caribéu. Fonte: Youtube por Canal Menu

O caribéu é uma típica comida pantaneira, relacionada à vida no campo, principalmente nas fazendas.

O prato pode ser considerado simples e, realmente, é fácil de fazer, mas a combinação de sabores é irresistível.

A carne seca dessalgada é picada em finos pedaços e refogada com temperos do dia a dia, como alho e cebola. Logo depois é adicionada a mandioca (aipim) picada em pedaços pequenos e mais alguns temperos, como pimenta bode e cheiro verde (salsinha, cebolinha e coentro).

Basta cobrir com água quente e deixar os temperos e os sabores se fundirem. Essa é uma das comidas típicas do Centro-Oeste que poderia ser chamada de comfort food.


Bolo de Arroz Cuiabano

Comidas Típicas do Centro-Oeste do Brasil

Bolo de Arroz. Fonte: TripAdvisor

O bolo de arroz cuiabano é uma receita única e cheia de detalhes. O arroz é a farinha principal do bolo e vira farinha só depois de ficar de molho e ser triturado (sem água).

Fazer um mingau de mandioca, água e açúcar é outra etapa da receita. Tudo isso é misturado juntamente com coco, manteiga, canela e fermento em pó. Antes de ir para o forno, a massa deve descansar.

O bolo de arroz cuiabano mostra a delicadeza e a técnica da culinária do Centro-Oeste do Brasil.

Outro quitute doce muito apreciado é a chipa, que parece um pão de queijo, mas tem influência paraguaia.


Sopa Paraguaia

Comidas Típicas do Centro-Oeste do Brasil

Sopa paraguaia. Fonte: Flickr por Javier Lastras

A sopa paraguaia está presente em toda a região fronteiriça entre o Paraguai e o Brasil.

Apesar do nome, a sopa paraguaia é uma torta salgada feita de farinha de milho e queijo.

A saltenha (empanada) é outra influência dos países vizinhos na gastronomia do Centro-Oeste, assim como o cozido de legumes e carnes chamado de locro.


Arroz Boliviano

O arroz boliviano foi incorporado à culinária pantaneira devido à proximidade com a Bolívia, mostrando a riqueza cultural dessa região.

Basicamente, o arroz boliviano é uma mistura de ingredientes já cozidos, como arroz, carne moída e banana da terra frita.

Para acompanhar é comum usar ovos e batata palha. Sem dúvida, é um prato energético.


Comida Típica do Centro-Oeste: Doces e Frutas

Comidas Típicas do Centro-Oeste do Brasil

Cajá. Fonte: Wikimedia por Costa PPPR

As frutas e doces feitos com elas são fundamentais na culinária do Centro-Oeste.

O furrundu é um dos doces mais tradicionais, feito de mamão verde e rapadura, além de especiarias.

O doce de mangaba também é bastante consumido, sendo que a mangaba é encontrada tanto na Caatinga quanto no Cerrado.

A árvore baru tem destaque, devido à sua castanha que pode ser utilizada em várias receitas.

Frutas como cajá, graviola, gabiroba e caju servem para fazer sorvetes e outros doces.

 

Esperamos que você tenha se inspirado pelas comidas típicas do Centro-Oeste! Confira outros posts sobre comidas típicas aqui!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.